Destaque
Vice Primeiro-Ministro da Itália destaca possibilidades de cooperação entre os dois países nos mercados de energia nuclear, agricultura, entre outros
“Investimentos italianos no Brasil estão concentrados nos setores de telecomunicações e na indústria da transformação”, diz Diretor-geral da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas
“O governo italiano quer fazer mais na América Latina e no Brasil, país do qual não podemos estar longe, já que é o primeiro mercado dos investimentos diretos italianos na região.” A afirmação é do Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, Antonio Tajani, e foi feita hoje (9/10) durante o Fórum Empresarial Brasil-Itália. O evento reuniu mais de 300 empresários brasileiros e italianos, além de autoridades, e foi aberto pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva.
Tajani lembrou que ontem (8) foi inaugurado em São Paulo o 4º escritório mundial da Simest, empresa que apoia, desde 1991, o crescimento das empresas italianas por meio da internacionalização de suas atividades. Ressaltou também as possibilidades de cooperação entre os dois países, que podem ser dar por meio de joint-venture entre empresas do Brasil e da Itália de setores econômicos como os mercados de energia nuclear, agricultura, infraestrutura e indústria do esporte. “Queremos ser os intermediários do Brasil na União Europeia”, afirmou o Vice Primeiro-Ministro, destacando que “podemos oferecer segurança jurídica e oportunidades de investimentos na Itália”. E concluiu dizendo esperar “que as mensagens positivas desse evento se transformem em ações concretas”.
Além do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, participou do Fórum também o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que enfatizou os indicadores macroecônomicos brasileiros, entre os quais a alta de 3,3% no PIB do segundo trimestre desse ano. Costa afirmou que a economia brasileira combina crescimento sustentável, inflação sob controle, redução da pobreza e da desigualdade e consolidação fiscal, criando as bases para um novo ciclo de desenvolvimento”.
O Fórum Empresarial Brasil-Itália foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da República Italiana e conta com a colaboração da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italiana / Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália e da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. São apoiadores a CDP – Cassa Depositi e Prestiti, a SACE, agência italiana gestora de fundos garantidores, a SIMEST- Società Italiana per le Imprese all’Estero e a Confindustria – Confederação Italiana das Indústrias.
Agência ICE: comprometida em construir sólidas relações comerciais
Encerrada a apresentação dos ministros, foi iniciado o painel sobre A infraestrutura a favor do desenvolvimento das relações econômicas entre Itália e Brasil, com destaque para a participação do diretor-geral da Agência ICE, Lorenzo Galanti, que ressaltou a importância da agência ao afirmar que “permanece firmemente comprometida em promover a excelência italiana e construir sólidas relações comerciais, contribuindo assim para o crescimento e a competitividade das empresas italianas no Brasil”.
Galanti lembrou que “observando os dados dos primeiros sete meses de 2024, há sinais de melhoria nas relações comerciais entre Itália e Brasil. As exportações italianas aumentaram para 3,42 bilhões de euros, com um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2023. Por outro lado, as importações do Brasil somam 2,8 bilhões de euros, com uma leve diminuição de 3%. O intercâmbio total entre Itália e Brasil soma 6,2 bilhões de euros, com um crescimento de 3,8% em relação ao período correspondente em 2023”
O diretor-geral da Agência ICE enfatizou ainda que “a presença italiana no Brasil está longe de ser negligenciável. Em 2023, o estoque de investimentos italianos no país somava 13,2 bilhões de euros, com concentração nos setores de eletricidade e gás, na indústria de transformação e nos serviços de telecomunicações”.
E fez questão de lembrar que “um aspecto fundamental da presença italiana no Brasil é representado pela dimensão cultural. O país abriga a maior comunidade de descendentes de italianos no mundo, estimada em cerca de 32 milhões de pessoas, além de cerca de 846 mil cidadãos com passaporte italiano.”
Galanti encerrou sua participação afirmando que “a organização do Fórum Empresarial Itália-Brasil representa um claro sinal do renovado interesse da classe político-institucional italiana e do mundo empresarial pelo Brasil.
