Destaque
Abisolo lança a 2ª edição do livro “Nutrição Mineral e Doença de Planta” em comemoração aos seus 20 anos de fundação

Traduzida para o português, esta edição chega ao Brasil revisada e atualizada
A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) anuncia o lançamento da segunda edição do livro “Mineral Nutrition and Plant Disease” (em português, Nutrição Mineral e Doença de Planta). A obra está disponível para venda no site da Abisolo.
A chegada do “Nutrição Mineral e Doença de Planta”ao mercado ocorre logo após o aniversário de 20 anos da Abisolo, comemorado em dezembro de 2023. “Celebrar o aniversário da Abisolo com o lançamento dessa obra tão importante só reforça o nosso protagonismo ao apoiar e compartilhar conhecimentos os científicos no nosso setor. Acreditamos que as pesquisas em Ciências Agrárias devem chegar aos agricultores, profissionais do setor, estudantes etc., para que toda cadeia produtiva tenha as ferramentas necessárias para contribuir com o desenvolvimento sustentável da agricultura”, explica o presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero.
Best seller: “Mineral Nutrition and Plant Disease”
A primeira edição de “Mineral Nutrition and Plant Disease” foi publicada em 2007 pela American Phytopathological Society (APS, em português, Sociedade Americana de Fitopatologia). Em 2008, a publicação conquistou o prêmio Current Reviews for Academic Libraries (CHOICE) de melhor título acadêmico na área de ciência e tecnologia e tornou-se uma das cinco mais vendidas consistentemente pela APS PRESS.
O livro foi traduzido pelo professor titular do Departamento de Fitopatologia da Universidade de Viçosa (UFV), Dr. Fabrício Ávila Rodrigues, que é um dos editores da obra. “Desde 2018 estamos trabalhando nesse projeto. Com o lançamento da segunda edição em agosto de 2023, no Congresso da Sociedade Americana de Fitopatologia, eu me empenhei na tradução para que o livro fosse lançado no aniversário da Abisolo”, comentou o professor. Considerando o sucesso da primeira edição, ele afirma que a versão traduzida superará a barreira do idioma em Inglês e tornará o conteúdo mais acessível para quem domina a língua portuguesa.
Dentre as atualizações da segunda edição, Rodrigues destaca a inclusão dos resultados das pesquisas científicas que abordam as relações entre os nutrientes macro, micro e os elementos benéficos para as principais culturas comerciais.
“Todos os capítulos foram revisados e alguns novos capítulos foram adicionados – um sobre o selênio e outro sobre os elementos de terras raras (por exemplo, lantânio e cério) – para mostrar o impacto positivo dos elementos benéficos em reduzir o progresso das doenças de plantas. Além disso, em todos os capítulos foi dado ênfase na importância dos nutrientes essenciais na ativação das respostas de defesa da planta, entre outras atualizações”, resumiu o professor.
Sobre a Abisolo
A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) foi fundada em março de 2003, com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da qualidade, produtividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. A entidade congrega fabricantes e importadores de fertilizantes minerais especiais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, condicionadores de solo de base orgânica e substratos para plantas.
Reunindo mais de 140 empresas associadas, participa ativamente das discussões de temas de interesse do setor junto aos diversos Ministérios e Secretarias, Órgãos de Controle e Fiscalização Ambiental, Instituições de Pesquisa, Receitas Estadual e Federal, além de outras entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil organizada, buscando sempre a competitividade, a liberdade econômica e a valorização dos segmentos que representa.
Acesse os canais da Abisolo nos links abaixo
LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/abisolo
Facebook: https://www.facebook.com/Abisolo.Fertilizantes
Instagram: @abisolo_nutricao_vegetal

Destaque
Tarifa dos EUA pressiona café e desafia fluxo de caixa da indústria brasileira

O aumento de 50% na tarifa dos Estados Unidos sobre o café brasileiro acendeu o alerta na indústria. O Brasil, responsável por cerca de um terço de todo o café consumido pelos americanos, lidera as exportações ao país, mas agora enfrenta risco de retração nas vendas, perda de mercado e pressão sobre as margens financeiras
O aumento de 50% na tarifa dos Estados Unidos sobre o café brasileiro acendeu o alerta na indústria. O Brasil, e maior fornecedor do produto ao país, agora vê seu mercado sob pressão, com risco de perda de contratos, queda nas vendas e aumento da volatilidade nos preços internacionais.
Segundo a Conab, as exportações de café brasileiro para os EUA caíram 47% em agosto de 2025, o que equivale a aproximadamente 8 milhões de sacas a menos por ano. O café é considerado um produto de consumo estável — mesmo com preços mais altos, a demanda não tende a cair significativamente —, o que acentua a volatilidade no mercado e pressiona a cadeia produtiva a encontrar soluções rápidas de adaptação.
Fluxo de caixa sob pressão
Com estoques americanos suficientes apenas para 30 a 60 dias de operação, a indústria brasileira enfrenta pedidos de prorrogação de contratos, cenário que compromete previsibilidade de receitas e aumenta a necessidade de gestão cuidadosa do caixa
A Nexxera, com mais de 33 anos de experiência em soluções de pagamentos, cobranças, supply chain, crédito e capital de giro, tem estudado comportamentos de mercado que exigem constante análise sobre fluxos variáveis, motivados por diferentes fatores locais e internacionais. Nesse contexto, avalia a aplicabilidade de soluções que podem ser decisivas para atravessar períodos como este, sobretudo diante da necessidade de alongar prazos para clientes sem perder a previsibilidade de recebimentos.
“No caso específico de incerteza no comércio internacional, é preciso analisar como o mercado nacional pode suprir as necessidades de caixa, muitas vezes oferecendo mais prazo ao comprador e sabendo usar o quanto ou quando alinhado à melhor data para cobrir eventuais necessidades decorrentes do mercado externo. Por isso, a antecipação de recebíveis da carteira doméstica exige estudo sobre como garantir liquidez imediata e sustentabilidade futura, flexibilizando prazos de pagamento, preservando a competitividade e sem fragilizar a cadeia de suprimentos”, afirma Edson Silva, fundador da Nexxera.
Silva também destaca que o acesso a crédito multibancos é um diferencial para empresas do setor, já que cada player da cadeia de valor possui seu banco e sua análise de risco previamente definida.
A Nexxera conecta indústrias, clientes e fornecedores a múltiplos bancos, registradoras e adquirentes dentro de um ecossistema colaborativo, permitindo a escolha de condições mais competitivas e saudáveis. “O crédito nunca pode ser tratado como gargalo, mas como instrumento de redução de risco e custo. Nosso score inteligente avalia em tempo real a saúde de toda a cadeia produtiva e amplia as opções de financiamento. Isso fortalece o rating de crédito do tomador e garante mais alternativas para atravessar momentos críticos”, complementa.
Setor em compasso de espera
Enquanto as negociações entre Brasil e Estados Unidos buscam incluir o café na lista de exceções ao tarifaço, especialistas recomendam cautela e gestão estratégica dos recursos financeiros. A perspectiva é de preços elevados e volatilidade até a próxima safra.
O cenário reforça que a resiliência da indústria não dependerá apenas de acordos internacionais, mas também da capacidade das empresas em adaptar sua gestão de fluxo de caixa e supply chain para manter a competitividade em um mercado global cada vez mais instável.
Destaque
Caravana Giro do Leite participa da Expo Rio Preto 2025

