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Quais os gatilhos que podem mudar o mercado de milho na safra 2024/25?

Quais os gatilhos que podem mudar o mercado de milho na safra 2024/25?

*Por Enilson Nogueira

Especialmente nas últimas três safras, o mercado de commodities agrícolas atingiu patamares de valorização elevados e históricos. Porém, passada essa onda, a qual já era esperada que não se sustentaria por muito tempo, o cenário começou a pender sentido aos padrões “normais” de equilíbrio. Com o milho não foi diferente, e o grande desafio dos produtores na safra 2023/24 foi se adaptar às quedas relevantes de preço, realidade esta que deve se manter.

Muitos agricultores já estão preparando a safra 2024/25, alguns campos de milho verão, por exemplo, já estão sendo semeados no momento em regiões do Rio Grande do Sul e Paraná onde a janela de plantio é mais precoce. Este novo ciclo se inicia sob um viés de margens mais apertadas. Desta forma, a leitura que temos para o final deste ano e início de 2025 em relação a preços é um cenário mais desafiador para construção de margens.

Isso deve ocorrer devido a alguns fatores importantes, o primeiro deles que destacaria, é em relação ao mercado internacional. Temos um excedente importante de milho no cenário externo, importantes concorrentes como os Estados Unidos vêm produzindo bem, além disso, acrescentaria a Ucrânia que apesar do cenário geopolítico, tem dado conta da demanda europeia exportando até para outros países da Ásia.

Já o Brasil, mesmo diante de alguns desafios, está colhendo uma safra robusta de inverno de mais de 100 milhões toneladas de milho. Quando somadas todas essas ofertas, temos cenário tanto interno quanto externo de excesso de estoques. Por isso este final de 2024 deve ter essa “ressaca” de preços baixos.

Principais gatilhos de mudança

Para poder traçar perspectivas de um cenário futuro, o primeiro passo é saber quais os principais gatilhos que levariam a essas mudanças. O primeiro deles, é a continuidade de desvalorização da moeda brasileira que impacta diretamente na formação de preço ao produtor seja de milho ou de outras commodities exportadas. Isso pode seguir em função do cenário fiscal interno ou da conjuntura externa, como a eleição presidencial nos Estados Unidos, a volatilidade dos mercados, as questões de conflitos no Oriente Médio e no Leste europeu.

O segundo elemento, já pensando no primeiro semestre de 2025 passa a ser a intenção do produtor norte americano em relação a uma possível diminuição de área plantada. Como os preços estão baixos também para eles, não causaria espanto a diminuição de área que limitaria a oferta e estabilizaria os estoques globais.

O terceiro ponto é o clima. Quanto a este item, a nossa leitura é de um cenário de neutralidade com um La Niña de baixa intensidade. Apesar da expectativa ser de menos chuvas na região Sul – onde se concentra a maior parte do milho verão, a baixa intensidade do fenômeno pode limitar os efeitos negativos sobre produtividade e produção na região.

Como se preparar?

Em momentos do mercado como o que se desenha no próximo ciclo de margens baixas, o produtor precisa ser eficiente, é não deve cair no dilema de diminuir custo e produzir menos, muito pelo contrário, é preciso continuar produzindo mais utilizando mais tecnologia. Um ponto importante é a estratégia de compra de insumos e também para a venda da produção. Historicamente os que compram bem nas janelas corretas aproveitando as oportunidades de mercado, conseguiram ter uma longevidade maior dentro da atividade agrícola.

Outro item fundamental está relacionado a gestão interna da propriedade e essa importância temos visto na prática durante as auditorias com os produtores participantes do concurso de produtividade do Getap. Quando visitamos aqueles com boa gestão, é muito claro a forma como se apresentam. Eles têm os dados da propriedade de forma clara e precisa e de fato possuem o controle sobre aquilo que estão fazendo, seguindo os parâmetros administrativos, financeiros e técnicos. Tudo isso somado resulta-se em uma precisa tomada de decisão.

Portanto, diante deste cenário desafiador que se desenha, é o momento de ser eficiente. Nas últimas três safras os preços estavam altos, por isso todas operações tinham resultado, agora quando a margem é mais estreita só vai se destacar aqueles que são mais organizados. Como a agricultura é uma atividade de longo prazo para se manter nela é preciso bom planejamento e estratégia também a longo prazo.

* Enilson Nogueira é economista e analista de mercado da Céleres Consultoria.

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IFPA lança campanha para estimular consumo de banana e uva que estão na safra com bom preço e qualidade

IFPA lança campanha para estimular consumo de banana e uva que estão na safra com bom preço e qualidade

É tempo da safra de banana e da uva, duas frutas campeãs do gosto do brasileiro e do mundo. A IFPA, entidade global que representa a indústria de produtos frescos, oferece ao varejo a Campanha de Sazonalidade da banana e da uva, voltada a estimular o consumo dessas frutas no varejo

A IFPA disponibiliza um kit gratuito com materiais para redes sociais com informações dos benefícios das frutas, lindas imagens, para folhetos, e-book de receitas e vídeos que vão ajudar o varejo nas campanhas de marketing.       

