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Tecnologia e eficiência: uma nova jornada para o Agro nacional

Créditos: Suíte Kora

Com o avanço de plataformas tecnológicas como a Suíte Kora, produtores, cooperativas, cerealistas, indústrias e tradings ganham acesso a ferramentas que simplificam processos, ampliam a visibilidade das operações e conectam os elos da cadeia com mais eficiência e transparência

O agronegócio brasileiro está passando por uma profunda transformação digital, que redefine a gestão das lavouras, a comercialização de grãos e a exportação de commodities. Com o avanço de plataformas tecnológicas como a Suíte Kora, produtores, cooperativas, cerealistas, indústrias e tradings ganham acesso a ferramentas que simplificam processos, ampliam a visibilidade das operações e conectam os elos da cadeia com mais eficiência e transparência.

Originação digital: agilidade e previsibilidade

A Suíte Kora é um grande exemplo de transformação digital; o módulo Originação, que acompanha todo o fluxo comercial, desde o primeiro contato até o cumprimento do contrato, é uma ferramenta que permite negociações de produtos disponíveis ou de safras futuras, com controle total sobre compras, vendas, classificação, pagamentos e envios.

Segundo Isabela Redigolo, engenheira agrônoma e comercial da Socafé, “um software facilita bastante o processo de originação. Ele mostra preços atualizados, envia ofertas, simula vendas e até ajuda a fechar contratos digitalmente. O produtor ganha agilidade, organização e mais acesso à informação”.

Ela ressalta que a adoção da tecnologia tende a ser maior entre cooperativas e cerealistas mais familiarizados com o digital, mas que a transição será gradual. “O agro ainda é muito baseado em relacionamento. A tecnologia precisa complementar o trabalho humano, não substituí-lo”, pontua.

Precificação inteligente e em tempo real

A digitalização do agronegócio também tem transformado a forma como os preços dos grãos são definidos e negociados. Com o uso de plataformas como a Suíte Kora, produtores e compradores têm acesso a cotações atualizadas em tempo real, permitindo decisões mais ágeis e alinhadas ao mercado.

Segundo Sergio Coelho, a precificação é um dos pilares da eficiência comercial e o segundo módulo da Suíte Kora. “No processo de comercialização, o produtor precisa saber o valor de mercado para seu produto. Cerealistas, cooperativas e tradings necessitam da informação para calcular o quanto pagar ao produtor, baseado no valor que devem receber de seus clientes compradores”, explica.

Essa visibilidade imediata sobre os preços, aliada à automação de ofertas e simulações, permite que as negociações sejam mais justas, transparentes e rentáveis para todos os envolvidos. A precificação deixa de ser um processo manual e passa a ser uma estratégia digital, integrada à jornada comercial.

Exportação e competitividade global

Da mesma forma, a digitalização tem otimizado o processo de exportação agrícola, o terceiro módulo da Suíte Kora, que permite às empresas gerenciar contratos, planejar embarques, acompanhar cotações internacionais e monitorar a volatilidade dos preços. A rastreabilidade e conformidade com exigências dos mercados importadores são garantidas por sistemas intuitivos e confiáveis.

Com o Brasil sendo o maior exportador mundial de soja e um dos líderes na produção de milho, soluções como a da Kora são essenciais para manter a competitividade no mercado global.

MinhaSafra360: o agro na palma da mão

Assim como a Kora, o MinhaSafra360 é uma ferramenta 100% digital que permite a gestão completa da comercialização de grãos como soja, milho e sorgo. A plataforma oferece funcionalidades como romaneio digitalizado, conta corrente acessível via celular, acompanhamento contratual em tempo real e fechamento de negócios sem burocracia.

Para os cerealistas, os benefícios incluem:

  • Comunicação em tempo real, substituindo canais tradicionais como telefone e e-mail
  • Controle de fluxo por silo, com monitoramento instantâneo
  • Gestão fiscal e financeira simplificada
  • Análise estratégica por cliente e parceiro

“Nosso objetivo é trazer o futuro do agronegócio para o presente. A tecnologia tem o poder de descomplicar processos e criar pontes entre produtores e cerealistas, com mais transparência e controle”, afirma Sergio Coelho, sócio e Diretor de TI da Plataforma Kora e do MinhaSafra360.

Dados e investimentos para a safra 2024/2025

Segundo a Embrapa, mais de 70% dos produtores rurais brasileiros já utilizam algum tipo de tecnologia digital em suas atividades. Um estudo da McKinsey & Company aponta que o uso de plataformas digitais pode aumentar a produtividade agrícola em até 25% nos próximos cinco anos.

O Plano Safra 2024/2025 trouxe um investimento recorde de R$400,59 bilhões, impulsionando a modernização do setor. A estimativa da Conab indica crescimento de 8,2% na produção agrícola, totalizando 322,3 milhões de toneladas. Propostas para o Plano Safra 2025/2026 já estão em discussão, com foco em seguro rural e melhorias no ambiente de negócios.

