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Adoção de adjuvantes cresce, mas mercado ainda tem muito potencial

Benefícios dos adjuvantes

Daniel Petreli*

A adoção do uso de adjuvantes pelos produtores brasileiros e de diversos outros países tem aumentado constantemente nos últimos anos. O crescimento é atribuído a fatores como a necessidade de práticas agrícolas eficientes, maior proteção das culturas e o aumento da agricultura de precisão no País e lá fora. Dessa forma, podemos dizer que o mercado desse tipo de soluções tem muito potencial.

Na mesma linha, os produtores estão reconhecendo cada vez mais os benefícios dos adjuvantes na redução da deriva das pulverizações, que é hoje um desafio para o setor e profissionais. A ênfase em práticas agrícolas sustentáveis também desempenha um papel relevante, alinhando-se com as tendências em outros países. Dito isso, espera-se que o uso dessas tecnologias continue a aumentar, à medida em que a classe produtora busque otimizar as suas operações e o manejo fitossanitário.

Listo agora algumas tendências gerais e fatores que podem influenciar este cenário:

Aumento da conscientização – Os agricultores estão cada vez mais conscientes dos benefícios desses produtos na melhoria da eficácia dos defensivos agrícolas.

Crescimento da indústria agrícola: O Brasil tem uma importante indústria agrícola e em pujante expansão, com foco em culturas como soja, cana-de-açúcar, milho algodão e café. À medida que o setor avança, os agricultores adotam tecnologias e novas práticas de manejo, incluindo a utilização de adjuvantes.

Serviços de educação e extensão da indústria: Os programas educativos e os serviços de extensão prestados por agências agrícolas, universidades e empresas desempenham um papel crucial na promoção dos benefícios dos adjuvantes. Os agricultores que estão bem-informados sobre as vantagens destes produtos podem estar mais dispostos a utilizá-los.

Eficácia demonstrada: À medida que mais pesquisas e ensaios de campo demonstram os efeitos positivos dos adjuvantes no rendimento das culturas e no controlo de pragas, os agricultores estarão provavelmente mais inclinados a adoptar estes produtos.

Considerações econômicas: Fatores econômicos, tais como a relação custo-eficácia da utilização de adjuvantes em termos de aumento dos rendimentos e eficiência na aplicação dos produtos para proteção de plantas.

Preocupações ambientais: A crescente consciencialização sobre a sustentabilidade ambiental e o impacto da utilização tradicional de defensivos colabora para a busca de métodos alternativos, e os adjuvantes podem fazer parte de uma abordagem integrada de gestão de pragas.

Temos alguns fatores que influenciam o mercado dos adjuvantes. Por exemplo, a introdução e desenvolvimento de tecnologias no Brasil se alinha com a demanda por variedades agrícolas melhoradas. Pontuo também a maior ênfase no rendimento das colheitas, principalmente pela necessidade de alimentos.

Contribui também para a democratização dessas tecnologias os avanços em prol do desenvolvimento de novos adjuvantes com formulações e características avançadas com foco nos problemas que o produtor enfrenta no manejo das culturas.

Além disso, vale destacar que se os agricultores observarem um retorno positivo do investimento através do aumento dos rendimentos, isso também com certeza irá impactar na hora de adotar ou não os adjuvantes.

Muito importante lembrar dos desafios gerados pelas alterações nos padrões e a crescente prevalência de fenômenos meteorológicos extremos. Essas soluções podem ajudar a enfrentar cenários específicos, tais como melhorar a cobertura da pulverização em condições meteorológicas adversas.

Para os próximos anos há muito a se esperar. A primeira tendência é a de formulações mais especializadas para tipos específicos de aplicações de defensivos (por exemplo, pulverizações foliares, tratamentos de sementes ou aplicações no solo). O foco na sustentabilidade deve crescer, e os pesquisadores estão explorando os adjuvantes verdes sustentáveis.

Nesse contexto, há ainda a forte busca pela compatibilidade aprimorada com produtos biológicos, especialmente com a ampliação desse mercado. Projeta-se, cada vez mais, adjuvantes formulados para apoiar a eficácia dos métodos de controle de pragas de base biológica.

