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Caos climático x revolução fiscal: notas fiscais eletrônicas já evitaram devastação de 160 mil árvores

Em meio a desastres climáticos, modelo digital evitou a impressão de 2,4 bilhões de notas desde 2006, poupando árvores suficientes para cobrir duas vezes o Parque do Ibirapuera
O caos climático, com secas e queimadas cada vez mais frequentes, tem devastado o Brasil e o mundo. Em 2024, o Brasil registrou mais de 130 mil focos de incêndio, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), enquanto as secas atingiram cerca de 80% do território nacional. Outro dado alarmante, de um relatório do World Resources Institute, mostra que o Brasil foi o país que perdeu a maior área de floresta no mundo em 2022, 42%. A destruição foi causada por uma combinação de incêndios florestais, desflorestação para fins agrícolas e pecuária, e exploração madeireira.
Diante desse cenário, o aquecimento global, seja como causa dos eventos extremos ou consequência da devastação florestal, figura cada vez mais nas pautas de sustentabilidade de órgãos e instituições globais. A pergunta que fica é: o que as empresas podem fazer para mitigar os impactos dessa crise ambiental crescente?
Uma das medidas acessíveis e eficazes é a redução do uso de papel físico. A produção de papel, desde o corte de árvores até o processo industrial, consome vastos recursos naturais e gera diversas externalidades negativas para o meio ambiente. Segundo um estudo publicado em 2023 pelo Conselho de Defesa de Recursos Naturais (NRDC), a indústria de papel e celulose ainda depende fortemente de árvores para a fabricação desse material, apesar do aumento do uso de papel reciclado. Uma única árvore pode produzir entre 10 mil a 20 mil folhas de papel, dependendo de suas dimensões.
Nesse contexto, a emissão de notas fiscais eletrônicas surge como uma alternativa sustentável. Desde a implantação do modelo de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) em 2006, mais de 44 bilhões de documentos já foram emitidos, segundo dados do Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Isso representa aproximadamente 2,4 bilhões de notas emitidas anualmente, sem a necessidade de impressão.
Para ter uma ideia do impacto ambiental, a Oobj, empresa brasileira que fornece inteligência de dados fiscais, projetou a preservação ambiental decorrente da emissão de notas fiscais eletrônicas, calculando que as 2,4 bilhões de NFes emitidas anualmente evitam a derrubada de aproximadamente 160 mil árvores. Esse número seria suficiente para cobrir uma área equivalente a dois Parques Ibirapuera, em São Paulo — uma comparação que torna mais concreto o impacto positivo da digitalização. Além disso, essas árvores preservadas representam cerca de 240 mil toneladas de papel que deixaram de ser produzidas e, consequentemente, gerando resíduos no processo de descarte.
Hugo Ramos, CEO da empresa de inteligência fiscal Oobj, enxerga nessa discrepância uma oportunidade para que mais organizações descubram o valor da gestão fiscal digital. “Quando menos de 2,5 milhões de empresas conseguem evitar que 44 bilhões de notas sejam jogadas fora, é fácil perceber o enorme impacto que cada negócio causa ao mundo quando toma a mesma decisão. Para se ter uma ideia, existem 21,8 milhões de empresas ativas no Brasil, de acordo com o Portal Gov.br. Imagina o potencial de crescimento e, consequentemente, a redução do impacto no meio ambiente se todas aderissem às NFs digitais. Mais do que isso, existem ainda muitos outros processos que podem sair do papel”, comenta.
Nesse contexto, Ramos destaca outros documentos fiscais que já possuem versões eletrônicas, como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), amplamente utilizado nos setores de transporte e indústria, e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe), essencial no varejo. Transportadoras, por exemplo, podem utilizar o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), enquanto empresas de energia adotam a Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica (NF3e) e, em breve, as empresas de telecomunicação serão obrigadas a emitir a Nota Fiscal de Comunicação eletrônica (NFCom) em todo o Brasil.
