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Ferramenta inédita vai compilar em uma única plataforma dados do mercado de fretes

Ferramenta inédita vai compilar em uma única plataforma dados do mercado de fretes

Logfintech goFlux, que investe continuamente na proteção e veracidade das transações, conclui a construção do seu primeiro modelo de IA generativa

A Inteligência Artificial (IA) é um assunto que cada vez mais ganha destaque em diversos aspectos da sociedade. A capacidade de programas e dispositivos de realizarem tarefas de modo quase autônomo utilizando algoritmos que simulam o raciocínio humano com base em padrões aprendidos, avança a cada dia e gera muitas expectativas quanto ao futuro dessas novas tecnologias.

Mas, se por um lado o avanço de inovações como a IA proporciona comodidade, por outro, é preciso ter atenção. Essa preocupação fica mais acentuada principalmente quanto ao uso e segurança de dados. No mercado logístico e mais especificamente no setor de transporte de cargas rodoviário, manter a proteção e o sigilo das informações transacionadas é imprescindível.

Este é justamente um dos desafios da paulistana goFlux, uma logfintech data-driven (empresa orientada por dados) focada em gerar as melhores tomadas de decisões para a resolução de problemas do mercado logístico, e que se prepara para mais um importante passo na sua jornada de inovação. A empresa que se destaca, nos últimos seis anos, por suas tecnologias disruptivas no setor, passa também a focar suas ações na construção do seu primeiro modelo de GenAI ou IA generativa (que utiliza algoritmos para criar novos conteúdos) para os clientes.

Segundo Priscila Lucas, coordenadora de Data Science, na goFlux, a logfintech já utiliza ferramentas de IA generativa internamente para aumento de eficiência e produtividade de seu time, contudo, chegou o momento de ampliar essa solução para o mercado e o aporte recente do Capria Ventures, um dos fundos internacionais de investimentos, impulsionará o desenvolvimento dessa solução. 

Produzimos muita documentação com conteúdo de domínio fechado (closed-domain), ou seja, informações internas com insights relevantes e de nossa propriedade intelectual sobre o mercado. Dados assim não estão na internet para o consumo de outras GenAI’s como o ChatGPT, por exemplo”, destacou.

A ideia é a criação de um prompt que estará disponível na plataforma goFlux View, produto de inteligência de mercado e predições de preço de frete futuro. O objetivo do projeto é unificar toda a documentação criada sobre informações de inteligência de mercado logístico sobre tudo aquilo que a logfintech produz internamente e cruzar esses dados com a mensuração das principais variáveis que, via de regra influenciam no preço do transporte como: indicadores macroeconômicos, nacionais, internacionais e tendências.

Desta forma os clientes poderão utilizá-las e assim ter as melhores escolhas embasadas em dados reais. “A goFlux é uma empresa que tem a cultura de data driven, uma empresa completamente baseada em dados para tomada de decisão e resolução de problemas no mercado logístico”, ressalta Priscila.

Segurança e qualidade dos dados

Um ponto interessante também a se destacar é sobre a importância da qualidade dos dados (data quality) que a logfintech preza sobre os fretes transacionados dentro da plataforma. Segundo Luis Martinez, CSO da goFlux, todas as informações geradas e utilizadas majoritariamente são embasadas em negociações reais transacionadas em sua base, isso certifica a qualidade e veracidade desses dados. “Hoje são aproximadamente 25 mil viagens realizadas por dia em nossa plataforma, todas elas são negociações de frete acordadas, entre embarcadores e transportadoras vencedoras”, cita o executivo.

A qualidade desses dados é a matéria prima da empresa para desenvolver outras soluções, bem como liberar a comercialização de novas rotas que atingiram um nível elevado de assertividade mínimo de 80%. “Semanalmente amadurecemos novas rotas, mas essas só ficam disponíveis na plataforma a partir do momento que atingem um grau de acurácia, por meio de uma análise inteligente com compliance. Desta forma asseguramos a escala geográfica de atuação”, pontua Martinez.

