Destaque
Vice Primeiro-Ministro da Itália destaca possibilidades de cooperação entre os dois países nos mercados de energia nuclear, agricultura, entre outros
“Investimentos italianos no Brasil estão concentrados nos setores de telecomunicações e na indústria da transformação”, diz Diretor-geral da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas
“O governo italiano quer fazer mais na América Latina e no Brasil, país do qual não podemos estar longe, já que é o primeiro mercado dos investimentos diretos italianos na região.” A afirmação é do Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, Antonio Tajani, e foi feita hoje (9/10) durante o Fórum Empresarial Brasil-Itália. O evento reuniu mais de 300 empresários brasileiros e italianos, além de autoridades, e foi aberto pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva.
Tajani lembrou que ontem (8) foi inaugurado em São Paulo o 4º escritório mundial da Simest, empresa que apoia, desde 1991, o crescimento das empresas italianas por meio da internacionalização de suas atividades. Ressaltou também as possibilidades de cooperação entre os dois países, que podem ser dar por meio de joint-venture entre empresas do Brasil e da Itália de setores econômicos como os mercados de energia nuclear, agricultura, infraestrutura e indústria do esporte. “Queremos ser os intermediários do Brasil na União Europeia”, afirmou o Vice Primeiro-Ministro, destacando que “podemos oferecer segurança jurídica e oportunidades de investimentos na Itália”. E concluiu dizendo esperar “que as mensagens positivas desse evento se transformem em ações concretas”.
Além do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, participou do Fórum também o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que enfatizou os indicadores macroecônomicos brasileiros, entre os quais a alta de 3,3% no PIB do segundo trimestre desse ano. Costa afirmou que a economia brasileira combina crescimento sustentável, inflação sob controle, redução da pobreza e da desigualdade e consolidação fiscal, criando as bases para um novo ciclo de desenvolvimento”.
O Fórum Empresarial Brasil-Itália foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da República Italiana e conta com a colaboração da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italiana / Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália e da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. São apoiadores a CDP – Cassa Depositi e Prestiti, a SACE, agência italiana gestora de fundos garantidores, a SIMEST- Società Italiana per le Imprese all’Estero e a Confindustria – Confederação Italiana das Indústrias.
Agência ICE: comprometida em construir sólidas relações comerciais
Encerrada a apresentação dos ministros, foi iniciado o painel sobre A infraestrutura a favor do desenvolvimento das relações econômicas entre Itália e Brasil, com destaque para a participação do diretor-geral da Agência ICE, Lorenzo Galanti, que ressaltou a importância da agência ao afirmar que “permanece firmemente comprometida em promover a excelência italiana e construir sólidas relações comerciais, contribuindo assim para o crescimento e a competitividade das empresas italianas no Brasil”.
Galanti lembrou que “observando os dados dos primeiros sete meses de 2024, há sinais de melhoria nas relações comerciais entre Itália e Brasil. As exportações italianas aumentaram para 3,42 bilhões de euros, com um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2023. Por outro lado, as importações do Brasil somam 2,8 bilhões de euros, com uma leve diminuição de 3%. O intercâmbio total entre Itália e Brasil soma 6,2 bilhões de euros, com um crescimento de 3,8% em relação ao período correspondente em 2023”
O diretor-geral da Agência ICE enfatizou ainda que “a presença italiana no Brasil está longe de ser negligenciável. Em 2023, o estoque de investimentos italianos no país somava 13,2 bilhões de euros, com concentração nos setores de eletricidade e gás, na indústria de transformação e nos serviços de telecomunicações”.
E fez questão de lembrar que “um aspecto fundamental da presença italiana no Brasil é representado pela dimensão cultural. O país abriga a maior comunidade de descendentes de italianos no mundo, estimada em cerca de 32 milhões de pessoas, além de cerca de 846 mil cidadãos com passaporte italiano.”
Galanti encerrou sua participação afirmando que “a organização do Fórum Empresarial Itália-Brasil representa um claro sinal do renovado interesse da classe político-institucional italiana e do mundo empresarial pelo Brasil.
