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Tecnologia será fundamental para acelerar a retomada no Rio Grande do Sul

Durante a 47ª Expointer, de 24 de agosto a 1 de setembro, em Esteio, produtores poderão ver de perto todas as inovações dos setores. Entre os destaques estão as novidades em irrigação, que ajudarão na gestão dos recursos hídricos das lavouras para minimizar os impactos climáticos nas próximas safras
Os extremos climáticos têm sido os principais vilões dos produtores gaúchos nas últimas safras. Após um longo período de estiagem entre principalmente 2022 e 2023, este ano, o excesso de chuva acarretou estragos em muitas lavouras em parte do Estado. Mais de 206 mil propriedades rurais foram atingidas, resultando em um prejuízo de 3,7 bilhões para a agropecuária estadual, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Como o agro não pode parar, mesmo diante de tantas adversidades, a classe produtora precisará seguir firmes nessa reconstrução.
Com o objetivo de ajudar nessa retomada, formando uma verdadeira força tarefa, a melhor estratégia é com a adoção de tecnologia. Portanto, a Expointer 2024 que chega a sua 47ª edição, mais do que nunca, tem uma grande importância para o povo gaúcho e neste cenário. A feira, que acontece de 24 de agosto a 1 de setembro, em Esteio, reunirá grandes fabricantes e agroindústrias com o objetivo de mostrar aos visitantes o que há de mais inovador no setor e com condições especiais.
Entre as empresas que abraçaram essa causa e também estará no evento, a Lindsay América Latina, multinacional representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. A companhia, por meio de seus distribuidores no estado, apresentará um pacote tecnológico em pivôs para irrigação e soluções para a gestão dos recursos hídricos. Ferramentas essas, fundamentais para uma produção eficiente, sustentável e rentável que ajudam a minimizar os impactos climáticos nas lavouras.
De acordo com Lauricio Madaloz, gerente técnico e comercial na Irrigatec, esta edição da Expointer mais do que nunca será importante, pois é preciso uma união e de todos (produtores, indústria e governo) nessa reconstrução do estado. A irrigatec, vivenciou de perto as dores dos agricultores, pois sua atuação é justamente em duas áreas muito afetadas: região de Santa Maria no Centro-Leste do estado e outra em São Borja, na fronteira Oeste. “Ambas tiveram muitos prejuízos. Em algumas áreas, devido ao volume de excesso de água vindo de seus rios e afluentes, acabou levando muita camada do solo que era agricultável, comprometendo a área produtiva”, destacou.
Diante deste cenário e com a chegada da feira, o Madaloz destaca que há uma expectativa que tenha subsídio por parte dos governos estadual e federal para produtores dessas regiões mais afetadas. “Os prejuízos foram grandes, por isso se faz necessário o esforço de todos para ajudar nessa retomada da economia”, disse.
O sócio proprietário da Sia Representações de Equipamentos, distribuidor Lindsay, Marcos Vinicius de Quadros, reforça também a importância da ajuda das instituições bancárias. “Esperamos que assim como se tem falado, haja uma flexibilização por parte dos bancos quanto a juros e prazos mais longos”, pontuou.
A SIA que atua entre a região Norte e Nordeste do Estado gaúcho e também Santa Catarina, que não foi tão atingida com os temporais, mas que mesmo assim houve perda de produção. Entretanto, possuí uma acentuada queda de prospecção e de negócios proporcionalmente, pois diante da insegurança do cenário, o produtor se assustou e “tirou o pé”. “O grande gargalo é que hoje não sabemos o que vai acontecer daqui para a frente, alguns clientes estão cautelosos quanto a investimentos, outros aguardam subsídios. Por isso será importante nossa participação na Expointer, reforçando a importância da liberação de crédito o quanto antes”, disse.
Por que investir em irrigação?
O excesso de chuvas no Rio Grande do Sul entre abril e maio não foi a principal causadora dos prejuízos aos produtores. O estado já vinha há duas safras enfrentando umas das secas mais severas da história, acumulando perdas seguidas de produtividade. Conforme explica, Roque Zamberlan Villani, proprietário do Grupo Villani, distribuidor Lindsay na região Noroeste do Estado, o agricultor precisa se planejar a longo prazo. “Com a experiência que temos nestes momentos mais chuvosos quem conseguir fazer o investimento em irrigação é importante por vários motivos, mas, principalmente porque quando vier uma estiagem e uma deficiência hídrica, o equipamento já estará pronto para irrigar”, citou.