Outras tendências para a tecnologia

Também devem crescer as formulações ecologicamente corretas, que minimizem a deriva, a volatilização e o escoamento, alinhadas com os esforços globais em direção à agricultura sustentável. Pensando nesse aspecto, poderá haver uma mudança no sentido do desenvolvimento de adjuvantes biodegradáveis, contribuindo para a redução da persistência ambiental e dos potenciais impactos a longo prazo.

É válido apontar que avanços na tecnologia, como veículos aéreos agrícolas não tripulados (VANTs) e novas técnicas de aplicação como drones, estão influenciando o desenvolvimento de adjuvantes. A integração da tecnologia nesses métodos está melhorando as características e a eficiência da operação. Nesse sentido, também se observa a união com as tecnologias de agricultura de precisão. Os adjuvantes podem complementar esses métodos.

A adoção pelo produtor da análise de dados e de aprendizagem automática na agricultura também será um ponto relevante daqui para a frente. Isso pode levar ao desenvolvimento de produtos baseados em insights das informações. Por exemplo, as ferramentas de apoio à decisão podem recomendar adjuvantes específicos com base em dados históricos, condições atuais e dinâmica das pragas.

Por último e não menos importante, veremos ainda uma evolução regulatória global para administração de adjuvantes. Lembre-se, as formulações que atendem aos requisitos regulatórios de segurança e impacto ambiental provavelmente ganharão preferência no mercado.

*Engenheiro agrônomo, coordenador técnico e marketing Latam da DVA Agro

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54ª Expofeira do Amapá movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios; agro teve destaque com R$ 248,7 milhões

Governador do Amapá, Clécio Luís, divulga balanço da Expofeira

Evento gerou 100 mil empregos formais e recebeu 2,6 milhões de visitantes

A 54ª Expofeira do Amapá se encerrou no último dia 07 e seus resultados foram divulgados nesta quinta-feira.  O evento, que aconteceu em Macapá, movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios, atraiu cerca de 2,6 milhões de visitantes e registrou, durante a sua realização, a marca expressiva de 100 mil empregos formais no estado.

“A grande vitrine de negócios éticos do Brasil, que impulsionam o desenvolvimento do Amapá movimentou R$ 1,1 bilhão. Começamos a caminhar com as nossas próprias pernas e tudo que for preciso, nós vamos fazer para atrair novas empresas, manter as que já estão, para incentivar o empreendedorismo local e gerar empregos. Esse foi e sempre será o papel da Expofeira”, destacou o governador do Amapá, Clécio Luís.

A Expofeira movimentou recursos em diferentes setores da economia, fortalecendo desde grandes investimentos até iniciativas voltadas a pequenos empreendedores. Foram eles:

  • R$ 139 milhões – Operações de crédito e financiamento com o Banco da Amazônia (Basa)
  • R$ 582 milhões – Negociação com a Mina Tucano, consolidando a mineração como um dos motores da economia.
  • R$ 15 milhões – Projetos de Reurb, garantindo avanços em regularização fundiária.
  • R$ 12,6 milhões – Setor de gastronomia, impulsionado pela diversidade culinária da feira.
  • R$ 6 milhões – Vendas de concessionárias de veículos.
  • R$ 24 milhões – Negócios no setor imobiliário.
  • R$ 7,2 milhões – vendas de empreendedores populares.
  • R$ 609 mil – Empresas do Selo Amapá, voltadas à valorização da produção local.
  • R$ 575 mil – Programa Minha Primeira Empresa, incentivando novos negócios.
  • R$ 5 milhões – Comercialização no setor de bebidas e entretenimento.
  • R$ 1,5 milhão – Parque de diversões instalado no espaço da feira.
  • R$ 540 mil – Operação do estacionamento do Parque de Exposições.

Agronegócio

O agronegócio teve destaque na feira, com investimentos que reforçam a produção rural e a modernização do campo.

