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Fábrica da Nidec Global Appliance é carbono neutro

(Foto: Reprodução/NIDEC)

Planta de Joinville/SC é a primeira do grupo Nidec a alcançar a meta em todo o mundo

A Nidec Global Appliance,  parceira global das indústrias de equipamentos residenciais e comerciais e detentora da marca Embraco, celebra um marco histórico: a unidade fabril de compressores de Joinville/SC se tornou a primeira do grupo Nidec no mundo, além de uma das primeiras indústrias de Santa Catarina, a conquistar a neutralidade de carbono em suas operações. A fábrica produz mais de 13 milhões de compressores por ano, que além de atenderem ao mercado nacional, são exportados para aproximadamente 90 países, emprega cerca de 3.500 colaboradores e é um complexo industrial com inúmeros equipamentos e processos de produção que consomem recursos energéticos.

A meta foi alcançada seis anos antes do prazo estabelecido pela Nidec Appliance, Commercial and Industrial Motors (ACIM), divisão da Nidec Corporation na qual estão alocadas as 14 unidades fabris da Nidec Global Appliance, incluindo a unidade de Joinville. Neste ano, a ACIM estabeleceu quatro metas de sustentabilidade para 2030: alcançar a neutralidade de carbono em suas fábricas, atingir 25% de mulheres em cargos executivos, reduzir a pegada de carbono de seus clientes em uma gigatonelada e garantir que seus fornecedores-chave completem uma autoavaliação relacionada a práticas ambientais, sociais e de governança.

Jornada rumo à neutralidade de carbono na planta de Joinville

Nos últimos anos, mudanças importantes foram implementadas no parque fabril de Joinville visando maior eficiência energética, produtividade e sustentabilidade. Para alcançar a neutralidade de carbono, um robusto plano de ação foi implementado, incluindo a criação de uma política de gestão do consumo de energia, o alinhamento entre a estratégia de descarbonização e a necessidade de investimentos e o engajamento dos diferentes setores da empresa.

A primeira fase consistiu na medição das emissões, estágio este que foi apoiado pela cultura de sustentabilidade da companhia que, desde 2012, mede e reporta suas emissões de gases de efeito estufa. Isso fez com que a equipe identificasse facilmente as principais fontes emissoras nas operações: gás natural e energia elétrica. Em 2023, a operação da fábrica de compressores de Joinville emitiu cerca de 12 mil toneladas de CO2, dos quais 74% corresponderam às emissões diretas, como consumo de gás natural, e 26% às emissões indiretas, relativas ao uso de eletricidade. 

Com isso, a estratégia adotada incluiu planos de modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência nos processos operacionais para redução do consumo de gás natural e de energia elétrica. Na fábrica, existem mais de 80 medidores de energia e oito de gás, administrados por um software de gestão, que envia relatórios em tempo real sobre os equipamentos e as variações de pico, permitindo a tomada de decisão sobre possíveis correções.

Entre as ações de redução no consumo de gás natural, foi realizada a modernização das caldeiras, responsáveis por gerar o vapor utilizado no processo de fabricação dos compressores, e dos fornos a gás. Para aumentar a eficiência e reduzir o desperdício, estes equipamentos foram atualizados e receberam sensores de gestão de consumo. Como resultado, foi obtida uma redução de cerca de 14% do consumo total, em relação ao ano base de 2022.

Já as ações para a redução no consumo de energia incluíram a substituição dos compressores de ar comprimido por uma geração mais avançada; instalação de acumuladores de ar; correção de vazamentos em tubulações; troca de motores por uma nova geração de alto desempenho; e implementação de gerenciadores de consumo com sensores inteligentes. Juntas, essas ações resultaram em uma economia de 7% do consumo total também no comparativo com 2022.

“A jornada rumo à neutralidade de carbono reflete nossa cultura de sustentabilidade e estratégia de negócios, envolvendo nossos clientes e cadeia de fornecimento. Nos últimos anos, investimos mais de 10 milhões de reais nesses projetos que permitiram que atingíssemos a meta seis anos antes do que o determinado pela divisão. Isso também nos trouxe uma economia de mais de 4 milhões de reais em gastos com gás natural e energia elétrica”, destaca Guilherme Almeida, presidente da Nidec Global Appliance.

