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Tecnologia contra o desperdício: como a digitalização está transformando o varejo alimentar no Brasil

Unsplash Divulgação Cayena

Com inteligência de mercado e digitalização, Cayena ajuda o food service a reduzir perdas de insumos, contribuindo para a melhor gestão financeira, gerando economia de até 30% para clientes e ainda ajudando no combate a um dos fatores ligados à fome

Há quem pense que o tema da fome é distante da sua realidade ou mesmo do seu negócio, mas, estudando melhor o assunto, percebe-se que o problema está mais próximo do que imaginado. Hoje, 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil, segundo o Pacto Contra a Fome.

Como é o caso de todo grande desafio, as causas são múltiplas e as soluções, complexas. Porém, um dos caminhos que poderiam contribuir para a mudança desse cenário é o combate ao desperdício. De acordo com a mesma instituição, o país joga fora 55,4 milhões de toneladas de alimentos por ano — o que significa que o Brasil desperdiça 8 vezes o necessário para alimentar a população em situação de fome.

Parte desse desperdício, naturalmente, está atrelado ao varejo alimentar e ao food service, uma vez que uma gestão deficitária de compras, estoque e validade dos insumos pode levar ao descarte prematuro de alimentos ainda próprios para consumo. Processos ineficientes, falta de previsibilidade na demanda e dificuldades na cadeia de suprimentos agravam ainda mais esse cenário.

A solução? Digitalização e inteligência de mercado, como as oferecidas pela Cayena, marketplace especializado no setor de alimentação. 

O potencial de impacto da inovação no setor

Ao otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar a previsibilidade financeira de restaurantes, padarias, mercados e outros estabelecimentos, a Cayena contribui para uma gestão mais eficiente dos insumos, evitando compras excessivas e reduzindo perdas desnecessárias. “A falta de acesso a preços justos, além da própria variabilidade constante do mercado, é uma das grandes ameaças à segurança alimentar. Com a digitalização e otimização de compras, conseguimos garantir uma gestão mais eficiente, minimizando perdas e otimizando os custos operacionais”, explica Gabriel Sendacz, cofundador do marketplace.

Parte do resultado positivo na gestão vem do investimento da Cayena em tecnologias que auxiliam diferentes perfis de estabelecimentos a reduzir custo de compra de insumos e, consequentemente, melhorar a oferta de preços aos consumidores finais. Entre os destaques e benefícios oferecidos pela plataforma digital, estão:

  • Cotação inteligente: o sistema prioriza a melhor relação custo-benefício, ajudando a evitar compras desnecessárias ou excessivas, uma vez que facilita a escolha e gestão de insumos.
  • Economia de até 30%: os clientes acessam preços competitivos no mercado, o que proporciona redução de CMV e maior previsibilidade financeira para os estabelecimentos.
  • Recomendações personalizadas: a plataforma não apenas sugere as melhores ofertas conforme o perfil do estabelecimento, bem como possui um histórico de pedidos para facilitar a seleção de acordo com a utilização e preferência de marcas
  • Transparência na comparação de preços: permite que os empresários tomem decisões estratégicas em tempo real, ajudando a economizar e agilizar decisões com maior visibilidade do mercado.

Essas soluções permitem que o setor de alimentação opere de forma mais sustentável, garantindo acesso a produtos de qualidade com preços competitivos e na quantidade adequada. Afinal, parte do problema do desperdício de alimentos está ligado às grandes perdas ao longo da cadeia produtiva, o que poderia ser evitado com uma gestão mais eficiente. E é essa melhoria operacional que a Cayena quer proporcionar aos seus clientes.

“Nosso objetivo é dar mais previsibilidade aos estabelecimentos e reduzir os gargalos da cadeia de suprimentos, especialmente em um momento em que eventos climáticos e econômicos afetam diretamente o acesso a preços justos nos alimentos. Com tecnologia, podemos criar uma cadeia mais sustentável e eficiente”, acrescenta Sendacz. 

