Connect with us

Destaque

Vice Primeiro-Ministro da Itália destaca possibilidades de cooperação entre os dois países nos mercados de energia nuclear, agricultura, entre outros

Divulgação: ICE

“Investimentos italianos no Brasil estão concentrados nos setores de telecomunicações e na indústria da transformação”, diz Diretor-geral da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas  

“O governo italiano quer fazer mais na América Latina e no Brasil, país do qual não podemos estar longe, já que é o primeiro mercado dos investimentos diretos italianos na região.” A afirmação é do Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, Antonio Tajani, e foi feita hoje (9/10) durante o Fórum Empresarial Brasil-Itália. O evento reuniu mais de 300 empresários brasileiros e italianos, além de autoridades, e foi aberto pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva.

Tajani lembrou que ontem (8) foi inaugurado em São Paulo o 4º escritório mundial da Simest, empresa que apoia, desde 1991, o crescimento das empresas italianas por meio da internacionalização de suas atividades. Ressaltou também as possibilidades de cooperação entre os dois países, que podem ser dar por meio de joint-venture entre empresas do Brasil e da Itália de setores econômicos como os mercados de energia nuclear, agricultura, infraestrutura e indústria do esporte. “Queremos ser os intermediários do Brasil na União Europeia”, afirmou o Vice Primeiro-Ministro, destacando que “podemos oferecer segurança jurídica e oportunidades de investimentos na Itália”. E concluiu dizendo esperar “que as mensagens positivas desse evento se transformem em ações concretas”.

Além do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, participou do Fórum também o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que enfatizou os indicadores macroecônomicos brasileiros, entre os quais a alta de 3,3% no PIB do segundo trimestre desse ano. Costa afirmou que a economia brasileira combina crescimento sustentável, inflação sob controle, redução da pobreza e da desigualdade e consolidação fiscal, criando as bases para um novo ciclo de desenvolvimento”.

O Fórum Empresarial Brasil-Itália foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da República Italiana e conta com a colaboração da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italiana / Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália e da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. São apoiadores a CDP – Cassa Depositi e Prestiti, a SACE, agência italiana gestora de fundos garantidores, a SIMEST- Società Italiana per le Imprese all’Estero e a Confindustria – Confederação Italiana das Indústrias.

Agência ICE: comprometida em construir sólidas relações comerciais

Encerrada a apresentação dos ministros, foi iniciado o painel sobre A infraestrutura a favor do desenvolvimento das relações econômicas entre Itália e Brasil, com destaque para a participação do diretor-geral da Agência ICE, Lorenzo Galanti, que ressaltou a importância da agência ao afirmar que “permanece firmemente comprometida em promover a excelência italiana e construir sólidas relações comerciais, contribuindo assim para o crescimento e a competitividade das empresas italianas no Brasil”.

Galanti lembrou que “observando os dados dos primeiros sete meses de 2024, há sinais de melhoria nas relações comerciais entre Itália e Brasil. As exportações italianas aumentaram para 3,42 bilhões de euros, com um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2023. Por outro lado, as importações do Brasil somam 2,8 bilhões de euros, com uma leve diminuição de 3%. O intercâmbio total entre Itália e Brasil soma 6,2 bilhões de euros, com um crescimento de 3,8% em relação ao período correspondente em 2023”

O diretor-geral da Agência ICE enfatizou ainda que “a presença italiana no Brasil está longe de ser negligenciável. Em 2023, o estoque de investimentos italianos no país somava 13,2 bilhões de euros, com concentração nos setores de eletricidade e gás, na indústria de transformação e nos serviços de telecomunicações”.

E fez questão de lembrar que “um aspecto fundamental da presença italiana no Brasil é representado pela dimensão cultural. O país abriga a maior comunidade de descendentes de italianos no mundo, estimada em cerca de 32 milhões de pessoas, além de cerca de 846 mil cidadãos com passaporte italiano.”