A safra de banana em 2024 apresentou uma significativa instabilidade. Rafaela Fava – Diretora da Frutas Fava – um dos maiores produtores de banana do Brasil – e Conselheira da IFPA informa que o início do ano foi marcado por uma produção abundante e preços baixos, devido à grande oferta de frutas. “No entanto, a partir de maio, o cenário mudou drasticamente. A ocorrência de secas intensas, seguida por um período de frio, impactou negativamente a produção e a qualidade das bananas. A seca provocou uma queda na produção e um aumento nos preços, enquanto o frio prejudicou a aparência das frutas. Embora a região norte de Minas Gerais tenha mantido uma produção de boa qualidade, a média nacional foi afetada. Estima-se que a produção continue instável até dezembro, com uma gradual recuperação e queda nos preços”, conclui Rafaela Fava.

A safra de uva em 2024 enfrentou desafios ainda maiores. “As chuvas excessivas no primeiro semestre causaram diversos problemas para os produtores. A fruta madura rachou, a florada foi prejudicada pela água e a incidência de doenças aumentou devido ao excesso de umidade. Como consequência, a produção de uva em 2024 deve apresentar uma redução de 20% a 30% em relação aos anos anteriores. Apesar da menor produção, a qualidade das uvas está sendo considerada boa, e os preços no mercado interno e externo estão elevados”, explica Junior Silveira, sócio-diretor da Xportare.

Tanto a banana quanto a uva enfrentaram desafios significativos em 2024, principalmente devido às condições climáticas adversas. No entanto, essas frutas continuam sendo importantes para a economia brasileira e possuem um mercado consumidor bastante expressivo.

A Campanha de Sazonalidade da IFPA para a banana e a uva ajuda a enfrentar os desafios dessas culturas e para ter acesso ao kit gratuito das Campanhas de Sazonalidade da Banana e da Uva, os varejistas devem acessar os  links – UVA –  https://bit.ly/CampUva24  e BANANA –  https://bit.ly/Banana24

Ao utilizar os materiais da campanha, os varejistas contribuem para a promoção da educação e fortalecimento do setor de FFLV no Brasil.

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Como a automação industrial impulsiona o setor de Alimentos e Bebidas

Como a automação industrial impulsiona o setor de Alimentos e Bebidas

*Por Alexandre Serain

O setor de Alimentos e Bebidas vem investindo alto na automatização de seus processos, superando, inclusive, a indústria automobilística, segundo dados da Robotic Industries Association. E essa tendência já chegou ao Brasil. Na edição 2024 da Fispal ficou claro o interesse de empresas de todos os portes pelas soluções de automação industrial, capazes de aumentar a produtividade e garantir a qualidade e segurança alimentar nas linhas de produção e cadeias de abastecimento. 

Essa jornada de transformação digital requer uma estratégia holística, avaliando processos, sistemas e pessoas e, também, o envolvimento das altas lideranças para evitar distrações e dissipação de forças. 

Eficiência operacional em toda a cadeia produtiva 

A automação industrial precisa fazer parte de todas as etapas produtivas, otimizando as etapas de fabricação, embalagem e distribuição. A indústria de Alimentos e Bebidas está passando por uma fase de transformação com a integração de tecnologias de automação e Inteligência Artificial (IA), incorporando inovadores sistemas e soluções que entregam maior eficiência, precisão e qualidade aos processos de produção. 

Os sistemas robóticos são cada vez mais utilizados para realizar tarefas como mistura de ingredientes, embalagem e rotulagem, reduzindo o trabalho humano e aumentando a eficiência operacional. Estes sistemas podem lidar com tarefas repetitivas com precisão e consistência, resultando em maior produtividade e redução do tempo de produção. 

Além disso, a adoção de sistemas automatizados nas linhas de produção oferece a flexibilidade e escalabilidade necessárias para atender a variações na demanda, uma característica do setor que é influenciado, inclusive, pelas estações do ano. Basta lembrar do segmento de sorvetes ou sopas, por exemplo. 

Automação também foca na eficiência energética 

O setor de Alimentos e Bebidas é intensivo no uso de energia, e o processamento industrial, embalagem e logística são responsáveis por quase metade do consumo energético no ciclo de vida dos alimentos, que inclui o cultivo e a criação de animais.  

Com processos complexos e diversas etapas de produção até chegar ao produto final, obter uma visão ampla do consumo energético e as oportunidades para ganhar mais eficiência é um desafio, mas, com a adoção de sistemas de monitoração de energia, é possível automatizar o seu gerenciamento, com eficiente medição, coleta e análise de dados de consumo.  

