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Algoritmo inteligente gera eficiência a logística das usinas

Com o módulo da GAtec, unidades industriais passam a ter acesso às atualizações em tempo real dos processos, reduzindo de 5% a 12% os custos de Corte, Transbordamento e Transporte (CTT) e vinhaça, alcançando a fila zero com a entrega linear otimizada
Aumentar a eficiência, evitar perdas e reduzir os custos são objetivos estratégicos das usinas sucroenergéticas, entretanto, na prática, alcançar esse feito não é tarefa fácil e pode se tornar algo extremamente complexo. Para mudar essa realidade, a GAtec, empresa especialista no desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, desenvolveu e oferece ao mercado o módulo de logística de transporte, um software que ajuda as unidades industriais na melhoria desse processo.
Com seu algoritmo inteligente, a ferramenta atua na organização da frota evitando paradas industriais e auxilia no controle de abastecimento de matéria-prima, dessa maneira, proporciona um ciclo produtivo e mais eficiente. “O módulo de logística de transporte simplifica o gerenciamento, tornando-se um importante aliado na estratégica para o sucesso operacional”, diz Fernando Luís de Almeida, gestor de consultoria agrícola na empresa.
Na prática a ferramenta possui cinco modalidades de controle e monitoramento, entre elas controle de plantio, preparo de solo, tratos culturais e vinhaça que abrange também a parte de fertirrigação. Mas, o maior destaque é a área de logística de transporte ligado ao Corte, Transbordamento e Transporte (CTT).
“Com nossa alocação dinâmica e atualizações em tempo real, reduzimos de 5% a 12% os custos de CTT e vinhaça, gerenciando a fila zero no campo junto a entrega linear e otimizada”, destaca o especialista.
Essa importante atuação é fundamental para as usinas, pois tem a premissa de otimizar o transporte, além de adequar os processos para que a entrega de matéria prima na indústria seja garantida e a frente de corte de colheita de cana seja abastecida sem filas no campo. “Quando a usina não tem o controle ou um software de gestão por traz desse processo, agravam os problemas de abastecimento de matéria-prima na unidade industrial ou aumenta o período de ociosidade de equipamentos parados no campo aguardando o transporte para carregamento de matéria-prima. Consequentemente isso reflete em todo processo da cadeia de produção”, reforça Almeida.
Para evitar todos esses problemas o software da GAtec diferencia-se por possuir um algoritmo com modelo matemático que absorve as informações recebidas e faz o despacho dinâmico dentro do processo. Após isso, automaticamente a ferramenta tendo como base número de equipamentos que estão destinados no campo, tempos operacionais, prioridades de transporte, número de frente de corte, capacidade da unidade industrial, entre outras informações, identifica as necessidades. Na sequência, calcula todas essas variáveis e distribui os caminhões de forma eficaz, avaliando as operações de abastecimento da unidade industrial.
De acordo com gestor da GAtec, essa questão de abastecimento da unidade industrial, atrelado ao descompasso do despacho no campo, está entre os grandes gargalos das usinas. Isso porque uma parada industrial, que seja de pelo menos uma hora, gera muitos impactos. “Se ocorrer uma parada industrial por falta de matéria-prima na indústria por cerca de 60 minutos, levando em consideração as ociosidades atreladas às perdas de produtividade e todos os custos envolvidos no processo, estamos falando de um impacto de pelo menos R$500 mil”, reforça.
O software da GAtec trabalha de diferentes maneiras. Uma delas avalia a vazão da frente de corte, na qual é diagnosticado o potencial de carregamento de campo de acordo com o limitante. Outra atuação é o método de demanda industrial, que diz respeito especificamente a produção da unidade e faz o despacho dinâmico, avaliando o que terá de retorno para abastecimento.
A diferença entre as duas atuações está no método de tomada de decisão voltada para o despacho dinâmico. Ou seja, ao utilizar a análise de despacho pela demanda industrial, se em determinado momento houver uma necessidade maior de matéria-prima para abastecimento industrial, o sistema se auto gerencia e indica o despacho para buscar a cana que está no raio mais próximo, no tempo de ciclo mais curto para entrega. Por outro lado, quando a capacidade estática está cheia e há estoque favorável, este é o momento em que a ferramenta indica a busca pela matéria-prima que está em um raio mais distante.
