Destaque
MinhaSafra360 leva gestão de safra para a palma da mão

A Agroraiz360, plataforma que recebeu aporte de 5 milhões da Kstack, é capaz de entregar às empresas, através de sua solução, informações sobre gestão e comercialização de grãos, e ainda oferecer ao homem do campo a chance de acompanhar todos os processos de entrega, vendas e negociações de sua produção de qualquer lugar do mundo.
A solução MinhaSafra360, da plataforma Agroraiz360, oportuniza às empresas e ao homem do campo o gerenciamento e acompanhamento das entregas e comercialização de safra através de poucos cliques, apenas com o apoio do celular.
A solução em si tem como objetivo facilitar o dia a dia de empresas brasileiras voltadas para o agronegócio, através de um aplicativo que acompanha um sistema prático, seguro, descomplicado e exclusivamente desenvolvido para auxiliar as etapas referentes à gestão e à comunicação com cooperativas/cerealistas/tradings e produtores/clientes.
Seu acesso pode ser feito tanto pela Web, quanto pelo celular, através da junção dos três componentes que a complementam, que são “Gestão MinhaSafra360”, “App do Cooperativista/cerealista” e “App do Produtor/cliente”.
Visão comercial
Sua visão comercial é focada em agilizar o fechamento dos negócios, reduzir erros comuns durante o atendimento ao cliente, simular, analisar e selecionar as ofertas e reduzir demandas para o back office e para a autonomia comercial.
O aplicativo em si oferece às empresas voltadas para o agro a chance de ajustar sua estratégia comercial, com a simulação de quantas ofertas cabem em um determinado Bid (oferta de lances e negociações); da mesma maneira, enfoca a redução do (re)trabalho, dos erros anteriormente cometidos à digitalização dos negócios.
Sua função visa fortalecer fatores como a confiança, que a empresa deve manter com o cliente, frente à adição de novos contratos e à execução de pré-contratos.
Da mesma maneira, o aplicativo direciona suas entregas por meio de um sistema de análise e monitoramento de ofertas, com agilidade, para que as melhores oportunidades sejam concluídas com sucesso; da gestão e otimização do relacionamento com o produtor, pautando a disponibilidade de informações; e do trabalho incessante em união com o produtor pelas melhores condições. São fatores cuja importância caminha lado a lado à possibilidade imediata de novos negócios e à alçada de aprovação.
O MinhaSafra360 permite fluidez, agilidade e maior possibilidades na comercialização, com melhor e maior ocupação do espaço de armazenagem e otimizando toda a cadeia.
Frente à agilidade do processo de desenvolvimento tecnológico, digitalização, inteligência artificial e biorrevolução no agro, reunidos aos avanços disruptivos das ciências na fronteira do conhecimento, os sistemas agrícolas estão sendo transformados com eficiência, sustentabilidade e resiliência lado a lado aos sistemas agroalimentares.
Isto fará com que os custos, anteriormente comuns às adaptações tecnológicas, como fretes, insumos, operação de compra e venda e atendimento, sejam reduzidos, pois a inovação tecnológica do aplicativo fará com que as empresas voltadas ao agronegócio consigam efetivar um bom monitoramento.
Visão operacional
Frente à visão operacional, o aplicativo oportunizará aos gestores a chance de gerir e acompanhar seus contratos, como compras, vendas e armazenagem.
Em contrapartida, o informará se houver a necessidade de melhorias, gestão e otimização da movimentação do que produz e recebe, bem como dos pontos que ainda precisam ser melhorados.
Também apresenta a possibilidade de fazer com que funções como armazenar e acompanhar as entregas (compras), observar o que estiver em dia e o que ainda estiver em atraso sejam colocadas em prática.
O MinhaSafra360 ainda permite que a empresa voltada para o agro tenha uma visão de 360º quanto à antecipação de problemas que possam surgir, possibilitando oportunizar seus negócios de maneira presente junto ao seu cliente/produtor.
Visão do produtor
Frente à visão do produtor, o aplicativo oferecerá a chance de agilizar o fechamento dos negócios que estiver em andamento, bem como acompanhar suas entregas, créditos e débitos, com informações em tempo real.