Manter a qualidade destes dados é outro desafio e requer uma infraestrutura em termos de tecnologia para as instituições. Segundo Priscila, a plataforma atual da goFlux, permite além de compilar os dados, também possibilita tratá-los, readequá-los às escalas numéricas conhecidas do mercado, padronizar medidas, tudo isso em uma velocidade que proporcione tomar decisões mais rápidas e sem erros. “A nossa infraestrutura tecnológica também nos deixa melhorar continuamente a governança das informações, que é feita em conjunto com o time de segurança de informação para atender às políticas necessárias, para manutenção da nossa certificação ISO 27001”, acrescentou a coordenadora de Data Science.

Desenvolvimento contínuo

A goFlux tem outras grandes frentes de atuação, como o produto naConta, de antecipação de recebíveis que utiliza um FIDC, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, próprio e usa a inteligência artificial na construção de análises de dados, scores ratings. O controle de dados proporciona conforto para o mercado financeiro, principalmente quando falamos em validade e qualidade das transações que serão antecipadas.

De acordo com Martinez, a inteligência da ferramenta é fundamental neste processo robusto, na análise de crédito e concessão de limites. “Nosso papel é compreender e avaliar o mercado logístico, principalmente os fretes, sua composição, variações de alta e baixa, sazonalidades, ciclicidades, ou seja, a flutuação e tudo aquilo externamente que pode interferir nos preços. Internamente também temos algoritmos de IA rodando em times que ajudam a melhorar a eficiência operacional em diversas frentes e tarefas”, diz.  “Além disso, esse processo de inovação é contínuo, encontram-se, em nossa esteira de desenvolvimento, o apoio aos novos produtos, como o goFlux carbonFree trazendo ainda mais praticidade, inovação e inteligência para a solução através da IA descarbonizando o setor”, complementa Priscila.

Sobre a goFlux

Sediada em São Paulo, capital, a goFlux é uma logfintech que surgiu em 2018 fruto da expertise de fundadores experientes em logística que desenvolveram uma plataforma totalmente digital para cotação, negociação, contratação e gestão de fretes rodoviários. A solução vem revolucionando a forma de contratar fretes e impulsionando a competitividade no segmento de transportes, principalmente do agronegócio. Saiba mais em www.goflux.com.br.

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Pinus: o mais brasileiro entre os estrangeiros

Coloque o homem da esquerda mais para a direita, enquadrando-o na imagem

*Por Daniel Chies, Jose Mario Ferreira e Fabio Brun

O Brasil é mestre em melhorar o que vem de fora. O gado nelore, por exemplo, originário da Índia, tornou-se a principal raça bovina do país. A soja, hoje um dos produtos mais exportados, chegou por aqui em 1882, vindo da China. O milho veio do México, o trigo da Mesopotâmia. O Eucalipto veio da Oceania. E assim seguimos, cultivando com excelência o que um dia foi exótico.

No universo das plantas não comestíveis, o fenômeno se repete. Muitas flores e espécies ornamentais, por exemplo, que embelezam nossos jardins, são estrangeiras, mas tão queridas quanto as nativas. Quando passamos para a escala industrial, destacamos a árvore de pinus, uma estrangeira que encontrou no Brasil, especialmente na Região Sul, seu lar ideal.

O cultivo comercial do gênero Pinus começou no Brasil no final dos anos 1970, com um objetivo claro: fornecer madeira para a indústria. E deu certo. O pinus taeda, principal espécie utilizada, encontrou nas condições edafoclimáticas do Sul do país um ambiente perfeito para crescer com vigor. Graças ao melhoramento genético e à tecnologia florestal, o Brasil alcançou os melhores índices de produtividade do mundo para essa espécie.

Segundo o levantamento mais recente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em 2024 o país contava com 1,9 milhão de hectares de florestas plantadas de pinus. A Região Sul concentra cerca de 1,69 milhão de hectares, distribuídos entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A madeira de pinus está presente em nosso cotidiano de formas que muitas vezes passam despercebidas. Ela compõe papel, caixas de papelão, móveis, portas, brinquedos, utensílios domésticos e estruturas diversas. Os pellets de madeira, por exemplo, são uma fonte de energia renovável cada vez mais utilizada globalmente.

