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Sobe realiza campanha de 60 anos da LG Sementes

“A escolha de quem vive o agro” é o mote da campanha realizada pela Sobe*, agência referência no setor agro, que trouxe ideias diferentes de cada região do país
Há 12 anos, a multinacional francesa Limagrain chegou ao Brasil com foco na indústria de milho e introduziu sua marca comercial global LG Sementes, marca líder e referência em sementes de alta qualidade no mercado nacional para reforçar sua marca.
Em 2025, ao completar 60 anos de existência, a LG Sementes escolheu viver o agro, e a Sobe* Comunicação e Negócios, parceira da companhia há 5 anos, foi escolhida para comunicar essa mensagem e estar à frente da campanha publicitária da marca: “A escolha de quem vive o agro”.
O processo iniciou ainda em 2024, quando a Sobe* realizou workshops reunindo mais de 20 profissionais da Limagrain para discutir o agronegócio no país. “Buscamos trazer pessoas que pudessem agregar à discussão de como a marca estava posicionada e como deveria se posicionar para os próximos anos. Construímos uma matriz de propósito com eles, conversamos e finalizamos com ferramentas de design os perfis de agricultores brasileiros. Em cada parte do país, a comunicação é feita de uma forma diferente, visto que as realidades são diferentes. Por isso, fizemos essa imersão, utilizando várias ferramentas de design estratégico para poder colher subsídio, para poder desenvolver a campanha de comunicação”, explica Cristiano Rocha, Diretor de Criação e Design e sócio da Sobe*.
Dessa imersão, surge o conceito e a base da estratégia que posicionaria os 60 anos da LG, uma marca que mescla tradição e inovação de maneira ímpar.
A campanha circula hoje em meios on e offline, desde o digital, com produção de conteúdo em sites e redes sociais e performance, até ações publicitárias de massa, como OOH e ativações em eventos e feiras do agronegócio.

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Tecnologia para o agronegócio: inovação na comercialização de safras

O agronegócio brasileiro vive um momento de intensa transformação digital, redefinindo a gestão das lavouras e a comercialização de commodities agrícolas. Com poucos cliques pelo celular, cerealistas, cooperativas, indústrias e tradings podem precificar grãos e administrar a originação e exportação com maior eficiência, excluindo o uso de planilhas e administração manual
O agronegócio brasileiro está passando por uma revolução digital, transformando a gestão das lavouras e a comercialização de commodities agrícolas. Softwares inovadores possibilitam que produtores, cerealistas e tradings administrem frotas, precifiquem grãos e conduzam negociações com maior eficiência, tudo em poucos cliques.
Tecnologias que impulsionam o setor – Suíte Kora
A adoção de soluções digitais no campo tem otimizado o monitoramento da produtividade, análise climática e uso estratégico de insumos. Além disso, ferramentas especializadas garantem um planejamento sustentável e um maior controle sobre a precificação de commodities.
De acordo com Sergio Coelho, sócio e diretor de TI da Kstack, desenvolvedora da suíte Kora, a tecnologia tem sido um fator decisivo na comercialização agrícola. “No processo de comercialização, o produtor precisa da informação sobre o valor de mercado para seu produto. Cerealistas, cooperativas e tradings necessitam da informação para calcular o quanto pagar ao produtor, baseado no valor que devem receber de seus clientes compradores”, explica.
Originação digitalizada otimiza negociações
Segundo Isabela Redigolo, engenheira agrônoma e comercial da Socafé, um software de originação de safra pode agilizar transações e garantir mais organização ao produtor. “Um software facilita bastante o processo de originação. Ele mostra preços atualizados, envia ofertas, simula vendas e até ajuda a fechar contratos digitalmente. O produtor ganharia agilidade, organização e mais acesso à informação”, afirma.
Ela ressalta que a aceitação da tecnologia tende a ser maior entre cooperativas e cerealistas mais adeptos da digitalização, mas que a transição será gradual. “O agro ainda é muito baseado em relacionamento, então a adoção de um software precisa complementar o trabalho humano e não substituí-lo de cara”, enfatiza.
Automação no fluxo de comercialização
A Suíte Kora Originação tem sido desenvolvido para acompanhar todo o fluxo da comercialização, desde o primeiro contato entre produtor e comprador até o fechamento e cumprimento do contrato. O processo pode envolver negociações para produtos já disponíveis ou de safras futuras. “Cerealistas, trading e cooperativas vendem os produtos com base nas compras realizadas e, muitas vezes, pode haver descasamento entre compras e vendas, que deve ser resolvido antes da data de entrega acordada”, afirma Coelho.
Além de garantir controle total sobre as transações, a plataforma da Suíte Kora permite que usuários acompanhem cada etapa, incluindo classificação do produto, pagamentos e envios relacionados às vendas. “A gestão integrada é essencial, uma vez que a comercialização exige equilíbrio entre compras e vendas”, reitera o executivo.
Exportação de safras e previsibilidade de mercado
A digitalização também tem otimizado o processo de exportação agrícola, garantindo melhor gestão de contratos, planejamento de embarques e análise de mercado global. As soluções tecnológicas aplicadas à exportação permitem que empresas definam prazos de envio, acompanhem cotações internacionais e monitorem a volatilidade dos preços.
A rastreabilidade e conformidade são pontos essenciais, considerando as exigências dos mercados importadores. “O ideal é contar com um sistema que seja fácil de usar, confiável e que realmente ajude no dia a dia”, pontua Redigolo.
Com a modernização digital do agronegócio, o setor ganha em previsibilidade e eficiência, consolidando a comercialização agrícola em um cenário global cada vez mais competitivo.
Investimentos e desafios para a safra 2024/2025
O Plano Safra 2024/2025 trouxe um investimento recorde de R$400,59 bilhões, impulsionando a modernização do setor e fortalecendo produtores rurais. A estimativa da Conab indica um crescimento de 8,2% na produção agrícola, totalizando 322,3 milhões de toneladas.
Entretanto, desafios como volatilidade cambial e altos custos de insumos exigem cada vez mais soluções tecnológicas para garantir a competitividade global do agronegócio brasileiro. Propostas para o Plano Safra 2025/2026 já estão em discussão, com foco na ampliação de recursos para seguro rural e melhorias no ambiente de negócios.
Com a digitalização, o setor avança rumo à eficiência, previsibilidade e rentabilidade, consolidando sua posição no mercado global.
Para saber mais sobre a Suíte Kora e entender de que forma a plataforma poderia apoiar tradings, cerealistas, cooperativas e indústrias, entre em contato com o nosso Comercial.
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Mato Grosso do Sul recebe, pela primeira vez, a inovação dos peptídeos da PHC