 E, aliado à necessidade de redução de custos, existe a exigência de contar com processos mais sustentáveis, tanto para aumentar a eficiência quanto para atender às expectativas do novo consumidor.  

Em uma indústria que depende cada vez mais eficiência e produtividade nas suas linhas de produção e cadeias de abastecimento, a transformação digital e a adoção da automação e da integração de sistemas são fundamentais para o crescimento e a manutenção da competitividade, ao mesmo tempo que permite cumprir regras sanitárias.  

Por isso, seja pela necessidade de maior transparência, adoção de práticas sustentáveis, produtividade ou desenvolvimento de novos produtos, o setor de Alimentos e Bebidas precisa de um parceiro de automação industrial para se adaptar às mudanças em um mercado altamente competitivo e manter o ritmo de crescimento que impulsiona o setor industrial brasileiro, segundo dados do IBGE. 

 Sobre a Mitsubishi Electric Corporation                  
Com mais de 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita aproximada de 5 bilhões de ienes (US$ 37.3 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023.  

*Com uma taxa de câmbio de 134 ienes para o dólar americano, a taxa de pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 31 de março de 2023.  

 *Alexandre Serain é gerente de marketing da Mitsubishi Electric Brasil.

Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil  
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: automação industrial e CNC, sistemas de ar-condicionado, automação de processos, equipamentos automotivos, sistemas de visualização e sistemas de transporte.  

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Os desafios da alíquota zero da carne após as queimadas

Os desafios da alíquota zero da carne após as queimadas

Especialista do setor avalia impacto das queimadas no Brasil e a ameaça na elevação dos preços de alimentos essenciais

As queimadas que afetam diversas regiões agrícolas do Brasil têm gerado apreensão não apenas pelo impacto ambiental, mas também pelos efeitos econômicos, especialmente no setor alimentício. Produtos como abacate, açúcar, carnes, frango, hortaliças, laranja, leite e derivados e limão estão entre os mais vulneráveis ao aumento de preços nos próximos meses. A alíquota zero sobre as carnes, adotada para conter a alta de preços, agora enfrenta desafios devido à destruição das áreas de produção.

Embora ainda não seja possível mensurar com precisão o impacto das queimadas sobre a inflação, a redução da oferta de alimentos, causada pela devastação de plantações e pastagens, já preocupa o mercado.

Gustavo Defendi, empresário do setor de cestas básicas, com mais de 20 anos de experiência no segmento alimentício alerta que “a alíquota zero ajudou a segurar os preços da carne temporariamente, mas com a devastação das áreas de pastagem, o aumento no custo de produção pode sobrepor esse benefício e refletir no preço final ao consumidor”. Ele acrescenta que, “a depender dos estoques e do prolongamento da crise, há grandes chances de elevação nos preços de outros itens alimentares também”.

O cenário da carne é particularmente preocupante, já que as áreas de pastagem destruídas comprometem a produção nacional de carne bovina, suína e de frango. Com a demanda elevada e a oferta reduzida, o custo de reposição dos estoques pode pressionar ainda mais os preços, mesmo com a alíquota zero em vigor.

“O impacto das queimadas pode enfraquecer a eficácia dessa política, que inicialmente tinha o objetivo de estabilizar o mercado interno”, observa.

A solução para o problema, segundo o especialista, passa pela adoção de políticas mais robustas de prevenção e combate às queimadas, além de incentivos ao manejo sustentável das áreas de produção.

“A fiscalização de queimadas ilegais e o uso de tecnologias agrícolas avançadas para aumentar a resiliência das pastagens são caminhos sugeridos para amenizar os efeitos da crise. O desmatamento desenfreado e as queimadas descontroladas afetam negativamente a fertilidade do solo, a disponibilidade de água e o equilíbrio climático, afetando os custos de produção”, pontua Defendi.

Enquanto isso, a expectativa é de que o setor de alimentos, especialmente carnes e hortaliças, enfrente desafios no controle de preços, com possíveis impactos diretos na inflação e no custo de vida da população brasileira.

“Nesse ritmo, corremos o risco de enfrentar sérios problemas na produção de alimentos essenciais, o que afeta diretamente os preços e a disponibilidade dos itens da cesta básica”, finaliza.

*Gustavo Defendi é sócio-diretor da Real Cestas, empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de cestas básicas. Possui experiência corporativa, financeira e contábil no mercado da indústria alimentícia, gestão financeira, inteligência de negócios, estratégia e inteligência de mercado. Formação acadêmica na Escola de Engenharia Mauá e MBA em Estratégia de Mercado na Fundação Getúlio Vargas. Certificação para conselheiro no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

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