O Fórum contou ainda com dois outros painéis sobre As relações econômicas entre os dois países, perspectivas e novas oportunidades; e Os instrumentos públicos a favor da internacionalização das empresas, dos quais participaram, entre outros, a CEO da SACE, Alessandra Ricci; a Head of Business Promotion and Portfolio Management International Development Cooperation do Grupo CDP – Caixa de Depósitos e Empréstimos, Antonella Baldino; a CEO da SIMEST, Regina Corradini D’Arienzo; a vice-presidente para Exportações e Atração de Investimentos da Confederação Italiana das Indústrias – CONFINDUSTRIA, Barbara Cimmino; e a presidente da ABGF – Associação Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias, Maíra Barbosa da Silva.
Acordos assinados
Durante o evento foram assinados acordos entre Brasil e Itália. O primeiro deles foi um memorando de entendimento entre Cassa Depositi e Prestiti, banco de desenvolvimento do Governo Italiano análogo ao BNDES, SACE, agência de seguros e de crédito à exportação do Governo Italiano, e o Banco do Brasil para um acordo de parceria e possível financiamento ao banco brasileiro com o objetivo de apoiar sua carteira de projetos ESG (Environmental, Social e Governance), bem como projetos de reconstrução do Rio Grande do Sul e de fortalecimento do comércio exterior entre os clientes do Banco e a cadeia de fornecimento Italiana.
Outro foi um acordo entre a Valente spa, empresa italiana fundada em 1919 e especializada na engenharia e fabricação de diversos componentes ferroviários e de mineração, e a Imetame Logística Porto, grupo brasileiro fundado em 1980, atuante em diversas áreas e presença significativa no setor da logística, para a realização de obras de infraestrutura no porto de Aracruz, no Estado do Espírito Santo.
E, por fim, um memorando de Entendimento entre a agência italiana de promoção de exportações SIMEST e a INVEST SP, agência de promoção de investimentos e competitividade do estado de São Paulo, para reforçar a colaboração entre a República Italiana e o Estado de São Paulo, favorecendo a troca de informações e a exploração de oportunidades mútuas de conhecimentos e experiências entre as instituições.
Perfil das organizações
ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas (ITA – Italian Trade Agency) / Departamento da promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália
Agência do governo italiano que tem a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, principalmente no que tange às empresas de pequeno e médio portes, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século.
Com uma rede de escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições.
A Agência atua em estreito contato com os governos das diversas regiões italianas, câmaras de comércio, indústria, artesanato e agricultura, organizações empresariais e outras entidades públicas e privadas, italianas e estrangeiras, de acordo com uma linha de pensamento e estratégia, em matéria de promoção e internacionalização das empresas, estabelecida por um Comitê de Coordenação institucional, composto pelas principais personalidades do mundo político e empresarial italiano. Além disso, utiliza as mais modernas ferramentas de promoção e comunicação multicanal e atua para afirmar a excelência do Made in Italy no mundo.
Em 2023 investiu mais de 220 milhões de euros em atividades promocionais que beneficiaram mais de 21 mil empresas italianas: 266 pavilhões italianos em feiras internacionais, 143 missões de compradores e jornalistas a feiras italianas e 142 acordos assinados com a grande distribuição organizada de 40 países. Os serviços de assistência às empresas italianas somaram quase 32 mil, solicitados por cerca de 12,8 mil empresas dos mais variados setores.
Fundada em 1926 e prestes a completar 100 anos, a agência opera no Brasil desde 1968.
As organizações italianas presentes
Confindustria – Confederação geral da indústria italiana
Confindustria é a principal associação de representação das empresas manufatureiras e de serviços na Itália. Reúne mais de 150 mil empresas de pequeno, médio e grande portes, que empregam mais de 5,3 milhões de pessoas. Sua missão é promover a empresa como motor do crescimento econômico e social e do país.
Para isso define caminhos comuns e compartilha – respeitando a autonomia e influência – objetivos e iniciativas com os setores da economia e finanças, instituições nacionais, europeias e internacionais, administração pública, parceiros sociais, cultura e pesquisa, ciência e tecnologia, política, mídia e sociedade civil.