Além da praticidade e da segurança que a digitalização providência, a sustentabilidade também é uma forte razão pela qual as NFes são uma excelente forma de lidar com as exigências fiscais. Segundo dados do Ministério da Economia em 2024, apenas 2,4 milhões de CNPJs estão registrados para emitir NFes, o que representa uma significativa economia de papel, mas ainda está distante do total de mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil.
Essa disparidade destaca a necessidade de incentivar a digitalização entre as empresas, já que a adoção das NFes pode reduzir drasticamente o uso de papel, contribuindo para a preservação ambiental. Estima-se que cada NF-e pode poupar, em média, cerca de 15 mil folhas de papel por árvore, o que evidencia o potencial ambiental positivo da digitalização no âmbito fiscal.
Além da emissão desses documentos, a gestão centralizada e o armazenamento na nuvem eliminam a necessidade de arquivamento físico, tornando o processo fiscal ainda mais sustentável. “Seja na emissão ou no recebimento das notas, no trato com as prefeituras, e no segmento que for — varejo, indústria, serviços —, a gestão fiscal não precisa ser o que era antes. Para quem se preocupa em atingir marcos ESG e ter no mercado uma marca preocupada com o meio ambiente, essa é uma maneira certeira de fazer a diferença”, conclui Hugo.
Sobre a Oobj
A Oobj é uma empresa brasileira que fornece inteligência de dados para o compliance dos documentos fiscais eletrônicos (DFe) no mercado tributário. Com cobertura de todo o território nacional, a provedora comercializa um Software como Serviço (Saas) para a emissão, o recebimento, o armazenamento e a análise de DFe (NFe, NFCe, SAT, MDFe, NF3e, CTe, NFSe e NFCom). Atualmente, a empresa emite cerca de 300 milhões de DFe por mês, o que equivale a mais de 1 milhão de NFs por hora e 580 documentos por segundo. A Oobj mantém cerca de 25 mil CNPJs ativos em sua base e possui clientes de variados segmentos, entre eles Coca-Cola, McDonald’s, Telefônica, Samsung, O Boticário e Outback.
A Oobj é pioneira no desenvolvimento de soluções para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), especialmente para Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe). A empresa foi criada em 2005 para o desenvolvimento do sistema receptor de NFe da Secretaria da Fazenda de Goiás, cedido às SEFAZ de todos os estados brasileiros, tornando-se o sistema receptor oficial em diversos deles e referência nacional de soluções para Nota Fiscal Eletrônica.

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Tarifa dos EUA pressiona café e desafia fluxo de caixa da indústria brasileira

O aumento de 50% na tarifa dos Estados Unidos sobre o café brasileiro acendeu o alerta na indústria. O Brasil, responsável por cerca de um terço de todo o café consumido pelos americanos, lidera as exportações ao país, mas agora enfrenta risco de retração nas vendas, perda de mercado e pressão sobre as margens financeiras
O aumento de 50% na tarifa dos Estados Unidos sobre o café brasileiro acendeu o alerta na indústria. O Brasil, e maior fornecedor do produto ao país, agora vê seu mercado sob pressão, com risco de perda de contratos, queda nas vendas e aumento da volatilidade nos preços internacionais.
Segundo a Conab, as exportações de café brasileiro para os EUA caíram 47% em agosto de 2025, o que equivale a aproximadamente 8 milhões de sacas a menos por ano. O café é considerado um produto de consumo estável — mesmo com preços mais altos, a demanda não tende a cair significativamente —, o que acentua a volatilidade no mercado e pressiona a cadeia produtiva a encontrar soluções rápidas de adaptação.
