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Uisa reúne fornecedores de cana-de-açúcar e premia práticas sustentáveis

Programa da companhia contribui com meta global de descarbonização
A biorrefinaria Uisa reuniu fornecedores de cana-de-açúcar em Nova Olímpia (MT), cidade-sede da companhia, para divulgar os resultados das auditorias da safra 2023/24 do Programa Nossa Cana, implementado em 2021. Ao estabelecer critérios ambientais, sociais e de governança, a iniciativa reforça a adoção de boas práticas na cadeia produtiva, com objetivo de acelerar o desenvolvimento sustentável na rede de fornecimento de cana-de-açúcar, a principal matéria-prima na produção de etanol, açúcar, biomassa e outros derivados de fontes renováveis.
Entre outros pontos, o Programa Nossa Cana oferece apoio aos fornecedores na rotina de boas práticas agronômicas, novas tecnologias e inovações do setor, além de auxiliar na gestão de requisitos legais, estimular a produção sustentável e orientar a respeito das certificações RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis) e Bonsucro.
Por meio desta ação, a Uisa tem atuado junto aos fornecedores no alinhamento de metas socioambientais para gradativo aumento no pagamento da matéria-prima adquirida e no desenvolvimento de ações que contribuam com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e matriz energética do país. A partir desta edição, os participantes podem receber ativos financeiros do Programa RenovaBio como incentivo às boas práticas.
José Fernando Mazuca Filho, CEO da Uisa, explicou o modelo adotado para incentivar o cumprimento dos requisitos do RenovaBio. “Os fornecedores serão recompensados financeiramente, conforme avanços em relação à nota de eficiência energética ambiental da certificação. O recebimento é realizado via créditos de descarbonização (CBIOS), de acordo com a nota recebida durante as auditorias e outros critérios. Temos potencial para melhorar a nota de eficiência energética. Nossa meta é expandir as certificações do RenovaBio e Bonsucro para 100% dos fornecedores de cana-de-açúcar. E esse objetivo vem sendo trabalhado através do Programa Nossa Cana”, informou Mazuca.
Na prática, os fornecedores são compensados financeiramente com base na entrega de cana-de-açúcar elegível e resultados alcançados nas auditorias do Programa Nossa Cana. Essa pontuação permite que a Uisa e a Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale) estabeleçam um ranking e acompanhem a evolução da melhoria contínua dos fornecedores de cana. Durante as auditorias, são avaliados alguns critérios, como controle de aspectos agronômicos, efluentes, produtos químicos e resíduos, cumprimento de legislação trabalhista, preservação da biodiversidade, agricultura regenerativa, entre outros requisitos em sinergia com o Programa RenovaBio, certificação Bonsucro e padrões de boas práticas ambientais, sociais e econômicas adotados pela Uisa.
“Esse trabalho impulsiona a excelência da cadeia de fornecedores, contribui com o meio ambiente e a condição de vida das pessoas”, relatou o gerente de Sustentabilidade da Uisa, Caetano Grossi.
Aprimoramento de boas práticas
Após conquistar a segunda colocação nesta edição do ranking de fornecedores do Programa Nossa Cana, a produtora rural Natália Cunha Rodrigues Nodari destacou as principais mudanças no processo. “Algumas coisas já eram feitas, mas eu falo que a intensidade mudou. A questão organizacional, o respeito para com os funcionários , a entrega períodica de EPI (Equipamento de Proteção Individual), capacitação. Não tem como a gente, o produtor rural, não cuidar. A gente precisa de água, precisa de terra, se a gente não cuidar do solo a planta não vai nascer. E a questão dos resíduos reciclados, dos orgânicos, tudo é muito bem pensado dentro dessa propriedade”, contou a fornecedora.
Na última safra, a Assovale foi responsável pelo fornecimento de mais de dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar (38% do montante moído pela Uisa). Deste total, aproximadamente 1,5 milhão de tonelada vem de fornecedores que aderiram de forma voluntária ao programa. “A Assovale foi constituída em 2002 para representar os fornecedores de cana da usina. Hoje, temos expectativas de crescimento da usina. A Uisa tem pedido para que a gente plante mais cana, e isso acaba girando a economia na região, gerando emprego, renda e contribuindo com o aspecto social. Vamos atender ao chamamento da Uisa para fortalecer as práticas sustentáveis”, afirmou o presidente da Assovale, Normando Corral.