Redução e compensação 

Ainda como ação de redução das emissões, a companhia adquiriu certificados internacionais de energia renovável, conhecidos como I-RECs (International Renewable Energy Certificates), que permitem comprovar a origem renovável da energia elétrica consumida e, com isso, zerar as suas emissões atreladas ao uso de eletricidade em suas operações.

Como último recurso para neutralizar o restante das emissões, a empresa fez a compensação por meio da compra voluntária de créditos de carbono de um projeto registrado pelo Clean Development Mechanism (CDM) da ONU[1].

“Ao adquirir os créditos, além de reforçar o compromisso com as mudanças climáticas, compensamos nossas emissões e incentivamos práticas sustentáveis em diversos setores. Além disso, continuamos a investir em tecnologia em compressores e soluções para refrigeração Embraco que apresentam alta eficiência energética contribuindo direta e ativamente para a redução carbono em nossos clientes”, destaca.

Operação e produtos sustentáveis

A neutralidade das emissões de carbono na fábrica de Joinville da Nidec Global Appliance acompanha a jornada de evolução no desenvolvimento dos compressores da marca Embraco para refrigeração doméstica e comercial ali produzidos. Eles são reconhecidos mundialmente por contribuírem para a descarbonização de toda a cadeia do frio, já que são desenvolvidos com foco em miniaturização, alta eficiência energética e uso de refrigerantes naturais. Essas características colocam a empresa em uma posição de liderança na indústria da refrigeração mundial e demonstram seu compromisso com soluções tecnológicas cada vez mais alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Nidec Global Appliance 

Com 9.700 colaboradores distribuídos em nove países, a Nidec Global Appliance fabrica e comercializa produtos para aplicações comerciais e residenciais, incluindo soluções Embraco para refrigeração e motores Nidec para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça. A Nidec Global Appliance é uma plataforma da Nidec Appliances, Commercial and Industrial Motors (ACIM), uma unidade de negócios da Nidec Corporation. Com mais de 18 mil colaboradores e mais de 37 fábricas distribuídas em 25 países, a ACIM é a maior divisão em termos de vendas do Grupo Nidec.

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Especialistas debatem futuro do amendoim brasileiro e sua competitividade no mercado global

Especialistas debatem futuro do amendoim brasileiro e sua competitividade no mercado global

Exportação, consumo interno, sustentabilidade e inovação são alguns dos temas que movimentam o setor e ganham espaço em novo canal de informação

Os desafios e as oportunidades do mercado do amendoim, especialmente no cenário internacional, têm mobilizado cada vez mais especialistas, produtores, pesquisadores e representantes da agroindústria. A expansão da cultura no Brasil, aliada à busca por diferenciação e valor agregado, exige não apenas inovação tecnológica no campo, mas também estratégias comerciais e institucionais capazes de conectar o produto nacional às exigências do mundo.

É nesse contexto que surge o “Amendoim & Prosa”, novo podcast criado para valorizar e dar visibilidade aos diversos elos da cadeia produtiva do amendoim. A iniciativa é da Indústrias Colombo e foi lançada oficialmente no dia 6 de agosto, durante a 7ª Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal/SP. O primeiro episódio aborda o tema “Mercado externo do amendoim: desafios e oportunidades” e tem como convidado Pablo Rivera, CEO da Beatrice Peanuts e vice-presidente da ABEX-BR.

Com foco técnico, mas linguagem acessível, o projeto busca promover o diálogo entre o campo, a ciência e o mercado, dando voz a quem planta, pesquisa, beneficia, transforma e comercializa o amendoim no Brasil e no mundo. A proposta é criar um espaço de escuta e construção coletiva de soluções para o desenvolvimento sustentável da cultura.

“O podcast nasce como mais uma ferramenta para impulsionar o setor e estimular boas práticas. O Brasil tem enorme potencial e protagonismo nessa cadeia, e é fundamental que a gente amplie a visibilidade e o conhecimento sobre o que está sendo feito de bom aqui”, afirma Luiz Antonio Vizeu, engenheiro agrônomo e gerente de Relações Institucionais da Indústrias Colombo.