Fluxo de caixa sob pressão
Com estoques americanos suficientes apenas para 30 a 60 dias de operação, a indústria brasileira enfrenta pedidos de prorrogação de contratos, cenário que compromete previsibilidade de receitas e aumenta a necessidade de gestão cuidadosa do caixa
A Nexxera, com mais de 33 anos de experiência em soluções de pagamentos, cobranças, supply chain, crédito e capital de giro, tem estudado comportamentos de mercado que exigem constante análise sobre fluxos variáveis, motivados por diferentes fatores locais e internacionais. Nesse contexto, avalia a aplicabilidade de soluções que podem ser decisivas para atravessar períodos como este, sobretudo diante da necessidade de alongar prazos para clientes sem perder a previsibilidade de recebimentos.
“No caso específico de incerteza no comércio internacional, é preciso analisar como o mercado nacional pode suprir as necessidades de caixa, muitas vezes oferecendo mais prazo ao comprador e sabendo usar o quanto ou quando alinhado à melhor data para cobrir eventuais necessidades decorrentes do mercado externo. Por isso, a antecipação de recebíveis da carteira doméstica exige estudo sobre como garantir liquidez imediata e sustentabilidade futura, flexibilizando prazos de pagamento, preservando a competitividade e sem fragilizar a cadeia de suprimentos”, afirma Edson Silva, fundador da Nexxera.
Silva também destaca que o acesso a crédito multibancos é um diferencial para empresas do setor, já que cada player da cadeia de valor possui seu banco e sua análise de risco previamente definida.
A Nexxera conecta indústrias, clientes e fornecedores a múltiplos bancos, registradoras e adquirentes dentro de um ecossistema colaborativo, permitindo a escolha de condições mais competitivas e saudáveis. “O crédito nunca pode ser tratado como gargalo, mas como instrumento de redução de risco e custo. Nosso score inteligente avalia em tempo real a saúde de toda a cadeia produtiva e amplia as opções de financiamento. Isso fortalece o rating de crédito do tomador e garante mais alternativas para atravessar momentos críticos”, complementa.
Setor em compasso de espera
Enquanto as negociações entre Brasil e Estados Unidos buscam incluir o café na lista de exceções ao tarifaço, especialistas recomendam cautela e gestão estratégica dos recursos financeiros. A perspectiva é de preços elevados e volatilidade até a próxima safra.
O cenário reforça que a resiliência da indústria não dependerá apenas de acordos internacionais, mas também da capacidade das empresas em adaptar sua gestão de fluxo de caixa e supply chain para manter a competitividade em um mercado global cada vez mais instável.
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Caravana Giro do Leite participa da Expo Rio Preto 2025

Laboratório Móvel estará à disposição dos produtores para realizar análises de qualidade de leite e silagem no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
A Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Laboratório Móvel de Análise da Qualidade de Leite e Silagem do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo, irá participar da 62a Expo Rio Preto nesta quarta-feira (17), a partir das 9h30, em São José do Rio Preto.
No período da manhã, a Caravana estará à disposição para dar orientações aos produtores rurais, principalmente aos do mercado leiteiro, e promover conhecimento e experiências acadêmicas e tecnológicas para a melhoria do setor produtivo. À tarde, em Potirendaba, produtores poderão levar suas amostras de leite e silagem para a análise no Laboratório Móvel.
“Estar presente em um evento de relevância como a Expo Rio Preto, que celebra a força do agro paulista, é uma oportunidade de mostrar na prática o quanto a tecnologia pode apoiar o produtor rural. O Laboratório Móvel é a prova de que ciência e campo caminham juntos pela qualidade do leite e pelo desenvolvimento da cadeia produtiva”, destaca Luiz Roma Júnior, Diretor da Caravana Giro do Leite e do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo.
Cooperação estratégica pela pecuária leiteira paulista
A bovinocultura de leite é uma das atividades rurais de maior relevância no Estado de São Paulo, garantindo renda, liquidez e permanência de famílias no campo. Para apoiar este setor, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA/SP) estruturou uma cooperação entre a Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA).