Além disso, a tecnologia da irrigação ajuda nas oscilações de preços do mercado. “Quando o preço de grãos está em momentos como o atual, eles só vão melhorar quando tiver estoque mais baixo. Isso acontece geralmente por impacto do clima. Portanto, se o produtor tiver um pivô pronto para irrigar nos momentos de estiagem como os vivenciados nos últimos anos, consequentemente terá uma produtividade melhor e poderá negociar a produção com melhores preços, isso é planejamento”, acrescentou Villani.
Tecnologias disponíveis
Ter uma gestão eficiente dos recursos hídricos é fundamental para o bom desenvolvimento da lavoura, ainda mais diante dos fenômenos meteorológicos que impactam na oscilação das temperaturas que se repetem nos últimos anos. Para ajudar nessa árdua missão, tornando mais assertiva as tomadas de decisões sobre o manejo da irrigação, a Lindsay tem entre seus mais recentes destaques o FieldNET NextGen™.
A nova interface da consagrada plataforma FieldNET estabelece aos usuários novos padrões no gerenciamento da água na irrigação, oferecendo aos produtores e profissionais agrícolas análises claras e concisas de milhares de pontos de dados processados em tempo real. Por meio de mapas, gráficos e um aplicativo móvel intuitivo, a solução mostra como os agricultores podem avaliar rapidamente suas necessidades para tomar as decisões informadas e fazer essas alterações remotamente. Desta forma garantem que a operação seja o mais eficiente possível maximizando os rendimentos com economia de tempo.
Somado a isso, o mapeamento de última geração da ferramenta, incluiu imagens de satélite e permite que os clientes visualizem geograficamente e ainda interajam com seus sistemas de irrigação e campos. Desta maneira podem monitorar padrões de irrigação, níveis de umidade do solo e outros fatores vitais que influenciam a irrigação e o desempenho da cultura com precisão sem precedentes. Complementando seus diferenciais, a ferramenta gera ainda relatórios e análises inteligentes com recomendações personalizadas para tomada de decisões em tempo real.
A feira
Expointer chega a sua 47ª mais fortalecida do que nunca e marca a união de todo o setor agropecuário na reconstrução das lavouras e da economia do estado. Segundo o sócio diretor da Sanchotene Agronegócios, Marco Sanchotene, revenda parceira da Lindsay com atuação na metade sul do RS, estar presente na feira será importante, pois comprova o compromisso da empresa com o produtor e com o agro em todos os momentos. “Embora não tenhamos sido atingidos diretamente, somos solidários e estamos prontos para ajudar. A irrigação terá papel importante nessa retomada das lavouras”, destacou.
Ele reforça ainda a importância de estar junto das autoridades públicas, em um evento como a Expointer reforçando as demandas da classe produtora. “O governo gaúcho tem ajudado com leis que desburocratizam as questões ambientais. Tivemos recentemente a aprovação de uma resolução do Conselho do Meio Ambiente que isentou os pivôs de licenças ambientais no Estado. Esse é um esforço de todos”, disse Sanchotene.
O proprietário da Sia Representações de Equipamentos, complementa: “Automaticamente investindo em tecnologia e manejo de irrigação, o produtor vai colher resultado. Por isso, é importante essa ajuda do governo adaptando à nova realidade do mercado e viabilizando os negócios”, finaliza Quadros.
Sobre a Lindsay América do Sul
A Lindsay América do Sul é a subsidiária local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sua tecnologia operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. www.lindsay.com.br.

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ABIC reformula site para otimizar experiência dos usuários

Portal repaginado pela Aconcaia, em parceria com a ABIC, apresenta navegação mais intuitiva e conteúdos organizados de forma otimizada
O site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) está reformulado. O novo layout foi estrategicamente pensado para oferecer uma navegação mais intuitiva, conteúdos organizados de forma clara e uma experiência mais agradável ao público geral e aos associados. O trabalho foi feito em parceria entre a Aconcaia, agência de performance e marketing digital, e a ABIC.
A partir de agora, o menu, localizado no topo da página, está organizado por temas (Institucional, Dados do Setor, Certificações, Sustentabilidade, Eventos e Contato). Já o campo “Buscador” permite encontrar com facilidade os termos pesquisados. A área de contato e direcionamento para as redes sociais também está mais identificável. Além disso, o download de dados do setor, relatórios, regulamentos e demais materiais técnicos está disponível de forma clara. O passo a passo está disponível aqui.
“O novo site da ABIC foi desenvolvido com o objetivo de oferecer uma navegação mais fluida, intuitiva e conectada com as demandas atuais do nosso público. Apostamos em uma experiência mais integrada entre as plataformas digitais da Associação, além de ampliar o acesso a conteúdos relevantes sobre o setor cafeeiro. É um passo importante para fortalecer ainda mais o relacionamento com os nossos associados, os consumidores e com a cadeia do café”, compartilha Mônica Pinto, Gerente de Marketing da ABIC.