Outro diferencial da Cayena é seu amplo portfólio, com mais de 60 mil itens fornecidos por mais de 100 parceiros qualificados. Assim, é possível diversificar as opções de compra, atender às necessidades específicas de cada estabelecimento, evitando escassez e garantindo um abastecimento mais eficiente. Dessa forma, a tecnologia não só melhora a eficiência operacional, mas fortalece a segurança alimentar ao minimizar perdas de insumos e ampliar o acesso a produtos essenciais. 

“Embora nosso foco esteja na eficiência operacional e financeira, entendemos que as nossas soluções contribuem também para questões mais amplas, como a redução do desperdício e a segurança alimentar. Afinal, um setor mais organizado e que, portanto, desperdiça menos, impacta toda a cadeia produtiva e o acesso da população a alimentos”, explica Sendacz.

No atual cenário de instabilidade econômica e climática, a digitalização do food service não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para garantir a longevidade dos negócios e um setor mais equilibrado. E é essa transformação que a Cayena quer proporcionar aos seus clientes.

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Especialistas debatem futuro do amendoim brasileiro e sua competitividade no mercado global

Especialistas debatem futuro do amendoim brasileiro e sua competitividade no mercado global

Exportação, consumo interno, sustentabilidade e inovação são alguns dos temas que movimentam o setor e ganham espaço em novo canal de informação

Os desafios e as oportunidades do mercado do amendoim, especialmente no cenário internacional, têm mobilizado cada vez mais especialistas, produtores, pesquisadores e representantes da agroindústria. A expansão da cultura no Brasil, aliada à busca por diferenciação e valor agregado, exige não apenas inovação tecnológica no campo, mas também estratégias comerciais e institucionais capazes de conectar o produto nacional às exigências do mundo.

É nesse contexto que surge o “Amendoim & Prosa”, novo podcast criado para valorizar e dar visibilidade aos diversos elos da cadeia produtiva do amendoim. A iniciativa é da Indústrias Colombo e foi lançada oficialmente no dia 6 de agosto, durante a 7ª Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal/SP. O primeiro episódio aborda o tema “Mercado externo do amendoim: desafios e oportunidades” e tem como convidado Pablo Rivera, CEO da Beatrice Peanuts e vice-presidente da ABEX-BR.

Com foco técnico, mas linguagem acessível, o projeto busca promover o diálogo entre o campo, a ciência e o mercado, dando voz a quem planta, pesquisa, beneficia, transforma e comercializa o amendoim no Brasil e no mundo. A proposta é criar um espaço de escuta e construção coletiva de soluções para o desenvolvimento sustentável da cultura.

“O podcast nasce como mais uma ferramenta para impulsionar o setor e estimular boas práticas. O Brasil tem enorme potencial e protagonismo nessa cadeia, e é fundamental que a gente amplie a visibilidade e o conhecimento sobre o que está sendo feito de bom aqui”, afirma Luiz Antonio Vizeu, engenheiro agrônomo e gerente de Relações Institucionais da Indústrias Colombo.

Apresentado por Vizeu e pela jornalista Juliana Pertille — comunicadora com longa trajetória no agro, com passagens por veículos como Canal Rural e Record News —, o “Amendoim & Prosa” terá episódios mensais com convidados que vivem o dia a dia do setor. Além do mercado internacional, a programação trará temas como consumo interno, marketing do setor, sustentabilidade, inovação, óleo de amendoim e histórias reais de quem trabalha diretamente com a cultura.

“Queremos construir um conteúdo que una conhecimento técnico e sensibilidade. O agro tem muitas histórias potentes que precisam ser contadas e ouvidas com respeito, leveza e profundidade”, destaca Juliana.

Durante a Feira Nacional do Amendoim, além do lançamento oficial, novos episódios também serão gravados com convidados especiais, reforçando o compromisso do projeto com a escuta ativa e a valorização dos diversos agentes dessa cadeia.