  • R$ 139,5 milhões – Plano Safra, voltado ao financiamento da produção agrícola.
  • R$ 95 milhões – Aquisição de máquinas agrícolas e implementos da Codevasf.
  • R$ 12 milhões – Amapá AgroSummit, com foco em inovação e tecnologia no campo.
  • R$ 2 milhões – Leilões e comercialização direta de animais e produtos.
  • R$ 124 mil – Negócios dos expositores do Rurap.
  • R$ 127 mil – Vitrine do Produtor, espaço dedicado a pequenos agricultores.

O evento também se destacou como espaço de fortalecimento das relações comerciais, reunindo mais de 100 empresários do Brasil e do mundo, como da Câmara de Comércio Brasil China. Uma delegação da Guiana Francesa, composta pelo Centro Técnico de Gestão (CTG), pela Câmara de Comércio e pelo Comitê de Turismo, também participou das agendas.

Além disso, estiveram presentes instituições estratégicas como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Petrobras Transporte (Transpetro), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), além da própria Petrobras, que participou pela primeira vez com um estande exclusivo do setor de petróleo e gás.

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Selgron leva tecnologias de seleção de grãos em road show pelo Paraná

Selgron leva tecnologias de seleção de grãos em road show pelo Paraná

Empresa catarinense percorre o estado vizinho com demonstrações itinerantes, aproximando tecnologia, clientes e empresas

A catarinense Selgron, especializada em soluções para automação de processos no setor agrícola e alimentício, está percorrendo cidades do Paraná em um road show para apresentar suas tecnologias a clientes e empresas do setor. A iniciativa passa, ao longo desta semana, de 8 a 12 de setembro, por Piraí do Sul, Maringá, Apucarana, Tamarana, Castro e Curitiba.

O road show é uma estratégia de apresentação itinerante, utilizada pela Selgron para levar suas soluções em automação diretamente aos clientes e parceiros. Desta vez, a proposta da empresa é mostrar na prática como funcionam suas selecionadoras ópticas, equipamentos que utilizam tecnologia avançada para garantir maior precisão, qualidade e eficiência na classificação de diferentes tipos de grãos, como feijão, soja, arroz e milho — foco da recente ação.

Segundo a companhia, que tem sede em Blumenau (SC), o principal objetivo da iniciativa é aproximar a tecnologia da realidade dos clientes. “Ao levarmos os equipamentos para testes em campo, criamos uma oportunidade de contato direto com a solução, permitindo que os clientes entendam como ela pode agregar valor à sua operação, reduzindo perdas e aumentando a padronização da produção”, destaca Diogo Augusto Hank, coordenador de vendas da Selgron.

Com duas selecionadoras em demonstração, o road show tem despertado interesse de agricultores e empresas ligadas à cadeia produtiva. Para os produtores, a iniciativa representa uma chance de conhecer de perto recursos que podem impactar a qualidade dos grãos entregues ao mercado e, consequentemente, a competitividade do agronegócio paranaense.

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Inscrições abertas para fórum no Recife sobre oportunidades de investimentos e desafios regionais

Imagem: Freepik

Evento promovido pela ABDE conta com a participação de representantes do Sistema Nacional de Fomento, governo e setor empresarial

Estão abertas as inscrições para o Fórum Debate – Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais, que será realizado no próximo 17 de setembro, no Sebrae Pernambuco, no Recife. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com a Ceplan e apoio do Sebrae, vai reunir empresários da região, governo, representantes do Sistema Nacional de Fomento (SNF) e especialistas em desenvolvimento econômico.

O evento integra o circuito nacional de debates organizado pela ABDE como preparação para a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Nesse sentido, o evento é uma oportunidade de promover o diálogo entre os formuladores de políticas públicas, instituições financeiras de desenvolvimento, atores estratégicos ligados à temática e sociedade civil, para ampliar o financiamento na região e alavancar a economia no Nordeste.

A programação, das 9h às 17h, está estruturada em três mesas temáticas que irão tratar de setores estratégicos para a economia regional: Agroindústria Sustentável, Inovação e Indústria com foco em transição energética, e Varejo, Turismo e Infraestrutura. Em cada uma delas, empresários da região irão apresentar demandas e oportunidades, seguidas por exposições de representantes do SNF sobre instrumentos de crédito e financiamento disponíveis.