Além destes dois métodos, existem outros dois que a solução também auxilia. Trata-se das metas das frentes de corte, nas quais o sistema vai gerenciar todo esse processo, algo que é mais comum em usinas que trabalham com frentes de corte terceirizadas. Existe também o modelo de meta mesclado com vazão. Ou seja, para execução são definidos os objetivos e a capacidade de transporte limitados à meta de entrega. “Desta forma, potencializamos a frente de corte otimizando o transporte e garantindo a meta diária de entrega de matéria-prima”, diz o profissional.
A ferramenta também é uma excelente alternativa para as usinas que buscam redução de custos de transporte, uma vez que o caminhão parado aguardando carregamento tem todos os custos envolvidos no processo. Outro benefício é a redução da frota: o software pode ser parametrizado para a usina poder trabalhar somente com a quantidade de veículos que necessita, evitando excesso de equipamentos ociosos.
Sistema híbrido
O módulo de logística de transporte da GAtec também está apto a trabalhar de forma híbrida conectada a uma tecnologia associada junto ao computador de bordo dos equipamentos de frente de colheita ou de forma manual. As informações de toda a operação, por exemplo, podem ser capturadas via rádio/voz e depois passadas para o software. “Portanto, se eu não tenho uma tecnologia associada, a ferramenta consegue trazer resultados também dentro desse processo. Além disso, o software pode ser comercializado independentemente da plataforma ser GAtec”, relata o gestor.
Um detalhe importante é que embora o software trabalhe com dados matemáticos precisos ele precisa também que as informações inseridas sejam confiáveis. Por isso a GAtec também oferece consultoria e direcionamento, para tornar a operação mais eficiente e rentável e garantir que os comandos que chegam na plataforma sejam fidedignos com o que acontece na operação. “Ajudamos a mitigar os erros, maximizar os recursos e ao mesmo tempo atuamos junto na capacitação de forma muito transparente em todos esses processos e os resultados são rápidos”, finaliza o especialista.
Sobre a GAtec S/A
A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio, como softwares agrícolas. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br.

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Selgron leva tecnologias de seleção de grãos em road show pelo Paraná

Empresa catarinense percorre o estado vizinho com demonstrações itinerantes, aproximando tecnologia, clientes e empresas
A catarinense Selgron, especializada em soluções para automação de processos no setor agrícola e alimentício, está percorrendo cidades do Paraná em um road show para apresentar suas tecnologias a clientes e empresas do setor. A iniciativa passa, ao longo desta semana, de 8 a 12 de setembro, por Piraí do Sul, Maringá, Apucarana, Tamarana, Castro e Curitiba.
O road show é uma estratégia de apresentação itinerante, utilizada pela Selgron para levar suas soluções em automação diretamente aos clientes e parceiros. Desta vez, a proposta da empresa é mostrar na prática como funcionam suas selecionadoras ópticas, equipamentos que utilizam tecnologia avançada para garantir maior precisão, qualidade e eficiência na classificação de diferentes tipos de grãos, como feijão, soja, arroz e milho — foco da recente ação.
Segundo a companhia, que tem sede em Blumenau (SC), o principal objetivo da iniciativa é aproximar a tecnologia da realidade dos clientes. “Ao levarmos os equipamentos para testes em campo, criamos uma oportunidade de contato direto com a solução, permitindo que os clientes entendam como ela pode agregar valor à sua operação, reduzindo perdas e aumentando a padronização da produção”, destaca Diogo Augusto Hank, coordenador de vendas da Selgron.
Com duas selecionadoras em demonstração, o road show tem despertado interesse de agricultores e empresas ligadas à cadeia produtiva. Para os produtores, a iniciativa representa uma chance de conhecer de perto recursos que podem impactar a qualidade dos grãos entregues ao mercado e, consequentemente, a competitividade do agronegócio paranaense.
Destaque
Inscrições abertas para fórum no Recife sobre oportunidades de investimentos e desafios regionais

Evento promovido pela ABDE conta com a participação de representantes do Sistema Nacional de Fomento, governo e setor empresarial
Estão abertas as inscrições para o Fórum Debate – Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais, que será realizado no próximo 17 de setembro, no Sebrae Pernambuco, no Recife. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com a Ceplan e apoio do Sebrae, vai reunir empresários da região, governo, representantes do Sistema Nacional de Fomento (SNF) e especialistas em desenvolvimento econômico.
O evento integra o circuito nacional de debates organizado pela ABDE como preparação para a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Nesse sentido, o evento é uma oportunidade de promover o diálogo entre os formuladores de políticas públicas, instituições financeiras de desenvolvimento, atores estratégicos ligados à temática e sociedade civil, para ampliar o financiamento na região e alavancar a economia no Nordeste.
