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Investir no agro é boa alternativa, mas é preciso conhecer para não correr riscos

Divulgação: Cyklo Agritech

*Por Pompeo Scola

Nas últimas décadas, a produção agropecuária nacional se desenvolveu de tal forma que o Brasil se posicionou entre os principais fornecedores de alimentos do futuro, reunindo cifras expressivas. Em 2023, por exemplo, o setor fechou superávit acumulado de US$ 148,58 bilhões, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). As exportações do setor somaram US$ 165,05 bilhões. Embora em 2024, a performance no campo tenha sido impactada pela diminuição dos preços e pela queda na produção de vários dos principais produtos em decorrência do clima, o setor este ano, segundo estimativas Cepea/Esalq/USP-CNA, deve ser responsável por 21,5% de participação no PIB brasileiro.

Mesmo diante da instabilidade momentânea o setor mostra que continua forte e hoje, temos uma agricultura adaptada às regiões tropicais e uma legião de produtores rurais conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, aliadas à produção de alimentos. Se teremos o desafio de alimentar uma população mundial que deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050, segundo a ONU, certamente boa parte desses insumos sairão do solo brasileiro, portanto o nosso horizonte é bem promissor.

Somado a tudo isso diariamente surgem novas empresas com tecnologias disruptivas com o objetivo de alavancar ainda mais o setor. Diante deste potencial, muitos investidores passaram a ver o agro com outros olhos e abriram as carteiras com alguns milhões de reais para impulsionar empresas vistas como promissoras. Contudo, mesmo com um oceano de oportunidades, temos visto que grandes grupos não têm obtido sucesso em seus aportes, e em até algumas situações, tiveram prejuízos milionários.

Quando analisamos, por exemplo, os marketplaces, de venda de insumos e equipamentos que acabaram não dando certo, podemos observar que o principal erro foi no projeto. Ou seja, desenharam um plano de operações muito diferente do modelo de negócio tradicional ao qual o produtor está acostumado, e que está concentrado principalmente com as revendas como base.

Essas revendas regionais (tradicionais) na prática funcionam como uma fornecedora de crédito aos produtores por meio de capital próprio. Isso só é possível porque elas conhecem muito bem o histórico de seus clientes e sabem analisar aqueles nos quais é seguro conceder o crédito. O Brasil tem ainda uma cultura no mercado primário muito regional e isso mantém as revendas fortes no mercado, pois ela tem capacidade de estar presente no dia a dia dos agricultores o que gera essa segurança para formar uma relação de confiança.

Aqui vale uma reflexão: uma característica em comum entre essas revendas regionais, seja de máquinas ou insumos, é que geralmente elas não são alavancadas por instituições bancárias. O que isso significa? Elas não querem ser avalistas de dívidas dos produtores, por isso, trabalham com capital próprio com base nessa relação de confiança. Já quando um grande marketplace começa a operar e sua atuação é nacional não segmentada (regionalizada), sua atuação é de cima para baixo e ela muitas vezes não tem essa visão local que a revenda tem, afinal não conhece o perfil ou histórico dos produtores que lá acessam. Mesmo criando regras para fornecer crédito, há o fator risco bem acentuado.

Portanto, podemos concluir que a avenida Faria Lima, importante centro financeiro paulista, onde concentram atualmente os grandes escritórios dos executivos, ainda está distante do dia a dia no campo. Este é um dos motivos que tem feito com que algumas empresas sejam dizimadas do mercado mesmo após receber investimentos, afinal, montaram uma operação para atuar no mercado primário do agro com o modelo de negócio de mercado secundário.  Esse certamente é o problema crónico da maioria deles.

Investimento com segurança

Sempre quando falamos em investimento em startups, estamos falando de riscos, porém há estratégias para minimizar isso.  Para aqueles que buscam investir no agro, minha dica é sempre pulverizar o risco, ou seja, em vez de aportar altos valores apenas em uma ideia, distribua esse valor entre várias empresas. Uma alternativa, por exemplo, são as aceleradoras. Por isso, hoje aqui na Cyklo Agritech, uma aceleradora de startups, 100% dedicada ao agronegócio, não oferecemos aos investidores a opção de investimento apenas em uma startup. A sugestão é sempre aplicar o dinheiro em um fundo que vai desenvolver dezenas de novas empresas ao mesmo tempo, com isso as chances de sucesso são muito maiores.

Outra dica que sempre sugiro aos investidores é nunca fazer aportes em negócios ou mercados dos quais desconhece. Mesmo que determinada empresa esteja momentaneamente saudável financeiramente falando, ao não ter os devidos conhecimentos sobre os fatores externos nos quais ela está inserida ele, está exposto aos mais diversos riscos. Por isso, busque o conhecimento e cerque-se de profissionais que de fato conheçam adequadamente o funcionamento dessa operação.

