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“Guerra fiscal” entre estados trava competitividade na cadeia do trigo brasileira
Especialistas e representantes do setor debateram desafios do setor moageiro no 9º Encontro do Trigo de São Paulo
O Sindicato da Indústria do Trigo do Estado de São Paulo (Sindustrigo) realizou, na última sexta-feira (27/9), o 9º Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo de São Paulo. Dentro do Espaço Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, a reunião, que também foi transmitida on-line, reuniu especialistas e profissionais do setor para debater tendências, transformações e desafios da cadeia do cereal.
O presidente do Sindustrigo João Carlos Veríssimo abordou a “guerra fiscal” entre estados produtores de trigo, que, devido a incentivos fiscais, como a redução de ICMS, tornam-se mais competitivos em relação à indústria paulista. Ele enfatizou que essa desvantagem tributária precisa ser corrigida para que os moinhos de São Paulo possam competir de forma justa.
O secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Alves Fernandes, também esteve presente no encontro e comentou sobre essas questões tributárias. “O Paraná mói 2,5 milhões de toneladas de trigo por ano, mas apenas 1 milhão de toneladas é consumido internamente, enquanto o restante entra no estado de São Paulo, criando uma competição desleal”, disse, reforçando o compromisso do governo estadual em resolver essas disparidades tributárias, assim como reforçou o apoio do governador Tarcísio de Freitas e do secretário Guilherme Piae em trabalhar em soluções que atraiam mais investimentos para o estado, gerando empregos e aumentando a participação de São Paulo no cenário nacional de produção e processamento de trigo.
“O ano de 2024 foi muito difícil para toda a cadeia do trigo, tivemos a tragédia no Rio Grande do Sul, fatores climáticos no Paraná, e houve uma redução significativa na produção nacional e no mercado argentino, o que dificultou a vida da indústria no Brasil”, proferiu, em sua fala, o presidente-executivo da Associação Brasileira do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa.
Apesar das dificuldades de 2024, o presidente-executivo ressaltou que há uma perspectiva de melhora para o próximo ano, com uma safra maior em 2025, embora tenha havido uma queda na produção em São Paulo. “O setor do trigo, sobretudo com o aumento da produção e o trabalho que a Embrapa está fazendo ao pesquisar novas áreas de produção, são essenciais para o futuro da indústria”, concluiu.
Impacto global na economia brasileira
O economista-chefe do Banco Itaú, Mário Mesquita, destacou durante o painel “Cenário econômico brasileiro” a importância de olhar o país em um contexto macro, pois o país está conectado à economia mundial. “O Brasil não é uma ilha. Tivemos uma inflação global pós-pandemia, e embora ela esteja caindo, o processo é heterogêneo. Os preços das matérias-primas caíram mais rápido do que os serviços”, afirmou.
Ao falar sobre as perspectivas de crescimento global, Mesquita apontou que o PIB mundial deve crescer 3% em 2023 e aumentar para 3,4% em 2024, e que isso representa uma recuperação, mas ainda está abaixo da média do século XXI. “No que se refere ao PIB brasileiro, este está surpreendendo positivamente. Inicialmente esperávamos um crescimento menor, mas hoje projetamos algo entre 3% e 3,5%”, definiu.
Mesquita também destacou o crescimento dos investimentos no Brasil, que estão em níveis historicamente altos. E, falando sobre o câmbio, ele mencionou que o real tem acompanhado os movimentos globais, mas que a moeda brasileira está se desvalorizando mais do que outras de mercados emergentes. Ele acredita que o real pode se valorizar levemente até o fim de 2024.
Por fim, Mesquita fez um resumo das projeções econômicas, indicando que o PIB deve crescer 2% em 2024, com um viés de alta. “A taxa de desemprego deve continuar em queda, e a inflação tende a cair lentamente”, resumiu.