O podcast já está disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer e Amazon Music) e nas redes sociais do projeto @amendoimeprosa. Os vídeos serão publicados também no YouTube, na playlist da @industriascolombo. Outras informações em: www.amendoimeprosa.com.br.

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Maior competição de torra do mundo entra na fase final

MAIOR COMPETIÇÃO DE TORRA DO MUNDO ENTRA NA FASE FINAL

A decisão acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, na Semana Internacional do Café – SIC, no Expominas, em Belo Horizonte

A decisão da Torrefação do Ano Brasil 2025 – a maior competição de torra do mundo – será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, na Semana Internacional do Café 2025 – SIC, no Expominas, na capital mineira, no Espaço Torra Experience. O evento, organizado pela Atilla Torradores, tem como objetivo elevar cada vez mais o nível de qualidade das torrefações envolvidas através de atividades que estimulem a criatividade, a consistência, a análise sensorial e outras habilidades importantes para a área. Além disso, o campeonato gera conhecimento ao público com a criação de conteúdo, dados e a interação de forma positiva pela troca de experiências entre as empresas participantes.

Treinos, torras, avaliações e divulgação do vencedor

Na quarta-feira,05/11, acontecerão os treinos das 12h às 18h50, na quinta-feira, 06/11, serão as torras, também das 12h às 18h50. Já na sexta-feira, 07/11, os juízes farão as avaliações das 9h às 12h e, às 15h, ocorrerá a premiação do campeão do Torrefação do Ano Brasil 2025, no Grande Auditório.

“Chegamos à etapa final com depoimentos positivos de cada participante e isso é um dos nossos objetivos. Todas as torrefações tiveram feedback dos juízes, que, ao avaliarem as amostras recebidas, fizeram o papel do consumidor final. Sendo assim, a cadeia cresce em qualidade. A hora do espetáculo está chegando, os finalistas entregarão, ao vivo, suas melhores torras. Serão três dias de muita troca entre as empresas e o público poderá assistir, aprender como as torras acontecem e, ainda, provar os cafés da fazenda Santa Cruz: os arábicas e Asa Branca e Mundo novo que são variedades dos arábicas. Que seja mais uma grande decisão”, afirma Séfora de Paula, Diretora de Marketing da Atilla Torradores.

Atrações no estande

No estande da Atilla Torradores terão torras de cafés especiais com distribuição de amostras, provas de café produzidos nas matas de Minas e a exposição de uma obra de arte, uma locomotiva, do artista plástico Robson Emerick, em homenagem à Ferrovia Leopoldina. O café e os trens compartilham de um mesmo enredo na história brasileira. O café exigiu caminhos mais rápidos e pediu estradas mais largas. A Estrada de Ferro Leopoldina começou a ser construída em 1874. No início do Século XX, consolidou-se como uma das maiores malhas ferroviárias do Brasil, chegando a mais de 3.200 km de trilhos, sendo quase toda dedicada ao transporte de café.

No estande da final, o público acompanhará as torras através de TVs e poderá provar os cafés da final do campeonato (produzidos no Sul de Minas).

Campeonato começou com 131 corporações

A competição iniciou com 131 instituições. Agora, são 20 que seguem na disputa: Nelly Cafés Especiais, O Cafeeiro, Affinis, Expocaccer, Dulcerrado, Caffè do Borella, Do Coado ao Espresso, Volante Café, Caffè Tonani, Apé Café, Lincoln Café Especial, William and Sons Coffee Co, Saga Coffee, Arabic Coffee, São Caetano Coffee House, Lab Cup, Guanabara Café, Café Gourmet cgp, Veraz Cafés e Paiol Avenida.

Os cafés especiais dessa edição foram feitos pela Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu (MG), pela produtora Josiani Moraes. Na fase anterior, as instituições, de 18 estados, receberam 1,5kg de dois cafés crus distintos e realizaram a torra nas próprias corporações. Em seguida, as amostras torradas foram enviadas à Atilla Torradores e um corpo de juízes avaliou todas pelo método de cupping ou prova de xícara (processo de avaliação sensorial).

