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Investir no agro é boa alternativa, mas é preciso conhecer para não correr riscos

Divulgação: Cyklo Agritech

*Por Pompeo Scola

Nas últimas décadas, a produção agropecuária nacional se desenvolveu de tal forma que o Brasil se posicionou entre os principais fornecedores de alimentos do futuro, reunindo cifras expressivas. Em 2023, por exemplo, o setor fechou superávit acumulado de US$ 148,58 bilhões, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). As exportações do setor somaram US$ 165,05 bilhões. Embora em 2024, a performance no campo tenha sido impactada pela diminuição dos preços e pela queda na produção de vários dos principais produtos em decorrência do clima, o setor este ano, segundo estimativas Cepea/Esalq/USP-CNA, deve ser responsável por 21,5% de participação no PIB brasileiro.

Mesmo diante da instabilidade momentânea o setor mostra que continua forte e hoje, temos uma agricultura adaptada às regiões tropicais e uma legião de produtores rurais conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, aliadas à produção de alimentos. Se teremos o desafio de alimentar uma população mundial que deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050, segundo a ONU, certamente boa parte desses insumos sairão do solo brasileiro, portanto o nosso horizonte é bem promissor.

Somado a tudo isso diariamente surgem novas empresas com tecnologias disruptivas com o objetivo de alavancar ainda mais o setor. Diante deste potencial, muitos investidores passaram a ver o agro com outros olhos e abriram as carteiras com alguns milhões de reais para impulsionar empresas vistas como promissoras. Contudo, mesmo com um oceano de oportunidades, temos visto que grandes grupos não têm obtido sucesso em seus aportes, e em até algumas situações, tiveram prejuízos milionários.

Quando analisamos, por exemplo, os marketplaces, de venda de insumos e equipamentos que acabaram não dando certo, podemos observar que o principal erro foi no projeto. Ou seja, desenharam um plano de operações muito diferente do modelo de negócio tradicional ao qual o produtor está acostumado, e que está concentrado principalmente com as revendas como base.

Essas revendas regionais (tradicionais) na prática funcionam como uma fornecedora de crédito aos produtores por meio de capital próprio. Isso só é possível porque elas conhecem muito bem o histórico de seus clientes e sabem analisar aqueles nos quais é seguro conceder o crédito. O Brasil tem ainda uma cultura no mercado primário muito regional e isso mantém as revendas fortes no mercado, pois ela tem capacidade de estar presente no dia a dia dos agricultores o que gera essa segurança para formar uma relação de confiança.

Aqui vale uma reflexão: uma característica em comum entre essas revendas regionais, seja de máquinas ou insumos, é que geralmente elas não são alavancadas por instituições bancárias. O que isso significa? Elas não querem ser avalistas de dívidas dos produtores, por isso, trabalham com capital próprio com base nessa relação de confiança. Já quando um grande marketplace começa a operar e sua atuação é nacional não segmentada (regionalizada), sua atuação é de cima para baixo e ela muitas vezes não tem essa visão local que a revenda tem, afinal não conhece o perfil ou histórico dos produtores que lá acessam. Mesmo criando regras para fornecer crédito, há o fator risco bem acentuado.

Portanto, podemos concluir que a avenida Faria Lima, importante centro financeiro paulista, onde concentram atualmente os grandes escritórios dos executivos, ainda está distante do dia a dia no campo. Este é um dos motivos que tem feito com que algumas empresas sejam dizimadas do mercado mesmo após receber investimentos, afinal, montaram uma operação para atuar no mercado primário do agro com o modelo de negócio de mercado secundário.  Esse certamente é o problema crónico da maioria deles.

Investimento com segurança

Sempre quando falamos em investimento em startups, estamos falando de riscos, porém há estratégias para minimizar isso.  Para aqueles que buscam investir no agro, minha dica é sempre pulverizar o risco, ou seja, em vez de aportar altos valores apenas em uma ideia, distribua esse valor entre várias empresas. Uma alternativa, por exemplo, são as aceleradoras. Por isso, hoje aqui na Cyklo Agritech, uma aceleradora de startups, 100% dedicada ao agronegócio, não oferecemos aos investidores a opção de investimento apenas em uma startup. A sugestão é sempre aplicar o dinheiro em um fundo que vai desenvolver dezenas de novas empresas ao mesmo tempo, com isso as chances de sucesso são muito maiores.