O Fórum contou ainda com dois outros painéis sobre As relações econômicas entre os dois países, perspectivas e novas oportunidades; e Os instrumentos públicos a favor da internacionalização das empresas, dos quais participaram, entre outros, a CEO da SACE, Alessandra Ricci; a Head of Business Promotion and Portfolio Management International Development Cooperation do Grupo CDP – Caixa de Depósitos e Empréstimos, Antonella Baldino; a CEO da SIMEST, Regina Corradini D’Arienzo; a vice-presidente para Exportações e Atração de Investimentos da Confederação Italiana das Indústrias – CONFINDUSTRIA, Barbara Cimmino; e a presidente da ABGF – Associação Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias, Maíra Barbosa da Silva.
Acordos assinados
Durante o evento foram assinados acordos entre Brasil e Itália. O primeiro deles foi um memorando de entendimento entre Cassa Depositi e Prestiti, banco de desenvolvimento do Governo Italiano análogo ao BNDES, SACE, agência de seguros e de crédito à exportação do Governo Italiano, e o Banco do Brasil para um acordo de parceria e possível financiamento ao banco brasileiro com o objetivo de apoiar sua carteira de projetos ESG (Environmental, Social e Governance), bem como projetos de reconstrução do Rio Grande do Sul e de fortalecimento do comércio exterior entre os clientes do Banco e a cadeia de fornecimento Italiana.
Outro foi um acordo entre a Valente spa, empresa italiana fundada em 1919 e especializada na engenharia e fabricação de diversos componentes ferroviários e de mineração, e a Imetame Logística Porto, grupo brasileiro fundado em 1980, atuante em diversas áreas e presença significativa no setor da logística, para a realização de obras de infraestrutura no porto de Aracruz, no Estado do Espírito Santo.
E, por fim, um memorando de Entendimento entre a agência italiana de promoção de exportações SIMEST e a INVEST SP, agência de promoção de investimentos e competitividade do estado de São Paulo, para reforçar a colaboração entre a República Italiana e o Estado de São Paulo, favorecendo a troca de informações e a exploração de oportunidades mútuas de conhecimentos e experiências entre as instituições.
Perfil das organizações
ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas (ITA – Italian Trade Agency) / Departamento da promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália
Agência do governo italiano que tem a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, principalmente no que tange às empresas de pequeno e médio portes, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século.
Com uma rede de escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições.
A Agência atua em estreito contato com os governos das diversas regiões italianas, câmaras de comércio, indústria, artesanato e agricultura, organizações empresariais e outras entidades públicas e privadas, italianas e estrangeiras, de acordo com uma linha de pensamento e estratégia, em matéria de promoção e internacionalização das empresas, estabelecida por um Comitê de Coordenação institucional, composto pelas principais personalidades do mundo político e empresarial italiano. Além disso, utiliza as mais modernas ferramentas de promoção e comunicação multicanal e atua para afirmar a excelência do Made in Italy no mundo.
Em 2023 investiu mais de 220 milhões de euros em atividades promocionais que beneficiaram mais de 21 mil empresas italianas: 266 pavilhões italianos em feiras internacionais, 143 missões de compradores e jornalistas a feiras italianas e 142 acordos assinados com a grande distribuição organizada de 40 países. Os serviços de assistência às empresas italianas somaram quase 32 mil, solicitados por cerca de 12,8 mil empresas dos mais variados setores.
Fundada em 1926 e prestes a completar 100 anos, a agência opera no Brasil desde 1968.
As organizações italianas presentes
Confindustria – Confederação geral da indústria italiana
Confindustria é a principal associação de representação das empresas manufatureiras e de serviços na Itália. Reúne mais de 150 mil empresas de pequeno, médio e grande portes, que empregam mais de 5,3 milhões de pessoas. Sua missão é promover a empresa como motor do crescimento econômico e social e do país.
Para isso define caminhos comuns e compartilha – respeitando a autonomia e influência – objetivos e iniciativas com os setores da economia e finanças, instituições nacionais, europeias e internacionais, administração pública, parceiros sociais, cultura e pesquisa, ciência e tecnologia, política, mídia e sociedade civil.
Sua rede se estende da sede em Roma à Delegação em Bruxelas, ponto de referência para todo o Sistema Itália na União Europeia, e às 210 organizações afiliadas presentes no território e em diferentes setores.
Graças à sua experiência de internacionalização associativa, a Confindustria ampliou sua rede no exterior com a criação de grandes associações de representação de empresas italianas, como a Confindustria Assafrica & Mediterrâneo, Confindustria Europa Oriental (que reúne as representações na Albânia, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia e Hungria), Confindustria Rússia e Confindustria Cazaquistão.