Durante o BioSSoluções para o Agro, a PHC apresenta disruptivas tecnologias para o controle de doenças foliares e nematoides em soja e aumento da resiliência das plantas em condições de estresse de clima e solo
Empresa global pertencente ao grupo P.I. Industries e referência em soluções sustentáveis para bioestimulação e proteção de cultivos, a Plant Health Care (PHC) vai apresentar no evento BioSSoluções, as suas tecnologias inovadoras a base de peptídeos elicitores, que formam a quarta geração de produtos microbiológicos, para o controle de doenças e nematoides em soja e incremento de produtividade.
Evento realizado pelo Instituto Desafios Agro em Campo Grande, de 11 a 13 de junho, atrai produtores rurais, consultores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da indústria do agronegócio para debater nesta 2ª edição o universo dos “Biológicos no Manejo de Pragas e Doenças nas Culturas”. Composto por palestras com os maiores especialistas em conhecimento e estratégias com bioinsumos, vai apresentar as últimas novidades em tecnologia e manejo de biológicos.
Desde 2015 no Brasil, a PHC vem ampliando sua contribuição para o avanço do agronegócio nacional com tecnologias regenerativas que integram produtividade, sustentabilidade e segurança alimentar. Pioneira no mercado a oferecer tecnologias que permitem à planta responder seletivamente apenas aos microrganismos nocivos, que causam prejuízo ao seu desenvolvimento, a empresa marca presença no BioSSoluções com três disruptivas tecnologias: HPLANT, SAORI® e TEIKKO™.
Frutos de mais de 10 anos de investimento em P&D, as soluções desenvolvidas com a tecnologia PREtec permitem o desenvolvimento de produtos à base de proteínas elicitoras naturais (peptídeos), livres de resíduos e totalmente compatíveis com os manejos convencionais. Peptídeos elicitores de origem microbiológica, a 4ª geração de produtos microbiológicos:
🛡️ TEIKKO™ – Nematicida bioquímico. Facilidade de uso, consistência de resultados e alta eficiência no controle de nematoides em soja. Protege a planta e a rentabilidade: é natural que seja o melhor.
🌿 HPlant – Bioativador. Maior vigor no desenvolvimento, maior resistência aos estresses climáticos e alta produtividade: a soja no seu melhor desempenho.
🌱 SAORI® – Fungicida Bioquímico. Proteção inteligente desde a semente no controle de doenças foliares da soja: colha resultados com a confiança de quem começa certo.
TEIKKO™ é a mais nova e inovadora solução a base de peptídeos para o controle de nematoides fitopatogênicos. Aplicado no tratamento de sementes tem efeito duradouro e estável mesmo em condições climáticas adversas. Com uma das menores dosagens do mercado e alta compatibilidade com tratamentos químicos, biológicos e nutricionais, inibe o desenvolvimento de nematoides nas raízes, reduzindo sua população no solo, oferecendo um controle superior a produtos biológicos. TEIKKO™ protege a planta de dentro para fora, ativando as defesas naturais da planta no controle de nematoides nocivos ao desenvolvimento da planta. Em soja, a tecnologia proporcionou redução de infestação semelhante ou superior à de bionematicidas líderes de mercado, com ganhos médios de até 6,4 sacas por hectare e maior facilidade de manuseio no tratamento de sementes.
O HPLANT é um bioativador, composto por proteína hidrolisada, que estimula a fisiologia da planta e promove maior crescimento radicular, melhorando a absorção de água e nutrientes, o que fornece à planta maior resiliência para as condições de estresse relacionadas ao clima, permitindo que ela expresse o seu potencial produtivo. No conceito de sistema de manejo cultural, a tecnologia auxilia o produtor a migrar das práticas de agricultura convencional para a agricultura regenerativa, propiciando com o incremento de produtividade o investimento necessário a essa transição. Desde 2018, a tecnologia é aplicada à cana-de-açúcar, e seus cultivos de rotação, como soja e amendoim, além de outros cultivos como trigo, café, milho, tabaco e até frutíferas, promovendo melhor desenvolvimento radicular e vegetativo da planta.
SAORI® é oprimeiro é o único fungicida aplicado em tratamento de sementes recomendado para o controle de doenças foliares em soja. Contribui desde a semeadura para o aumento de eficiência dos fungicidas foliares, reduzindo o desenvolvimento de resistência dos fungos aos fungicidas convencionais. Em soja seu uso já demonstrou maior proteção desde a emergência. Amplia a eficiência de fungicidas foliares (de 19% a 23%), retarda os sintomas de doenças, reduz a queda de folhas e melhora o enchimento de grãos, resultando em ganhos médios de produtividade entre 4% e 6% e ainda com a redução do uso de agroquímicos no manejo fitossanitário.
Diante das crescentes adversidades climáticas que impactam diretamente os cultivos, a adoção de peptídeos passa a ser uma estratégia técnica fundamental para mitigar os efeitos negativos e impulsionar a produtividade agrícola. Com a adoção de tal abordagem técnica inovadora, agricultores têm a oportunidade, não apenas de enfrentar os desafios climáticos, mas também de garantir a resiliência e prosperidade futuras de suas culturas, estabelecendo uma base sólida para a sustentabilidade a longo prazo do cultivo.
Tecnologias disruptivas que estabelecem uma relação responsável com o solo, o meio ambiente e a longevidade das culturas. Inovação, Pioneirismo, Pesquisa e Desenvolvimento que fazem da PHC transformadora da agricultura mundial com a entrega de tecnologias ambientalmente amigáveis em direção à conquista da sustentabilidade no campo e nos negócios.
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Febrasem 2025 transforma Rondonópolis no epicentro da inovação sementeira nacional

