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Inovação cria marco na conservação de sementes e vai levar mais segurança ao produtor

Novo bag de armazenamento, da Girassol Agrícola, terá tecnologia que propicia barreira ultra restrita de gases e umidade, preservando características fundamentais para a performance das cultivares no campo
Levar mais qualidade, tecnologia e segurança para o produtor rural contribui diretamente com o desenvolvimento da agricultura e oferta de alimentos e fibras para a população mundial. As inovações desempenham um papel crucial nesse aspecto e é com esse objetivo que a Girassol Agrícola, uma das sementeiras líderes no Cerrado brasileiro, lançou seu novo big bag de armazenamento de sementes de soja com atmosfera isolada, o Bag ATI.
Inédita no Brasil, a embalagem possui um sistema diferenciado, onde o bag convencional de soja ganha uma camada de proteção interna, o chamado Liner, um plástico co-extrusado de sete camadas. Esse material propicia uma barreira ultra resistente a gases e umidade, assim como embalagens comerciais de alimentos, àquelas chamadas “à vácuo”. O objetivo da companhia é garantir maior vigor e performance de produtividade em escala comercial.
“Significa um marco na conservação, uma tecnologia disruptiva focada na maximização do vigor de sementes”, destaca Winicius Menegaz, gerente de produção de sementes da Girassol Agrícola.
O profissional explica que a tecnologia tem como objetivo principal a máxima manutenção da qualidade das sementes ao longo do tempo e, no caso da soja, “trará conservação durante o armazenamento no sementeiro e cliente final”, diz. Pessoalmente envolvido com o estudo da tecnologia através de sua tese de doutorado, Winicius conta que os benefícios da inovação estão validados por quase 30 anos, inclusive com pesquisas da Embrapa e dissertações de mestrado.
“Os estudos nos mostram que quando as sementes de soja são embaladas com umidade pouco inferior ao padrão (um pouco mais secas) nesse ambiente controlado, permite-se maior conservação, seja pela baixa troca de gases com o ambiente ou baixo nível de oxigênio que está sendo disponibilizado, diminuindo assim seu metabolismo. Neste caso, as sementes entram em estado de conservação máxima”, completa.
Linha do tempo
A Girassol Agrícola é uma das sementeiras mais antigas do País e iniciou a produção de sementes de soja em 1988. Na época, o armazenamento do produto era feito em sacarias de polipropileno com 50 quilos. Em seguida, a empresa passou a utilizar sacas de papel de 40 quilos. Esse tipo de embalagem permitia uma conservação um pouco melhor nos armazéns, que ainda não eram climatizados.
Valmir Missio, gerente de produção industrial da Girassol Agrícola, já trabalhava na sementeira neste período e acompanhou, ao longo dos anos, a busca por mais melhorias. Assim nasceu o big bag de mil quilos de sementes, mas que ainda não era o mais adequado em praticidade, pois o produtor tinha que fazer o cálculo do PMS (peso de mil sementes) antes de plantar.
Com mais alguns anos, de forma pioneira e atendendo uma necessidade das áreas maiores do Cerrado, a sementeira criou para a soja o “bag de 5 milhões”, assim chamado pela quantidade de sementes em cada embalagem, agora com até 700 quilos. A empresa seguiu priorizando melhorar não só a conservação, mas também o trabalho no campo, e incorporou o primeiro tratamento industrial de sementes, de forma parcial. “Hoje temos o Abre e Plante, a semente vai pronta, com TSI completo”, acrescenta Missio.
E a partir da próxima safra, o bag de atmosfera isolada chegará ao mercado, mas, segundo a empresa, as inovações não param aí.
“Hoje, a necessidade de tecnificação agrícola e o aumento dos custos tornam o produtor cada vez mais exigente na escolha dos insumos e isso reflete na busca por novas alternativas por parte do setor. É isso que fazemos, estamos buscando constantemente mais vigor e mais germinação”, pontua o gerente.