O objetivo é fortalecer a pecuária leiteira com ações conjuntas que unem extensão rural e pesquisa aplicada. O Projeto CATI Leite atua na promoção da sustentabilidade social, econômica e ambiental da produção, abordando temas como manejo de pastagens, nutrição, sanidade, reprodução e bem-estar animal. Já o Laboratório Móvel da Caravana Giro do Leite oferece suporte técnico por meio de análises laboratoriais realizadas diretamente nas regiões produtoras, permitindo diagnósticos rápidos e soluções mais precisas.
A parceria prevê cinco anos de cooperação, com metas anuais de realização de oito ações conjuntas, mais de 100 análises laboratoriais, 200 questionários aplicados junto a produtores e relatórios técnicos que consolidam os resultados. A proposta busca empoderar pequenos e médios produtores rurais, oferecendo ferramentas para melhor desempenho produtivo e econômico da atividade leiteira.
Procedimentos para a coleta e entrega de amostras
Para que os pesquisadores da Caravana Giro de Leite possam realizar as análises, os produtores podem levar 50mL da amostra do leite produzido (o que equivale a 1 terço de um copo de requeijão), que deve ser colocado com o auxílio de uma concha em um recipiente plástico, limpo e com tampa, mantido homogeneizado, refrigerado e protegido do sol por, pelo menos, cinco minutos antes de ir ao evento e chegar ao Laboratório Móvel.
No caso de silagem, o produtor deve coletar cerca de 500 gramas de amostras de vários pontos do silo, misturá-las e colocá-las em um saco plástico bem fechado, sem excesso de ar, e levá-las o mais rápido possível ao Laboratório da Caravana.
Com o apoio de importantes empresas de tecnologia, como TPM Brasil e FOSS, o trailer está equipado para receber e armazenar diferentes aspectos de qualidade do leite, como níveis de gordura, proteína, lactose, sólidos e contagem de células somáticas, assim como a possibilidade de monitoramento bromatológico de alimentos, ração e silagem usado pelos produtores.
Os visitantes também poderão conhecer as diversas iniciativas acadêmicas e de pesquisas do projeto do Instituto de Zootecnia, como manejo e higiene de ordenha, análise e qualidade de leite, bem-estar e produção de leite, manejo nutricional, controle de mastite, dicas importantes para o produtor do leite, gestão da propriedade leiteira, manejo de bezerras e novilhas, melhoramento genético, produção orgânica, entre outras ações.
Por onde a Caravana já passou
Até o momento, a Caravana Giro do Leite já rodou mais de 4 mil quilômetros e já atendeu cerca de 30 mil pessoas, com presença em mais de 13 importantes eventos do setor agrícola e em regiões estratégicas do mercado, como Agrishow, em Ribeirão Preto (SP); Coplacampo, em Piracicaba (SP); Coopershow, em Cândido Mota (SP); 3º Dia de Campo da Comevap, em Pindamonhangaba (SP); Feicorte 2025, em Presidente Prudente (SP); entre outros.
Em 2024, o Laboratório Móvel da Caravana rodou mais de 4,3 mil quilômetros e esteve presente em diversos eventos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, como Agrishow (Ribeirão Preto/SP), Coplacampo (Piracicaba/SP), Festa do Leite (Batatais/SP), ExpoFru (Frutal/MG).
“A Caravana Giro do Leite tem como missão percorrer o Brasil levando conhecimento técnico, inovação e soluções práticas para o campo. Nosso objetivo é fortalecer a produção agropecuária por meio do monitoramento de indicadores essenciais para o desempenho sustentável da atividade leiteira e agrícola. Ao lado das empresas parceiras, promovemos a difusão de novas tecnologias e impulsionamos a conexão entre pesquisa científica, extensão rural e o dia a dia do produtor. Cada parada da Caravana é uma oportunidade de escuta ativa, troca de experiências e construção coletiva de soluções que realmente fazem diferença na produtividade e na qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, afirma Roma.