Outra dica que sempre sugiro aos investidores é nunca fazer aportes em negócios ou mercados dos quais desconhece. Mesmo que determinada empresa esteja momentaneamente saudável financeiramente falando, ao não ter os devidos conhecimentos sobre os fatores externos nos quais ela está inserida ele, está exposto aos mais diversos riscos. Por isso, busque o conhecimento e cerque-se de profissionais que de fato conheçam adequadamente o funcionamento dessa operação.

Temos visto grandes fundos perdendo dinheiro em investimento por não terem justamente especialistas em suas verticais. Além disso, faltam grupos de estudos sobre os mercados. As bancas de investimentos não podem ser rasas, analisando apenas o flow financeiro (dinheiro que remunera dinheiro).  Quando falamos de operação (aportar numa ponta e retirar em outra ponta), são poucos os negócios que dão certo.

Os grupos investidores que estão indo bem no agro são aqueles que fizeram um trabalho focado em contratar executivos que têm conhecimento e experiência no setor, que sabem agir na verticalidade. Agora aqueles que não estão priorizando isso agora correm sérios riscos lá na frente. Podemos concluir que é interessante e seguro investir no agro, mas, desde que isso seja feito de maneira correta e organizada, buscando investimentos pulverizados e não concentrados. E sobretudo, estar perto de profissionais que de fato entendam os desafios e oportunidades dos mercados!

*Pompeo Scola é CEO da Cyklo Agritech e consultor e especialista no desenvolvimento de startups.

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E se o silo virar uma planta fotovoltaica? A GoodWe tem esse e outros planos para o agro no Brasil

Imagem: Fabio Mendes

Companhia chinesa de soluções para energia solar abre fronteira do agro brasileiro com tecnologias inovadoras e avalia instalar fábrica na América do Sul até 2030

O capital é chinês, o nome usa termos em inglês, mas as ambições, nos próximos anos, estão na América do Sul, com maior foco no Brasil. O potencial fotovoltaico do País e as oportunidades crescentes em segmentos como o agronegócio por aqui podem fazer com que a GoodWe, uma das maiores empresas do mundo em soluções para energia solar, escolha a região, com o Brasil a frente, como destino de sua segunda fábrica fora da China – hoje, além da matriz, a companhia mantém produção no Vietna.

“É um projeto para dezenas e dezenas de milhões”, Fábio Mendes, vice-presidente da GoodWe na América Latina, em entrevista. A decisão está na mesa, mas não é para já. “Em primeira mão posso dizer que até 2030 nós devemos ter uma fábrica aqui na América do Sul, grande chance de ser aqui no Brasil”. Caso se confirme essa previsão, será um presente para os 20 anos da companhia. Este, a GoodWe celebrou na China o que Mendes chama de seu “baile de debutantes”, marcando o 15° aniversário do grupo fundado em 2010 e que rapidamente se estabeleceu como um dos líderes do segmento no mundo.

“É uma empresa jovem, mas muito madura, com a inovação tecnológica em seu DNA desde a fundação”, afirma o executivo, listando uma série de conquistas da companhia nessa área. Em 2014, por exemplo, foi a primeira empresa a exportar inversores híbridos para a Europa e também foi pioneira na incorporação de um otimizador de sombra para aumentar a geração do inversor. “São mais de 100 fabricantes de inversores, mas só tem duas empresas no mundo que fazem isso. A nossa foi a primeira e continuamos liderando essa tecnologia”.