Iara Picolo, Diretora de Operações e Marketing na Aconcaia e responsável pelo projeto na empresa, compartilha que o processo de repaginação foi colaborativo e muito feliz. “Desde o início, tivemos um alinhamento claro com a equipe da ABIC sobre os objetivos do site e o que ele deveria representar para o setor cafeeiro. Trabalhamos de forma integrada, respeitando a história da Associação e, ao mesmo tempo, trazendo uma linguagem mais moderna e acessível. Agora, o site reflete melhor a força e a relevância da ABIC no mercado”, conta.
A equipe envolvida no processo de reformulação do site foi composta por Mônica Pinto (Marketing), Aluizio Rocha (Inteligência de Dados), Giuliana Bastos (Comunicação Estratégica) e Leticia Rodrigues (Marketing), respectivamente, da ABIC. Já da Aconcaia, participaram: Iara Picolo (Líder do Projeto), Maria Gabriela Bruns (Gestora de Projeto), Isabella Favretto (Sucesso do Cliente), Eliza Terrie de Oliveira (Copywriter e SEO), Gabriel Antônio Bernardi (Design e UX), Victória Silva e Gabriela Nazário (Desenvolvedoras), e Lucas Longo (Líder de Desenvolvimento e Desenvolvedor).
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Fintech p2xPay projeta faturamento de R$202 mi em 2025

Companhia oferece um ecossistema para pagamentos de premiações e benefícios corporativos completo para o agronegócio
A fintech de soluções de pagamentos, p2xPay, está mirando alto no agronegócio brasileiro, apostando em um crescimento significativo para 2025. Com um histórico de R$12,4 mi em faturamento com clientes do setor, a empresa promete alcançar a marca de R$32 mi em 2025, representando 16% do faturamento total.
A estratégia da companhia passa pela expansão de sua atuação em regiões estratégicas do agronegócio. Além de sua matriz em São Paulo e da unidade em Porto Alegre (RS), a fintech inaugurou uma filial em Pederneiras (SP), no Centro-Oeste Paulista, um polo agroindustrial em ascensão, também estabeleceu parcerias com representantes especializados para um atendimento dedicado ao setor do agro nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo.
Cenário de premiações e benefícios corporativos impulsionam investimentos
Um estudo recente da Onhappy, o ‘Panorama de Benefícios Corporativos – Percepções e Expectativas para 2025’, aponta que 62% das empresas brasileiras planejam aumentar o orçamento para premiações e benefícios no próximo ano. Diante desse cenário favorável, o COO da p2xPay, Felipe Andrade, demonstra grande otimismo e anuncia investimentos significativos para empresas do agronegócio em 2025.
“O agronegócio é um setor estratégico e prioritário para a p2xPay. Estamos expandindo nossa presença regional e realizando investimentos substanciais, como a inauguração da nossa filial em Pederneiras. Nosso compromisso com o agro brasileiro é inabalável e estamos direcionando recursos para desenvolver soluções específicas para esse setor”, afirma Andrade.
O executivo projeta um crescimento de 30% no faturamento da empresa para 2025, atingindo R$202 milhões, impulsionado principalmente pela atuação intensificada no agronegócio.
“Identificamos um potencial extraordinário no setor e estamos direcionando recursos e equipes para ampliar significativamente a nossa participação. Nossa meta é dobrá-la até o final deste ano de 2025, transformando o agronegócio em um dos pilares fundamentais da p2xPay”, declara Andrade.
Soluções de pagamentos para o agro brasileiro
A companhia busca conectar soluções financeiras e pessoas, oferecendo um ecossistema para pagamentos de premiações e benefícios corporativos completo para o agronegócio. O objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade dos clientes do setor.
“Desenvolvemos um ecossistema completo de soluções de pagamentos corporativos especialmente pensadas para o agronegócio. Oferecemos premiações customizadas, benefícios específicos, ajudas de custos adaptadas à realidade do campo e uma plataforma que simplifica operações financeiras, otimizando a gestão de caixa e agilizando pagamentos em toda a cadeia produtiva”, explica Andrade.
A empresa possui uma solução de gestão de pagamentos que emerge como ferramenta para fazendas que necessitam otimizar seus fluxos financeiros. “A plataforma simplifica drasticamente as operações ao direcionar recursos às contas corporativas específicas, respeitando as particularidades de cada centro de custo. O sistema permite transferências ágeis da conta principal para cartões individuais, facilitando transações via terminais de pagamento eletrônico e possibilitando saques em caixas automáticos para pagamentos em espécie. Esta abordagem integrada elimina processos burocráticos, proporcionando controle financeiro centralizado e transparência operacional para o produtor rural. Além disso, algumas outras estratégias fazem a redução significativa dos custos dessas fazendas”, finaliza Andrade.