Sua rede se estende da sede em Roma à Delegação em Bruxelas, ponto de referência para todo o Sistema Itália na União Europeia, e às 210 organizações afiliadas presentes no território e em diferentes setores.
Graças à sua experiência de internacionalização associativa, a Confindustria ampliou sua rede no exterior com a criação de grandes associações de representação de empresas italianas, como a Confindustria Assafrica & Mediterrâneo, Confindustria Europa Oriental (que reúne as representações na Albânia, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia e Hungria), Confindustria Rússia e Confindustria Cazaquistão.
Confapi – Confederação Italiana de Pequenas e Médias Indústrias Privadas
Membro do Cnel – Conselho Nacional da Economia e do Trabalho, a Confapi representa mais de 116 mil empresas com mais de 1 milhão e 200 mil funcionários; 63 sedes territoriais e distritais; 13 Uniões nacionais e uma Associação nacional de categoria, além de dois Grupos de interesse.
Entre seus principais focos de atuação estão o trabalho com instituições italianas e europeias para promover políticas de internacionalização, desenvolvendo estratégias de apoio às PMEs nos mercados externos e identificando oportunidades de negócios e financiamento em âmbito nacional; apoio ao Made in Italy para valorizar a produção italiana de alta qualidade e enfrentar a concorrência global.
Além disso, a organização promove pesquisas e estudos sobre o sistema econômico e produtivo das PMEs; apoia as indústrias associadas no desenvolvimento de projetos de inovação e transição digital por meio do Digital innovation Hub; e promove o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e a valorização e promoção da cultura empresarial, especialmente entre os jovens.
Simest
Empresa do Grupo CDP, a Simest apoia, desde 1991, o crescimento das empresas italianas por meio da internacionalização de suas atividades. Tem como acionistas a CDP – Cassa Depositi e Prestiti e um grande grupo de bancos italianos e associações empresariais.
Seu trabalho inclui o acompanhamento das empresas italianas durante todo o ciclo de crescimento no exterior, desde a primeira avaliação para abertura de um novo mercado até a expansão por meio de investimentos diretos. Sua atuação envolve financiamentos para a internacionalização, apoio ao crédito às exportações e participação no capital das empresas.
Integrante da rede EDFI – European Development Financial Institutions, é parceira das principais instituições financeiras globais. Entre os principais resultados de 2023 estão 310 milhões de euros em investimentos participativos e venture capital, 6,2 bilhões de euros em apoio à exportação e atuação em 125 países.
Sace
Grupo segurador e financeiro italiano controlado pelo Ministério da Economia e Finanças, Sace é especializado no apoio às empresas e à economia nacional por meio de instrumentos e soluções para garantir a competitividade na Itália no mundo.
O grupo atua há mais de 45 anos e é uma referência para as empresas italianas que exportam e se expandem nos mercados externos. Também apoia o sistema bancário para facilitar o acesso ao crédito das empresas com suas garantias financeiras.
Está presente globalmente com 13 escritórios em países-alvo para o Made in Italy. Tem um portfólio de operações seguradas e investimentos garantidos no valor de 260 bilhões de euros e está ao lado de cerca de 50 mil empresas, principalmente pequenas e médias, apoiando seu crescimento na Itália e em cerca de 200 países.
CDP – Cassa Depositi e Prestiti
Fundada em 1850, a CDP promove o desenvolvimento sustentável na Itália, utilizando a poupança para suportar o crescimento e ampliar o emprego, apoiando a inovação, a competitividade empresarial, a infraestrutura e o desenvolvimento local.
Outros focos de atuação são financiamento à infraestrutura, investimentos em mobilidade sustentável e novas formas de habitação. Presta serviços de consultoria técnica para todas as etapas das obras públicas. Oferece financiamento integrado, capital e serviços de consultoria, contribui para a aceleração da inovação e digitalização na Itália e o fortalecimento do mercado de private equity e venture capital.