Visão geral sobre o mercado de trigo
O cenário internacional do grão esteve entre os principais tópicos abordados pelo economista e responsável pelo Departamento de Análise do Mercado de Trigo, Élcio Bento. Ele abordou a possibilidade de uma boa colheita na Argentina, mas destacou a incerteza climática que pode afetar essa previsão e salientou a falta de previsibilidade, que faz com que os preços do trigo argentino sejam altos comparados ao norte-americano.
Ele ainda descreveu um cenário complicado para a produção de trigo no Brasil em 2024, principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul. “Duas geadas fortes em agosto, em momentos muito sensíveis, praticamente devastaram a produção no Paraná. No caso do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, até o momento, esses estados estão com bom desenvolvimento da safra, mas há previsão de chuvas intensas, o que pode comprometer a produção”, resumiu.
O economista também destacou a queda nos estoques de trigo no Brasil e a necessidade de importações para equilibrar a oferta interna. “No ano passado, vimos uma queda de 11,3 para 8,5 milhões de toneladas. Isso fez com que os estoques despencassem de 1,9 milhão para 658 mil toneladas. Para a próxima temporada, há previsão de um aumento significativo nas importações, especialmente com a redução da produção interna”, explicou ao auditório, reforçando que os estados brasileiros dependem de importações para atender à demanda interna de trigo e farinha.
Tendências do mercado consumidor
Além do debate envolvendo a cadeia produtiva do trigo, especialistas convidados reforçaram a necessidade de uma compreensão aprofundada do mercado consumidor para garantir a competitividade da indústria local.
No painel “Tendências globais de consumo e aplicabilidade no mercado brasileiro”, o diretor de Vendas para Novos Negócios para América Latina na Nielsen/NielsenIQ, Claudio Czarnobai, pontuou que o canal de autoatendimento (cash & carry) está se destacando no crescimento do varejo, oferecendo uma experiência melhorada ao cliente com a modernização das lojas e a personalização das ofertas para diferentes regiões.
Ele também explicou que a Geração Z está moldando o comportamento de consumo, influenciando as decisões de compra da família e buscando informações detalhadas sobre produtos e preços. Embora ainda não tenha grande poder de compra, será decisiva no futuro. “Daqui a dez anos, será a grande decisora das compras”, sintetizou.
A coordenadora de Marketing da Prozyn Biosolutions, Julia Browne, também citou durante o mesmo painel, que o consumidor brasileiro está cauteloso, priorizando alimentos básicos devido às incertezas econômicas.
A coordenadora de Marketing da Prozyn Biosolutions, Julia Browne, também citou durante o mesmo painel que o consumidor atual está cada vez mais consciente e preocupado com questões de sustentabilidade, saúde e bem-estar. Isso gera uma demanda crescente por produtos que ofereçam benefícios funcionais e que sejam ambientalmente responsáveis.
Além disso, ela observou que a personalização do consumo está em alta, com as empresas precisando adaptar seus produtos para atender a necessidades específicas de diferentes nichos de mercado. “As tendências globais de consumo apontam para um consumidor mais informado e exigente, buscando não apenas qualidade e preço, mas também sustentabilidade e benefícios funcionais nos produtos que consome. Adaptar-se a essas mudanças é fundamental para que as marcas permaneçam relevantes e competitivas no mercado”, recomendou.
O presidente do Sindustrigo, João Carlos Veríssimo, destacou a importância de compreender as tendências de consumo e as mudanças nos hábitos dos clientes. “É essencial que as indústrias se adequem a essas novas demandas, para acompanhar a evolução do mercado”, finalizou.
A íntegra da transmissão ao vivo do 9º Encontro do Trigo de São Paulo está disponível no canal do Sindustrigo no YouTube.
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Chemitec Agro-Veterinária alerta para o início do ciclo dos carrapatos e a necessidade de prevenção dos rebanhos
Infestação de carrapatos acontece nos meses mais quentes do ano e produtor deve adotar práticas para evitar doenças
A época dos carrapatos chegou e os produtores rurais precisam adotar medidas preventivas para evitar danos ao rebanho e à produção. O alerta é da Chemitec Agro-Veterinária, empresa especializada em medicamentos e soluções inovadoras para a saúde de pequenos e grandes animais. De acordo com a empresa, entre outubro e março, ocorre o ciclo do carrapato, quando há uma proliferação dos parasitas, que liberam ovos diretamente nas pastagens.
