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Supra anuncia primeiros híbridos de sorgo desenvolvidos no Brasil

As pesquisas iniciaram em 2020 para desenvolver um material adaptado à demanda brasileira. Os novos híbridos S116, S210 e S215 destacam-se pela produtividade, resistência e ciclo precoce
A Supra dá mais um passo estratégico no fortalecimento do seu portfólio com o anúncio dos primeiros híbridos comerciais de sorgo desenvolvidos no Brasil. Resultado de um programa de melhoramento iniciado em 2020, os materiais chegam ao mercado com foco na precocidade, rendimento e estabilidade em condições de safrinha, além de diferenciais agronômicos voltados às principais regiões produtoras do país.
Desde o início do programa, a Supra adotou Petrolina (PE) como base para os trabalhos de breeding, o que permitiu realizar até três ciclos de melhoramento genético por ano – uma estratégia que acelerou significativamente o desenvolvimento das linhagens. Em apenas quatro anos, mais de 2.000 híbridos experimentais foram testados em áreas distribuídas pelos principais polos de produção de sorgo de Minas Gerais e Goiás.
“Durante o período de testes, os desafios envolveram a ampliação das áreas de avaliação para o Norte do país e a incorporação de tolerância ao pulgão nas linhas genéticas”, explica Pedro Duque, responsável pelo projeto e atual gestor de marketing da Supra.
A nova geração de híbridos que será disponibilizada ao produtor — S116, S210 e S215 — traz como diferenciais a excelente tolerância à antracnose, alta produtividade de grãos, tecnologia HT, excelente stay green e ciclo precoce — características fundamentais para o cultivo na safrinha. Os materiais foram desenvolvidos para atender, de forma ampla, as regiões Centro Sul e Norte do Brasil, proporcionando segurança produtiva e adaptabilidade climática.
A expectativa é de crescimento contínuo nos próximos anos, com produtos cada vez mais ajustados às condições da safrinha. Além do mercado interno, há projeção de exportação, ampliando o alcance da genética desenvolvida no Brasil.
Próxima safra
A safrinha 2026, que será plantada em janeiro do próximo ano, já está com vendas iniciadas este ano, sendo considerada o lançamento oficial dos novos híbridos da Supra. “Estamos posicionando esse lançamento ainda em 2025, com os híbridos S116, S210 e S215, o que nos permite preparar o mercado e os produtores para essa nova genética”, explica Pedro Duque, da Supra.
Para a empresa, o lançamento representa um novo momento de posicionamento e inovação. “Esse programa reforça nosso compromisso com a diversificação do portfólio e a entrega de soluções adaptadas às diferentes janelas de plantio. Os novos híbridos colocam a empresa em um patamar ainda mais relevante no agronegócio”, destaca a equipe técnica da companhia.
O programa de sorgo é mais uma iniciativa que consolida a permanência e ascensão da Supra no mercado, com inovação, foco no produtor e compromisso com a produção eficiente e sustentável de grãos no Brasil e no mundo. A empresa hoje é uma das principais players no mercado de sementes de milho.

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Campanha “Patas do Amor” arrecada mais de 3 toneladas de ração em prol de animais resgatados