A CDP também é a Instituição Financeira Italiana para a Cooperação ao Desenvolvimento, financiando iniciativas econômicas, ambientais e sociais de alto impacto em setores estratégicos e promovemos programas especializados para mudanças climáticas, inclusão financeira e empreendedorismo feminino em países em desenvolvimento e mercados emergentes.
Perfil
Lorenzo Galanti, diretor-geral da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas, nasceu em Stuttgart em 1968. Graduou-se em Ciências Políticas na Faculdade de Ciências Políticas “Cesare Alfieri”, em Florença, e iniciou a carreira diplomática em 1993, tendo desde então ocupado diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e servido nas Embaixadas da Itália na Síria, Senegal e Estados Unidos.
Entre 2010 e 2014, na Embaixada em Washington D.C., foi responsável por assuntos econômicos, comerciais e financeiros, bem como ciência e tecnologia.
De 2018 a 2022, foi Embaixador da Itália nos Reinos da Tailândia e do Camboja, bem como na República Democrática Popular do Laos, com sede em Bangkok, e Observador Permanente na Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (UNESCAP). Posteriormente, até julho de 2023, foi Assessor Diplomático do Ministro para as Pessoas com Deficiência na Presidência do Conselho de Ministros.
Em sua atividade profissional, especialmente durante seu serviço no exterior, sempre deu prioridade a iniciativas relacionadas à internacionalização de empresas italianas, promoção de exportações e atração de investimentos.
Em 28 de julho de 2023, por Decreto do Presidente da República, foi nomeado Diretor Geral da ITA, tendo assumido suas funções em agosto de 2023.
Destaque
Especialistas debatem futuro do amendoim brasileiro e sua competitividade no mercado global
Exportação, consumo interno, sustentabilidade e inovação são alguns dos temas que movimentam o setor e ganham espaço em novo canal de informação
Os desafios e as oportunidades do mercado do amendoim, especialmente no cenário internacional, têm mobilizado cada vez mais especialistas, produtores, pesquisadores e representantes da agroindústria. A expansão da cultura no Brasil, aliada à busca por diferenciação e valor agregado, exige não apenas inovação tecnológica no campo, mas também estratégias comerciais e institucionais capazes de conectar o produto nacional às exigências do mundo.
É nesse contexto que surge o “Amendoim & Prosa”, novo podcast criado para valorizar e dar visibilidade aos diversos elos da cadeia produtiva do amendoim. A iniciativa é da Indústrias Colombo e foi lançada oficialmente no dia 6 de agosto, durante a 7ª Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal/SP. O primeiro episódio aborda o tema “Mercado externo do amendoim: desafios e oportunidades” e tem como convidado Pablo Rivera, CEO da Beatrice Peanuts e vice-presidente da ABEX-BR.
Com foco técnico, mas linguagem acessível, o projeto busca promover o diálogo entre o campo, a ciência e o mercado, dando voz a quem planta, pesquisa, beneficia, transforma e comercializa o amendoim no Brasil e no mundo. A proposta é criar um espaço de escuta e construção coletiva de soluções para o desenvolvimento sustentável da cultura.
“O podcast nasce como mais uma ferramenta para impulsionar o setor e estimular boas práticas. O Brasil tem enorme potencial e protagonismo nessa cadeia, e é fundamental que a gente amplie a visibilidade e o conhecimento sobre o que está sendo feito de bom aqui”, afirma Luiz Antonio Vizeu, engenheiro agrônomo e gerente de Relações Institucionais da Indústrias Colombo.
Apresentado por Vizeu e pela jornalista Juliana Pertille — comunicadora com longa trajetória no agro, com passagens por veículos como Canal Rural e Record News —, o “Amendoim & Prosa” terá episódios mensais com convidados que vivem o dia a dia do setor. Além do mercado internacional, a programação trará temas como consumo interno, marketing do setor, sustentabilidade, inovação, óleo de amendoim e histórias reais de quem trabalha diretamente com a cultura.
