Agro na Tela
Carlos Fávaro e a arte de empurrar com a barriga
*Por Valdecir Cremon
Mais uma vez, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) garantiu que o governo federal – sua pasta e a área econômica de Brasília – estudam, avaliam, analisam e ponderam a possibilidade de contribuir com a repactuação de dívidas de produtores rurais brasileiros junto a bancos.
Ontem, ele repetiu a promessa durante reunião virtual com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSD), e lideranças do agro no Estado. Repetiu, mas não marcou nenhuma data para dar uma palavra final sobre o que o governo poderá fazer para socorrer o setor.
Agro na Tela
Opinião: Dinheiro público financiando perseguição política a Bolsonaro
Um dinheirão gasto em perseguição política é a conclusão de investigações inócuas contra Jair Bolsonaro, tendo a Polícia Federal, o Ministério Público e até o STF usados pela extrema-esquerda para defesa de seus interesses. O caso da baleia é o mais icônico deste gasto milionário.
Tudo em nome da defesa da democracia.
Agro na Tela
Produção de silagem e reforma de pastagem com o Sorgão Gigante – Fazenda Flamboyant
Sorgão Gigante consorciado com gramíneas para produção de silagem e reforma de pastagem. Modelo bem próximo ao “Sistema Diamantino”, tecnologia em fase de validação na Embrapa Latina Seeds no 1º Dia de Campo da Fazenda Flamboyant – Santa Rita do Araguaia – Vale do Araguaia, GO.
Agro na Tela
Fávaro defende estoques reguladores durante visita ao Show Rural Coopavel
Ministro da Agricultura diz que realidade de hoje é diferente do passado e que momento exige política pública de estabilidade a produtores de grãos e proteína animal
Apesar de informado da reação negativa de lideranças do agronegócio contrárias à volta dos estoques reguladores de grãos, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) disse ser favorável à volta da política de estoques reguladores de grãos, em andamento na Conab e no Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Fávaro disse considerar importante haver estoques para “regular preços quando estiverem elevados e contribuir para quedas não comprometam o negócio de produtores”.
Para o ministro, isto não seria intervenção no mercado, mas apoio no controle de preços e de abastecimento da agroindústria e de pecuaristas, além do mercado consumidor do varejo. O presidente da Federação da Agricultura, Ágide Meneguette, e o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, não apoiam integralmente a ideia por consideram mais importante a regulação de preços pela oferta e demanda. Meneguette disse que a proposta da Conab é “um retrocesso”.
Divisão da Conab
Numa entrevista coletiva, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), Fávaro também respondeu a perguntas do jornalista Valdecir Cremon, editor do Rural News, sobre vários assuntos. Um deles foi a divisão da Conab, que considera positiva.