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Tecnologia e eficiência: uma nova jornada para o Agro nacional

Com o avanço de plataformas tecnológicas como a Suíte Kora, produtores, cooperativas, cerealistas, indústrias e tradings ganham acesso a ferramentas que simplificam processos, ampliam a visibilidade das operações e conectam os elos da cadeia com mais eficiência e transparência

O agronegócio brasileiro está passando por uma profunda transformação digital, que redefine a gestão das lavouras, a comercialização de grãos e a exportação de commodities. Com o avanço de plataformas tecnológicas como a Suíte Kora, produtores, cooperativas, cerealistas, indústrias e tradings ganham acesso a ferramentas que simplificam processos, ampliam a visibilidade das operações e conectam os elos da cadeia com mais eficiência e transparência.

Originação digital: agilidade e previsibilidade

A Suíte Kora é um grande exemplo de transformação digital; o módulo Originação, que acompanha todo o fluxo comercial, desde o primeiro contato até o cumprimento do contrato, é uma ferramenta que permite negociações de produtos disponíveis ou de safras futuras, com controle total sobre compras, vendas, classificação, pagamentos e envios.

Segundo Isabela Redigolo, engenheira agrônoma e comercial da Socafé, “um software facilita bastante o processo de originação. Ele mostra preços atualizados, envia ofertas, simula vendas e até ajuda a fechar contratos digitalmente. O produtor ganha agilidade, organização e mais acesso à informação”.

Ela ressalta que a adoção da tecnologia tende a ser maior entre cooperativas e cerealistas mais familiarizados com o digital, mas que a transição será gradual. “O agro ainda é muito baseado em relacionamento. A tecnologia precisa complementar o trabalho humano, não substituí-lo”, pontua.

Precificação inteligente e em tempo real

A digitalização do agronegócio também tem transformado a forma como os preços dos grãos são definidos e negociados. Com o uso de plataformas como a Suíte Kora, produtores e compradores têm acesso a cotações atualizadas em tempo real, permitindo decisões mais ágeis e alinhadas ao mercado.

Segundo Sergio Coelho, a precificação é um dos pilares da eficiência comercial e o segundo módulo da Suíte Kora. “No processo de comercialização, o produtor precisa saber o valor de mercado para seu produto. Cerealistas, cooperativas e tradings necessitam da informação para calcular o quanto pagar ao produtor, baseado no valor que devem receber de seus clientes compradores”, explica.

Essa visibilidade imediata sobre os preços, aliada à automação de ofertas e simulações, permite que as negociações sejam mais justas, transparentes e rentáveis para todos os envolvidos. A precificação deixa de ser um processo manual e passa a ser uma estratégia digital, integrada à jornada comercial.

Exportação e competitividade global

Da mesma forma, a digitalização tem otimizado o processo de exportação agrícola, o terceiro módulo da Suíte Kora, que permite às empresas gerenciar contratos, planejar embarques, acompanhar cotações internacionais e monitorar a volatilidade dos preços. A rastreabilidade e conformidade com exigências dos mercados importadores são garantidas por sistemas intuitivos e confiáveis.

Com o Brasil sendo o maior exportador mundial de soja e um dos líderes na produção de milho, soluções como a da Kora são essenciais para manter a competitividade no mercado global.

MinhaSafra360: o agro na palma da mão

Assim como a Kora, o MinhaSafra360 é uma ferramenta 100% digital que permite a gestão completa da comercialização de grãos como soja, milho e sorgo. A plataforma oferece funcionalidades como romaneio digitalizado, conta corrente acessível via celular, acompanhamento contratual em tempo real e fechamento de negócios sem burocracia.

Para os cerealistas, os benefícios incluem:

  • Comunicação em tempo real, substituindo canais tradicionais como telefone e e-mail
  • Controle de fluxo por silo, com monitoramento instantâneo
  • Gestão fiscal e financeira simplificada
  • Análise estratégica por cliente e parceiro

“Nosso objetivo é trazer o futuro do agronegócio para o presente. A tecnologia tem o poder de descomplicar processos e criar pontes entre produtores e cerealistas, com mais transparência e controle”, afirma Sergio Coelho, sócio e Diretor de TI da Plataforma Kora e do MinhaSafra360.

Dados e investimentos para a safra 2024/2025

Segundo a Embrapa, mais de 70% dos produtores rurais brasileiros já utilizam algum tipo de tecnologia digital em suas atividades. Um estudo da McKinsey & Company aponta que o uso de plataformas digitais pode aumentar a produtividade agrícola em até 25% nos próximos cinco anos.

O Plano Safra 2024/2025 trouxe um investimento recorde de R$400,59 bilhões, impulsionando a modernização do setor. A estimativa da Conab indica crescimento de 8,2% na produção agrícola, totalizando 322,3 milhões de toneladas. Propostas para o Plano Safra 2025/2026 já estão em discussão, com foco em seguro rural e melhorias no ambiente de negócios.

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