“Queremos construir um conteúdo que una conhecimento técnico e sensibilidade. O agro tem muitas histórias potentes que precisam ser contadas e ouvidas com respeito, leveza e profundidade”, destaca Juliana.
Durante a Feira Nacional do Amendoim, além do lançamento oficial, novos episódios também serão gravados com convidados especiais, reforçando o compromisso do projeto com a escuta ativa e a valorização dos diversos agentes dessa cadeia.
O podcast já está disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer e Amazon Music) e nas redes sociais do projeto @amendoimeprosa. Os vídeos serão publicados também no YouTube, na playlist da @industriascolombo. Outras informações em: www.amendoimeprosa.com.br.
Destaque
Maior competição de torra do mundo entra na fase final
A decisão acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, na Semana Internacional do Café – SIC, no Expominas, em Belo Horizonte
A decisão da Torrefação do Ano Brasil 2025 – a maior competição de torra do mundo – será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, na Semana Internacional do Café 2025 – SIC, no Expominas, na capital mineira, no Espaço Torra Experience. O evento, organizado pela Atilla Torradores, tem como objetivo elevar cada vez mais o nível de qualidade das torrefações envolvidas através de atividades que estimulem a criatividade, a consistência, a análise sensorial e outras habilidades importantes para a área. Além disso, o campeonato gera conhecimento ao público com a criação de conteúdo, dados e a interação de forma positiva pela troca de experiências entre as empresas participantes.
Treinos, torras, avaliações e divulgação do vencedor
Na quarta-feira,05/11, acontecerão os treinos das 12h às 18h50, na quinta-feira, 06/11, serão as torras, também das 12h às 18h50. Já na sexta-feira, 07/11, os juízes farão as avaliações das 9h às 12h e, às 15h, ocorrerá a premiação do campeão do Torrefação do Ano Brasil 2025, no Grande Auditório.
“Chegamos à etapa final com depoimentos positivos de cada participante e isso é um dos nossos objetivos. Todas as torrefações tiveram feedback dos juízes, que, ao avaliarem as amostras recebidas, fizeram o papel do consumidor final. Sendo assim, a cadeia cresce em qualidade. A hora do espetáculo está chegando, os finalistas entregarão, ao vivo, suas melhores torras. Serão três dias de muita troca entre as empresas e o público poderá assistir, aprender como as torras acontecem e, ainda, provar os cafés da fazenda Santa Cruz: os arábicas e Asa Branca e Mundo novo que são variedades dos arábicas. Que seja mais uma grande decisão”, afirma Séfora de Paula, Diretora de Marketing da Atilla Torradores.
Atrações no estande
No estande da Atilla Torradores terão torras de cafés especiais com distribuição de amostras, provas de café produzidos nas matas de Minas e a exposição de uma obra de arte, uma locomotiva, do artista plástico Robson Emerick, em homenagem à Ferrovia Leopoldina. O café e os trens compartilham de um mesmo enredo na história brasileira. O café exigiu caminhos mais rápidos e pediu estradas mais largas. A Estrada de Ferro Leopoldina começou a ser construída em 1874. No início do Século XX, consolidou-se como uma das maiores malhas ferroviárias do Brasil, chegando a mais de 3.200 km de trilhos, sendo quase toda dedicada ao transporte de café.
No estande da final, o público acompanhará as torras através de TVs e poderá provar os cafés da final do campeonato (produzidos no Sul de Minas).
Campeonato começou com 131 corporações
A competição iniciou com 131 instituições. Agora, são 20 que seguem na disputa: Nelly Cafés Especiais, O Cafeeiro, Affinis, Expocaccer, Dulcerrado, Caffè do Borella, Do Coado ao Espresso, Volante Café, Caffè Tonani, Apé Café, Lincoln Café Especial, William and Sons Coffee Co, Saga Coffee, Arabic Coffee, São Caetano Coffee House, Lab Cup, Guanabara Café, Café Gourmet cgp, Veraz Cafés e Paiol Avenida.
