Destaque
Lindsay Corporation anuncia acordo para adquirir parte da Instrumentos Pessl
Com o investimento estratégico, a americana, fabricante e distribuidora global de equipamentos e tecnologia de irrigação, amplia sua presença no campo com as soluções de tecnologia agrícola avançada, sob a marca Metos®, fornecendo dados meteorológicos cada vez mais precisos e localizados
A Lindsay Corporation, sediada na cidade americana de Omaha, Nebraska, fabricante e distribuidor global de equipamentos e tecnologia de irrigação e infraestrutura, representadas pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, anuncia acordo para aquisição de 49,9% na Pessl Instruments GmbH, com sede na Áustria, com opção de adquirir o restante da empresa posteriormente. A Pessl é líder global de soluções de tecnologia agrícola avançada sob a marca Metos® e oferece ferramentas de hardware e software IoT para tomada de decisões assertivas, incluindo dados meteorológicos precisos.
Por meio da integração dessas informações com o FieldNET, plataforma de gerenciamento de irrigação, somado aos dados do solo e das plantas, o produtor terá uma gestão da operação muito mais eficiente e assertiva. Além disso, passa a ter o uso racional da água, além da economia de energia, evitando desperdício de insumos, como os fertilizantes e os defensivos.
Este investimento da Lindsay ocorre menos de um ano depois de as duas empresas terem inicialmente celebrado uma parceria estratégica, divulgada em maio de 2023. O intuito foi alavancar a experiência combinada de ambas as empresas e expandir o aumento de valor para os produtores. A Pessl possui mais de 80 mil dispositivos conectados de coleta de dados em campo em todo o mundo, com 50 mil clientes ativos usando sua interface online FieldClimate.
Esses dispositivos conectados incluem estações meteorológicas, sondas de umidade do solo, armadilhas de monitoramento de insetos, câmeras de monitoramento de culturas, amostragem de solo e nutrientes. Além de rastreadores de máquinas e ativos e outros sensores que fornecem dados em tempo real sobre os principais indicadores de saúde agronômica.
Juntamente com a plataforma FieldNET Advisor™ da Lindsay, que sintetiza milhões de pontos de dados para fazer recomendações personalizadas aos produtores para aplicação de água precisa e eficiente, Metos® e FieldNET® fornecem uma solução de ponta, que abre a porta para futuras inovações revolucionárias na utilização de inteligência artificial na agricultura. Tudo isso, baseado na validação de dados mensuráveis, precisos e instantâneos. “A Lindsay continua comprometida em fornecer soluções de nível mundial para agricultores de todo o mundo, ao mesmo tempo em que oferece um valor incrível para nossos acionistas”, disse Randy Wood, presidente e CEO da multinacional americana.
Ainda segundo o executivo, “este investimento amplia e fortalece a nossa parceria existente com a Pessl, acelerando inovações na gestão da água, aumentando o nosso alcance global e fornecendo novas soluções necessárias para conservar os recursos naturais e expandir o potencial do nosso mundo. Estou animado para ver como nossas equipes trabalham juntas para revolucionar a forma como os dados são usados para informar decisões inteligentes e maximizar os recursos preciosos do nosso mundo”, disse.
Já Gottfried Pessl, CEO e fundador da Pessl, destacou que “no último ano, obtiveram a oportunidade de se conectarem com agricultores de todo o mundo e demonstrar como eles podem aproveitar o potencial combinado das soluções de hardware e software Metos® e do conjunto de produtos agtech da Lindsay”. Além disso, ele disse que o feedback tem sido fantástico e os resultados falam por si. “Estamos entusiasmados com o potencial que este investimento oferece, a inovação que ele facilitará e a oportunidade de expansão e integração adicional com a Lindsay, um líder comprovado em agtech”, endossou.
Espera-se que a transação seja concluída no segundo semestre do ano fiscal de 2024, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.
Parceria no Brasil
Anunciada no ano passado, primeiramente no modelo de parceria, as empresas lançaram a Estação Lindsay. Por meio de boletins meteorológicos publicados duas vezes por semana no Facebook, no Instagram @zimmaticbrasil, bem como via canal do WhatsApp (https://whatsapp.com/channel/0029VaABB43AjPXEKoxxX93N), os agricultores passam a ter a previsão do tempo de 7 até 14 dias com dados de precipitação, umidade e temperaturas máximas e mínimas.