Campanha de Soja 2024/25
A inovação de armazenagem faz parte da nova campanha comercial da empresa, que além do Bag ATI vai oferecer uma bonificação para casos de replantio e garantias de qualidade acima da média do mercado. O lançamento aconteceu em Rondonópolis/MT, sede da Girassol Agrícola, em 14 de dezembro de 2023, e terá mais uma etapa em janeiro de 2024, com a realização do G.A.Tec Soja, no dia 20.
Em sua 5ª edição, o evento é um verdadeiro congresso dentro do campo, onde além de painéis com especialistas na cultura, o público poderá conferir o portfólio de variedades comerciais da empresa, com novidades, e soluções do mercado de sementes, através de empresas parceiras. Em breve as inscrições, que são gratuitas, estarão disponíveis.
Girassol Agrícola – Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São quatro unidades de produção em MT, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Jaciara, Torixoréu e Aripuanã, além de duas unidades de produção terceirizadas nos estados de Goiás e Bahia.

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ABIC reformula site para otimizar experiência dos usuários

Portal repaginado pela Aconcaia, em parceria com a ABIC, apresenta navegação mais intuitiva e conteúdos organizados de forma otimizada
O site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) está reformulado. O novo layout foi estrategicamente pensado para oferecer uma navegação mais intuitiva, conteúdos organizados de forma clara e uma experiência mais agradável ao público geral e aos associados. O trabalho foi feito em parceria entre a Aconcaia, agência de performance e marketing digital, e a ABIC.
A partir de agora, o menu, localizado no topo da página, está organizado por temas (Institucional, Dados do Setor, Certificações, Sustentabilidade, Eventos e Contato). Já o campo “Buscador” permite encontrar com facilidade os termos pesquisados. A área de contato e direcionamento para as redes sociais também está mais identificável. Além disso, o download de dados do setor, relatórios, regulamentos e demais materiais técnicos está disponível de forma clara. O passo a passo está disponível aqui.
“O novo site da ABIC foi desenvolvido com o objetivo de oferecer uma navegação mais fluida, intuitiva e conectada com as demandas atuais do nosso público. Apostamos em uma experiência mais integrada entre as plataformas digitais da Associação, além de ampliar o acesso a conteúdos relevantes sobre o setor cafeeiro. É um passo importante para fortalecer ainda mais o relacionamento com os nossos associados, os consumidores e com a cadeia do café”, compartilha Mônica Pinto, Gerente de Marketing da ABIC.
Iara Picolo, Diretora de Operações e Marketing na Aconcaia e responsável pelo projeto na empresa, compartilha que o processo de repaginação foi colaborativo e muito feliz. “Desde o início, tivemos um alinhamento claro com a equipe da ABIC sobre os objetivos do site e o que ele deveria representar para o setor cafeeiro. Trabalhamos de forma integrada, respeitando a história da Associação e, ao mesmo tempo, trazendo uma linguagem mais moderna e acessível. Agora, o site reflete melhor a força e a relevância da ABIC no mercado”, conta.
A equipe envolvida no processo de reformulação do site foi composta por Mônica Pinto (Marketing), Aluizio Rocha (Inteligência de Dados), Giuliana Bastos (Comunicação Estratégica) e Leticia Rodrigues (Marketing), respectivamente, da ABIC. Já da Aconcaia, participaram: Iara Picolo (Líder do Projeto), Maria Gabriela Bruns (Gestora de Projeto), Isabella Favretto (Sucesso do Cliente), Eliza Terrie de Oliveira (Copywriter e SEO), Gabriel Antônio Bernardi (Design e UX), Victória Silva e Gabriela Nazário (Desenvolvedoras), e Lucas Longo (Líder de Desenvolvimento e Desenvolvedor).