De acordo com o diretor Agroindustrial da Uisa, Jari de Souza, a companhia vem adotando algumas estratégias para sustentar seu crescimento, como os investimentos na expansão e aumento de produtividade dos seus canaviais, ampliação da capacidade de processamento e eficiência industrial para aumentar a moagem já a partir da safra 2025/26, uma planta de biogás, entre outros projetos em fase adiantada de engenharia. “Destaco o fortalecimento da parceria com os fornecedores de cana como muito importante para o nosso planejamento integrado com objetivo de assegurar a médio e longo prazo, um volume de cana contratado que também converse com os pilares de sustentabilidade ambiental, social e econômico da companhia, e nossos fornecedores terem a garantia de que sua produção terá espaço na industrialização no momento que a planta estiver em sua capacidade nominal, o que conforme nosso crescimento vem ocorrendo, está próximo. Portanto, fortalecer o planejamento, a difusão de novas tecnologias e o compartilhamento de benefícios são ações concretas e objetivas para tonar esta parceria mais forte”, analisou.
Em mensagem exibida durante o evento, a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo, destacou a importância do programa desenvolvido pela Uisa em parceria com a Assovale no âmbito do RenovaBio. “Por meio de auditorias junto aos fornecedores, irá buscar o aprimoramento das boas práticas ambientais, aumentando a nota de eficiência energética ambiental, na fase da produção da matéria-prima advinda desses fornecedores e contribuindo com os objetivos do RenovaBio. Trata-se, portanto, de um círculo virtuoso, que se reflete em melhorias de condições de trabalho, no aumento do rendimento agrícola e na eficiência da produção de combustíveis de um modo geral. Isso reflete na redução das emissões de gases causadores do efeito estufa”, pontuou.

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ABIC reformula site para otimizar experiência dos usuários

Portal repaginado pela Aconcaia, em parceria com a ABIC, apresenta navegação mais intuitiva e conteúdos organizados de forma otimizada
O site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) está reformulado. O novo layout foi estrategicamente pensado para oferecer uma navegação mais intuitiva, conteúdos organizados de forma clara e uma experiência mais agradável ao público geral e aos associados. O trabalho foi feito em parceria entre a Aconcaia, agência de performance e marketing digital, e a ABIC.
A partir de agora, o menu, localizado no topo da página, está organizado por temas (Institucional, Dados do Setor, Certificações, Sustentabilidade, Eventos e Contato). Já o campo “Buscador” permite encontrar com facilidade os termos pesquisados. A área de contato e direcionamento para as redes sociais também está mais identificável. Além disso, o download de dados do setor, relatórios, regulamentos e demais materiais técnicos está disponível de forma clara. O passo a passo está disponível aqui.
“O novo site da ABIC foi desenvolvido com o objetivo de oferecer uma navegação mais fluida, intuitiva e conectada com as demandas atuais do nosso público. Apostamos em uma experiência mais integrada entre as plataformas digitais da Associação, além de ampliar o acesso a conteúdos relevantes sobre o setor cafeeiro. É um passo importante para fortalecer ainda mais o relacionamento com os nossos associados, os consumidores e com a cadeia do café”, compartilha Mônica Pinto, Gerente de Marketing da ABIC.
Iara Picolo, Diretora de Operações e Marketing na Aconcaia e responsável pelo projeto na empresa, compartilha que o processo de repaginação foi colaborativo e muito feliz. “Desde o início, tivemos um alinhamento claro com a equipe da ABIC sobre os objetivos do site e o que ele deveria representar para o setor cafeeiro. Trabalhamos de forma integrada, respeitando a história da Associação e, ao mesmo tempo, trazendo uma linguagem mais moderna e acessível. Agora, o site reflete melhor a força e a relevância da ABIC no mercado”, conta.