“Esses boletins agrometeorológicos também são enviados aos clientes através da nossa rede de distribuidores”, disse Cristiano Trevizam, diretor de vendas e marketing da Lindsay América Latina.
Ainda segundo ele, a irrigação é muito mais que simplesmente repor a água nas plantas. “Para essa ser eficiente a qualidade da informação é fundamental e os equipamentos da Metos® (sensores, estações meteorológicas, entre outros), fornecem informações do microclima da propriedade rural, permitindo assim que a irrigação seja precisa, economizando agua e energia”, reforçou.
Para Eduardo Navarro, vice-presidente da América Latina da Lindsay Corporation, essa aquisição ajuda a acelerar ainda mais a integração dos dados meteorológicos para dentro da plataforma FieldNet. “Essa iniciativa entre as duas empresas no Brasil já acontece de maneira muito consolidada, e agora vamos poder gerar mais velocidade nas informações meteorológicas que são muito importantes para uma melhor decisão na aplicação de água. Tudo isso com dados localizados e muito mais concisos”, finalizou.
Sobre Lindsay Corporation
A Lindsay Corporation (NYSE: LNN) é uma fabricante e distribuidora líder global de equipamentos e tecnologia de irrigação e infraestrutura. Fundada em 1955, a empresa tem estado na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às necessidades de alimentos, combustíveis, fibras e transporte da população mundial em rápido crescimento. A família Lindsay de marcas de irrigação inclui sistemas de irrigação agrícola de movimento lateral e pivô central Zimmatic®, gerenciamento remoto de irrigação FieldNET® e FieldWise®, tecnologia de agendamento de irrigação FieldNET Advisor™ e soluções industriais de IoT. Para obter mais informações sobre a Lindsay Corporation, visite www.lindsay.com.
Sobre Pessl Instruments GmbH
Há quase 40 anos, a Pessl oferece ferramentas para a tomada de decisões informadas. Uma gama completa de sistemas de monitoramento sem fio alimentados por energia solar sob a marca Metos® e uma plataforma online FieldClimate são aplicáveis em todas as zonas climáticas e podem ser usados em vários setores e para diversos fins – da agricultura à pesquisa, hidrologia, meteorologia, alerta de enchente , remoção de neve, grama esportiva, cidade inteligente e muito mais. Ao longo dos anos, Metos® tornou-se uma marca global com apoio local e conseguiu chegar a quase todos os cantos do mundo. Para mais informações sobre a Pessl, visite www.metos.global.
Destaque
Brasileiros investiram mais em consórcios de veículos pesados em 2024
O tíquete médio aumentou 24,6%, comparado ao período de 2023, com valor de R$187.733 no acumulado
Os brasileiros aumentaram os investimentos em consórcios de veículos pesados em 2024, segundo relatório da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Esta categoria engloba caminhões, máquinas agrícolas, ônibus e retroescavadeiras. O tíquete médio do segmento registrou um crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período, em 2023, refletindo a busca por alternativas mais acessíveis para aquisição de caminhões, ônibus, tratores e máquinas agrícolas. Neste ano (2025), o valor médio foi de R$187.733. Em 2023, foi de R$150.652.
O aumento no tíquete médio pode ser impulsionado por diversos fatores, como o custo elevado dos financiamentos tradicionais: Com juros mais altos, o consórcio se tornou uma opção mais viável para empresários e profissionais do transporte e do agronegócio. Principalmente com os dados referentes à taxa Selic para 2024 e as previsões de investimentos e créditos liberados para cooperativas e pequenos produtores.
A expansão da frota e renovação de veículos são motivos para que empresas e autônomos invistam na modernização de seus veículos para atender às novas demandas do mercado e às regulamentações ambientais. O setor agrícola segue em alta. O crescimento do agronegócio e da logística no país exige mais maquinário e transporte eficiente para escoamento da produção.
Além do aumento no tíquete médio, o relatório também aponta um crescimento de 13,4% no número de pessoas contempladas, totalizando 90.800 contemplações contra 80.050 do ano anterior.