Gabriel Krause Piccin, médico-veterinário e gerente regional da Chemitec, explica que, com temperaturas elevadas e o clima mais úmido, o ambiente fica propício para a rápida multiplicação de parasitas, principalmente do Rhipicephalus microplus, conhecido como carrapato do boi. Segundo ele, uma fêmea desta espécie é capaz de gerar até 5.000 ovos durante toda a sua vida, o que explica a rápida infestação.
“As fêmeas liberam os ovos nos pastos. Estes ovos, com o calor, rapidamente se transformam em larvas e em carrapatos adultos. Os parasitas entram em contato com o rebanho e se alimentam diretamente do sangue dos animais, podendo transmitir uma série de doenças, incluindo a Tristeza Parasitária Bovina (TPB). Este ciclo é um problema constante e requer ações preventivas. Além das sérias consequências para a saúde dos animais, os carrapatos representam uma grande ameaça à produção, tanto do gado de corte como de leite”, destaca.
A TPB é causada pelos protozoários Babesia e pela bactéria Anaplasma marginale, transmitidos diretamente pelos carrapatos. Eles também transmitem outras doenças, como Febre Maculosa e Doença de Lyme. “Não podemos deixar de citar que os carrapatos também causam muita coceira e feridas, o que favorece a proliferação de outras bactérias”, alerta.
De acordo com o médico-veterinário da Chemitec, o melhor caminho para evitar todos estes problemas e os consequentes impactos na produção é a prevenção, com uso de medicamentos específicos e o manejo adequado. Com a chegada da primavera, o produtor já deve começar a realização de tratamentos estratégicos do rebanho. “Nesta época do ano, com a aplicação de alguns carrapaticidas e o manejo rotacionado de pastagens, o produtor tem a tranquilidade de fazer o melhor para o seu rebanho, e ajudam a manter a infestação em níveis controlados garantindo a saúde dos animais e a manutenção da produção”, destaca.
A Chemitec Agro-Veterinária, com mais que 30 anos de mercado, possui em seu portfólio medicamentos que, se aplicados corretamente, ajudam no combate e na prevenção da TPB. Tratam-se do Chemitril 10% e o Beroseg 7% ou Plus. O Chemitril 10% é um antibiótico que interrompe imediatamente a destruição das células sanguíneas, causada pela anaplasmose, e o animal volta a se alimentar e beber água. Já o Beroseg 7% e o Beroseg Plus são anti-hemoparasitários altamente eficazes no combate do protozoário Babesia, garantindo a recuperação dos glóbulos vermelhos e, consequentemente, o retorno à produção.
Apesar da facilidade do manejo e administração das doses, Piccin alerta que é sempre necessário consultar uma médico-veterinário antes de adotar um programa e prevenção.”Além do uso de medicamentos, outra dica importante que pode ajudar o produtor é fazer a rotação das pastagens, sempre deixando uma parte do pasto sem bovinos por um período. Sem animais em contato, há uma quebra do ciclo de vida dos carrapatos”, acrescenta Piccin.
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Louis Dreyfus Company leva educação ambiental a cerca de 1.500 crianças em SP e MG
Em sua 12ª edição, a iniciativa já beneficiou mais de 11 mil crianças do ensino fundamental de escolas públicas
A Louis Dreyfus Company (LDC) deu início a 12ª edição do seu programa Juntos Pelo Meio Ambiente (JPMA), voltado para alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Neste ano, cerca de 1.500 crianças de 29 escolas em municípios de São Paulo e Minas Gerais participarão das atividades.