Apresentado por Vizeu e pela jornalista Juliana Pertille — comunicadora com longa trajetória no agro, com passagens por veículos como Canal Rural e Record News —, o “Amendoim & Prosa” terá episódios mensais com convidados que vivem o dia a dia do setor. Além do mercado internacional, a programação trará temas como consumo interno, marketing do setor, sustentabilidade, inovação, óleo de amendoim e histórias reais de quem trabalha diretamente com a cultura.

“Queremos construir um conteúdo que una conhecimento técnico e sensibilidade. O agro tem muitas histórias potentes que precisam ser contadas e ouvidas com respeito, leveza e profundidade”, destaca Juliana.

Durante a Feira Nacional do Amendoim, além do lançamento oficial, novos episódios também serão gravados com convidados especiais, reforçando o compromisso do projeto com a escuta ativa e a valorização dos diversos agentes dessa cadeia.

O podcast já está disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer e Amazon Music) e nas redes sociais do projeto @amendoimeprosa. Os vídeos serão publicados também no YouTube, na playlist da @industriascolombo. Outras informações em: www.amendoimeprosa.com.br.

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Maior competição de torra do mundo entra na fase final

MAIOR COMPETIÇÃO DE TORRA DO MUNDO ENTRA NA FASE FINAL

A decisão acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, na Semana Internacional do Café – SIC, no Expominas, em Belo Horizonte

A decisão da Torrefação do Ano Brasil 2025 – a maior competição de torra do mundo – será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, na Semana Internacional do Café 2025 – SIC, no Expominas, na capital mineira, no Espaço Torra Experience. O evento, organizado pela Atilla Torradores, tem como objetivo elevar cada vez mais o nível de qualidade das torrefações envolvidas através de atividades que estimulem a criatividade, a consistência, a análise sensorial e outras habilidades importantes para a área. Além disso, o campeonato gera conhecimento ao público com a criação de conteúdo, dados e a interação de forma positiva pela troca de experiências entre as empresas participantes.

Treinos, torras, avaliações e divulgação do vencedor

Na quarta-feira,05/11, acontecerão os treinos das 12h às 18h50, na quinta-feira, 06/11, serão as torras, também das 12h às 18h50. Já na sexta-feira, 07/11, os juízes farão as avaliações das 9h às 12h e, às 15h, ocorrerá a premiação do campeão do Torrefação do Ano Brasil 2025, no Grande Auditório.

“Chegamos à etapa final com depoimentos positivos de cada participante e isso é um dos nossos objetivos. Todas as torrefações tiveram feedback dos juízes, que, ao avaliarem as amostras recebidas, fizeram o papel do consumidor final. Sendo assim, a cadeia cresce em qualidade. A hora do espetáculo está chegando, os finalistas entregarão, ao vivo, suas melhores torras. Serão três dias de muita troca entre as empresas e o público poderá assistir, aprender como as torras acontecem e, ainda, provar os cafés da fazenda Santa Cruz: os arábicas e Asa Branca e Mundo novo que são variedades dos arábicas. Que seja mais uma grande decisão”, afirma Séfora de Paula, Diretora de Marketing da Atilla Torradores.

Atrações no estande

No estande da Atilla Torradores terão torras de cafés especiais com distribuição de amostras, provas de café produzidos nas matas de Minas e a exposição de uma obra de arte, uma locomotiva, do artista plástico Robson Emerick, em homenagem à Ferrovia Leopoldina. O café e os trens compartilham de um mesmo enredo na história brasileira. O café exigiu caminhos mais rápidos e pediu estradas mais largas. A Estrada de Ferro Leopoldina começou a ser construída em 1874. No início do Século XX, consolidou-se como uma das maiores malhas ferroviárias do Brasil, chegando a mais de 3.200 km de trilhos, sendo quase toda dedicada ao transporte de café.

No estande da final, o público acompanhará as torras através de TVs e poderá provar os cafés da final do campeonato (produzidos no Sul de Minas).

Campeonato começou com 131 corporações

A competição iniciou com 131 instituições. Agora, são 20 que seguem na disputa: Nelly Cafés Especiais, O Cafeeiro, Affinis, Expocaccer, Dulcerrado, Caffè do Borella, Do Coado ao Espresso, Volante Café, Caffè Tonani, Apé Café, Lincoln Café Especial, William and Sons Coffee Co, Saga Coffee, Arabic Coffee, São Caetano Coffee House, Lab Cup, Guanabara Café, Café Gourmet cgp, Veraz Cafés e Paiol Avenida.