A equipe envolvida no processo de reformulação do site foi composta por Mônica Pinto (Marketing), Aluizio Rocha (Inteligência de Dados), Giuliana Bastos (Comunicação Estratégica) e Leticia Rodrigues (Marketing), respectivamente, da ABIC. Já da Aconcaia, participaram: Iara Picolo (Líder do Projeto), Maria Gabriela Bruns (Gestora de Projeto), Isabella Favretto (Sucesso do Cliente), Eliza Terrie de Oliveira (Copywriter e SEO), Gabriel Antônio Bernardi (Design e UX), Victória Silva e Gabriela Nazário (Desenvolvedoras), e Lucas Longo (Líder de Desenvolvimento e Desenvolvedor).
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Fintech p2xPay projeta faturamento de R$202 mi em 2025

Companhia oferece um ecossistema para pagamentos de premiações e benefícios corporativos completo para o agronegócio
A fintech de soluções de pagamentos, p2xPay, está mirando alto no agronegócio brasileiro, apostando em um crescimento significativo para 2025. Com um histórico de R$12,4 mi em faturamento com clientes do setor, a empresa promete alcançar a marca de R$32 mi em 2025, representando 16% do faturamento total.
A estratégia da companhia passa pela expansão de sua atuação em regiões estratégicas do agronegócio. Além de sua matriz em São Paulo e da unidade em Porto Alegre (RS), a fintech inaugurou uma filial em Pederneiras (SP), no Centro-Oeste Paulista, um polo agroindustrial em ascensão, também estabeleceu parcerias com representantes especializados para um atendimento dedicado ao setor do agro nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo.
Cenário de premiações e benefícios corporativos impulsionam investimentos
Um estudo recente da Onhappy, o ‘Panorama de Benefícios Corporativos – Percepções e Expectativas para 2025’, aponta que 62% das empresas brasileiras planejam aumentar o orçamento para premiações e benefícios no próximo ano. Diante desse cenário favorável, o COO da p2xPay, Felipe Andrade, demonstra grande otimismo e anuncia investimentos significativos para empresas do agronegócio em 2025.
“O agronegócio é um setor estratégico e prioritário para a p2xPay. Estamos expandindo nossa presença regional e realizando investimentos substanciais, como a inauguração da nossa filial em Pederneiras. Nosso compromisso com o agro brasileiro é inabalável e estamos direcionando recursos para desenvolver soluções específicas para esse setor”, afirma Andrade.
O executivo projeta um crescimento de 30% no faturamento da empresa para 2025, atingindo R$202 milhões, impulsionado principalmente pela atuação intensificada no agronegócio.
“Identificamos um potencial extraordinário no setor e estamos direcionando recursos e equipes para ampliar significativamente a nossa participação. Nossa meta é dobrá-la até o final deste ano de 2025, transformando o agronegócio em um dos pilares fundamentais da p2xPay”, declara Andrade.
Soluções de pagamentos para o agro brasileiro
A companhia busca conectar soluções financeiras e pessoas, oferecendo um ecossistema para pagamentos de premiações e benefícios corporativos completo para o agronegócio. O objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade dos clientes do setor.
“Desenvolvemos um ecossistema completo de soluções de pagamentos corporativos especialmente pensadas para o agronegócio. Oferecemos premiações customizadas, benefícios específicos, ajudas de custos adaptadas à realidade do campo e uma plataforma que simplifica operações financeiras, otimizando a gestão de caixa e agilizando pagamentos em toda a cadeia produtiva”, explica Andrade.
A empresa possui uma solução de gestão de pagamentos que emerge como ferramenta para fazendas que necessitam otimizar seus fluxos financeiros. “A plataforma simplifica drasticamente as operações ao direcionar recursos às contas corporativas específicas, respeitando as particularidades de cada centro de custo. O sistema permite transferências ágeis da conta principal para cartões individuais, facilitando transações via terminais de pagamento eletrônico e possibilitando saques em caixas automáticos para pagamentos em espécie. Esta abordagem integrada elimina processos burocráticos, proporcionando controle financeiro centralizado e transparência operacional para o produtor rural. Além disso, algumas outras estratégias fazem a redução significativa dos custos dessas fazendas”, finaliza Andrade.