Evento técnico promove discussões de alto nível, apresenta tendências e fortalece a conexão entre ciência, campo e produtividade
Nos dias 11 e 12 de junho, Rondonópolis (MT) será palco da 4ª edição da Feira Brasileira de Sementes (Febrasem), o maior evento do país voltado exclusivamente ao setor sementeiro. Organizada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), a feira reunirá especialistas, produtores, pesquisadores e empresas de todo o Brasil para discutir o papel estratégico das sementes na produtividade agrícola nacional.
Mais do que uma vitrine de tecnologias, a Febrasem consolida-se como um espaço de construção de conhecimento, intercâmbio técnico e formulação de caminhos sustentáveis para o futuro do agronegócio. A programação inclui painéis técnicos, palestras, estandes de exposição e rodadas de negócios, oferecendo uma imersão completa nos avanços que impactam diretamente o desempenho das lavouras brasileiras.
Entre os temas em destaque nesta edição estão o melhoramento genético, inovação em tratamentos de sementes, biotecnologia, sustentabilidade, desafios regulatórios e a importância da qualidade das sementes como ponto de partida para uma produção mais eficiente e resiliente.
A presença de empresas com atuação técnica relevante reforça o caráter estratégico do evento. É o caso da Valloura, empresa de fertilizantes de Mato Grosso que tem entre seus sócios o Grupo Botuverá. Sua participação tem o objetivo de fortalecer o diálogo com os principais players da cadeia e compartilhar soluções que impactam o vigor e o desempenho das sementes no campo.
“A Febrasem é um espaço essencial para debatermos o futuro do agro a partir da semente, que é a base de toda a produtividade. Nossa contribuição é levar experiências que ajudem o produtor a extrair o máximo do seu potencial produtivo com ciência e proximidade. O mercado de sementes é um dos segmentos mais sensíveis e estratégicos do agronegócio, porque é nele que começa todo o desempenho da lavoura. Trabalhar com esse setor exige precisão, inovação e responsabilidade técnica”, afirma Thiago Abreu, diretor executivo da Valloura.
Com uma agenda robusta, presença de lideranças e discussões de alto nível técnico, a Febrasem 2025 reafirma seu papel como fórum indispensável para quem acredita que o futuro do agro começa, literalmente, com uma boa semente.