Galanti encerrou sua participação afirmando que “a organização do Fórum Empresarial Itália-Brasil representa um claro sinal do renovado interesse da classe político-institucional italiana e do mundo empresarial pelo Brasil.

O Fórum contou ainda com dois outros painéis sobre As relações econômicas entre os dois países, perspectivas e novas oportunidades; e Os instrumentos públicos a favor da internacionalização das empresas, dos quais participaram, entre outros, a CEO da SACE, Alessandra Ricci; a Head of Business Promotion and Portfolio Management International Development Cooperation do Grupo CDP – Caixa de Depósitos e Empréstimos, Antonella Baldino; a CEO da SIMEST, Regina Corradini D’Arienzo; a vice-presidente para Exportações e Atração de Investimentos da Confederação Italiana das Indústrias – CONFINDUSTRIA, Barbara Cimmino; e a presidente da ABGF – Associação Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias, Maíra Barbosa da Silva.

Acordos assinados

Durante o evento foram assinados acordos entre Brasil e Itália. O primeiro deles foi um memorando de entendimento entre Cassa Depositi e Prestiti, banco de desenvolvimento do Governo Italiano análogo ao BNDES, SACE, agência de seguros e de crédito à exportação do Governo Italiano, e o Banco do Brasil para um acordo de parceria e possível financiamento ao banco brasileiro com o objetivo de apoiar sua carteira de projetos ESG (Environmental, Social e Governance), bem como projetos de reconstrução do Rio Grande do Sul e de fortalecimento do comércio exterior entre os clientes do Banco e a cadeia de fornecimento Italiana.

Outro foi um acordo entre a Valente spa, empresa italiana fundada em 1919 e especializada na engenharia e fabricação de diversos componentes ferroviários e de mineração, e a Imetame Logística Porto, grupo brasileiro fundado em 1980, atuante em diversas áreas e presença significativa no setor da logística, para a realização de obras de infraestrutura no porto de Aracruz, no Estado do Espírito Santo.

E, por fim, um memorando de Entendimento entre a agência italiana de promoção de exportações SIMEST e a INVEST SP, agência de promoção de investimentos e competitividade do estado de São Paulo, para reforçar a colaboração entre a República Italiana e o Estado de São Paulo, favorecendo a troca de informações e a exploração de oportunidades mútuas de conhecimentos e experiências entre as instituições.

Perfil das organizações

ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas (ITA – Italian Trade Agency) / Departamento da promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália

Agência do governo italiano que tem a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, principalmente no que tange às empresas de pequeno e médio portes, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século.

Com uma rede de escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições.

A Agência atua em estreito contato com os governos das diversas regiões italianas, câmaras de comércio, indústria, artesanato e agricultura, organizações empresariais e outras entidades públicas e privadas, italianas e estrangeiras, de acordo com uma linha de pensamento e estratégia, em matéria de promoção e internacionalização das empresas, estabelecida por um Comitê de Coordenação institucional, composto pelas principais personalidades do mundo político e empresarial italiano. Além disso, utiliza as mais modernas ferramentas de promoção e comunicação multicanal e atua para afirmar a excelência do Made in Italy no mundo.

Em 2023 investiu mais de 220 milhões de euros em atividades promocionais que beneficiaram mais de 21 mil empresas italianas: 266 pavilhões italianos em feiras internacionais, 143 missões de compradores e jornalistas a feiras italianas e 142 acordos assinados com a grande distribuição organizada de 40 países. Os serviços de assistência às empresas italianas somaram quase 32 mil, solicitados por cerca de 12,8 mil empresas dos mais variados setores.

Fundada em 1926 e prestes a completar 100 anos, a agência opera no Brasil desde 1968.