A GoodWe chegou ao Brasil em 2018, de onde começou sua expansão para o Chile, Colômbia, Argentina. E logo percebeu que, por aqui, haveria demanda firme por seus produtos, sobretudo por conta das deficiências na infraestrutura energética do País. “A grande demanda hoje no mercado diz respeito à qualidade da energia, com a frequência com que ocorrem os blecautes no Brasil”, afirma. Segundo ele, são cerca de 860 quedas de energia por ano, uma enormidade quando comparadas como países como a Alemanha, que registram pouco mais de uma dezena ao ano.

“Se nós, como donos de casa, já temos o desconforto de ficar sem energia, imagina a indústria, onde ocorrem prejuízos que muitas vezes é difícil de calcular”, aponta. No agronegócio, que em grande parte opera em regiões mais remotas e com infraestrutura ainda mais deficiente, isso torna-se ainda mais sério. Sistemas de irrigação e silos, por exemplo, necessitam de fornecimento constante e confiável de energia em sua operação, sob o risco de colocar em risco safras inteiras.

“O grande valor que nós aportamos aí no mercado solar, olhando o agronegócio, são justamente as soluções para interrupção de energia”, diz. Não por acaso, é nas regiões do agro que a GoodWe tem registrado, nos últimos meses, os maiores índices de crescimento e as principais oportunidades para comercialização de novos produtos, por enquanto importados da China.

Os clientes ligados ao agronegócio ja representam, segundo Fabio Mendes, entre 20% e 25% das vendas da companhia no País. “A nossa expectativa é que, para o ano que vem, passe de 35%, talvez quase 40%” diz. “Ele cresce bem mais rápido, porque é uma necessidade imediata, urgente, o valor agregado para o agronegócio é muito maior do que o de outras áreas, tanto na entrega de tecnologia quanto no benefício para o usuário, quanto no aporte necessário para se criar essa solução”.

Assim como em outros segmentos, os inversores híbridos são o carro-chefe dos negócios da GoodWe junto a empresas do agro, garantindo o carregamento de baterias ao longo do dia, para uso da energia estocada ao longo da noite ou servindo como proteção a possíveis interrupções de fornecimento. Também tem tido sucesso, segundo o executivo, as soluções que garantem estabilidade de tensão da rede, chamada dupla conversão DC. Então isso é o pulo do gato nessa solução.

As plantas solares são parte do cardápio da empresa, com geração de energia e possibilidade de armazenamento do excedente para utilização em horários de pico, entre 18 e 21 horas, por exemplo. “O Centro-Oeste, sem dúvida nenhuma, é o grande celeiro para essas oportunidades” diz Mendes. “O Norte, ele está se desenvolvendo bastante, vemos aí os próprios fazendeiros que estão aí na região de Sinop, Sorriso, migrando, querendo ir para lá, investindo cada vez mais na região”.

A atenção da companhia com o Centro-Oeste é grande, com equipes atuando de forma direta no desenvolvimento de projetos, no suporte aos parceiros, e nas visitas as clientes para levantamento de dados  e análises do fornecimento de energia.

Mas quando se trata de comercialização e fornecimento, a atuação se dá através de parceiros regionais, empresas especializadas em instalações elétricas e integradores que atuam no nicho de soluções fotovoltaicas.

“Eles vão complementar com os ingredientes da qualidade de energia, que não se limita só ao inversor de bateria. Então tem toda uma engenharia, uma reengenharia da planta, uma restituição de cargas, tem muito serviço de eletrificação envolvido”.

Energia no telhado

A GoodWee entende ainda que os clientes do agro são um alvo preferencial na oferta de algumas inovações que a empresa começou a trazer recentemente para o Brasil e que tem especial sinergia com o setor.

Uma delas é um sistema internamente conhecido pela sigla BIPV e que, ao invés das tradicionais placas fotovoltaicas, utiliza um modelo mais leve e moldável que pode ser aplicado em fachadas e telhados, transformando essas estruturas em fontes de geração de energia. “A ideia é a gente trabalhar com trabalhar com fachadas fotovoltaicas, as coberturas fotovoltaicas, as telhas fotovoltaicas, em vez de trabalhar sempre com o mesmo painel quadradão, aquele que dificulta um pouco a parte estética e tem algumas limitações”, afirma Rafael Carvalho, gerente de BIPV da GoodWe.