Para Fernando Lamounier, educador financeiro e sócio executivo da Multimarcas Consórcios, o maquinário agrícola representa um investimento significativo tanto para as empresas do setor quanto para os produtores rurais, o que torna o consórcio uma alternativa atraente para a aquisição dessas ferramentas. “Embora existam opções de financiamento, os altos juros tornam-nas muitas vezes inviáveis. Já o consórcio se ajusta perfeitamente às necessidades do setor, conquistando uma crescente credibilidade. Por isso, cada vez mais, os consumidores, ao planejar suas compras, optam por essa modalidade como uma solução econômica para alcançar seus objetivos”, afirma o especialista.
Em 2024, o volume de créditos disponibilizados também subiu 38,9%, alcançando a marca de R$17.498.153,33. Reforça-se a tendência de expansão do setor. Em 2023, o volume de crédito liberado foi de R$12.596. 258,06, conforme dados da ABAC.
“O consórcio, além de ser uma opção viável em tempos de incerteza econômica, reforça seu papel como aliado indispensável para a modernização do agronegócio e para o fortalecimento de um setor vital à economia brasileira”, finaliza o especialista.
Destaque
Como o agronegócio tem se beneficiado das soluções tecnológicas voltadas para o RH
Implementar ferramentas inovadoras nos recursos humanos resulta em benefícios diretos como maior segurança no trabalho, melhores condições para o colaborador e a manutenção dos melhores talentos
De drones pulverizando lavouras a sensores que monitoram a produtividade no campo, a chamada “Agroindústria 4.0” demonstra que os avanços tecnológicos vão muito além da colheita. Com o agronegócio se tornando mais dependente de inovações, como inteligência artificial, blockchain e automação, a gestão de pessoas também precisa evoluir para acompanhar esse avanço. Nesse cenário, o uso de soluções tecnológicas no RH ganha cada vez mais destaque, oferecendo ferramentas para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência na administração de equipes.
Nos últimos anos, essa mudança ganhou velocidade ao quebrar barreiras tradicionais no modelo de trabalho e gestão no agro. Antes associada ao pagamento de folhas salariais e funções administrativas, a área de Recursos Humanos evoluiu para se tornar um pilar estratégico na atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Com a sazonalidade do setor, caracterizada por picos de demanda e gestão de recursos em períodos de safra, a busca por eficiência e agilidade no RH tornou-se essencial para garantir produtividade e sustentabilidade dos negócios.
Com a digitalização, surgiram soluções que permitem ao setor agropecuário gerenciar e engajar seus colaboradores de uma maneira nunca vista antes. Ferramentas como IA, portais de autosserviço e plataformas de gestão de talentos, como o SAP SuccessFactors, têm sido adotadas amplamente. Essas tecnologias não apenas automatizam tarefas rotineiras, mas ampliam a capacidade do RH de agir estrategicamente, com foco no desenvolvimento contínuo e na gestão da força de trabalho.
“Um exemplo claro dessa evolução ocorre durante as safras, quando cerca de 60% do quadro de colaboradores pode ser temporário. As ferramentas digitais tornam o recrutamento mais rápido e eficiente, facilitando desde o processo seletivo até a integração dos novos trabalhadores. Além disso, os portais de autosserviço permitem que os profissionais atualizem informações, consultem dados e solicitem serviços de forma independente, liberando as equipes de RH para ações mais táticas, como o desenvolvimento de lideranças e o planejamento de carreira”, explica Rodrigo Ike Yanagida, Arquiteto de Soluções da Intelligenza IT.
A construção de uma marca empregadora forte e transparente também é uma prioridade para este setor. O uso de tecnologias possibilita mapear a trajetória dos colaboradores, desde a contratação até o desenvolvimento de carreira, o que torna possível identificar lacunas de desempenho e direcionar treinamentos alinhados com as metas da organização – processo que não apenas eleva a produtividade, mas também fortalece o vínculo entre o funcionário e a empresa, criando um ambiente de trabalho mais motivador e com maior fidelidade.
Não à toa, a gestão da experiência do colaborador tem se tornado cada vez mais importante, especialmente para os trabalhadores temporários, pois a qualidade da jornada de trabalho pode impactar diretamente a decisão de retornar na próxima safra. “Proporcionar boas condições de trabalho, oportunidades de crescimento e uma clara conexão entre os valores da companhia e a experiência do colaborador são essenciais para garantir uma alta taxa de retenção de talentos e fortalecer a marca empregadora”, pontua Maurício Cavalheiro Fernandes, Relacionamento com Clientes da Intelligenza IT.