Torrefação do Ano Brasil – 2025, a maior competição de torra do mundo

Programação:

Quarta-feira (05/11): Treinos das 12h às 18h50
Quinta-feira (06/11): Torras das 12h às 18h50
Sexta-feira (07/11): Avaliação dos juízes das 9h às 12h e às 15h premiação do campeão
Local: Semana Internacional do Café 2025 – SIC, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), no Espaço Torra Experience

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Cartilha inédita conecta produção rural e conservação da Mata Atlântica

Imagem: Freepik

Publicação apresenta 110 espécies nativas e orienta produtores rurais a integrar conservação da Mata Atlântica e práticas produtivas sustentáveis

A Associação Ambientalista Copaíba, em parceria com o WWF-Brasil e a Sylvamo, lançou a cartilha “Árvores nativas da Mata Atlântica: sustentabilidade e utilização na propriedade rural”. O material reúne informações sobre 110 espécies nativas e foi desenvolvido como uma ferramenta prática para apoiar agricultores e comunidades na adoção de práticas que unem produtividade e conservação ambiental.

O guia destaca as características ecológicas e o potencial de uso das espécies em diferentes contextos, como a recuperação de áreas degradadas e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A proposta é oferecer subsídios para que produtores rurais escolham as árvores mais adequadas ao enriquecimento de suas áreas, promovendo benefícios ambientais, produtivos e sociais.

A iniciativa integra o Programa Raízes do Mogi Guaçu, fruto da cooperação entre WWF-Brasil e Sylvamo, com implementação da Copaíba. Criado para impulsionar a restauração da Mata Atlântica e a preservação de mananciais na bacia do rio Mogi Guaçu, o programa já restaurou, até abril de 2025, mais de 340 hectares de florestas nativas na Serra da Mantiqueira.

Com 26 anos de atuação, a Copaíba é responsável pela produção de mudas nativas, pelo planejamento e execução dos plantios e pelo engajamento de proprietários rurais e comunidades locais. Para a organização, a nova cartilha amplia o alcance dessas ações, oferecendo conhecimento acessível e aplicável para quem deseja cultivar e restaurar a biodiversidade da Mata Atlântica.

“A cartilha representa um passo importante para aproximar o produtor rural das soluções baseadas na natureza. Ao facilitar o acesso a informações sobre espécies nativas e seus usos, reforçamos que é possível produzir de forma sustentável e, ao mesmo tempo, recuperar a biodiversidade e os mananciais da Mata Atlântica”, destaca Flávia Balderi, secretária Executiva da Associação Ambientalista Copaíba.

O material será disponibilizado gratuitamente através do site: https://copaiba.org.br/arvores-nativas-da-mata-atlantica/.  

Benefícios das árvores nativas

As árvores nativas da Mata Atlântica desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental, trazendo benefícios ecológicos, sociais e econômicos. Sua essencialidade está ligada à conservação da biodiversidade, ao fornecer abrigo e alimento para inúmeras espécies de fauna e flora, muitas das quais são endêmicas e ameaçadas de extinção.

Segundo Flávia Balderi, entre os principais benefícios oferecidos pelas plantas estão a melhoria do solo, por meio da fixação de nitrogênio, aumento da matéria orgânica e estabilização contra processos erosivos; a produção sustentável, com o aproveitamento de frutos, madeiras de manejo, óleos essenciais e resinas que geram renda a agricultores e comunidades; e a proteção ambiental, já que essas árvores regulam o ciclo da água, ajudam na manutenção das nascentes e rios, além de proporcionar sombra, reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas.

“Investir na restauração e no plantio de árvores nativas é essencial para garantir um futuro sustentável, promovendo a recuperação dos ecossistemas e a valorização dos serviços ambientais que essas espécies oferecem”, conclui.

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