Temos visto grandes fundos perdendo dinheiro em investimento por não terem justamente especialistas em suas verticais. Além disso, faltam grupos de estudos sobre os mercados. As bancas de investimentos não podem ser rasas, analisando apenas o flow financeiro (dinheiro que remunera dinheiro).  Quando falamos de operação (aportar numa ponta e retirar em outra ponta), são poucos os negócios que dão certo.

Os grupos investidores que estão indo bem no agro são aqueles que fizeram um trabalho focado em contratar executivos que têm conhecimento e experiência no setor, que sabem agir na verticalidade. Agora aqueles que não estão priorizando isso agora correm sérios riscos lá na frente. Podemos concluir que é interessante e seguro investir no agro, mas, desde que isso seja feito de maneira correta e organizada, buscando investimentos pulverizados e não concentrados. E sobretudo, estar perto de profissionais que de fato entendam os desafios e oportunidades dos mercados!

*Pompeo Scola é CEO da Cyklo Agritech e consultor e especialista no desenvolvimento de startups.

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Chemitec Agro-Veterinária alerta para o início do ciclo dos carrapatos e a necessidade de prevenção dos rebanhos

Imagem: Freepik

Infestação de carrapatos acontece nos meses mais quentes do ano e produtor deve adotar práticas para evitar doenças

A época dos carrapatos chegou e os produtores rurais precisam adotar medidas preventivas para evitar danos ao rebanho e à produção. O alerta é da Chemitec Agro-Veterinária, empresa especializada em medicamentos e soluções inovadoras para a saúde de pequenos e grandes animais. De acordo com a empresa, entre outubro e março, ocorre o ciclo do carrapato, quando há uma proliferação dos parasitas, que liberam ovos diretamente nas pastagens. 

Gabriel Krause Piccin, médico-veterinário e gerente regional da Chemitec, explica que, com temperaturas elevadas e o clima mais úmido, o ambiente fica propício para a rápida multiplicação de parasitas, principalmente do Rhipicephalus microplus, conhecido como carrapato do boi. Segundo ele, uma fêmea desta espécie é capaz de gerar até 5.000 ovos durante toda a sua vida, o que explica a rápida infestação. 

“As fêmeas liberam os ovos nos pastos. Estes ovos, com o calor, rapidamente se transformam em larvas e em carrapatos adultos. Os parasitas entram em contato com o rebanho e se alimentam diretamente do sangue dos animais, podendo transmitir uma série de doenças, incluindo a Tristeza Parasitária Bovina (TPB). Este ciclo é um problema constante e requer ações preventivas. Além das sérias consequências para a saúde dos animais, os carrapatos representam uma grande ameaça à produção, tanto do gado de corte como de leite”, destaca. 

A TPB é causada pelos protozoários Babesia e pela bactéria Anaplasma marginale, transmitidos diretamente pelos carrapatos. Eles também transmitem outras doenças, como Febre Maculosa e Doença de Lyme. “Não podemos deixar de citar que os carrapatos também causam muita coceira e feridas, o que favorece a proliferação de outras bactérias”, alerta. 

De acordo com o médico-veterinário da Chemitec, o melhor caminho para evitar todos estes problemas e os consequentes impactos na produção é a prevenção, com uso de medicamentos específicos e o manejo adequado. Com a chegada da primavera, o produtor já deve começar a realização de tratamentos estratégicos do rebanho. “Nesta época do ano, com a aplicação de alguns carrapaticidas e o manejo rotacionado de pastagens, o produtor tem a tranquilidade de fazer o melhor para o seu rebanho, e ajudam a manter a infestação em níveis controlados garantindo a saúde dos animais e a manutenção da produção”, destaca. 

A Chemitec Agro-Veterinária, com mais que 30 anos de mercado, possui em seu portfólio medicamentos que, se aplicados corretamente, ajudam no combate e na prevenção da TPB. Tratam-se do Chemitril 10% e o Beroseg 7% ou Plus. O Chemitril 10% é um antibiótico que interrompe imediatamente a destruição das células sanguíneas, causada pela anaplasmose, e o animal volta a se alimentar e beber água. Já o Beroseg 7% e o Beroseg Plus são anti-hemoparasitários altamente eficazes no combate do protozoário Babesia, garantindo a recuperação dos glóbulos vermelhos e, consequentemente, o retorno à produção.

Apesar da facilidade do manejo e administração das doses, Piccin alerta que é sempre necessário consultar uma médico-veterinário antes de adotar um programa e prevenção.”Além do uso de medicamentos, outra dica importante que pode ajudar o produtor é fazer a rotação das pastagens, sempre deixando uma parte do pasto sem bovinos por um período. Sem animais em contato, há uma quebra do ciclo de vida dos carrapatos”, acrescenta Piccin. 