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Sinop atrai novos investimentos e reforça papel estratégico no agronegócio nacional

Com economia em expansão e urbanismo em transformação, município de Mato Grosso recebe projetos que aliam arquitetura, sustentabilidade e logística
Localizada a cerca de 500 km de Cuiabá, a cidade de Sinop, no norte de Mato Grosso, tem se consolidado como um dos principais polos econômicos da região Centro-Oeste. Com um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 8 bilhões e uma renda per capita anual de aproximadamente R$ 40 mil, o município é destaque nacional no agronegócio, sendo um dos maiores produtores de grãos do país e um dos líderes na balança comercial do Estado.
A força do campo se reflete em toda a cadeia econômica, movimentando desde a indústria de alimentos até os setores de serviços, comércio e construção civil. Esse cenário tem atraído o olhar de investidores e empresas com propostas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável. Um exemplo é a chegada da PZ Empreendimentos, construtora e incorporadora com sede em Balneário Camboriú (SC), que inicia atuação na cidade com projetos que integram qualidade de vida, arquitetura contemporânea e vocação logística.
Para a arquiteta e secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação do município, Scheila Pedroso, a chegada da empresa representa mais do que um avanço físico nas construções, trata-se de um novo modo de pensar a cidade. “É muito importante quando temos empreendimentos guiados por pessoas que compreendem o território e desenvolvem projetos com base nas reais necessidades da região. Isso eleva o padrão do mercado, movimenta a economia e ajuda a moldar uma cidade mais viva, humana e sustentável”, afirma a secretária.
Segundo Scheila, os empreendimentos modernos trazem um conceito de urbanismo mais conectado com as pessoas. “O que vemos nos projetos da PZ é o conceito de cidade para pessoas. Um ecossistema onde trabalho, moradia e lazer convivem de forma integrada. É o tipo de urbanismo que promove vida na rua, que mantém a cidade ativa mesmo fora do horário comercial, ao contrário do que ocorre hoje em avenidas como a Júlio Campos, que ‘adormece’ à noite”, aponta.
A secretária também destaca que a vinda de empresas desse estilo tem impactos positivos para o setor da construção civil e para o ambiente de negócios local. “Quando um empreendimento de alto nível se instala aqui, ele eleva o padrão de exigência do público. Isso naturalmente impulsiona outras construtoras a melhorarem seus projetos, o que aquece o setor da construção civil como um todo e qualifica a concorrência”, avalia.
A PZ Empreendimentos iniciou em 2024 a construção do Parque Sinop, um residencial com foco em qualidade de vida e integração com a natureza. Agora, a empresa amplia sua atuação com dois novos projetos: o PZ Offices o PZ Log. Este último, voltado à logística, será erguido às margens da BR-163, com potencial de se tornar um dos principais centros de distribuição do norte de Mato Grosso. O PZ Offices, por sua vez, aposta em espaços comerciais modernos e funcionais, com foco na integração entre trabalho, serviços e convívio social.
De acordo o CEO da incorporadora, o destaque em desenvolvimento que a cidade mostra foi um dos principais atrativos para trazer os projetos. “Sinop tem um dos maiores potenciais de desenvolvimento do país — uma cidade estratégica, com vocação para o agronegócio e para a inovação. É nesse cenário que a PZ escolheu investir. O PZ Offices chega para elevar o padrão dos espaços corporativos em Sinop, oferecendo estrutura moderna, bem localizada e pensada para profissionais e empresas que querem crescer com a cidade. Já o PZ Log traz soluções logísticas integradas que fortalecem o setor produtivo e geram novas oportunidades econômicas para toda a região.” Comenta.
A construtora têm em sua essência transformar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se conectam com os espaços ao seu redor. Atuando em 4 verticais de negócios: Bioliving, Ecomall, Offices e Logístico, desenvolvendo projetos que unem arte, qualidade de vida e sustentabilidade. Seu primeiro empreendimento foi o PZ Ecomall em Balneário Camboriú, primeiro shopping gastronômico sustentável, com certificação LEED, do Brasil.
Como arquiteta, Scheila Pedroso afirma que o futuro das cidades está em projetos que criam conexões reais entre arquitetura, pessoas e meio ambiente. “A PZ traz essa visão integrada, que é o que esperamos ver cada vez mais em Sinop. A cidade está amadurecendo, e empresas com esse perfil vêm para somar, transformar e nos colocar em um novo patamar de desenvolvimento urbano”, conclui.