Confapi – Confederação Italiana de Pequenas e Médias Indústrias Privadas
Membro do Cnel – Conselho Nacional da Economia e do Trabalho, a Confapi representa mais de 116 mil empresas com mais de 1 milhão e 200 mil funcionários; 63 sedes territoriais e distritais; 13 Uniões nacionais e uma Associação nacional de categoria, além de dois Grupos de interesse.
Entre seus principais focos de atuação estão o trabalho com instituições italianas e europeias para promover políticas de internacionalização, desenvolvendo estratégias de apoio às PMEs nos mercados externos e identificando oportunidades de negócios e financiamento em âmbito nacional; apoio ao Made in Italy para valorizar a produção italiana de alta qualidade e enfrentar a concorrência global.
Além disso, a organização promove pesquisas e estudos sobre o sistema econômico e produtivo das PMEs; apoia as indústrias associadas no desenvolvimento de projetos de inovação e transição digital por meio do Digital innovation Hub; e promove o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e a valorização e promoção da cultura empresarial, especialmente entre os jovens.
Simest
Empresa do Grupo CDP, a Simest apoia, desde 1991, o crescimento das empresas italianas por meio da internacionalização de suas atividades. Tem como acionistas a CDP – Cassa Depositi e Prestiti e um grande grupo de bancos italianos e associações empresariais.
Seu trabalho inclui o acompanhamento das empresas italianas durante todo o ciclo de crescimento no exterior, desde a primeira avaliação para abertura de um novo mercado até a expansão por meio de investimentos diretos. Sua atuação envolve financiamentos para a internacionalização, apoio ao crédito às exportações e participação no capital das empresas.
Integrante da rede EDFI – European Development Financial Institutions, é parceira das principais instituições financeiras globais. Entre os principais resultados de 2023 estão 310 milhões de euros em investimentos participativos e venture capital, 6,2 bilhões de euros em apoio à exportação e atuação em 125 países.
Sace
Grupo segurador e financeiro italiano controlado pelo Ministério da Economia e Finanças, Sace é especializado no apoio às empresas e à economia nacional por meio de instrumentos e soluções para garantir a competitividade na Itália no mundo.
O grupo atua há mais de 45 anos e é uma referência para as empresas italianas que exportam e se expandem nos mercados externos. Também apoia o sistema bancário para facilitar o acesso ao crédito das empresas com suas garantias financeiras.
Está presente globalmente com 13 escritórios em países-alvo para o Made in Italy. Tem um portfólio de operações seguradas e investimentos garantidos no valor de 260 bilhões de euros e está ao lado de cerca de 50 mil empresas, principalmente pequenas e médias, apoiando seu crescimento na Itália e em cerca de 200 países.
CDP – Cassa Depositi e Prestiti
Fundada em 1850, a CDP promove o desenvolvimento sustentável na Itália, utilizando a poupança para suportar o crescimento e ampliar o emprego, apoiando a inovação, a competitividade empresarial, a infraestrutura e o desenvolvimento local.
Outros focos de atuação são financiamento à infraestrutura, investimentos em mobilidade sustentável e novas formas de habitação. Presta serviços de consultoria técnica para todas as etapas das obras públicas. Oferece financiamento integrado, capital e serviços de consultoria, contribui para a aceleração da inovação e digitalização na Itália e o fortalecimento do mercado de private equity e venture capital.
A CDP também é a Instituição Financeira Italiana para a Cooperação ao Desenvolvimento, financiando iniciativas econômicas, ambientais e sociais de alto impacto em setores estratégicos e promovemos programas especializados para mudanças climáticas, inclusão financeira e empreendedorismo feminino em países em desenvolvimento e mercados emergentes.
Perfil
Lorenzo Galanti, diretor-geral da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas, nasceu em Stuttgart em 1968. Graduou-se em Ciências Políticas na Faculdade de Ciências Políticas “Cesare Alfieri”, em Florença, e iniciou a carreira diplomática em 1993, tendo desde então ocupado diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e servido nas Embaixadas da Itália na Síria, Senegal e Estados Unidos.
Entre 2010 e 2014, na Embaixada em Washington D.C., foi responsável por assuntos econômicos, comerciais e financeiros, bem como ciência e tecnologia.