As organizações italianas presentes

Confindustria – Confederação geral da indústria italiana

Confindustria é a principal associação de representação das empresas manufatureiras e de serviços na Itália. Reúne mais de 150 mil empresas de pequeno, médio e grande portes, que empregam mais de 5,3 milhões de pessoas. Sua missão é promover a empresa como motor do crescimento econômico e social e do país.

Para isso define caminhos comuns e compartilha – respeitando a autonomia e influência – objetivos e iniciativas com os setores da economia e finanças, instituições nacionais, europeias e internacionais, administração pública, parceiros sociais, cultura e pesquisa, ciência e tecnologia, política, mídia e sociedade civil.

Sua rede se estende da sede em Roma à Delegação em Bruxelas, ponto de referência para todo o Sistema Itália na União Europeia, e às 210 organizações afiliadas presentes no território e em diferentes setores.

Graças à sua experiência de internacionalização associativa, a Confindustria ampliou sua rede no exterior com a criação de grandes associações de representação de empresas italianas, como a Confindustria Assafrica & Mediterrâneo, Confindustria Europa Oriental (que reúne as representações na Albânia, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia e Hungria), Confindustria Rússia e Confindustria Cazaquistão.

Confapi – Confederação Italiana de Pequenas e Médias Indústrias Privadas

Membro do Cnel – Conselho Nacional da Economia e do Trabalho, a Confapi representa mais de 116 mil empresas com mais de 1 milhão e 200 mil funcionários; 63 sedes territoriais e distritais; 13 Uniões nacionais e uma Associação nacional de categoria, além de dois Grupos de interesse.

Entre seus principais focos de atuação estão o trabalho com instituições italianas e europeias para promover políticas de internacionalização, desenvolvendo estratégias de apoio às PMEs nos mercados externos e identificando oportunidades de negócios e financiamento em âmbito nacional; apoio ao Made in Italy para valorizar a produção italiana de alta qualidade e enfrentar a concorrência global.

Além disso, a organização promove pesquisas e estudos sobre o sistema econômico e produtivo das PMEs; apoia as indústrias associadas no desenvolvimento de projetos de inovação e transição digital por meio do Digital innovation Hub; e promove o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e a valorização e promoção da cultura empresarial, especialmente entre os jovens.

Simest

Empresa do Grupo CDP, a Simest apoia, desde 1991, o crescimento das empresas italianas por meio da internacionalização de suas atividades. Tem como acionistas a CDP – Cassa Depositi e Prestiti e um grande grupo de bancos italianos e associações empresariais.

Seu trabalho inclui o acompanhamento das empresas italianas durante todo o ciclo de crescimento no exterior, desde a primeira avaliação para abertura de um novo mercado até a expansão por meio de investimentos diretos. Sua atuação envolve financiamentos para a internacionalização, apoio ao crédito às exportações e participação no capital das empresas.

Integrante da rede EDFI – European Development Financial Institutions, é parceira das principais instituições financeiras globais. Entre os principais resultados de 2023 estão 310 milhões de euros em investimentos participativos e venture capital, 6,2 bilhões de euros em apoio à exportação e atuação em 125 países.

Sace

Grupo segurador e financeiro italiano controlado pelo Ministério da Economia e Finanças, Sace é especializado no apoio às empresas e à economia nacional por meio de instrumentos e soluções para garantir a competitividade na Itália no mundo.

O grupo atua há mais de 45 anos e é uma referência para as empresas italianas que exportam e se expandem nos mercados externos. Também apoia o sistema bancário para facilitar o acesso ao crédito das empresas com suas garantias financeiras.

Está presente globalmente com 13 escritórios em países-alvo para o Made in Italy. Tem um portfólio de operações seguradas e investimentos garantidos no valor de 260 bilhões de euros e está ao lado de cerca de 50 mil empresas, principalmente pequenas e médias, apoiando seu crescimento na Itália e em cerca de 200 países.