Parceria entre a Nutrix Pet Food, do Grupo MC Empreendimentos, e o fotógrafo Samuel Neto mobilizou famílias, empresas e amantes dos pets em uma grande corrente do bem
O amor pelos animais ganhou forma e propósito com os resultados da campanha Patas do Amor, que arrecadou mais de 3 toneladas de ração destinadas às ONGs Apam (Associação Mato-grossense Protetora dos Animais) e Associação Lunaar, instituições que atuam no acolhimento e cuidado de animais resgatados.
Idealizada pelo fotógrafo Samuel Neto, a iniciativa nasceu da observação do carinho crescente das famílias com seus pets.
“Como fotógrafo, eu percebi que muitas pessoas me procuravam para registrar seus animais como parte da família. Daí veio a ideia de unir esse amor em uma causa social: transformar ensaios fotográficos em doações de ração. Com o apoio de empresas parceiras, como a Nutrix, conseguimos ampliar o impacto e ajudar centenas de animais”, contou Samuel.
A ação teve o apoio da Nutrix Pet Food, marca da União Smart Foods, do Grupo MC Empreendimentos, e envolveu uma grande rede de solidariedade entre empresas, tutores e voluntários.
De acordo com o gerente comercial da Nutrix, Rafael Machado, a campanha mostrou o poder das parcerias quando o propósito é coletivo.
“O Patas do Amor uniu quatro grandes forças: o fotógrafo Samuel, a ONG Lunnar, a distribuidora DiagroPet e a Nutrix. A ideia foi simples, mas transformadora — transformar o amor pelos animais em alimento e dignidade. Ver o engajamento das pessoas e o resultado que alcançamos é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirmou.
O encerramento da primeira edição da campanha foi celebrado no Festival do Amor, realizado na Associação do Ministério Público, em Cuiabá, (MT), no último sábado (4). O evento reuniu tutores e seus pets em uma manhã de alegria, com desfile temático, creche para animais, palestras com veterinários, sorteios e uma exposição fotográfica da campanha.
O evento também marcou o Dia Mundial dos Animais e reforçou a importância da adoção responsável e da conscientização sobre os cuidados com os pets. Entre os participantes estavam tutores de diferentes perfis, como Regiane Xavier, tutora de Omaha Luna e Flop, que celebrou o caráter solidário da ação.
“Mais do que as fotos, o que valeu foi poder ajudar outros animais. É gratificante participar de algo que mistura amor e solidariedade”.
A professora Irene Cristina de Melo, tutora de Pepe e Omar, dois cães resgatados, resumiu o sentimento coletivo.
“Essas iniciativas nos ensinam sobre respeito, empatia e responsabilidade. É bonito ver empresas e a comunidade juntas por essa causa”.
“Se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” #RM12.8
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MFG atinge a marca de 3,5 milhões de bovinos abatidos

Líder pelo terceiro ano consecutivo no ranking nacional dos maiores confinamentos do Brasil, da Revista DBO, especializada em pecuária de corte, a MFG Agropecuária também comemora outro marco importante: 3,5 milhões de bovinos abatidos desde a fundação, há 18 anos
O recorde é uma resposta direta ao amadurecimento da atividade no país. “O que antes era visto apenas como uma forma de salvar o boi em épocas de seca ou de entressafra tornou-se uma estratégia planejada e fundamental à pecuária nacional”, analisa Vagner Lopes, gerente corporativo de Confinamento da MFG Agropecuária.
Lopes refere-se ao novo papel do confinamento, pois a própria MFG se tornou uma engrenagem no sistema produtivo dos parceiros. “Os pecuaristas entenderam que poderiam focar mais na cria e recria e deixar a engorda conosco, reduzindo o ciclo de produção”, aponta o gerente.
Foi assim que muitos criadores aumentaram de cinco a dez vezes a capacidade de abate, algo impensável em 1960, quando a prática ainda engatinhava no Brasil, ou no início dos anos 2000. “Em 2007, não havia a profissionalização que vemos hoje. Uso de tecnologia, sistema de trato e manejo eram mais restritos; as dietas, mais volumosas e menos adensadas; os estoques, controlados em planilhas de Excel; e a rastreabilidade provocava dúvida”, lembra.
Já em 2025, dieta adensada, identificação eletrônica, pesagem por câmeras 3D, softwares de última geração, gestão a partir de “KPIs”, automação, drones, controle sanitário, bem-estar animal e nutricional são realidade no grupo formado por oito unidades instaladas em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia.
Serviços sob medida e bem-estar nutricional
O primeiro salto tecnológico da MFG, e porta de entrada às demais tecnologias, foi a rastreabilidade, em 2009. Dezesseis anos depois, culminou no trato totalmente automatizado, abrindo caminho para o fornecimento de serviços sob medida. “A nutrição de precisão é uma marca dos grandes confinamentos e junto com ela técnicas de manejo e tecnologias de ponta nos permitiram o controle total da dieta”, ressalta Adriano Umezaki, gerente técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.
Umezaki soma as inovações à estratégia de aquisição de insumos de qualidade e ao departamento técnico qualificado, que associados a suplementos naturais validados, proporcionaram à MFG ser a precursora em adotar protocolos sem o uso de ionóforos como promotores de crescimento, reduzir o estresse térmico dos animais, mitigar a emissão de metano entérico e inaugurar o conceito de bem-estar nutricional.
Bem-estar animal no confinamento
A MFG Agropecuária também é uma das primeiras propriedades do setor a fazer aclimatação de bovinos, processo indispensável para adaptá-los à alimentação no cocho, além de ser pioneira em banir a marca fogo na identificação animal. Utiliza o manejo “nada nas mãos”, submete a boiada a um rigoroso controle sanitário até o embarque para o frigorífico e possui indicadores próprios de bem-estar animal (BEA).
“Um grande diferencial é nossa equipe formada por médicos-veterinários e supervisores de sanidade e bem-estar animal. Além disso, estruturamos as duas áreas com rotinas de inspeção e assistência contínua. Esse acompanhamento integral fez com que reduzíssemos de forma significativa a taxa de mortalidade da companhia”, resume Maryele Rodrigues, gerente de Sanidade e Bem-estar Animal da MFG Agropecuária.
A meta de longo prazo é padronizar a infraestrutura com recepção sombreada e enfermarias personalizadas. “Nos próximos dois anos, o objetivo é a certificação de bem-estar animal em todas as propriedades do grupo e dos fornecedores de insumos sanitários”, almeja Maryele. No início de 2025, a unidade de Tangará da Serra (MT) recebeu o selo Fair Food, primeiro passo para conquistar o reconhecimento internacional em práticas de bem-estar animal.
Originação, o início de tudo
Apesar do verdadeiro boom dos boitéis ter ocorrido em 2021, impulsionado pela valorização do boi gordo e pela forte demanda chinesa por carne bovina, foi a originação que abriu caminho para uma nova era na pecuária. O processo se aperfeiçoou e evolui em sintonia com o mercado.
“O tempo, a adoção de técnicas inovadoras e o contínuo investimento em treinamentos moldaram uma originação moderna na MFG, mostrando aos pecuaristas como a parceria de engorda pode ser utilizada de forma estratégica no negócio deles”, reforça Vanderlei Finger, gerente geral de Compra de Gado da MFG.
Para conhecer as modalidades de parceria da MFG, entre em contato pelo WhatsApp do “Alô Pecuarista”: (65) 2193-8765.
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Selgron leva soluções em automação industrial para a Agro Vidas, na Bolívia