O acesso à versão digital do romaneio é desenvolvido a partir da entrega da produção, com informações detalhadas quanto à umidade, impureza e até mesmo de avarias que os grãos podem sofrer.
É um aplicativo totalmente voltado à preocupação com a safra do produtor, à transparência durante o relacionamento e suas transações comerciais, assim como do acompanhamento dos contratos realizados de sua safra e canais de contato.
MinhaSafra360
Para contracenar com todos esses benefícios, o objetivo maior do aplicativo MinhaSafra360 é facilitar a gestão e o acompanhamento das entregas de grãos, proporcionando melhorias, otimização de tempo, aproveitamento de negociações e a garantia total de economia.
Junto às funções da solução, a empresa terá a chance de acessar as informações de toda sua gestão, controlando o andamento do ano das entregas de grãos em cada unidade.
Com o MinhaSafra360, o produtor terá todo acompanhamento das entregas que realizou, com as informações pertinentes, seguras e precisas em tempo real, oportunizando a chance de poder conferi-las, independentemente do momento ou local onde tenham sido entregues.
Com a solução MinhaSafra360, a empresa voltada para o agro vivenciará a chance de transmitir ao cliente/fornecedor sentimentos de prestígio, consideração e profissionalismo, unidos à emissão das informações que serão compartilhadas, o que consequentemente fará com que um relacionamento mais lúcido, límpido e eficaz seja gerado.
Sistema MinhaSafra360
O sistema MinhaSafra360 apresenta disponibilidade em nuvem, através de integração por API, que visa a permissão dos serviços prestados pelo aplicativo de se comunicar com outros serviços.
As empresas voltadas para o agro poderão liberar o produtor através do usuário administrativo, após a criação de um cadastro e perfil, em que o sistema e suas funcionalidades ficarão disponíveis; para isso, um material será enviado ao produtor, como apoio para o uso do aplicativo.
Ademais, o gerenciamento de processos será otimizado, assim como as técnicas agrícolas, que terão maior precisão e eficiência; benefícios, como o aumento da rentabilidade da produção, do lucro para o produtor e da rastreabilidade serão os avanços permitidos pela tecnologia que o MinhaSafra360 é capaz de disponibilizar e agregar para o manejo da safra.
Sobre a Agroraiz360
A Agroraiz360, uma plataforma 100% brasileira voltada para o agronegócio, nasceu com o objetivo de inovar em tecnologias digitais para esse segmento, otimizando o controle das atividades referentes à produção, importação e exportação de commodities agrícolas.

Destaque
Campanha “Patas do Amor” arrecada mais de 3 toneladas de ração em prol de animais resgatados

Parceria entre a Nutrix Pet Food, do Grupo MC Empreendimentos, e o fotógrafo Samuel Neto mobilizou famílias, empresas e amantes dos pets em uma grande corrente do bem
O amor pelos animais ganhou forma e propósito com os resultados da campanha Patas do Amor, que arrecadou mais de 3 toneladas de ração destinadas às ONGs Apam (Associação Mato-grossense Protetora dos Animais) e Associação Lunaar, instituições que atuam no acolhimento e cuidado de animais resgatados.
Idealizada pelo fotógrafo Samuel Neto, a iniciativa nasceu da observação do carinho crescente das famílias com seus pets.
“Como fotógrafo, eu percebi que muitas pessoas me procuravam para registrar seus animais como parte da família. Daí veio a ideia de unir esse amor em uma causa social: transformar ensaios fotográficos em doações de ração. Com o apoio de empresas parceiras, como a Nutrix, conseguimos ampliar o impacto e ajudar centenas de animais”, contou Samuel.
A ação teve o apoio da Nutrix Pet Food, marca da União Smart Foods, do Grupo MC Empreendimentos, e envolveu uma grande rede de solidariedade entre empresas, tutores e voluntários.
De acordo com o gerente comercial da Nutrix, Rafael Machado, a campanha mostrou o poder das parcerias quando o propósito é coletivo.