Ao longo do programa, os estudantes visitam as fazendas de frutas cítricas gerenciadas pela LDC, onde aprendem sobre citricultura, reciclagem e preservação ambiental por meio de experiências práticas. As atividades incluem oficinas educativas, passeios guiados e o plantio de mudas nativas — já são mais de 10 mil mudas plantadas desde o início da iniciativa em 2012.
Em 2024, o projeto foi ampliado para envolver toda a cadeia de valor do suco, com a realização de palestras e ações em escolas públicas dos municípios onde estão localizadas as fábricas da LDC: Bebedouro (SP), Matão (SP), Paranavaí (PR) e o Terminal de Sucos no porto de Santos (SP). Neste ano, estão programadas atividades como o plantio de mudas nativas em escola de Bebedouro, apresentações teatrais na cidade de Santos e oficinas de educação ambiental com tour guiado nas unidades de Matão e Paranavaí, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer de perto o processo de produção do suco. Todas as ações são coordenadas e executadas com o apoio de cerca de 200 colaboradores voluntários da companhia.
“Quando uma criança entende desde cedo que suas escolhas e ações impactam o meio ambiente, ela começa a enxergar o mundo com mais responsabilidade. O programa JPMA planta essa semente: de que sustentabilidade não é um tema distante, mas parte do dia a dia. É gratificante ver como elas absorvem esse conteúdo, podendo levar para casa e compartilhar com suas famílias, influenciando hábitos e atitudes. Os relatos dos professores também são muito positivos — eles destacam que as atividades práticas complementam o conteúdo aprendido em sala de aula e ajudam a formar cidadãos mais conscientes”, afirma Julia Moscardini, Gerente de Sustentabilidade de Sucos da LDC no Brasil.
A edição de 2025, que deve impactar cerca de 25 cidades e mais de 1.500 crianças, está prevista para ser concluída até o início de dezembro. Desde sua criação, o programa JPMA já impactou mais de 11 mil estudantes, promovendo vivências práticas e educativas nas unidades da LDC.
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50 anos do Proálcool: o Brasil como potência verde
*Por Mário Campos, presidente da Bioenergia Brasil e SIAMIG Bioenergia
Em 14 de novembro de 1975, o governo brasileiro instituiu o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), uma resposta estratégica à crise mundial do petróleo e à forte dependência do país em combustíveis fósseis. Meio século depois, o programa se consolidou como um dos mais importantes marcos de política pública no setor energético, responsável por posicionar o Brasil entre os líderes globais em biocombustíveis.
Ao longo desses 50 anos, os resultados foram expressivos. O Proálcool reduziu a vulnerabilidade externa do país, impulsionou a agroindústria da cana-de-açúcar, fomentou a interiorização da produção e gerou milhares de empregos nas cadeias agrícola e industrial.
No campo ambiental, o etanol, cujo protagonismo nasceu com o Proálcool, transformou o Brasil em uma das nações com menor intensidade de carbono no setor de transportes leves. Atualmente, cerca de 45% desse mercado é atendido pelo etanol, contribuindo diretamente para a diminuição da poluição urbana e para a melhoria da qualidade de vida em nossas cidades.
O programa, ao transformar o país, também evoluiu para uma estratégia nacional de longo prazo. O etanol permanece como um dos principais vetores da transição energética brasileira. Esse amadurecimento se refletiu em políticas modernas, como o RenovaBio, o Combustível do Futuro e o programa Mover. Hoje, dispomos de metodologia científica robusta, a Análise de Ciclo de Vida, que quantifica emissões desde a produção até o uso dos combustíveis. Essa análise demonstra que a frota brasileira de veículos leves é a mais sustentável do mundo.
Às vésperas da COP30, o Brasil apresenta ao mundo um exemplo concreto e bem-sucedido de transição energética sustentável, não apenas teoria, mas resultados comprovados.
O país está preparado para compartilhar sua experiência e inspirar outras nações comprometidas com uma transição energética consistente, eficaz e duradoura. O Proálcool, ao completar meio século, reafirma o papel do Brasil como líder natural da economia verde global.
