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MAT impulsiona projeto de carretas para transporte de biometano e amplia soluções para o agronegócio

Módulos de armazenamento de cilindros também ganham destaque no meio rural

O avanço da indústria do biometano e os crescentes investimentos em combustíveis limpos têm impulsionado a MAT Equipamentos para Gases, maior produtora de cilindros de alta pressão da América Latina, a acelerar o desenvolvimento de soluções para o setor. A empresa expandiu a fabricação de carretas de transporte de cilindros de biometano e de módulos de armazenamento, atendendo especialmente às demandas do agronegócio.

Nos últimos 3 anos, a MAT entregou ao mercado mais de 80 carretas de transporte de GNC/Biometano e projeta ultrapassar a marca de 30 unidades comercializadas em 2025, reforçando seu papel estratégico no apoio às empresas que buscam reduzir emissões e adotar o biometano em larga escala.

Segundo a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), a produção nacional de biometano já ultrapassa 800 mil m³/dia em 12 usinas, com projeção de atingir 8 milhões m³/dia até 2032. Já a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estima que, até 2029, o país contará com 93 usinas, frente às atuais, com 470 mil m³/dia de produção.

O setor sucroenergético concentra 48% do potencial brasileiro, podendo alcançar 21,1 bilhões de m³ anuais a partir da cadeia da cana. Além disso, culturas como milho, trigo e resíduos da produção animal reforçam o biometano como combustível competitivo e que já vem sendo utilizado em tratores, pulverizadores, colheitadeiras e demais equipamentos agrícolas.

Logística como diferencial
“Com a expansão do biometano, o transporte por carretas de armazenamento de gás, das usinas de produção até fazendas, granjas e usinas de cana, assim como a disponibilidade de módulos de estocagem em regiões mais remotas, tornou-se essencial”, afirma Luis Fernando Assaf, presidente da MAT.

As carretas produzidas pela empresa têm capacidade de transporte de aproximadamente 8.000m3 de gás natural ou biometano. Já os módulos de estocagem são modulares e customizados, projetados conforme as necessidades de cada cliente.

O déficit de infraestrutura no país também impulsiona o transporte rodoviário do biometano. Dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) mostram que o Brasil possui apenas 58.436 km de gasodutos, cobrindo cerca de 7% do território. Nos Estados Unidos, a rede ultrapassa 500 mil km, alcançando 50% de cobertura territorial. “A malha brasileira ainda não acompanha seu potencial produtivo de gás natural e biometano. Por isso, o transporte rodoviário, fora do gasoduto, se torna vital”, reforça Assaf.

Trajetória e expansão
Fundada em 1940, a MAT produzia exclusivamente cilindros de alta pressão, para diferentes aplicações, até 2017. Desde então, tornou-se pioneira na fabricação de carretas para transporte de gás natural e biometano, com 150 unidades já comercializadas no Brasil, América Latina e Oriente Médio. No mesmo período, foram entregues mais de 100 módulos de estocagem.
Com 85 anos de história, completados neste ano de 2025, a empresa segue fortalecendo sua posição estratégica junto ao agronegócio e às maiores companhias do país.

“Temos hoje uma operação sofisticada e totalmente preparada para atender à nova economia verde. Nossa expectativa é de um crescimento entre 25% e 30% em faturamento em 2025, não somente com as carretas de transporte mas também com os sistemas de compressão”, conclui o presidente da MAT.O avanço da indústria do biometano e os crescentes investimentos em combustíveis limpos têm impulsionado a MAT Equipamentos para Gases, maior produtora de cilindros de alta pressão da América Latina, a acelerar o desenvolvimento de soluções para o setor. A empresa expandiu a fabricação de carretas de transporte de cilindros de biometano e de módulos de armazenamento, atendendo especialmente às demandas do agronegócio.

Nos últimos 3 anos, a MAT entregou ao mercado mais de 80 carretas de transporte de GNC/Biometano e projeta ultrapassar a marca de 30 unidades comercializadas em 2025, reforçando seu papel estratégico no apoio às empresas que buscam reduzir emissões e adotar o biometano em larga escala.

Segundo a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), a produção nacional de biometano já ultrapassa 800 mil m³/dia em 12 usinas, com projeção de atingir 8 milhões m³/dia até 2032. Já a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estima que, até 2029, o país contará com 93 usinas, frente às atuais, com 470 mil m³/dia de produção.

O setor sucroenergético concentra 48% do potencial brasileiro, podendo alcançar 21,1 bilhões de m³ anuais a partir da cadeia da cana. Além disso, culturas como milho, trigo e resíduos da produção animal reforçam o biometano como combustível competitivo e que já vem sendo utilizado em tratores, pulverizadores, colheitadeiras e demais equipamentos agrícolas.

Logística como diferencial
“Com a expansão do biometano, o transporte por carretas de armazenamento de gás, das usinas de produção até fazendas, granjas e usinas de cana, assim como a disponibilidade de módulos de estocagem em regiões mais remotas, tornou-se essencial”, afirma Luis Fernando Assaf, presidente da MAT.

As carretas produzidas pela empresa têm capacidade de transporte de aproximadamente 8.000m3 de gás natural ou biometano. Já os módulos de estocagem são modulares e customizados, projetados conforme as necessidades de cada cliente.

O déficit de infraestrutura no país também impulsiona o transporte rodoviário do biometano. Dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) mostram que o Brasil possui apenas 58.436 km de gasodutos, cobrindo cerca de 7% do território. Nos Estados Unidos, a rede ultrapassa 500 mil km, alcançando 50% de cobertura territorial. “A malha brasileira ainda não acompanha seu potencial produtivo de gás natural e biometano. Por isso, o transporte rodoviário, fora do gasoduto, se torna vital”, reforça Assaf.

Trajetória e expansão
Fundada em 1940, a MAT produzia exclusivamente cilindros de alta pressão, para diferentes aplicações, até 2017. Desde então, tornou-se pioneira na fabricação de carretas para transporte de gás natural e biometano, com 150 unidades já comercializadas no Brasil, América Latina e Oriente Médio. No mesmo período, foram entregues mais de 100 módulos de estocagem.

Com 85 anos de história, completados neste ano de 2025, a empresa segue fortalecendo sua posição estratégica junto ao agronegócio e às maiores companhias do país. “Temos hoje uma operação sofisticada e totalmente preparada para atender à nova economia verde. Nossa expectativa é de um crescimento entre 25% e 30% em faturamento em 2025, não somente com as carretas de transporte mas também com os sistemas de compressão”, conclui o presidente da MAT.

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