“O Patas do Amor uniu quatro grandes forças: o fotógrafo Samuel, a ONG Lunnar, a distribuidora DiagroPet e a Nutrix. A ideia foi simples, mas transformadora — transformar o amor pelos animais em alimento e dignidade. Ver o engajamento das pessoas e o resultado que alcançamos é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirmou.
O encerramento da primeira edição da campanha foi celebrado no Festival do Amor, realizado na Associação do Ministério Público, em Cuiabá, (MT), no último sábado (4). O evento reuniu tutores e seus pets em uma manhã de alegria, com desfile temático, creche para animais, palestras com veterinários, sorteios e uma exposição fotográfica da campanha.
O evento também marcou o Dia Mundial dos Animais e reforçou a importância da adoção responsável e da conscientização sobre os cuidados com os pets. Entre os participantes estavam tutores de diferentes perfis, como Regiane Xavier, tutora de Omaha Luna e Flop, que celebrou o caráter solidário da ação.
“Mais do que as fotos, o que valeu foi poder ajudar outros animais. É gratificante participar de algo que mistura amor e solidariedade”.
A professora Irene Cristina de Melo, tutora de Pepe e Omar, dois cães resgatados, resumiu o sentimento coletivo.
“Essas iniciativas nos ensinam sobre respeito, empatia e responsabilidade. É bonito ver empresas e a comunidade juntas por essa causa”.
“Se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” #RM12.8
Destaque
MFG atinge a marca de 3,5 milhões de bovinos abatidos

Líder pelo terceiro ano consecutivo no ranking nacional dos maiores confinamentos do Brasil, da Revista DBO, especializada em pecuária de corte, a MFG Agropecuária também comemora outro marco importante: 3,5 milhões de bovinos abatidos desde a fundação, há 18 anos
O recorde é uma resposta direta ao amadurecimento da atividade no país. “O que antes era visto apenas como uma forma de salvar o boi em épocas de seca ou de entressafra tornou-se uma estratégia planejada e fundamental à pecuária nacional”, analisa Vagner Lopes, gerente corporativo de Confinamento da MFG Agropecuária.
Lopes refere-se ao novo papel do confinamento, pois a própria MFG se tornou uma engrenagem no sistema produtivo dos parceiros. “Os pecuaristas entenderam que poderiam focar mais na cria e recria e deixar a engorda conosco, reduzindo o ciclo de produção”, aponta o gerente.
Foi assim que muitos criadores aumentaram de cinco a dez vezes a capacidade de abate, algo impensável em 1960, quando a prática ainda engatinhava no Brasil, ou no início dos anos 2000. “Em 2007, não havia a profissionalização que vemos hoje. Uso de tecnologia, sistema de trato e manejo eram mais restritos; as dietas, mais volumosas e menos adensadas; os estoques, controlados em planilhas de Excel; e a rastreabilidade provocava dúvida”, lembra.
Já em 2025, dieta adensada, identificação eletrônica, pesagem por câmeras 3D, softwares de última geração, gestão a partir de “KPIs”, automação, drones, controle sanitário, bem-estar animal e nutricional são realidade no grupo formado por oito unidades instaladas em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia.
Serviços sob medida e bem-estar nutricional
O primeiro salto tecnológico da MFG, e porta de entrada às demais tecnologias, foi a rastreabilidade, em 2009. Dezesseis anos depois, culminou no trato totalmente automatizado, abrindo caminho para o fornecimento de serviços sob medida. “A nutrição de precisão é uma marca dos grandes confinamentos e junto com ela técnicas de manejo e tecnologias de ponta nos permitiram o controle total da dieta”, ressalta Adriano Umezaki, gerente técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.
Umezaki soma as inovações à estratégia de aquisição de insumos de qualidade e ao departamento técnico qualificado, que associados a suplementos naturais validados, proporcionaram à MFG ser a precursora em adotar protocolos sem o uso de ionóforos como promotores de crescimento, reduzir o estresse térmico dos animais, mitigar a emissão de metano entérico e inaugurar o conceito de bem-estar nutricional.