Ele vislumbra – e já começou a vender essas soluções no Pais – silos, armazéns e outras estruturas já existentes em propriedades rurais e que demandam energia na sua utilização sendo transformados, com a aplicação dessa tecnologia, em verdadeiras plantas geradoras de energia solar. A companhia oferece duas linhas com essa funcionalidade. Uma delas, a Galaxy, permite que o painel “fino e ultra leve”, seja adesivado na estrutura. O módulo, segundo Carvalho, “tem uma camada de vidro por cima, que permite ter resistência a granizo e uma durabilidade garantida de 30 anos com eficiência semelhante a uma placa convencional”.

E o peso é cinco a seis vezes menor -uma placa BIPV de cinco a seis quilos por metro quadrado geraria a mesma quantidade de energia que uma placa tradicional de 30 quilos. “Com isso, diminui muito ou até elimina a necessidade de reforço estrutural, com a vantagem de não precisar ter fixação com nenhum tipo de metal, de grampo, nem nada”, aponta. Se você quer fazer uma cobertura em cima de silo, você não quer furar o seu silo e ter risco de infiltrar alguma coisa e comprometer todo o seu armazenamento”.

Essa tecnologia está disponível no Brasil há apenas um ano e, segundo Carvalho, já foi utilizada em projetos no Mato Grosso. “Estamos dando os primeiros passos mais fortes para ganhar escala”, diz. E, por enquanto, segundo ele, sem concorrência por aqui. O custo dessa tecnologia, ele admite, vai ser mais alto na comparação dos valores dos módulos, mas que pode ser compensado quando a conta inclui gastos com estrutura e instalação por exemplo. “É possível reduzir até 60% a quantidade de mão de obra necessária, por exemplo, e é muito rápido para instalar”, garante Carvalho.

“Nos estudos que a gente fez aqui no Brasil, vimos que é possível fazer uma instalação 80% mais rápida que com o módulo tradicional. Então, o cliente esta começando a ter um retorno do investimento mais cedo também”. Além de clientes com limitação de estrutura, a solução tem sido oferecida para aqueles que precisam evitar infiltrações ou em regiões com alto risco de oxidação, como ambientes costeiros com alta incidência de maresia, já que os módulos BIPV não possuem elementos metálicos.

A outra linha nesse nicho é a chamada Polaris, em que os módulos finos têm um sistema de encaixe “macho-fêmea”. “Ele substitui a telha. Em vez de colocar o telhado, já instalo o próprio Polaris, que faz todo o escoamento de água”. O prazo médio de retorno de investimentos em energia fotovoltaica varia bastante conforme a região, segundo Fabio Mendes, já que os níveis de insolação e mesmo os preços da energia são bastante diferentes dependendo da localização.
De forma geral, entretanto, a indústria estima uma média entre 4,5 e 6 anos.

“Quando o cliente põe na ponta do lápis, na planilha, todas as despesas, todos os prejuízos que ele já vem tendo, ano a ano, com a instabilidade de energia ou a cada blecaute, pode ter um retorno até menor que quatro anos”, diz.

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Alimentos devem puxar inflação e apertar orçamento das famílias em 2026, aponta estudo Macro 2026 da Agência Vertical

Imagem: Freepik

Com alta de preços em itens essenciais e renda perdendo ritmo, estudo aponta que o consumidor deve entrar no próximo ano mais sensível a preços e com menor margem para compras no varejo alimentar

A inflação dos alimentos deve ser um dos principais vetores de pressão sobre o orçamento das famílias em 2026. A conclusão faz parte da Macro 2026, produzida pela Vertical, agência brasileira especializada em inteligência de mercado e comportamento do consumidor. O levantamento indica sinais simultâneos de desaceleração da renda, aumento do custo de vida e endividamento elevado — combinação que reduz a margem de consumo e coloca o preço da comida no centro das decisões diárias. Segundo o estudo, 79,5% das famílias estão endividadas, 1 em cada 3 tem contas em atraso e apenas 7,3% reúne condições de regularizar pagamentos. Hoje, 29,6% da renda mensal é destinada exclusivamente ao pagamento de dívidas.