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Fintech p2xPay projeta faturamento de R$202 mi em 2025

Companhia oferece um ecossistema para pagamentos de premiações e benefícios corporativos completo para o agronegócio
A fintech de soluções de pagamentos, p2xPay, está mirando alto no agronegócio brasileiro, apostando em um crescimento significativo para 2025. Com um histórico de R$12,4 mi em faturamento com clientes do setor, a empresa promete alcançar a marca de R$32 mi em 2025, representando 16% do faturamento total.
A estratégia da companhia passa pela expansão de sua atuação em regiões estratégicas do agronegócio. Além de sua matriz em São Paulo e da unidade em Porto Alegre (RS), a fintech inaugurou uma filial em Pederneiras (SP), no Centro-Oeste Paulista, um polo agroindustrial em ascensão, também estabeleceu parcerias com representantes especializados para um atendimento dedicado ao setor do agro nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo.
Cenário de premiações e benefícios corporativos impulsionam investimentos
Um estudo recente da Onhappy, o ‘Panorama de Benefícios Corporativos – Percepções e Expectativas para 2025’, aponta que 62% das empresas brasileiras planejam aumentar o orçamento para premiações e benefícios no próximo ano. Diante desse cenário favorável, o COO da p2xPay, Felipe Andrade, demonstra grande otimismo e anuncia investimentos significativos para empresas do agronegócio em 2025.
“O agronegócio é um setor estratégico e prioritário para a p2xPay. Estamos expandindo nossa presença regional e realizando investimentos substanciais, como a inauguração da nossa filial em Pederneiras. Nosso compromisso com o agro brasileiro é inabalável e estamos direcionando recursos para desenvolver soluções específicas para esse setor”, afirma Andrade.
O executivo projeta um crescimento de 30% no faturamento da empresa para 2025, atingindo R$202 milhões, impulsionado principalmente pela atuação intensificada no agronegócio.
“Identificamos um potencial extraordinário no setor e estamos direcionando recursos e equipes para ampliar significativamente a nossa participação. Nossa meta é dobrá-la até o final deste ano de 2025, transformando o agronegócio em um dos pilares fundamentais da p2xPay”, declara Andrade.
Soluções de pagamentos para o agro brasileiro
A companhia busca conectar soluções financeiras e pessoas, oferecendo um ecossistema para pagamentos de premiações e benefícios corporativos completo para o agronegócio. O objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade dos clientes do setor.
“Desenvolvemos um ecossistema completo de soluções de pagamentos corporativos especialmente pensadas para o agronegócio. Oferecemos premiações customizadas, benefícios específicos, ajudas de custos adaptadas à realidade do campo e uma plataforma que simplifica operações financeiras, otimizando a gestão de caixa e agilizando pagamentos em toda a cadeia produtiva”, explica Andrade.
A empresa possui uma solução de gestão de pagamentos que emerge como ferramenta para fazendas que necessitam otimizar seus fluxos financeiros. “A plataforma simplifica drasticamente as operações ao direcionar recursos às contas corporativas específicas, respeitando as particularidades de cada centro de custo. O sistema permite transferências ágeis da conta principal para cartões individuais, facilitando transações via terminais de pagamento eletrônico e possibilitando saques em caixas automáticos para pagamentos em espécie. Esta abordagem integrada elimina processos burocráticos, proporcionando controle financeiro centralizado e transparência operacional para o produtor rural. Além disso, algumas outras estratégias fazem a redução significativa dos custos dessas fazendas”, finaliza Andrade.
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Sinop atrai novos investimentos e reforça papel estratégico no agronegócio nacional

Com economia em expansão e urbanismo em transformação, município de Mato Grosso recebe projetos que aliam arquitetura, sustentabilidade e logística
Localizada a cerca de 500 km de Cuiabá, a cidade de Sinop, no norte de Mato Grosso, tem se consolidado como um dos principais polos econômicos da região Centro-Oeste. Com um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 8 bilhões e uma renda per capita anual de aproximadamente R$ 40 mil, o município é destaque nacional no agronegócio, sendo um dos maiores produtores de grãos do país e um dos líderes na balança comercial do Estado.