CDP – Cassa Depositi e Prestiti

Fundada em 1850, a CDP promove o desenvolvimento sustentável na Itália, utilizando a poupança para suportar o crescimento e ampliar o emprego, apoiando a inovação, a competitividade empresarial, a infraestrutura e o desenvolvimento local.

Outros focos de atuação são financiamento à infraestrutura, investimentos em mobilidade sustentável e novas formas de habitação. Presta serviços de consultoria técnica para todas as etapas das obras públicas. Oferece financiamento integrado, capital e serviços de consultoria, contribui para a aceleração da inovação e digitalização na Itália e o fortalecimento do mercado de private equity e venture capital.

A CDP também é a Instituição Financeira Italiana para a Cooperação ao Desenvolvimento, financiando iniciativas econômicas, ambientais e sociais de alto impacto em setores estratégicos e promovemos programas especializados para mudanças climáticas, inclusão financeira e empreendedorismo feminino em países em desenvolvimento e mercados emergentes.

Perfil

Lorenzo Galanti, diretor-geral da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas, nasceu em Stuttgart em 1968. Graduou-se em Ciências Políticas na Faculdade de Ciências Políticas “Cesare Alfieri”, em Florença, e iniciou a carreira diplomática em 1993, tendo desde então ocupado diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e servido nas Embaixadas da Itália na Síria, Senegal e Estados Unidos.

Entre 2010 e 2014, na Embaixada em Washington D.C., foi responsável por assuntos econômicos, comerciais e financeiros, bem como ciência e tecnologia.

De 2018 a 2022, foi Embaixador da Itália nos Reinos da Tailândia e do Camboja, bem como na República Democrática Popular do Laos, com sede em Bangkok, e Observador Permanente na Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (UNESCAP). Posteriormente, até julho de 2023, foi Assessor Diplomático do Ministro para as Pessoas com Deficiência na Presidência do Conselho de Ministros.

Em sua atividade profissional, especialmente durante seu serviço no exterior, sempre deu prioridade a iniciativas relacionadas à internacionalização de empresas italianas, promoção de exportações e atração de investimentos.

Em 28 de julho de 2023, por Decreto do Presidente da República, foi nomeado Diretor Geral da ITA, tendo assumido suas funções em agosto de 2023.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Gasolina cai no início de abril após seis meses sem redução, diz Edenred Ticket Log

Reprodução: Freepik

Valor médio do gasolina no período foi de R$ 6,46; etanol também registrou leve queda

Na primeira quinzena de abril, a gasolina voltou a apresentar queda em seu preço médio nacional após seis meses sem recuos. A queda registrada foi de 0,46%, na comparação com o mesmo período de março, com o preço médio do combustível recuando a R$ 6,46. O etanol, por sua vez, foi encontrado com o preço médio de R$ 4,48, registrando queda de 0,44% em relação à primeira quinzena de março. Os dados são da última análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa.

“Após seis meses sem registros de recuos, a gasolina voltou a apresentar queda no preço médio nacional, quebrando uma sequência de estabilidade e aumentos iniciada em setembro do ano passado. O etanol, que já havia registrado queda recentemente, também acompanhou esse movimento, com nova redução no início de abril. Essa retração já pode ser encarada como um reflexo de medidas em discussão para tornar os combustíveis mais acessíveis, e representa um leve alívio para o bolso dos motoristas”, comenta Renato Mascarenhas, Diretor de Rede, Operações e Transformação da Edenred Mobilidade.

Nas análises regionais do mesmo período, o IPTL registrou que a maioria das regiões acompanhou a tendência nacional de queda. O etanol teve sua maior queda no Centro-Oeste, de 2,44%, recuando ao preço médio de R$ 4,39. Já a gasolina teve seu maior recuo no período na região Nordeste, com preço médio de R$ 6,54 após recuo de 1,21%.