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Campanha “Patas do Amor” arrecada mais de 3 toneladas de ração em prol de animais resgatados

Campanha "Patas do Amor" arrecada mais de 3 toneladas de ração em prol de animais resgatados

Parceria entre a Nutrix Pet Food, do Grupo MC Empreendimentos, e o fotógrafo Samuel Neto mobilizou famílias, empresas e amantes dos pets em uma grande corrente do bem

O amor pelos animais ganhou forma e propósito com os resultados da campanha Patas do Amor, que arrecadou mais de 3 toneladas de ração destinadas às ONGs Apam (Associação Mato-grossense Protetora dos Animais) e Associação Lunaar, instituições que atuam no acolhimento e cuidado de animais resgatados.

Idealizada pelo fotógrafo Samuel Neto, a iniciativa nasceu da observação do carinho crescente das famílias com seus pets.

“Como fotógrafo, eu percebi que muitas pessoas me procuravam para registrar seus animais como parte da família. Daí veio a ideia de unir esse amor em uma causa social: transformar ensaios fotográficos em doações de ração. Com o apoio de empresas parceiras, como a Nutrix, conseguimos ampliar o impacto e ajudar centenas de animais”, contou Samuel.

A ação teve o apoio da Nutrix Pet Food, marca da União Smart Foods, do Grupo MC Empreendimentos, e envolveu uma grande rede de solidariedade entre empresas, tutores e voluntários.

De acordo com o gerente comercial da Nutrix, Rafael Machado, a campanha mostrou o poder das parcerias quando o propósito é coletivo.

“O Patas do Amor uniu quatro grandes forças: o fotógrafo Samuel, a ONG Lunnar, a distribuidora DiagroPet e a Nutrix. A ideia foi simples, mas transformadora — transformar o amor pelos animais em alimento e dignidade. Ver o engajamento das pessoas e o resultado que alcançamos é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirmou.

O encerramento da primeira edição da campanha foi celebrado no Festival do Amor, realizado na Associação do Ministério Público, em Cuiabá, (MT), no último sábado (4). O evento reuniu tutores e seus pets em uma manhã de alegria, com desfile temático, creche para animais, palestras com veterinários, sorteios e uma exposição fotográfica da campanha.

O evento também marcou o Dia Mundial dos Animais e reforçou a importância da adoção responsável e da conscientização sobre os cuidados com os pets. Entre os participantes estavam tutores de diferentes perfis, como Regiane Xavier, tutora de Omaha Luna e Flop, que celebrou o caráter solidário da ação.

“Mais do que as fotos, o que valeu foi poder ajudar outros animais. É gratificante participar de algo que mistura amor e solidariedade”.

A professora Irene Cristina de Melo, tutora de Pepe e Omar, dois cães resgatados, resumiu o sentimento coletivo.

“Essas iniciativas nos ensinam sobre respeito, empatia e responsabilidade. É bonito ver empresas e a comunidade juntas por essa causa”.

“Se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” #RM12.8

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MFG atinge a marca de 3,5 milhões de bovinos abatidos

MFG atinge a marca de 3,5 milhões de bovinos abatidos

Líder pelo terceiro ano consecutivo no ranking nacional dos maiores confinamentos do Brasil, da Revista DBO, especializada em pecuária de corte, a MFG Agropecuária também comemora outro marco importante: 3,5 milhões de bovinos abatidos desde a fundação, há 18 anos

O recorde é uma resposta direta ao amadurecimento da atividade no país. “O que antes era visto apenas como uma forma de salvar o boi em épocas de seca ou de entressafra tornou-se uma estratégia planejada e fundamental à pecuária nacional”, analisa Vagner Lopes, gerente corporativo de Confinamento da MFG Agropecuária.

Lopes refere-se ao novo papel do confinamento, pois a própria MFG se tornou uma engrenagem no sistema produtivo dos parceiros. “Os pecuaristas entenderam que poderiam focar mais na cria e recria e deixar a engorda conosco, reduzindo o ciclo de produção”, aponta o gerente.

Foi assim que muitos criadores aumentaram de cinco a dez vezes a capacidade de abate, algo impensável em 1960, quando a prática ainda engatinhava no Brasil, ou no início dos anos 2000.  “Em 2007, não havia a profissionalização que vemos hoje. Uso de tecnologia, sistema de trato e manejo eram mais restritos; as dietas, mais volumosas e menos adensadas; os estoques, controlados em planilhas de Excel; e a rastreabilidade provocava dúvida”, lembra.

Já em 2025, dieta adensada, identificação eletrônica, pesagem por câmeras 3D, softwares de última geração, gestão a partir de “KPIs”, automação, drones, controle sanitário, bem-estar animal e nutricional são realidade no grupo formado por oito unidades instaladas em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia.

Serviços sob medida e bem-estar nutricional
O primeiro salto tecnológico da MFG, e porta de entrada às demais tecnologias, foi a rastreabilidade, em 2009. Dezesseis anos depois, culminou no trato totalmente automatizado, abrindo caminho para o fornecimento de serviços sob medida.  “A nutrição de precisão é uma marca dos grandes confinamentos e junto com ela técnicas de manejo e tecnologias de ponta nos permitiram o controle total da dieta”, ressalta Adriano Umezaki, gerente técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.