E não para por aí. A celulose extraída do pinus é usada em cápsulas de medicamentos, na indústria alimentícia e até na automobilística. Com a nanocelulose e a lignina, surgem aplicações inovadoras: superfícies impermeáveis, essências e até pele artificial. O potencial é imenso e estamos apenas no começo.

Em um mundo que exige soluções com menor impacto ambiental, as florestas plantadas para fins industriais se mostram uma alternativa viável e estratégica. Durante seu crescimento, as árvores de pinus capturam carbono da atmosfera, que permanece sequestrado nos produtos derivados por décadas ou até séculos.

Além disso, quase toda a área plantada na Região Sul possui certificações internacionais que garantem práticas rigorosas de responsabilidade social e ambiental. As empresas do setor preservam cerca de 30% da vegetação nativa nos três estados, demonstrando compromisso com o equilíbrio ecológico.

O pinus escolheu o Sul do Brasil para prosperar e foi bem acolhido. As empresas de silvicultura da região atuam com responsabilidade e visão de futuro, adotando práticas ambientais, sociais e de governança muito antes do termo ESG se tornar tendência. Por isso, a madeira de pinus brasileira é reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e sustentabilidade.

Essa é uma história de sucesso que começou há décadas e continua a crescer, como as próprias árvores que a protagonizam. O pinus pode não ser brasileiro de origem, mas já é parte essencial do nosso presente e, com certeza, do nosso futuro.

  • *Daniel Chies é presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Jose Mario Ferreira é presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e Fabio Brun é presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas).
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Queijos brasileiros disputam pódio global e movimentam agronegócio no Paraná

Queijos brasileiros disputam pódio global e movimentam agronegócio no Paraná

Projeto do Biopark, no Oeste paranaense, transforma leite de pequenos produtores em iguarias premiadas com apoio tecnológico e institucional — e atrai atenção internacional

Entre os dias 13 e 15 de novembro, Berna, capital da Suíça, se tornará o epicentro da alta queijaria mundial com a realização do World Cheese Awards 2025. Pela primeira vez em solo suíço, o maior concurso de queijos do mundo reunirá mais de 5 mil amostras de mais de 50 países. No meio desse seleto grupo, o Brasil tem chances reais de figurar entre os grandes — graças a um projeto paranaense que uniu inovação, capacitação rural e ciência aplicada.

Entre os queijos desenvolvidos no Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação, em Toledo (PR), que vão representar o Brasil no concurso, três são inéditos. A iniciativa, que há seis anos transforma leite de pequenos e médios produtores em queijos de alto valor agregado, já soma 69 medalhas em premiações nacionais e internacionais, além de cases de sucesso que chamam a atenção de investidores e formuladores de políticas públicas.

O projeto oferece consultoria integral gratuita aos produtores, desde análise do leite até desenvolvimento de identidade visual, rotulagem e acesso ao mercado. “Os produtores associados ao projeto recebem suporte técnico integral e gratuito, abrangendo desde a melhoria da qualidade do leite até a produção dos queijos, com transferência completa das tecnologias desenvolvidas no laboratório. Durante todo o período de participação, é realizado monitoramento contínuo dos padrões de qualidade, assegurando a manutenção das características e da excelência dos produtos desenvolvidos”, explica Kennidy de Bortoli, pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação.

Carolina Trombini, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, complementa: “O projeto também oferece orientação técnica para os investimentos em infraestrutura física das queijarias, com auxílio na escolha dos equipamentos e layouts mais adequados, de acordo com os objetivos e o porte de cada produtor. Além disso, há acompanhamento permanente para o fortalecimento técnico e gerencial dos negócios. São realizados encontros bimestrais que abordam temas práticos e estratégicos, como marketing digital, vendas, abertura de novos mercados e boas práticas de fabricação. Trata-se de um projeto completo: a partir do momento em que o produtor decide participar, ele passa a contar com suporte em todas as etapas desse novo empreendimento”.