De 2018 a 2022, foi Embaixador da Itália nos Reinos da Tailândia e do Camboja, bem como na República Democrática Popular do Laos, com sede em Bangkok, e Observador Permanente na Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (UNESCAP). Posteriormente, até julho de 2023, foi Assessor Diplomático do Ministro para as Pessoas com Deficiência na Presidência do Conselho de Ministros.
Em sua atividade profissional, especialmente durante seu serviço no exterior, sempre deu prioridade a iniciativas relacionadas à internacionalização de empresas italianas, promoção de exportações e atração de investimentos.
Em 28 de julho de 2023, por Decreto do Presidente da República, foi nomeado Diretor Geral da ITA, tendo assumido suas funções em agosto de 2023.
Destaque
Maior pulverizador do Brasil inicia testes na Bahia
Parceria entre a brasileira Incomagri e alemã Nexat traz para a agricultura nacional o Overlander 18.000, o maior equipamento do país em sua categoria com tanque de 18 mil litros de capacidade e barramento de 42 metros de comprimento
A agricultura brasileira não para de crescer, gerando recordes seguidos de produção e produtividade, principalmente no cultivo de cereais. Para acompanhar essa evolução no campo, as agroindústrias investem incansavelmente em tecnologias e inovação acelerando ainda mais esse processo. Entre essas empresas está a Incomagri, fabricante de máquinas agrícolas com mais de 40 anos de mercado, que está prestes a redefinir os padrões do setor.
Em parceria com a alemã Nexat, conhecida por seu sistema holístico e disruptivo, a empresa brasileira sai na frente e prepara o lançamento do Overlander 18.000. Este que é o maior pulverizador do País, e um dos maiores do mundo, desenvolvido para operar em grandes áreas agrícolas, chega para elevar a produtividade e a sustentabilidade no campo a patamares inéditos. “A boa impressão que a equipe da engenharia da Nexat teve em relação a robustez e a alta tecnologia dos nossos pulverizadores autopropelidos impulsionou essa parceria iniciada em 2023”, detalhou, Carlos Reinaldo Nogueira Filho, gerente comercial da Incomagri.
A empresa que já disponibiliza o Overlander nos modelos de 2.000L e 2.700L, desenvolvidos para atender as necessidades dos agricultores mais exigentes, agora dá mais um importante passo em sua história com o Overlander 18.000. Equipado com dois tanques de aço inoxidável de 9 mil litros cada, totalizando 18 mil litros, e mais dois tanques de 1.000 litros para limpeza do sistema, este pulverizador gigante promete não somente aumentar a produtividade, mas também promover uma agricultura mais sustentável com sua autonomia incomparável.
Essa grande capacidade foi viabilizada devido ao extenso chassi e a alta potência do Nexat, que conta com dois motores Diesel de 550 hp cada, operando em sistema híbrido. As rodas são acionadas por motores elétricos acoplados a super redutores que garantem alto torque e controle absoluto para tocar o conjunto com alta performance e baixo consumo de combustível. No caso das operações de pulverização, espera-se operar com somente um motor Diesel acionado, entregando consumos de combustível ainda menores.
O protótipo conta com uma barra de pulverização de 42 metros de comprimento com sistema de estabilização e controle automático da altura de operação. Além disso, a Incomagri pretende desenvolver a opção para um conjunto de barras de 56 metros. Também incorporar novas tecnologias que agregam valor na operação de pulverização, buscando ainda mais racionalização dos recursos e insumos, eficiência e rendimento operacional.
De acordo com o gerente, a expectativa é grande pelos primeiros resultados e indicadores de performance desse gigante que está sendo testado a campo, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, nesta safra 2024/25. “Saímos na frente e seremos o primeiro fabricante brasileiro a desenvolver um projeto 100% dedicado ao sistema holístico da Nexat”, destacou.
Diferenciais
O Overlander 18.000 não é apenas um pulverizador de grande capacidade, pois ele também proporciona ao produtor a realização de aplicações com misturas diferentes de calda, otimizando entradas na lavoura e alcançando um rendimento operacional jamais visto na agricultura mundial. “Com quatro bombas de pulverização de 300l/min cada, duas para alimentar os circuitos de pulverização e duas para manter a calda homogeneizada, o sistema garante eficiência e precisão. Toda a comunicação do sistema é ISOBUS, controlada pela tela touch screen presente na cabine do Nexat”, detalhou Nogueira Filho.