No caso do etanol, apenas o Norte registrou alta, de 0,19%, enquanto o Sul foi a única região a apresentar alta para a gasolina, de 0,31%. Os preços médios mais baixos para ambos os combustíveis foram encontrados no Sudeste: R$ 4,38 para o etanol e R$ 6.31 para gasolina. O Norte seguiu com os preços médios mais altos do País: R$ 5,24 para o etanol e R$ 6,95 para a gasolina.

Estados

Considerando as médias por estados, a maior alta para a gasolina foi verificada no Rio Grande do Sul, onde o combustível chegou a R$ 6,37 após aumento de 0,79%. Já o estado com maior redução no preço médio da gasolina foi o Rio Grande do Norte, onde o combustível foi comercializado em média por R$ 6,57, após queda de 1,94%.

A gasolina com o preço médio mais em conta para o bolso do consumidor nesta primeira quinzena de março foi a de São Paulo, com preço médio de R$ 6,25, após o estado registrar queda de 0,32%. A gasolina com o maior preço médio do País foi registrada, novamente, no Acre: de R$ 7,60, mesmo após recuo de 0,52%.

Para o etanol, a maior alta do País foi do Piauí, de 3,04%, alcançando o preço médio de R$ 5,09. Já a maior redução do biocombustível foi registrada em Goiás, de 4,44%, que fez com que o preço médio no estado recuasse a R$ 4,30.

O etanol mais caro do País foi o do Amazonas, com preço médio de R$ 5,48, o mesmo registrado na primeira quinzena de março. São Paulo foi o estado com o etanol mais barato: R$ 4,25, após registrar queda de 0,93%, de acordo com o IPTL.

“No cenário atual, o IPTL apontou o etanol como a alternativa financeiramente mais viável em 12 unidades federativas brasileiras, se comparado à gasolina, principalmente para motoristas das regiões Sudeste e Centro-Oeste. É importante lembrar que o etanol também oferece mais vantagens ao meio ambiente do que a gasolina, emitindo menos poluentes na atmosfera, o que contribui para uma mobilidade de baixo carbono”, acrescenta Mascarenhas.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Continue Reading

Destaque

Trio da FertiSystem vai garantir mais precisão, economia e sustentabilidade no plantio

Divulgação: FertiSystem

Galilei, Impetus e Orbix chegam ao mercado e serão lançados em primeira mão aos visitantes da Agrishow, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP)

As safras têm sido, nos últimos anos, uma incógnita para o setor agrícola. Mudanças climáticas, política externa e interna, juros altos, insumos cada vez mais caros e outras variáveis tiram o sono dos produtores e profissionais que atuam no campo. Por isso, cada passo de um novo ciclo exige planejamento e muita assertividade, começando já no plantio, operação que pode moldar uma colheita de sucesso, ou não. Para ajudar nesta etapa, a FertiSystem, empresa especializada em soluções para o agronegócio, lança durante a Agrishow – que ocorre de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) – três tecnologias desenvolvidas especialmente para atender às demandas crescentes por precisão, economia e sustentabilidade: Galilei, Impetus e Orbix.

O primeiro, Galilei, é um monitor de semente graúda projetado para funcionar como os olhos do operador durante o plantio, identificando rapidamente falhas como travamentos, falta de sementes ou duplicações. “Ele informa ao operador, em tempo real, sobre qualquer erro na distribuição, até a escolha incorreta do disco, permitindo ações corretivas imediatas e precisas. Além disso, sua operação é extremamente prática e rápida, com poucos cliques necessários para iniciar o monitoramento, além de reduzir significativamente perdas de produtividade”, explica Álvaro Gottlieb, Gerente de Marketing da FertiSystem.

Já o Impetus é um tanque de pulverização de sulco especializado na aplicação precisa de líquidos inoculantes durante o plantio. Sua tecnologia proporciona economia significativa de insumos, devido ao controle exato da dosagem. “É equipado com componentes de fácil manutenção e operação intuitiva, além de possuir suporte técnico ágil e regionalizado, garantindo máxima eficiência operacional e tranquilizando o produtor durante toda a safra”, reforça o profissional.