A Caravana Giro do Leite conta com o apoio de importantes empresas como The Product Makers Brasil, FOSS, Revista Balde Branco, ATW Comunicação e Dovigo Estúdio Criativo; além do incentivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo.
SERVIÇO:
62ª EXPO RIO PRETO – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Data: 17 de setembro de 2025
Horário: 9h30 às 16h
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Endereço: Rua Daniel Antônio de Freitas, 115, São José do Rio Preto (SP)
Inscrições: Gratuitas no local ou pelo link https://forms.gle/8gCDCM5eUXi5LY6W7
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54ª Expofeira do Amapá movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios; agro teve destaque com R$ 248,7 milhões

Evento gerou 100 mil empregos formais e recebeu 2,6 milhões de visitantes
A 54ª Expofeira do Amapá se encerrou no último dia 07 e seus resultados foram divulgados nesta quinta-feira. O evento, que aconteceu em Macapá, movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios, atraiu cerca de 2,6 milhões de visitantes e registrou, durante a sua realização, a marca expressiva de 100 mil empregos formais no estado.
“A grande vitrine de negócios éticos do Brasil, que impulsionam o desenvolvimento do Amapá movimentou R$ 1,1 bilhão. Começamos a caminhar com as nossas próprias pernas e tudo que for preciso, nós vamos fazer para atrair novas empresas, manter as que já estão, para incentivar o empreendedorismo local e gerar empregos. Esse foi e sempre será o papel da Expofeira”, destacou o governador do Amapá, Clécio Luís.
A Expofeira movimentou recursos em diferentes setores da economia, fortalecendo desde grandes investimentos até iniciativas voltadas a pequenos empreendedores. Foram eles:
- R$ 139 milhões – Operações de crédito e financiamento com o Banco da Amazônia (Basa)
- R$ 582 milhões – Negociação com a Mina Tucano, consolidando a mineração como um dos motores da economia.
- R$ 15 milhões – Projetos de Reurb, garantindo avanços em regularização fundiária.
- R$ 12,6 milhões – Setor de gastronomia, impulsionado pela diversidade culinária da feira.
- R$ 6 milhões – Vendas de concessionárias de veículos.
- R$ 24 milhões – Negócios no setor imobiliário.
- R$ 7,2 milhões – vendas de empreendedores populares.
- R$ 609 mil – Empresas do Selo Amapá, voltadas à valorização da produção local.
- R$ 575 mil – Programa Minha Primeira Empresa, incentivando novos negócios.
- R$ 5 milhões – Comercialização no setor de bebidas e entretenimento.
- R$ 1,5 milhão – Parque de diversões instalado no espaço da feira.
- R$ 540 mil – Operação do estacionamento do Parque de Exposições.
Agronegócio
O agronegócio teve destaque na feira, com investimentos que reforçam a produção rural e a modernização do campo.
- R$ 139,5 milhões – Plano Safra, voltado ao financiamento da produção agrícola.
- R$ 95 milhões – Aquisição de máquinas agrícolas e implementos da Codevasf.
- R$ 12 milhões – Amapá AgroSummit, com foco em inovação e tecnologia no campo.
- R$ 2 milhões – Leilões e comercialização direta de animais e produtos.
- R$ 124 mil – Negócios dos expositores do Rurap.
- R$ 127 mil – Vitrine do Produtor, espaço dedicado a pequenos agricultores.
O evento também se destacou como espaço de fortalecimento das relações comerciais, reunindo mais de 100 empresários do Brasil e do mundo, como da Câmara de Comércio Brasil China. Uma delegação da Guiana Francesa, composta pelo Centro Técnico de Gestão (CTG), pela Câmara de Comércio e pelo Comitê de Turismo, também participou das agendas.
Além disso, estiveram presentes instituições estratégicas como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Petrobras Transporte (Transpetro), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), além da própria Petrobras, que participou pela primeira vez com um estande exclusivo do setor de petróleo e gás.