Vale pontuar que a segurança no trabalho também é uma preocupação constante no agronegócio, especialmente quando se trata do uso de defensivos agrícolas e maquinários pesados. E a digitalização tem contribuído para esse aspecto, integrando treinamentos obrigatórios com sistemas automatizados, garantindo que os profissionais só possam operar máquinas após a conclusão dos treinamentos necessários, o que reduz os riscos de acidentes.
Embora a tecnologia traga inúmeros benefícios, o setor agropecuário ainda enfrenta desafios, como a escassez de mão de obra qualificada e a necessidade de adaptar a força de trabalho às novas demandas. Profissões que eram inimagináveis há cinco anos, como operadores de drones e analistas de dados agrícolas, ilustram a velocidade dessa transformação e a necessidade das empresas investirem em tecnologias robustas e estratégias focadas nos colaboradores .
Destaque
O impacto da energia solar na vida de famílias de baixa renda
*Por Rodrigo Bourscheidt
Uma pesquisa feita pelo Instituto Pólis, em parceria com a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), com duas mil pessoas de todo o país, revelou que a conta de luz é uma das maiores despesas dos brasileiros e esse impacto é ainda mais significativo entre as famílias de baixa renda. De acordo com o levantamento, 25% das pessoas pertencentes às classes D e E relataram que precisaram deixar de comprar alimentos para conseguir pagar a conta de luz, 49% afirmaram que a alimentação e a conta de energia são os itens que mais pesam no orçamento familiar e 36% dos entrevistados disseram que gastam metade ou mais da sua renda mensal para pagar luz e gás.
O custo da eletricidade tem um peso significativo para as famílias que não dispõe de recursos financeiros. No entanto, a instalação de sistemas de energia solar pode aliviar essa pressão, permitindo que elas utilizem sua renda de forma mais eficiente. Um sistema fotovoltaico tem o potencial de reduzir em até 95% os gastos dos consumidores com eletricidade. Essa economia possibilita que os moradores possam investir em outras áreas de necessidades essenciais como educação, saúde ou alimentação. Isso resulta na melhoria não apenas para a redução da pobreza energética como na qualidade de vida das pessoas.
No Brasil, iniciativas como o programa Luz Para Todos, e linhas de crédito para instalações de sistemas fotovoltaicos, ajudam a gerar energia solar nas comunidades mais carentes e representam um passo importante para a construção de um futuro mais sustentável, igualitário, gerando ganhos em termos econômicos e fortalecendo a autonomia energética e social da população mais vulnerável.
Além disso, existem diversos projetos e ações que buscam potencializar o setor fotovoltaico no país. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), criaram um fogão solar para comunidades paulistas de baixa renda, o dispositivo utiliza a energia do sol para cozinhar alimentos. O objetivo é trocar os fornos à lenha ou carvão, que podem provocar sérios danos à saúde devido à fumaça, melhorando a qualidade do ar respirado nas residências, sem haver qualquer dano ao meio ambiente. Outro projeto semelhante ocorre nos estados do Piauí e Rio Grande do Norte, onde foram criados incentivos para viabilizar que as pessoas tenham acesso a esse tipo de produto, visando reduzir os custos com o gás de cozinha.
Os projetos sociais de energia solar no Brasil demonstram o potencial dessa tecnologia para criar um futuro mais sustentável e justo. Essas iniciativas não só fornecem energia limpa, mas também capacitam as comunidades e geram empregos locais. Com o crescimento contínuo do setor e o apoio de parcerias entre ONGs e empresas, a energia solar está se firmando como uma solução poderosa para os desafios energéticos e sociais do país.
Este é o momento ideal para aproveitar o crescimento do mercado de energia solar e canalizar uma parcela significativa dos novos investimentos na expansão da energia fotovoltaica para consumidores de baixa renda. A iniciativa trará benefícios ambientais, sociais e econômicos, gerando impactos positivos em diversas áreas.
*Rodrigo Bourscheidt é formado em Administração e Negócios pela Faculdade Sul Brasil. Atuou em equipes comerciais e estratégicas de empresas como AmBev, Grupo Embratel (Embratel, Claro e Net) e Grupo L’oreal, antes de se dedicar ao empreendedorismo. Em 2019 fundou a Energy+, rede de tecnologia em energias renováveis que oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída, onde atua como CEO. |