A programação, das 9h às 17h, está estruturada em três mesas temáticas que irão tratar de setores estratégicos para a economia regional: Agroindústria Sustentável, Inovação e Indústria com foco em transição energética, e Varejo, Turismo e Infraestrutura. Em cada uma delas, empresários da região irão apresentar demandas e oportunidades, seguidas por exposições de representantes do SNF sobre instrumentos de crédito e financiamento disponíveis.
Além da diretora de Crédito Digital para Micro e Pequenas Empresas do BNDES e presidente da ABDE, Maria Fernanda Coelho, o evento contará com a participação de Murilo Guerra, superintendente do Sebrae-PE, Francisco Ferreira Alexandre, superintendente da Sudene; e José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil. Também fazem parte Hugo Queiroz, superintendente Estadual de Pernambuco do Banco do Nordeste; Carla Novaes, presidente da AGE; Bruno Veloso, presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe); e Tânia Barcelar, Sócia-Diretora da Ceplan, além de diversos empresários do setor produtivo.
Programação:
9h às 10:30h – Abertura
10h30 às 12h – Mesa 1 – Agroindústria Sustentável
Moderador: Paulo Costa – Diretor-Presidente Desenbahia
• Cassiano Pereira – Presidente da Associação Nordeste Forte (Federações de Indústria dos Estados do Nordeste)
• Manoel Carnaúba – Impacto Bioenergia (BA)
• Fátima Torres – Presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes
• Márcia Kafensztok – CEO da Primar Orgânica Aquacultura
• Eduardo Italo Maia– Diretor Executivo N/NO do grupo J. Macêdo
• José Ricardo Sasseron, Vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil
12h às 14h Almoço
14h às 15h30 – Mesa 2 – Inovação, Indústria e Transição Energética
Moderador: Rubén Delgado, Presidente da Softex
• Pierre Lucena – Presidente do Porto Digital
• Aristóteles Neto – Head of innovation da VIVIX
• Marília Marcato – Assessora da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
• Elias Ramos de Souza – Diretor de Inovação da FINEP
15h30 às 17h Mesa 3 – Varejo, Turismo e Infraestrutura
Moderador: Márcia Maia – Diretora-Presidente da Desenvolve RN
• Renato Cunha – Diretor Executivo do Sindiaçúcar
• Roberto Tavares – Consultor em Saneamento e sócio da Éffico
• Ângela Lima – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco – ABIH
• Inácio Miranda – Diretor Presidente da KarneKeijo e Presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (Aspa)
• José Aldemir Freire – Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB)
• Jean Benevides – Diretor da Caixa
10h30 às 12h – Mesa 1 – Agroindústria Sustentável
Moderador: Paulo Costa – Diretor-Presidente Desenbahia
- Cassiano Pereira – Presidente da Associação Nordeste Forte (Federações de Indústria dos Estados do Nordeste)
- Manoel Carnaúba – Impacto Bioenergia (BA)
- Fátima Torres – Presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes
- Márcia Kafensztok – CEO da Primar Orgânica Aquacultura
- Eduardo Italo Maia– Diretor Executivo N/NO do grupo J. Macêdo
- José Ricardo Sasseron, Vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil
12h às 14h Almoço
14h às 15h30 – Mesa 2 – Inovação, Indústria e Transição Energética
Moderador: Rubén Delgado, Presidente da Softex
- Pierre Lucena – Presidente do Porto Digital
- Aristóteles Neto – Head of innovation da VIVIX
- Marília Marcato – Assessora da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
- Elias Ramos de Souza – Diretor de Inovação da FINEP
15h30 às 17h Mesa 3 – Varejo, Turismo e Infraestrutura
Moderador: Márcia Maia – Diretora-Presidente da Desenvolve RN
- Renato Cunha – Diretor Executivo do Sindiaçúcar
- Roberto Tavares – Consultor em Saneamento e sócio da Éffico
- Ângela Lima – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco – ABIH
- Inácio Miranda – Diretor Presidente da KarneKeijo e Presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (Aspa)
- José Aldemir Freire – Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB)
- Jean Benevides – Diretor da Caixa
Serviço
Fórum Debate ABDE – Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais
17 de setembro de 2025
9h às 17h
Sebrae Pernambuco – Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife/PE
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Desafios da eficiência e da sustentabilidade pautam maior feira latino-americana para as indústrias de nutrição animal e processamento de grãos

De 16 a 18 de setembro, São Paulo recebe a VICTAM LatAm e a Feed Formulation Latin America, reunindo mais de 250 expositores e 8 mil visitantes de 30 países
O Brasil, terceiro maior produtor mundial de ração e líder nas exportações de proteína animal, sediará em setembro um dos principais encontros técnicos da indústria global de nutrição animal e processamento de grãos. De 16 a 18 de setembro, São Paulo recebe a 2º edição da VICTAM LatAm e a 1º edição da FEED Formulation Latin America, que juntos devem reunir mais de 250 expositores, 350 marcas do setor e 8 mil profissionais de 30 países da América Latina. Além da feira de negócios, a programação inclui mais de 80 horas de conteúdo técnico, distribuídas em conferências e seminários conduzidos por instituições nacionais e internacionais. Os eventos acontecem no Expo Center Norte.