Além da diretora de Crédito Digital para Micro e Pequenas Empresas do BNDES e presidente da ABDE, Maria Fernanda Coelho, o evento contará com a participação de Murilo Guerra, superintendente do Sebrae-PE, Francisco Ferreira Alexandre, superintendente da Sudene; e José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil. Também fazem parte Hugo Queiroz, superintendente Estadual de Pernambuco do Banco do Nordeste; Carla Novaes, presidente da AGE; Bruno Veloso, presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe); e Tânia Barcelar, Sócia-Diretora da Ceplan, além de diversos empresários do setor produtivo.

Programação:
9h às 10:30h – Abertura
10h30 às 12h – Mesa 1 – Agroindústria Sustentável
Moderador: Paulo Costa – Diretor-Presidente Desenbahia
• Cassiano Pereira – Presidente da Associação Nordeste Forte (Federações de Indústria dos Estados do Nordeste)
• Manoel Carnaúba – Impacto Bioenergia (BA)
• Fátima Torres – Presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes
• Márcia Kafensztok – CEO da Primar Orgânica Aquacultura
• Eduardo Italo Maia– Diretor Executivo N/NO do grupo J. Macêdo
• José Ricardo Sasseron, Vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil

12h às 14h Almoço

14h às 15h30 – Mesa 2 – Inovação, Indústria e Transição Energética
Moderador: Rubén Delgado, Presidente da Softex
• Pierre Lucena – Presidente do Porto Digital
• Aristóteles Neto – Head of innovation da VIVIX
• Marília Marcato – Assessora da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
• Elias Ramos de Souza – Diretor de Inovação da FINEP

15h30 às 17h Mesa 3 – Varejo, Turismo e Infraestrutura
Moderador: Márcia Maia – Diretora-Presidente da Desenvolve RN
• Renato Cunha – Diretor Executivo do Sindiaçúcar
• Roberto Tavares – Consultor em Saneamento e sócio da Éffico
• Ângela Lima – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco – ABIH
• Inácio Miranda – Diretor Presidente da KarneKeijo e Presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (Aspa)
• José Aldemir Freire – Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB)
• Jean Benevides – Diretor da Caixa

10h30 às 12h – Mesa 1 – Agroindústria Sustentável
Moderador: Paulo Costa – Diretor-Presidente Desenbahia

  • Cassiano Pereira – Presidente da Associação Nordeste Forte (Federações de Indústria dos Estados do Nordeste)
  • Manoel Carnaúba – Impacto Bioenergia (BA)
  • Fátima Torres – Presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes
  • Márcia Kafensztok – CEO da Primar Orgânica Aquacultura
  • Eduardo Italo Maia– Diretor Executivo N/NO do grupo J. Macêdo
  • José Ricardo Sasseron, Vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil

12h às 14h Almoço
14h às 15h30 – Mesa 2 – Inovação, Indústria e Transição Energética
Moderador: Rubén Delgado, Presidente da Softex

  • Pierre Lucena – Presidente do Porto Digital
  • Aristóteles Neto – Head of innovation da VIVIX
  • Marília Marcato – Assessora da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
  • Elias Ramos de Souza – Diretor de Inovação da FINEP

15h30 às 17h Mesa 3 – Varejo, Turismo e Infraestrutura
Moderador: Márcia Maia – Diretora-Presidente da Desenvolve RN

  • Renato Cunha – Diretor Executivo do Sindiaçúcar
  • Roberto Tavares – Consultor em Saneamento e sócio da Éffico
  • Ângela Lima – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco – ABIH
  • Inácio Miranda – Diretor Presidente da KarneKeijo e Presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (Aspa)
  • José Aldemir Freire – Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB)
  • Jean Benevides – Diretor da Caixa

Serviço
Fórum Debate ABDE – Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais
17 de setembro de 2025
9h às 17h
Sebrae Pernambuco – Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife/PE

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