Ainda segundo o profissional, com o Overlander 18.000, a Incomagri reafirma seu DNA inovador e seu compromisso com a excelência, trazendo ao mercado uma solução que combina alta tecnologia, sustentabilidade e eficiência operacional. “Este lançamento marca um novo capítulo na história da agricultura brasileira, colocando a empresa na vanguarda da inovação”, finaliza.
Sobre a Incomagri
A Incomagri é uma empresa familiar fundada em 1983 no município de Itapira-SP, onde está sediada até os dias atuais. Com uma linha de produtos variada a empresa fabrica pulverizadores, distribuidores de fertilizantes, sementes, carretas, distribuidores de esterco líquido, além de misturadores de ração, trituradores de milho. A marca conta com ampla rede de distribuição no Brasil e alguns países da América latina, África e Ásia. Para mais informações, visite http://www.incomagri.com e https://www.nexat.de/en/.
Destaque
Brachiaria versátil ajuda na formação de pastos em solos encharcados ou com risco de erosão
Humidicola é uma excelente alternativa aos produtores, devido às suas características, desempenha bom desenvolvimento em solos ácidos e de baixa fertilidade, além de ter alta tolerância à umidade e áreas alagadas
Eficiência na formação de pastagem é fundamental para oferta de alimento ao gado durante os períodos mais críticos do ano, portanto a escolha da variedade a ser plantada precisa ser certeira, mas isso muitas vezes não é tarefa fácil. O pecuarista tem que levar em conta fatores como: características da fazenda, do solo, clima e, principalmente, qual o objetivo principal daquele pasto, afinal capim não é tudo igual.
Para áreas com solos de baixa fertilidade, ácidos e com alta umidade, por exemplo, uma excelente opção é a Brachiaria humidicola (Syn. Urochloa humidicola), uma planta forrageira perene, que se destaca por sua capacidade de adaptação a estes ambientes. Muito utilizada em países tropicais, como o Brasil, essa variedade tem bom desempenho em áreas próximas às margens de rios, regiões onde ficam alagadas temporariamente. E por ser versátil, é tolerante também a longos períodos de seca.
Para prevenir erosão, a Brachiaria humidicola também é recomendada para cobertura de solo próximo a áreas de morros, já que seus colmos de crescimento rasteiro se enraízam nos entrenós (estolões) e formam densas touceiras, melhorando a retenção de umidade e reduzindo a presença de plantas invasoras. “Por ser rústica, essa planta ajuda criadores de gado que buscam uma pastagem resistente capaz de suportar condições adversas”, destacou, Wayron Castro, zootecnista e assistente técnico de sementes da Sementes Oeste Paulista (Soesp).
Planejamento e desafios
De acordo com o zootecnista, o produtor que for semear essa variedade precisa se planejar mais cedo, pois esse plantio precisa ser feito no período de seca. “Essa é uma cultivar que necessita ser formada um pouco antes do período das águas, pois com o solo encharcado não é possível mecanizar a área com gradagem, nivelamento, plantio e outros manejos. Portanto, agora é a janela ideal para iniciar o plantio”, reforça.
Ainda segundo o especialista da Soesp, devido às características dessa forrageira, essa variedade pode apresentar um estabelecimento mais lento, podendo ter impactos na formação final da área de pastagens. “No caso da Humidicola, ela é colhida ainda quando a semente está no racemo (cacho), isso afeta diretamente em sua viabilidade uma vez que nem toda a semente colhida atingiu a sua maturidade fisiológica. Com isso, durante o beneficiamento dessa semente a escarificação física é crucial para auxiliar que essa semente quebre a sua dormência natural”, acrescentou.
Mas esta versatilidade e rusticidade afeta a qualidade nutricional, que é baixa, com teores de proteína bruta algumas vezes inferiores a 7%, e pode estar abaixo da exigência dos animais. “Ciente dessas características, é importante o produtor ficar atento à nutrição do gado. Para não ser deficitária é recomendado suplementar, usando um sal mineral de qualidade e proteinados para complementar, pois o animal bem nutrido, irá aproveitar melhor esse capim”, reforçou Castro.