A edição deste ano terá como destaque a FEED Formulation Latin America, congresso técnico internacional focado em tecnologia, equipamentos, ingredientes e avanços em formulações para a indústria. Outro evento paralelo é o Grapas LatAm, voltado à moagem de farinha e manuseio de grãos, com conferências e cerca de 100 expositores do segmento.
Para Sebas van den Ende, diretor-geral da VICTAM Corporation, a combinação entre feira de negócios, workshops, congresso técnico internacional e seminários de parceiros reforça papel da VICTAM como ponto de convergência entre pesquisa, indústria e inovação. “A expectativa é ampliar em 2025 as conexões entre fabricantes de equipamentos, fornecedores de ingredientes e a indústria de nutrição animal na América Latina”, afirma.
Programação
A FEED Formulation Latin America é promovida pelo Feed Technology Institute (FTI), instituição criada pela Evonik, multinacional alemã referência global em aditivos para nutrição animal, a DSM-Firmenich, companhia holandesa-suíça especializada em ciência da nutrição, saúde e biotecnologia, e a Nutral/UFPR, centro acadêmico brasileiro voltado à pesquisa e inovação em formulação de rações. No total, a programação ultrapassa 80 horas de conteúdo técnico, distribuídas entre conferências e seminários conduzidos por instituições nacionais e internacionais. “O objetivo é criar conexões estratégicas entre diferentes mercados e impulsionar o setor da nutrição animal na América Latina”, reforça Sebas.
A programação contará com a Round Table on Responsible Soy Association (RTRS), associação internacional que promove padrões globais para a produção de soja responsável. A entidade realizará um bloco de conferências nos dias 17 e 18 de setembro reunindo produtores, empresas e organizações sociais para discutir rastreabilidade, agricultura regenerativa e regulamentações internacionais, como a EUDR (Regulamento Europeu de Desmatamento).
Outro destaque é a conferência organizada pela Embrapa, que reunirá cinco de suas unidades de pesquisa: Pesca e Aquicultura, Soja, Caprinos e Ovinos, Suínos e Aves, além da Embrapa Maranhão. Segundo Roberto Manolio Valladão Flores, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) e coordenador da conferência, os debates terão como tema deste ano ‘nutrição animal para sistemas sustentáveis e resilientes’, em alinhamento à preparação da instituição para a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – que será realizada em novembro deste ano em Belém. sob o tema. “Queremos mostrar como a pesquisa pode contribuir para reduzir emissões de gases de efeito estufa e fortalecer a sustentabilidade em diferentes sistemas produtivos”, explica o pesquisador.
A programação conta ainda com a participação de entidades como a Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), GMP+ International, Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) e a Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM).
Exposição com máquinas e soluções para nutrição animal
A feira também será vitrine de máquinas e tecnologias de nutrição animal, moagem e armazenagem de grãos. Empresas da Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina trarão equipamentos como extrusoras, misturadores, silos, sistemas de secagem, resfriadores, ensacadoras, dosadores, sensores e softwares de automação industrial. As soluções são voltadas a diferentes espécies, incluindo pet food, aves, suínos e bovinos, e perfis de produção. Conforme o diretor-geral da VICTAM, a presença desses expositores amplia as possibilidades de negócios, especialmente em um momento em que o dólar registra o menor patamar dos últimos 12 meses, o que pode favorecer a aquisição de equipamentos importados durante o evento.
O segmento de pet food também terá na área de estandes, com expositores ligados à formulação, aditivos funcionais para cães e gatos, digestibilidade e extrusão. A presença desse segmento reflete o crescimento contínuo do mercado de alimentação para pets, que consumiu 4 milhões de toneladas de alimentos industrializados em 2024 e deve chegar a 4,2 milhões em 2025, segundo o Sindirações.