A terceira novidade na Agrishow é o Orbix, que oferece um sistema inovador composto por discos e anéis altamente resistentes, feitos de materiais plásticos avançados que garantem durabilidade, menor atrito e maior precisão dimensional para evitar falhas no plantio. “O sistema de identificação por cores facilita a escolha correta dos discos e anéis, o que reduz significativamente o tempo gasto com ajustes, proporcionando um plantio mais uniforme”, complementa Gottlieb. Além disso, oferece flexibilidade ao produtor, podendo ser usada em diferentes marcas de distribuidores mecânicos de sementes.

Bons ventos

Neste mês de abril, a FertiSystem completou 23 anos e, ao longo desse período, a empresa passou a ser referência quando o assunto são ferramentas para o plantio. “Já são mais de um 1 milhão e 600 mil peças vendidas, além da presença em 95% das marcas de implementos agrícolas no Brasil. Em 2024, a empresa deu um passo importante ao entrar também no mercado de dosagem de sementes, mantendo os mesmos pilares de atuação: simplicidade, confiabilidade e precisão. Seguimos nossa jornada de novos produtos e desenvolvimentos para os próximos anos”, destaca Rafael Luche, Gerente Executivo de Negócios da FertiSystem.

Atualmente, a companhia oferece um portfólio robusto de soluções, que inclui os dosadores de adubo, sensores e automação com motores elétricos (Auto Lub, FertSensor e TXF-MB); distribuidores mecânicos de semente, discos e anéis, sensores e monitores de sementes; e agora, amplia o rol de produtos com os aplicadores para líquidos com o tanque Ímpetus. “Além de nossa expertise e qualidade em todo o portfólio desenvolvido e que está à disposição do produtor rural, também nos destacamos pela automação de linhas de plantio, com aproximadamente 1.200 delas automatizadas via retrofit, trabalhando com uma abordagem consultiva e customizada, atendendo cada necessidade de forma personalizada. Isso reforça nosso compromisso em entregar soluções inteligentes e eficientes para o campo”, completa Rafael.

Evento estratégico

Em sua 30ª edição, a Agrishow é referência no setor agrícola, e reuniu em 2024 mais de 800 marcas expositoras e mais de 195 mil visitantes qualificados em 520.000 m² de área. “Participar da feira é importante para a FertiSystem. Aqui, apresentamos diretamente aos produtores nossas tecnologias inovadoras, destacando como elas podem melhorar significativamente as operações no campo. Nosso compromisso é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a eficiência produtiva dos agricultores brasileiros”, finaliza Luche.

Mais informações sobre o evento:

Data: 28 de abril a 2 de maio de 2025

Local: Ribeirão Preto (SP)

Site: www.fertisystem.com.br

Estande: Pavilhão de Soluções Agro – H 039

Continue Reading

Destaque

Na Agrishow, Broto lançará clube de benefícios inédito para produtores rurais

Divulgação: Freepik

Clube Broto oferecerá condições especiais, descontos e recompensas para produtores que adotarem soluções digitais e práticas sustentáveis; iniciativa também promoverá capacitação e prevê 100.000 assinaturas nos próximos três anos

Com o propósito de apoiar o processo de digitalização do produtor brasileiro, o Broto, plataforma digital de agro do Banco do Brasil, criou o Clube Broto, um clube de benefícios com uma proposta inovadora em relação às já existentes no mercado. A iniciativa – que será lançada na Agrishow, entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto, SP –, surge após uma análise aprofundada, com pesquisas, benchmarks e consultorias especializadas para levar soluções voltadas ao apoio da atividade produtiva.