Os cafés especiais dessa edição foram feitos pela Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu (MG), pela produtora Josiani Moraes. Na fase anterior, as instituições, de 18 estados, receberam 1,5kg de dois cafés crus distintos e realizaram a torra nas próprias corporações. Em seguida, as amostras torradas foram enviadas à Atilla Torradores e um corpo de juízes avaliou todas pelo método de cupping ou prova de xícara (processo de avaliação sensorial).
Torrefação do Ano Brasil – 2025, a maior competição de torra do mundo
Programação:
Quarta-feira (05/11): Treinos das 12h às 18h50
Quinta-feira (06/11): Torras das 12h às 18h50
Sexta-feira (07/11): Avaliação dos juízes das 9h às 12h e às 15h premiação do campeão
Local: Semana Internacional do Café 2025 – SIC, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), no Espaço Torra Experience
Destaque
Cartilha inédita conecta produção rural e conservação da Mata Atlântica
Publicação apresenta 110 espécies nativas e orienta produtores rurais a integrar conservação da Mata Atlântica e práticas produtivas sustentáveis
A Associação Ambientalista Copaíba, em parceria com o WWF-Brasil e a Sylvamo, lançou a cartilha “Árvores nativas da Mata Atlântica: sustentabilidade e utilização na propriedade rural”. O material reúne informações sobre 110 espécies nativas e foi desenvolvido como uma ferramenta prática para apoiar agricultores e comunidades na adoção de práticas que unem produtividade e conservação ambiental.
O guia destaca as características ecológicas e o potencial de uso das espécies em diferentes contextos, como a recuperação de áreas degradadas e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A proposta é oferecer subsídios para que produtores rurais escolham as árvores mais adequadas ao enriquecimento de suas áreas, promovendo benefícios ambientais, produtivos e sociais.
A iniciativa integra o Programa Raízes do Mogi Guaçu, fruto da cooperação entre WWF-Brasil e Sylvamo, com implementação da Copaíba. Criado para impulsionar a restauração da Mata Atlântica e a preservação de mananciais na bacia do rio Mogi Guaçu, o programa já restaurou, até abril de 2025, mais de 340 hectares de florestas nativas na Serra da Mantiqueira.
Com 26 anos de atuação, a Copaíba é responsável pela produção de mudas nativas, pelo planejamento e execução dos plantios e pelo engajamento de proprietários rurais e comunidades locais. Para a organização, a nova cartilha amplia o alcance dessas ações, oferecendo conhecimento acessível e aplicável para quem deseja cultivar e restaurar a biodiversidade da Mata Atlântica.
“A cartilha representa um passo importante para aproximar o produtor rural das soluções baseadas na natureza. Ao facilitar o acesso a informações sobre espécies nativas e seus usos, reforçamos que é possível produzir de forma sustentável e, ao mesmo tempo, recuperar a biodiversidade e os mananciais da Mata Atlântica”, destaca Flávia Balderi, secretária Executiva da Associação Ambientalista Copaíba.
O material será disponibilizado gratuitamente através do site: https://copaiba.org.br/arvores-nativas-da-mata-atlantica/.
Benefícios das árvores nativas
As árvores nativas da Mata Atlântica desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental, trazendo benefícios ecológicos, sociais e econômicos. Sua essencialidade está ligada à conservação da biodiversidade, ao fornecer abrigo e alimento para inúmeras espécies de fauna e flora, muitas das quais são endêmicas e ameaçadas de extinção.
Segundo Flávia Balderi, entre os principais benefícios oferecidos pelas plantas estão a melhoria do solo, por meio da fixação de nitrogênio, aumento da matéria orgânica e estabilização contra processos erosivos; a produção sustentável, com o aproveitamento de frutos, madeiras de manejo, óleos essenciais e resinas que geram renda a agricultores e comunidades; e a proteção ambiental, já que essas árvores regulam o ciclo da água, ajudam na manutenção das nascentes e rios, além de proporcionar sombra, reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas.
“Investir na restauração e no plantio de árvores nativas é essencial para garantir um futuro sustentável, promovendo a recuperação dos ecossistemas e a valorização dos serviços ambientais que essas espécies oferecem”, conclui.