A força do campo se reflete em toda a cadeia econômica, movimentando desde a indústria de alimentos até os setores de serviços, comércio e construção civil. Esse cenário tem atraído o olhar de investidores e empresas com propostas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável. Um exemplo é a chegada da PZ Empreendimentos, construtora e incorporadora com sede em Balneário Camboriú (SC), que inicia atuação na cidade com projetos que integram qualidade de vida, arquitetura contemporânea e vocação logística.
Para a arquiteta e secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação do município, Scheila Pedroso, a chegada da empresa representa mais do que um avanço físico nas construções, trata-se de um novo modo de pensar a cidade. “É muito importante quando temos empreendimentos guiados por pessoas que compreendem o território e desenvolvem projetos com base nas reais necessidades da região. Isso eleva o padrão do mercado, movimenta a economia e ajuda a moldar uma cidade mais viva, humana e sustentável”, afirma a secretária.
Segundo Scheila, os empreendimentos modernos trazem um conceito de urbanismo mais conectado com as pessoas. “O que vemos nos projetos da PZ é o conceito de cidade para pessoas. Um ecossistema onde trabalho, moradia e lazer convivem de forma integrada. É o tipo de urbanismo que promove vida na rua, que mantém a cidade ativa mesmo fora do horário comercial, ao contrário do que ocorre hoje em avenidas como a Júlio Campos, que ‘adormece’ à noite”, aponta.
A secretária também destaca que a vinda de empresas desse estilo tem impactos positivos para o setor da construção civil e para o ambiente de negócios local. “Quando um empreendimento de alto nível se instala aqui, ele eleva o padrão de exigência do público. Isso naturalmente impulsiona outras construtoras a melhorarem seus projetos, o que aquece o setor da construção civil como um todo e qualifica a concorrência”, avalia.
A PZ Empreendimentos iniciou em 2024 a construção do Parque Sinop, um residencial com foco em qualidade de vida e integração com a natureza. Agora, a empresa amplia sua atuação com dois novos projetos: o PZ Offices o PZ Log. Este último, voltado à logística, será erguido às margens da BR-163, com potencial de se tornar um dos principais centros de distribuição do norte de Mato Grosso. O PZ Offices, por sua vez, aposta em espaços comerciais modernos e funcionais, com foco na integração entre trabalho, serviços e convívio social.
De acordo o CEO da incorporadora, o destaque em desenvolvimento que a cidade mostra foi um dos principais atrativos para trazer os projetos. “Sinop tem um dos maiores potenciais de desenvolvimento do país — uma cidade estratégica, com vocação para o agronegócio e para a inovação. É nesse cenário que a PZ escolheu investir. O PZ Offices chega para elevar o padrão dos espaços corporativos em Sinop, oferecendo estrutura moderna, bem localizada e pensada para profissionais e empresas que querem crescer com a cidade. Já o PZ Log traz soluções logísticas integradas que fortalecem o setor produtivo e geram novas oportunidades econômicas para toda a região.” Comenta.
A construtora têm em sua essência transformar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se conectam com os espaços ao seu redor. Atuando em 4 verticais de negócios: Bioliving, Ecomall, Offices e Logístico, desenvolvendo projetos que unem arte, qualidade de vida e sustentabilidade. Seu primeiro empreendimento foi o PZ Ecomall em Balneário Camboriú, primeiro shopping gastronômico sustentável, com certificação LEED, do Brasil.
Como arquiteta, Scheila Pedroso afirma que o futuro das cidades está em projetos que criam conexões reais entre arquitetura, pessoas e meio ambiente. “A PZ traz essa visão integrada, que é o que esperamos ver cada vez mais em Sinop. A cidade está amadurecendo, e empresas com esse perfil vêm para somar, transformar e nos colocar em um novo patamar de desenvolvimento urbano”, conclui.