Tradição com tecnologia
O projeto é resultado de uma coalizão estratégica entre o Biopark, o Biopark Educação, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR‑PR), o Sebrae/PR, o Sistema Faep/Senar e a Prefeitura de Toledo, consolidando uma rede colaborativa que promove inovação, qualificação técnica e valorização da produção local. Juntos, eles transformam a cadeia leiteira — setor estratégico no Paraná, segundo maior produtor do país — com uma lógica de diferenciação de mercado, valorização do terroir e acesso a certificações como SIM, SUSAF e SISBI.

Com base em diagnósticos técnicos, cada produtor recebe indicações personalizadas de tecnologia queijeira conforme as características do seu leite. A diversidade é prioridade: isso favorece o surgimento de um ecossistema competitivo e sinérgico — e a formação de uma Rota de Queijos Finos na região.

Resultados concretos e potencial de expansão
Em 2024, o queijo maturado Passionata, uma tecnologia do Projeto de Queijos Finos do Biopark e produzido pela Queijaria Flor da Terra (Toledo-PR), foi eleito o melhor da América Latina e o 9º melhor do mundo no World Cheese Awards. Este ano, além de tecnologias já lançadas no mercado, três novas criações concorrem na Suíça: o Guarandu, com aroma de guaraná; o Garoa Tropical, com uso de fruta cítrica na coagulação; e o Florescer, de casca lavada e coloração ousada. Produtos que unem identidade brasileira e sofisticação gastronômica — e que já despertam o interesse de importadores e chefs europeus.
Hoje, o projeto Queijos Finos do Biopark conta com 27 produtores integrados, 26 tipos de queijos no mercado e planos de expansão estadual já em curso, com apoio do governo do Paraná.

“Conseguimos criar um modelo escalável, com baixa barreira de entrada para os produtores, retorno rápido e forte apelo de marca. Ao mesmo tempo, servimos de referência de política integrada de desenvolvimento rural, segurança alimentar e inovação tecnológica no campo”, afirma Carmen Donaduzzi, idealizadora do projeto.

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Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

Dados do Data Hub MT mostram que o Estado exportou US$ 1,28 bilhão em carnes no terceiro trimestre, com a China respondendo por mais da metade das compras

As exportações de carne de Mato Grosso voltaram a registrar forte crescimento no terceiro trimestre de 2025, alcançando US$ 1,28 bilhão entre julho e setembro, segundo levantamento do Data Hub MT da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com base em informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a pedido do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo/MT).

O desempenho inclui carnes bovinas congeladas e frescas, carnes suínas frescas, refrigeradas ou congeladas e carnes de aves e miudezas comestíveis, comercializadas com 92 países. A China manteve a liderança absoluta, representando 56,67% das importações totais do período.

Comparado ao mesmo trimestre de 2024, quando o valor exportado foi de US$ 762,74 milhões, o avanço foi de 67,4%. No acumulado de janeiro a setembro de 2025, as exportações somam US$ 2,88 bilhões, frente aos US$ 2,09 bilhões registrados no mesmo intervalo do ano anterior, uma elevação de 38%.

Entre os produtos, o valor exportado de carne bovina congelada foi de  US$ 1,64 bilhões representa 78,4% do total, carnes bovinas frescas ou refrigeradas US$ 256,8 milhões (12,2%) e as aves com US$ 146,3 milhões (7%).

A China segue como o maior comprador dos produtos com US$ 851,6 milhões (40,76%), seguido de Emirados Árabes Unidos US$ 225, 7 milhões (10,8%) e Turquia  US$ 96,4 milhões (4,6%).

Para o presidente do Sindifrigo-MT, Paulo Bellincanta, o resultado confirma a solidez do setor e a mais uma vez, a ausência de impactos do chamado “tarifaço” norte-americano sobre a carne brasileira.

“O desempenho de Mato Grosso reforça a competitividade da nossa indústria frigorífica e a confiança dos mercados internacionais na qualidade da carne produzida aqui. Mesmo com o tarifaço imposto pelos Estados Unidos, não houve qualquer reflexo nas exportações. Os números mostram que o setor segue firme, diversificado e com presença consolidada em mais de 90 países. A tendência é de fechar o ano com novo recorde histórico, superando com folga os resultados de 2024”, avaliou.

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