O que conseguimos identificar na pesquisa é que há um descompasso crescente entre renda, preços e capacidade de consumo. Mesmo com algum avanço do emprego e da massa salarial, o orçamento chega mais pressionado, e isso muda completamente a forma como o consumidor decide, prioriza e corta gastos”, afirma Felipe Manssur Santarosa, fundador da Vertical.

Inflação dos alimentos deve ganhar força

A pressão inflacionária prevista para 2026 tem origem principalmente em fatores produtivos e climáticos. O arroz, um dos itens mais consumidos do país, deve registrar queda de cerca de 6,5% na safra em relação a 2025, por redução de área plantada e produtividade. O feijão deve recuar 1,3%, mantendo oferta suficiente, mas com pressão moderada nos preços.

No caso das proteínas, o ciclo de abate de fêmeas observado nos últimos anos deve reduzir a oferta de boi gordo e pressionar o preço da carne bovina. Frango e suíno tendem a ganhar espaço como alternativas de menor custo. O fenômeno La Niña, previsto com intensidade no início do ano, deve elevar preços de batata, tomate, cebola e hortaliças.

Entre 2022 e 2025, o IPCA acumulado nos grupos de alimentação e habitação teve variações que atingiram patamares isolados entre 22,4% e 24,8%, com picos de 33,8% e 34,9%, reforçando o caráter persistente das altas.

Os dados mostram que a pressão virá de itens essenciais, justamente aqueles que compõem a base da alimentação. Isso afeta diretamente a previsibilidade do orçamento das famílias, sobretudo nas classes mais sensíveis a variações de preço”, diz Santarosa.

Consumo começa a recuar após anos de estabilidade

Os indicadores da CNC mostram que o consumo já dá sinais de retração, com queda nos três principais componentes analisados: o nível de consumo atual passou de 103,2 para 101,2; a perspectiva de consumo, de 104,8 para 102,4; e a comparação com o mesmo mês do ano anterior caiu de 89,8 para 88,1. Segundo executivos do varejo ouvidos no estudo, mesmo com algum aumento de renda chegando às classes C, D e E, o poder de compra disponível é menor, e a demanda se torna mais sensível a variações de preço.

PIB segue positivo, mas renda perde fôlego

A atividade econômica mantém expansão moderada. O PIB avançou 2,9% no primeiro trimestre e 2,2% no segundo trimestre de 2025 na comparação com 2024. A massa de rendimento mensal real deve chegar a R$ 3,495 trilhões em 2025 — acima dos R$ 3,084 trilhões de 2022 —, mas a percepção de melhora da renda para os próximos seis meses caiu de 8,7% (2022) para 5,6% (2025).

O mercado de trabalho contribui positivamente, com 924.675 novos postos formais em 2025 e saldo líquido de 1,716 milhão entre admissões e desligamentos. Ainda assim, 38% da força de trabalho segue na informalidade, embora esse índice esteja em queda desde 2022. As diferenças salariais permanecem significativas: trabalhadores informais recebem entre 23% e 56% menos que os formais, dependendo da categoria.

Os dados da PEIC mostram que 79,5% das famílias brasileiras estão endividadas e comprometem 29,6% da renda com dívidas. Um terço dos lares tem contas em atraso, que representam 48,1% do rendimento anual médio. Para os consumidores, cada decisão de compra passa por mais renúncia e menos margem de manobra.

O estudo destaca ainda o impacto da mudança demográfica: até 2050, a população com 65 anos ou mais passará de 10% para 27% do total. Isso significa que o Brasil terá apenas duas pessoas em idade ativa para cada idoso, alterando a estrutura de consumo, previdência e produtividade.