Bem-estar animal no confinamento
A MFG Agropecuária também é uma das primeiras propriedades do setor a fazer aclimatação de bovinos, processo indispensável para adaptá-los à alimentação no cocho, além de ser pioneira em banir a marca fogo na identificação animal. Utiliza o manejo “nada nas mãos”, submete a boiada a um rigoroso controle sanitário até o embarque para o frigorífico e possui indicadores próprios de bem-estar animal (BEA).
“Um grande diferencial é nossa equipe formada por médicos-veterinários e supervisores de sanidade e bem-estar animal. Além disso, estruturamos as duas áreas com rotinas de inspeção e assistência contínua. Esse acompanhamento integral fez com que reduzíssemos de forma significativa a taxa de mortalidade da companhia”, resume Maryele Rodrigues, gerente de Sanidade e Bem-estar Animal da MFG Agropecuária.
A meta de longo prazo é padronizar a infraestrutura com recepção sombreada e enfermarias personalizadas. “Nos próximos dois anos, o objetivo é a certificação de bem-estar animal em todas as propriedades do grupo e dos fornecedores de insumos sanitários”, almeja Maryele. No início de 2025, a unidade de Tangará da Serra (MT) recebeu o selo Fair Food, primeiro passo para conquistar o reconhecimento internacional em práticas de bem-estar animal.
Originação, o início de tudo
Apesar do verdadeiro boom dos boitéis ter ocorrido em 2021, impulsionado pela valorização do boi gordo e pela forte demanda chinesa por carne bovina, foi a originação que abriu caminho para uma nova era na pecuária. O processo se aperfeiçoou e evolui em sintonia com o mercado.
“O tempo, a adoção de técnicas inovadoras e o contínuo investimento em treinamentos moldaram uma originação moderna na MFG, mostrando aos pecuaristas como a parceria de engorda pode ser utilizada de forma estratégica no negócio deles”, reforça Vanderlei Finger, gerente geral de Compra de Gado da MFG.
Para conhecer as modalidades de parceria da MFG, entre em contato pelo WhatsApp do “Alô Pecuarista”: (65) 2193-8765.
Destaque
Selgron leva soluções em automação industrial para a Agro Vidas, na Bolívia

Empresa catarinense apresenta selecionadora óptica e empacotadora eletrônica em uma das principais feiras do agronegócio sul-americano
A Selgron, empresa brasileira com sede em Blumenau (SC), participa mais uma vez da Agro Vidas, feira que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O evento é considerado um dos mais importantes do setor agrícola na América do Sul, reunindo empresas, produtores e especialistas para apresentar novidades tecnológicas, tendências e soluções para o agronegócio.
Nesta edição, a Selgron apresenta duas soluções de seu portfólio voltadas para a automação das etapas finais da produção industrial: uma selecionadora óptica com inteligência artificial e uma empacotadora eletrônica.
A selecionadora óptica da Selgron se destaca pela operação simples e de alta precisão. O equipamento combina inteligência artificial, sensibilidade inteligente e tecnologia multi-color para separar produtos por forma, cor e qualidade. Além disso, conta com câmeras infravermelhas (IR) que identificam e removem corpos estranhos, garantindo maior segurança e qualidade no processo. Entre as principais aplicações estão arroz, feijão, café, soja, trigo, castanhas, chia, quinoa, milho, canjica, flakes, ervilha e aveia, entre outros.
Já a empacotadora eletrônica é uma solução versátil para o empacotamento automatizado de diversos tipos de produtos. O equipamento contribui para o aumento da produtividade e oferece vantagens como a economia de filme e de energia elétrica. Sua aplicação abrange desde grãos em geral e alimentos até rações, peças unitárias e produtos farmacêuticos.
“O agronegócio tem buscado cada vez mais tecnologia para ganhar eficiência e qualidade, e nossos equipamentos estão preparados para atender a essa demanda com alto desempenho e confiabilidade”, afirma Rubens Schneider, gerente comercial da Selgron. Ainda segundo ele, a participação na feira é uma oportunidade ímpar para mostrar a outros países o que existe de melhor no mercado brasileiro em inovação. “Participar da Agro Vidas nos dá a oportunidade de mostrar nossas soluções ao mercado latino-americano e, ao mesmo tempo, aproximar-nos ainda mais dos clientes que já confiam em nossa tecnologia”, avalia.