Empresa catarinense apresenta selecionadora óptica e empacotadora eletrônica em uma das principais feiras do agronegócio sul-americano
A Selgron, empresa brasileira com sede em Blumenau (SC), participa mais uma vez da Agro Vidas, feira que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O evento é considerado um dos mais importantes do setor agrícola na América do Sul, reunindo empresas, produtores e especialistas para apresentar novidades tecnológicas, tendências e soluções para o agronegócio.
Nesta edição, a Selgron apresenta duas soluções de seu portfólio voltadas para a automação das etapas finais da produção industrial: uma selecionadora óptica com inteligência artificial e uma empacotadora eletrônica.
A selecionadora óptica da Selgron se destaca pela operação simples e de alta precisão. O equipamento combina inteligência artificial, sensibilidade inteligente e tecnologia multi-color para separar produtos por forma, cor e qualidade. Além disso, conta com câmeras infravermelhas (IR) que identificam e removem corpos estranhos, garantindo maior segurança e qualidade no processo. Entre as principais aplicações estão arroz, feijão, café, soja, trigo, castanhas, chia, quinoa, milho, canjica, flakes, ervilha e aveia, entre outros.
Já a empacotadora eletrônica é uma solução versátil para o empacotamento automatizado de diversos tipos de produtos. O equipamento contribui para o aumento da produtividade e oferece vantagens como a economia de filme e de energia elétrica. Sua aplicação abrange desde grãos em geral e alimentos até rações, peças unitárias e produtos farmacêuticos.
“O agronegócio tem buscado cada vez mais tecnologia para ganhar eficiência e qualidade, e nossos equipamentos estão preparados para atender a essa demanda com alto desempenho e confiabilidade”, afirma Rubens Schneider, gerente comercial da Selgron. Ainda segundo ele, a participação na feira é uma oportunidade ímpar para mostrar a outros países o que existe de melhor no mercado brasileiro em inovação. “Participar da Agro Vidas nos dá a oportunidade de mostrar nossas soluções ao mercado latino-americano e, ao mesmo tempo, aproximar-nos ainda mais dos clientes que já confiam em nossa tecnologia”, avalia.