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Louis Dreyfus Company leva educação ambiental a cerca de 1.500 crianças em SP e MG

Fazenda Bom Retiro | Pedregulho -SP | 2025 (Divulgação)

Em sua 12ª edição, a iniciativa já beneficiou mais de 11 mil crianças do ensino fundamental de escolas públicas 

A Louis Dreyfus Company (LDC) deu início a 12ª edição do seu programa Juntos Pelo Meio Ambiente (JPMA), voltado para alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Neste ano, cerca de 1.500 crianças de 29 escolas em municípios de São Paulo e Minas Gerais participarão das atividades.  

Ao longo do programa, os estudantes visitam as fazendas de frutas cítricas gerenciadas pela LDC, onde aprendem sobre citricultura, reciclagem e preservação ambiental por meio de experiências práticas. As atividades incluem oficinas educativas, passeios guiados e o plantio de mudas nativas — já são mais de 10 mil mudas plantadas desde o início da iniciativa em 2012.

Em 2024, o projeto foi ampliado para envolver toda a cadeia de valor do suco, com a realização de palestras e ações em escolas públicas dos municípios onde estão localizadas as fábricas da LDC: Bebedouro (SP), Matão (SP), Paranavaí (PR) e o Terminal de Sucos no porto de Santos (SP). Neste ano, estão programadas atividades como o plantio de mudas nativas em escola de Bebedouro, apresentações teatrais na cidade de Santos e oficinas de educação ambiental com tour guiado nas unidades de Matão e Paranavaí, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer de perto o processo de produção do suco. Todas as ações são coordenadas e executadas com o apoio de cerca de 200 colaboradores voluntários da companhia.

“Quando uma criança entende desde cedo que suas escolhas e ações impactam o meio ambiente, ela começa a enxergar o mundo com mais responsabilidade. O programa JPMA planta essa semente: de que sustentabilidade não é um tema distante, mas parte do dia a dia. É gratificante ver como elas absorvem esse conteúdo, podendo levar para casa e compartilhar com suas famílias, influenciando hábitos e atitudes. Os relatos dos professores também são muito positivos — eles destacam que as atividades práticas complementam o conteúdo aprendido em sala de aula e ajudam a formar cidadãos mais conscientes”, afirma Julia Moscardini, Gerente de Sustentabilidade de Sucos da LDC no Brasil.

A edição de 2025, que deve impactar cerca de 25 cidades e mais de 1.500 crianças, está prevista para ser concluída até o início de dezembro. Desde sua criação, o programa JPMA já impactou mais de 11 mil estudantes, promovendo vivências práticas e educativas nas unidades da LDC.

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50 anos do Proálcool: o Brasil como potência verde

50 anos do Proálcool: o Brasil como potência verde

*Por Mário Campos, presidente da Bioenergia Brasil e SIAMIG Bioenergia

Em 14 de novembro de 1975, o governo brasileiro instituiu o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), uma resposta estratégica à crise mundial do petróleo e à forte dependência do país em combustíveis fósseis. Meio século depois, o programa se consolidou como um dos mais importantes marcos de política pública no setor energético, responsável por posicionar o Brasil entre os líderes globais em biocombustíveis.

Ao longo desses 50 anos, os resultados foram expressivos. O Proálcool reduziu a vulnerabilidade externa do país, impulsionou a agroindústria da cana-de-açúcar, fomentou a interiorização da produção e gerou milhares de empregos nas cadeias agrícola e industrial.

No campo ambiental, o etanol, cujo protagonismo nasceu com o Proálcool, transformou o Brasil em uma das nações com menor intensidade de carbono no setor de transportes leves. Atualmente, cerca de 45% desse mercado é atendido pelo etanol, contribuindo diretamente para a diminuição da poluição urbana e para a melhoria da qualidade de vida em nossas cidades.

O programa, ao transformar o país, também evoluiu para uma estratégia nacional de longo prazo. O etanol permanece como um dos principais vetores da transição energética brasileira. Esse amadurecimento se refletiu em políticas modernas, como o RenovaBio, o Combustível do Futuro e o programa Mover. Hoje, dispomos de metodologia científica robusta, a Análise de Ciclo de Vida, que quantifica emissões desde a produção até o uso dos combustíveis. Essa análise demonstra que a frota brasileira de veículos leves é a mais sustentável do mundo.

Às vésperas da COP30, o Brasil apresenta ao mundo um exemplo concreto e bem-sucedido de transição energética sustentável, não apenas teoria, mas resultados comprovados.

O país está preparado para compartilhar sua experiência e inspirar outras nações comprometidas com uma transição energética consistente, eficaz e duradoura. O Proálcool, ao completar meio século, reafirma o papel do Brasil como líder natural da economia verde global.

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