O Clube Broto se posiciona como uma ponte entre os produtores rurais e a digitalização, conectando-os a novas tendências, práticas sustentáveis e às tecnologias mais modernas e eficientes do mercado. Os assinantes têm acesso a ofertas especiais, descontos exclusivos, benefícios e recompensas, além de um portfólio de soluções tecnológicas criteriosamente selecionadas pelos especialistas do Broto.

“Oferecemos soluções inovadoras para o produtor aumentar a produtividade, reduzir custos, otimizar recursos e facilitar as práticas de manejo, entre outras vantagens. O cliente pode navegar por um ecossistema completo, que abrange todas as etapas da cadeia produtiva”, explica Marco Aurélio Silveira dos Santos, superintendente-executivo de Operações e Tecnologia do Broto.

O objetivo do Clube Broto é consolidar um ecossistema “ganha-ganha”. Além dos produtores rurais, os aliados estratégicos e as empresas patrocinadoras também têm diversos benefícios. Os aliados, que são selecionados criteriosamente para poderem expor seus produtos e serviços em uma vitrine de alto valor agregado, têm acesso a uma base de clientes ampla e altamente segmentada, geração de leads qualificados e, consequentemente, incremento nas vendas. Já para as empresas patrocinadoras, a plataforma é uma oportunidade de ter um programa de fidelização adicional, que pode ser oferecido como benefício para seus clientes, fortalecendo sua presença no agro com maior alcance, engajamento e diferenciação competitiva.

“Por meio da democratização do acesso à tecnologia, promovendo também a capacitação dos produtores e as melhores práticas do campo, queremos ser o grande facilitador da inovação e do crescimento sustentável do setor. Ajudamos o produtor a se digitalizar e transformar o negócio; os aliados a ampliar o alcance de suas soluções e vender mais; e os patrocinadores a oferecer um diferencial aos seus clientes, por meio da oferta de assinaturas gratuitas do Clube Broto”, comenta o superintendente-executivo. “É mais um passo na construção do mais completo ecossistema digital do agronegócio brasileiro”, finaliza.

Programação de lançamento do Clube na Agrishow

Profissionais da plataforma apresentarão o Clube Broto aos visitantes que passarem pelo estande do Banco do Brasil durante a tradicional feira do interior paulista. Os produtores interessados poderão se cadastrar na hora, de maneira muito fácil e rápida, e começar a aproveitar as vantagens de fazer parte do clube de benefícios.

Ao longo da semana, também no estande do BB, representantes das aliadas Solloagro, Ignitia, Farmbox, iRancho, Future Hacker, Vankka e GoFlux apresentarão suas soluções, bem como as respectivas aplicações e benefícios. A iRancho, por exemplo, demonstrará o software que possibilita gerenciar a fazenda, conhecer o rebanho individualmente, controlar movimentações de animais na propriedade, acompanhar indicadores de desempenho da recria e engorda etc. Já a Farmbox, explicará como sua tecnologia permite planejar a safra de acordo com o histórico de cada talhão e os materiais que vai plantar, ter o estoque na mão para comprar melhor e saber em tempo real o quanto está gastando, entre outras funcionalidades.

A expectativa é de que o Clube Broto chegue a 100.000 assinantes nos próximos três anos.

Outras iniciativas

O Broto também levará conteúdo próprio para a Agrishow. Serão duas palestras realizadas no estande do BB, abordando temas estratégicos para o setor: sucessão familiar e expectativas dos produtores rurais para 2025.

A plataforma apresentará principais resultados da pesquisa inédita “Expectativas do Produtor Rural para 2025”, feita com sua base de clientes cadastrados. O estudo revela comportamentos, prioridades de compra, critérios de decisão e os maiores desafios esperados por agricultores e pecuaristas brasileiros neste ano.

Além disso, o Broto promoverá a discussão sobre a sucessão familiar no campo e o papel da transformação digital na atração das novas gerações, tema essencial para a continuidade e a sustentabilidade das propriedades rurais familiares.

Os horários exatos de cada apresentação serão divulgados durante a feira.

Continue Reading