Eventos de 2026 devem deslocar picos de consumo

O ano eleitoral deve conviver com um calendário que costuma alterar padrões de gasto. Nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis; a Copa do Mundo — maior edição da história, com 104 jogos — ocorrerá entre 11 de junho e 18 de julho; e as eleições serão realizadas em 4 de outubro (1º turno) e 25 de outubro (2º turno). Esses fatores tendem a produzir alternância entre meses de maior movimento no comércio e períodos de retração.

“O estudo nasce da necessidade de olhar o consumidor com precisão e sem atalhos”, explica Felipe Manssur Santarosa. “Depois de uma década estudando e atuando no varejo, aprendi que decisões sólidas dependem de dados completos, não de percepções internas. O que fazemos aqui é organizar essas informações para que as empresas entendam, de fato, como o cliente pensa e se comporta — e possam reagir a isso com mais clareza”, completa.

Sobre a pesquisa

A Macro 2026 utiliza dados do IBGE, Bacen, CNC, NOAA, CONAB, TSE, FIFA e Boletim Focus, consolidando indicadores macroeconômicos, demográficos e de comportamento do consumidor para 2026. O estudo é produzido pela Vertical.

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Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare

Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare (Foto: Indústrias Colombo)

Mapeamento inédito da ABEX-BR revela que tecnologia de precisão e rotação de culturas impulsionaram crescimento de 300% na produção em uma década

Com o lançamento do livro “Mapeamento e Quantificação da Cadeia do Amendoim Brasileiro”, a Associação Brasileira do Amendoim (ABEX-BR) reforça os dados que posicionam o Brasil entre as maiores potências mundiais do agronegócio: o país é o 3º mais eficiente do mundo em produtividade média de amendoim, atingindo 3,8 toneladas por hectare.

O mapeamento, que revela um faturamento total de R$ 18,6 bilhões na cadeia produtiva, demonstra que o crescimento não é apenas em volume, mas em excelência técnica. A produção brasileira mais que triplicou entre as safras 2014/2015 e 2024/2025, avanço diretamente ligado à adoção de tecnologia no campo.

“A alta produtividade, que nos coloca lado a lado com países como China e Estados Unidos, é um atestado da qualidade da nossa pesquisa e da capacidade do produtor brasileiro de aplicar inovações. Temos mais de 64% dos produtores utilizando agricultura de precisão, o que garante melhor aproveitamento do solo e maior rentabilidade. Este é o futuro sustentável do agronegócio”, explica Cristiano Fantin, presidente da ABEX-BR.

O estudo da ABEX-BR mostra que a eficiência se estende à gestão da cultura. O amendoim, enquanto leguminosa, é peça-chave na rotação de culturas, pois realiza a fixação biológica de nitrogênio no solo. Essa característica melhora a saúde da terra para plantios subsequentes, reduzindo a necessidade de fertilizantes e os custos para o produtor.

Além disso, o livro detalha o modelo de “desperdício zero” da cadeia:
• Exportação e Qualidade: O rigor no controle de qualidade (incluindo o manejo de aflatoxinas) permitiu que o Brasil se tornasse o 2º maior exportador mundial de óleo de amendoim e o 4º em amendoim em grão, atendendo mercados globais exigentes.

• Aproveitamento Integral: Subprodutos do processamento, como farelo e torta, são ricos em proteína e essenciais para a nutrição animal. Já a casca, que representa 20% a 25% do peso colhido, é convertida em pellets para biomassa e geração de energia.

Expansão e Diversificação Regional
Outro ponto de destaque é a diversificação geográfica da produção. O mapeamento revela crescimento de mais de 200% da área plantada em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

“O amendoim está se consolidando como cultura de segunda safra altamente rentável em novas fronteiras agrícolas. Essa expansão não só dilui os riscos climáticos e geográficos, mas também reafirma a versatilidade do amendoim no planejamento agrícola do país. Com os dados deste livro, temos a inteligência necessária para planejar a infraestrutura e o financiamento que essa nova geografia de produção exige”, conclui Cristiano Fantin.

O “Mapeamento e Quantificação da Cadeia do Amendoim Brasileiro” foi financiado pelo Núcleo de Promoção e Pesquisa (NPP) da ABEX-BR e já está disponível para consulta.

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