Destaque
Maior competição de torra do mundo entra em fase eliminatória

Corpo de juízes avaliará amostras torradas nos dias 4 e 5 de outubro
A Torrefação do Ano Brasil 2025 – considerada a maior competição de torra do mundo – passará por sua fase eliminatória nos dias 4 e 5 de outubro, em Belo Horizonte (MG), na Atilla Torradores, responsável pela organização do campeonato. Por intermédio do método de cupping ou prova de xícara (processo de avaliação sensorial), um corpo de juízes avaliará as amostras torradas pelas 131 instituições participantes. As 20 empresas mais bem posicionadas avançarão para a decisão entre 5 e 7 de novembro, na Semana Internacional do Café 2025 – SIC, no Expominas, na capital mineira, no Espaço Torra Experience.
Na fase anterior, as instituições, de 18 estados, receberam 1,5kg de dois cafés crus distintos e realizaram a torra nas próprias corporações.
“O cupping é um momento em que as torrefações têm o privilégio de suas torras serem provadas e avaliadas por juízes gabaritados. Todas as amostras recebidas são degustadas às cegas, com codificação das organizações. Na edição 2025, tivemos recorde de inscritos, a nossa responsabilidade aumenta”, comenta Séfora de Paula, Diretora de Marketing da Atilla Torradores.
O evento tem como objetivo elevar cada vez mais o nível de qualidade das torrefações envolvidas, através de atividades que estimulem a criatividade, a consistência, a análise sensorial e outras habilidades importantes para a área. Além disso, a competição gera conhecimento ao público com a criação de conteúdo, dados e a interação de forma positiva pela troca de experiências entre as empresas participantes.
A campeã do maior torneio de torra do mundo ganhará uma Atilla Bancada de 2ª Geração. Os cafés especiais dessa edição foram produzidos pela Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu (MG), pela produtora Josiani Moraes.