Umezaki soma as inovações à estratégia de aquisição de insumos de qualidade e ao departamento técnico qualificado, que associados a suplementos naturais validados, proporcionaram à MFG ser a precursora em adotar protocolos sem o uso de ionóforos como promotores de crescimento, reduzir o estresse térmico dos animais, mitigar a emissão de metano entérico e inaugurar o conceito de bem-estar nutricional.

Bem-estar animal no confinamento
A MFG Agropecuária também é uma das primeiras propriedades do setor a fazer aclimatação de bovinos, processo indispensável para adaptá-los à alimentação no cocho, além de ser pioneira em banir a marca fogo na identificação animal. Utiliza o manejo “nada nas mãos”, submete a boiada a um rigoroso controle sanitário até o embarque para o frigorífico e possui indicadores próprios de bem-estar animal (BEA).

“Um grande diferencial é nossa equipe formada por médicos-veterinários e supervisores de sanidade e bem-estar animal. Além disso, estruturamos as duas áreas com rotinas de inspeção e assistência contínua. Esse acompanhamento integral fez com que reduzíssemos de forma significativa a taxa de mortalidade da companhia”, resume Maryele Rodrigues, gerente de Sanidade e Bem-estar Animal da MFG Agropecuária.

A meta de longo prazo é padronizar a infraestrutura com recepção sombreada e enfermarias personalizadas. “Nos próximos dois anos, o objetivo é a certificação de bem-estar animal em todas as propriedades do grupo e dos fornecedores de insumos sanitários”, almeja Maryele. No início de 2025, a unidade de Tangará da Serra (MT) recebeu o selo Fair Food, primeiro passo para conquistar o reconhecimento internacional em práticas de bem-estar animal.

Originação, o início de tudo
Apesar do verdadeiro boom dos boitéis ter ocorrido em 2021, impulsionado pela valorização do boi gordo e pela forte demanda chinesa por carne bovina, foi a originação que abriu caminho para uma nova era na pecuária. O processo se aperfeiçoou e evolui em sintonia com o mercado.

“O tempo, a adoção de técnicas inovadoras e o contínuo investimento em treinamentos moldaram uma originação moderna na MFG, mostrando aos pecuaristas como a parceria de engorda pode ser utilizada de forma estratégica no negócio deles”, reforça Vanderlei Finger, gerente geral de Compra de Gado da MFG.

Para conhecer as modalidades de parceria da MFG, entre em contato pelo WhatsApp do “Alô Pecuarista”: (65) 2193-8765.

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Selgron leva soluções em automação industrial para a Agro Vidas, na Bolívia

Legenda: Sede da Selgron, em Blumenau (SC) Créditos: Divulgação Selgron

Empresa catarinense apresenta selecionadora óptica e empacotadora eletrônica em uma das principais feiras do agronegócio sul-americano

A Selgron, empresa brasileira com sede em Blumenau (SC), participa mais uma vez da Agro Vidas, feira que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O evento é considerado um dos mais importantes do setor agrícola na América do Sul, reunindo empresas, produtores e especialistas para apresentar novidades tecnológicas, tendências e soluções para o agronegócio.

Nesta edição, a Selgron apresenta duas soluções de seu portfólio voltadas para a automação das etapas finais da produção industrial: uma selecionadora óptica com inteligência artificial e uma empacotadora eletrônica.

A selecionadora óptica da Selgron se destaca pela operação simples e de alta precisão. O equipamento combina inteligência artificial, sensibilidade inteligente e tecnologia multi-color para separar produtos por forma, cor e qualidade. Além disso, conta com câmeras infravermelhas (IR) que identificam e removem corpos estranhos, garantindo maior segurança e qualidade no processo. Entre as principais aplicações estão arroz, feijão, café, soja, trigo, castanhas, chia, quinoa, milho, canjica, flakes, ervilha e aveia, entre outros.

Já a empacotadora eletrônica é uma solução versátil para o empacotamento automatizado de diversos tipos de produtos. O equipamento contribui para o aumento da produtividade e oferece vantagens como a economia de filme e de energia elétrica. Sua aplicação abrange desde grãos em geral e alimentos até rações, peças unitárias e produtos farmacêuticos.

“O agronegócio tem buscado cada vez mais tecnologia para ganhar eficiência e qualidade, e nossos equipamentos estão preparados para atender a essa demanda com alto desempenho e confiabilidade”, afirma Rubens Schneider, gerente comercial da Selgron. Ainda segundo ele, a participação na feira é uma oportunidade ímpar para mostrar a outros países o que existe de melhor no mercado brasileiro em inovação. “Participar da Agro Vidas nos dá a oportunidade de mostrar nossas soluções ao mercado latino-americano e, ao mesmo tempo, aproximar-nos ainda mais dos clientes que já confiam em nossa tecnologia”, avalia.

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