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Sinop atrai novos investimentos e reforça papel estratégico no agronegócio nacional

Com economia em expansão e urbanismo em transformação, município de Mato Grosso recebe projetos que aliam arquitetura, sustentabilidade e logística
Localizada a cerca de 500 km de Cuiabá, a cidade de Sinop, no norte de Mato Grosso, tem se consolidado como um dos principais polos econômicos da região Centro-Oeste. Com um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 8 bilhões e uma renda per capita anual de aproximadamente R$ 40 mil, o município é destaque nacional no agronegócio, sendo um dos maiores produtores de grãos do país e um dos líderes na balança comercial do Estado.
A força do campo se reflete em toda a cadeia econômica, movimentando desde a indústria de alimentos até os setores de serviços, comércio e construção civil. Esse cenário tem atraído o olhar de investidores e empresas com propostas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável. Um exemplo é a chegada da PZ Empreendimentos, construtora e incorporadora com sede em Balneário Camboriú (SC), que inicia atuação na cidade com projetos que integram qualidade de vida, arquitetura contemporânea e vocação logística.
Para a arquiteta e secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação do município, Scheila Pedroso, a chegada da empresa representa mais do que um avanço físico nas construções, trata-se de um novo modo de pensar a cidade. “É muito importante quando temos empreendimentos guiados por pessoas que compreendem o território e desenvolvem projetos com base nas reais necessidades da região. Isso eleva o padrão do mercado, movimenta a economia e ajuda a moldar uma cidade mais viva, humana e sustentável”, afirma a secretária.
Segundo Scheila, os empreendimentos modernos trazem um conceito de urbanismo mais conectado com as pessoas. “O que vemos nos projetos da PZ é o conceito de cidade para pessoas. Um ecossistema onde trabalho, moradia e lazer convivem de forma integrada. É o tipo de urbanismo que promove vida na rua, que mantém a cidade ativa mesmo fora do horário comercial, ao contrário do que ocorre hoje em avenidas como a Júlio Campos, que ‘adormece’ à noite”, aponta.
A secretária também destaca que a vinda de empresas desse estilo tem impactos positivos para o setor da construção civil e para o ambiente de negócios local. “Quando um empreendimento de alto nível se instala aqui, ele eleva o padrão de exigência do público. Isso naturalmente impulsiona outras construtoras a melhorarem seus projetos, o que aquece o setor da construção civil como um todo e qualifica a concorrência”, avalia.
A PZ Empreendimentos iniciou em 2024 a construção do Parque Sinop, um residencial com foco em qualidade de vida e integração com a natureza. Agora, a empresa amplia sua atuação com dois novos projetos: o PZ Offices o PZ Log. Este último, voltado à logística, será erguido às margens da BR-163, com potencial de se tornar um dos principais centros de distribuição do norte de Mato Grosso. O PZ Offices, por sua vez, aposta em espaços comerciais modernos e funcionais, com foco na integração entre trabalho, serviços e convívio social.
De acordo o CEO da incorporadora, o destaque em desenvolvimento que a cidade mostra foi um dos principais atrativos para trazer os projetos. “Sinop tem um dos maiores potenciais de desenvolvimento do país — uma cidade estratégica, com vocação para o agronegócio e para a inovação. É nesse cenário que a PZ escolheu investir. O PZ Offices chega para elevar o padrão dos espaços corporativos em Sinop, oferecendo estrutura moderna, bem localizada e pensada para profissionais e empresas que querem crescer com a cidade. Já o PZ Log traz soluções logísticas integradas que fortalecem o setor produtivo e geram novas oportunidades econômicas para toda a região.” Comenta.
A construtora têm em sua essência transformar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se conectam com os espaços ao seu redor. Atuando em 4 verticais de negócios: Bioliving, Ecomall, Offices e Logístico, desenvolvendo projetos que unem arte, qualidade de vida e sustentabilidade. Seu primeiro empreendimento foi o PZ Ecomall em Balneário Camboriú, primeiro shopping gastronômico sustentável, com certificação LEED, do Brasil.
Como arquiteta, Scheila Pedroso afirma que o futuro das cidades está em projetos que criam conexões reais entre arquitetura, pessoas e meio ambiente. “A PZ traz essa visão integrada, que é o que esperamos ver cada vez mais em Sinop. A cidade está amadurecendo, e empresas com esse perfil vêm para somar, transformar e nos colocar em um novo patamar de desenvolvimento urbano”, conclui.