Escolha correta
Para viabilizar a estratégia e planejamento, o uso de sementes com alto potencial de germinação é fundamental. As sementes da Soesp, por exemplo, são blindadas com a tecnologia Advanced, que recebem na fábrica o tratamento para garantir sua qualidade. A empresa possui laboratório especializado em sementes forrageiras acreditado pelo CGCRE do Inmetro e aplica dois fungicidas e um inseticida à superfície das sementes.
Todo esse processo tecnológico assegura o valor cultural, alta pureza, e alta viabilidade. As sementes blindadas com a tecnologia Advanced têm ainda como importante característica a uniformidade e resistência, assim não entopem o maquinário de plantio e o tratamento não se rompe, chegando intacto ao solo.
Sobre a Sementes Oeste Paulista
A Sementes Oeste Paulista está sediada em Presidente Prudente (SP) e desde 1985 atua no mercado oferecendo sementes de pastagem. Sua matriz conta com infraestrutura voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, que revolucionou o mercado de sementes forrageiras nos países de clima tropical, ao trazer diversos benefícios no plantio e estabelecimento dos pastos, e se adequar perfeitamente ao sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Siga @sementesoesp no Instagram.
Destaque
Saiba qual evento reunirá os maiores nomes do marketing no agro nacional de 2024
Evento celebra crescimento exponencial do marketing no agro nacional em 2024
O agronegócio, um setor essencial para a economia global, passa por uma transformação significativa no que diz respeito às práticas de marketing. Neste ano de 2024, as empresas do agronegócio enfrentaram desafios únicos, como a resistência à adoção de tecnologias avançadas, e aproveitaram oportunidades emergentes para promover seus produtos e serviços, através de estratégias e ferramentas como: a Digitalização e Agricultura 4.0; Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Marketing de Conteúdo e Educação; Redes Sociais e Influenciadores no Agronegócio; Integração da Cadeia de Suprimentos e E-commerce Agrícola.
Segundo informações da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), nos últimos cinco anos, o investimento em marketing no setor agrícola cresceu 25%. Empresas que adotam uma estratégia de marketing eficiente conseguem aumentar suas vendas em até 35%, de acordo com levantamento do Sebrae. E essa evolução se reflete no crescimento do uso de mídias digitais, eventos de marketing rural, feiras setoriais e também no relacionamento direto com o público-alvo, a exemplo de cooperativas e associações de produtores.
Para celebrar o crescimento do marketing no agro, a Macfor, com o apoio do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), realizará, no dia 28 de novembro, o evento ‘Melhores Cases de Marketing Agro 2024’, que será uma noite de reconhecimento e networking em Agro Marketing, em São Paulo.
O encontro reunirá alguns dos principais líderes e executivos do agronegócio em uma oportunidade especial para o aprendizado e relacionamento. A cerimônia marca o lançamento de um anuário com os maiores cases de marketing no agro nacional e destaca as contribuições de 14 diretores de marketing que se sobressaíram com campanhas inovadoras e impactantes.
A programação do evento inclui palestras com Fabrício Macias e Diogo Luchiari, da Macfor, sobre as tendências de marketing no agro para 2025 e a apresentação de cases de mercado com o uso de inteligência artificial, CRM e microsegmentação para otimizar campanhas.
Além disso, Carlos Pinto, do Empresômetro e IBPT, e renomados diretores, como Renata Moya (Syngenta) e Renato Seraphim (Ciarama Máquinas – John Deere), fornecerão insights valiosos sobre o cenário atual do marketing no agronegócio.
Também estarão presentes na premiação algumas lideranças do setor, como: Thiago Ciaciare, do Broto; Chantal Maguin, da Yara Brasil; Daniel Olivi, do Notícias Agrícolas; Eduardo Penha, da Case IH; Marcel Bueno, da Ford Motor Company; Everton Molina, do Grupo Casa Bugre; Michele Gonçalves, da Netafim Brasil; Felipe Treitinger, da Cumbre Agro; Nadege Saad, da E-agro; Fábio Guerra, da BASF; Aretuza Negri, do movimento “Ela é do agro” e Ivan Moreno, da Orbia.ag.
Após a apresentação dos cases, os convidados participarão de um coquetel no Ville Du Vin Bistrô, no Itaim, às 17h, onde terão a oportunidade de fortalecer suas redes de contatos e explorar novas ideias e estratégias para o setor.
O evento, segundo a organização, não é apenas uma celebração, mas um marco que reforça o papel essencial do marketing para o crescimento e a inovação no agronegócio.