Os cafés especiais dessa edição foram feitos pela Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu (MG), pela produtora Josiani Moraes. Na fase anterior, as instituições, de 18 estados, receberam 1,5kg de dois cafés crus distintos e realizaram a torra nas próprias corporações. Em seguida, as amostras torradas foram enviadas à Atilla Torradores e um corpo de juízes avaliou todas pelo método de cupping ou prova de xícara (processo de avaliação sensorial).

Torrefação do Ano Brasil – 2025, a maior competição de torra do mundo

Programação:

Quarta-feira (05/11): Treinos das 12h às 18h50
Quinta-feira (06/11): Torras das 12h às 18h50
Sexta-feira (07/11): Avaliação dos juízes das 9h às 12h e às 15h premiação do campeão
Local: Semana Internacional do Café 2025 – SIC, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), no Espaço Torra Experience

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Cartilha inédita conecta produção rural e conservação da Mata Atlântica

Imagem: Freepik

Publicação apresenta 110 espécies nativas e orienta produtores rurais a integrar conservação da Mata Atlântica e práticas produtivas sustentáveis

A Associação Ambientalista Copaíba, em parceria com o WWF-Brasil e a Sylvamo, lançou a cartilha “Árvores nativas da Mata Atlântica: sustentabilidade e utilização na propriedade rural”. O material reúne informações sobre 110 espécies nativas e foi desenvolvido como uma ferramenta prática para apoiar agricultores e comunidades na adoção de práticas que unem produtividade e conservação ambiental.

O guia destaca as características ecológicas e o potencial de uso das espécies em diferentes contextos, como a recuperação de áreas degradadas e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A proposta é oferecer subsídios para que produtores rurais escolham as árvores mais adequadas ao enriquecimento de suas áreas, promovendo benefícios ambientais, produtivos e sociais.

A iniciativa integra o Programa Raízes do Mogi Guaçu, fruto da cooperação entre WWF-Brasil e Sylvamo, com implementação da Copaíba. Criado para impulsionar a restauração da Mata Atlântica e a preservação de mananciais na bacia do rio Mogi Guaçu, o programa já restaurou, até abril de 2025, mais de 340 hectares de florestas nativas na Serra da Mantiqueira.

Com 26 anos de atuação, a Copaíba é responsável pela produção de mudas nativas, pelo planejamento e execução dos plantios e pelo engajamento de proprietários rurais e comunidades locais. Para a organização, a nova cartilha amplia o alcance dessas ações, oferecendo conhecimento acessível e aplicável para quem deseja cultivar e restaurar a biodiversidade da Mata Atlântica.

“A cartilha representa um passo importante para aproximar o produtor rural das soluções baseadas na natureza. Ao facilitar o acesso a informações sobre espécies nativas e seus usos, reforçamos que é possível produzir de forma sustentável e, ao mesmo tempo, recuperar a biodiversidade e os mananciais da Mata Atlântica”, destaca Flávia Balderi, secretária Executiva da Associação Ambientalista Copaíba.

O material será disponibilizado gratuitamente através do site: https://copaiba.org.br/arvores-nativas-da-mata-atlantica/.  

Benefícios das árvores nativas

As árvores nativas da Mata Atlântica desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental, trazendo benefícios ecológicos, sociais e econômicos. Sua essencialidade está ligada à conservação da biodiversidade, ao fornecer abrigo e alimento para inúmeras espécies de fauna e flora, muitas das quais são endêmicas e ameaçadas de extinção.

Segundo Flávia Balderi, entre os principais benefícios oferecidos pelas plantas estão a melhoria do solo, por meio da fixação de nitrogênio, aumento da matéria orgânica e estabilização contra processos erosivos; a produção sustentável, com o aproveitamento de frutos, madeiras de manejo, óleos essenciais e resinas que geram renda a agricultores e comunidades; e a proteção ambiental, já que essas árvores regulam o ciclo da água, ajudam na manutenção das nascentes e rios, além de proporcionar sombra, reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas.

“Investir na restauração e no plantio de árvores nativas é essencial para garantir um futuro sustentável, promovendo a recuperação dos ecossistemas e a valorização dos serviços ambientais que essas espécies oferecem”, conclui.

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