Laboratório Móvel estará à disposição dos produtores para realizar análises de qualidade de leite e silagem no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
A Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Laboratório Móvel de Análise da Qualidade de Leite e Silagem do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo, irá participar da 62a Expo Rio Preto nesta quarta-feira (17), a partir das 9h30, em São José do Rio Preto.
No período da manhã, a Caravana estará à disposição para dar orientações aos produtores rurais, principalmente aos do mercado leiteiro, e promover conhecimento e experiências acadêmicas e tecnológicas para a melhoria do setor produtivo. À tarde, em Potirendaba, produtores poderão levar suas amostras de leite e silagem para a análise no Laboratório Móvel.
“Estar presente em um evento de relevância como a Expo Rio Preto, que celebra a força do agro paulista, é uma oportunidade de mostrar na prática o quanto a tecnologia pode apoiar o produtor rural. O Laboratório Móvel é a prova de que ciência e campo caminham juntos pela qualidade do leite e pelo desenvolvimento da cadeia produtiva”, destaca Luiz Roma Júnior, Diretor da Caravana Giro do Leite e do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo.
Cooperação estratégica pela pecuária leiteira paulista
A bovinocultura de leite é uma das atividades rurais de maior relevância no Estado de São Paulo, garantindo renda, liquidez e permanência de famílias no campo. Para apoiar este setor, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA/SP) estruturou uma cooperação entre a Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA).
O objetivo é fortalecer a pecuária leiteira com ações conjuntas que unem extensão rural e pesquisa aplicada. O Projeto CATI Leite atua na promoção da sustentabilidade social, econômica e ambiental da produção, abordando temas como manejo de pastagens, nutrição, sanidade, reprodução e bem-estar animal. Já o Laboratório Móvel da Caravana Giro do Leite oferece suporte técnico por meio de análises laboratoriais realizadas diretamente nas regiões produtoras, permitindo diagnósticos rápidos e soluções mais precisas.
A parceria prevê cinco anos de cooperação, com metas anuais de realização de oito ações conjuntas, mais de 100 análises laboratoriais, 200 questionários aplicados junto a produtores e relatórios técnicos que consolidam os resultados. A proposta busca empoderar pequenos e médios produtores rurais, oferecendo ferramentas para melhor desempenho produtivo e econômico da atividade leiteira.
Procedimentos para a coleta e entrega de amostras
Para que os pesquisadores da Caravana Giro de Leite possam realizar as análises, os produtores podem levar 50mL da amostra do leite produzido (o que equivale a 1 terço de um copo de requeijão), que deve ser colocado com o auxílio de uma concha em um recipiente plástico, limpo e com tampa, mantido homogeneizado, refrigerado e protegido do sol por, pelo menos, cinco minutos antes de ir ao evento e chegar ao Laboratório Móvel.
No caso de silagem, o produtor deve coletar cerca de 500 gramas de amostras de vários pontos do silo, misturá-las e colocá-las em um saco plástico bem fechado, sem excesso de ar, e levá-las o mais rápido possível ao Laboratório da Caravana.
Com o apoio de importantes empresas de tecnologia, como TPM Brasil e FOSS, o trailer está equipado para receber e armazenar diferentes aspectos de qualidade do leite, como níveis de gordura, proteína, lactose, sólidos e contagem de células somáticas, assim como a possibilidade de monitoramento bromatológico de alimentos, ração e silagem usado pelos produtores.
Os visitantes também poderão conhecer as diversas iniciativas acadêmicas e de pesquisas do projeto do Instituto de Zootecnia, como manejo e higiene de ordenha, análise e qualidade de leite, bem-estar e produção de leite, manejo nutricional, controle de mastite, dicas importantes para o produtor do leite, gestão da propriedade leiteira, manejo de bezerras e novilhas, melhoramento genético, produção orgânica, entre outras ações.
Por onde a Caravana já passou
Até o momento, a Caravana Giro do Leite já rodou mais de 4 mil quilômetros e já atendeu cerca de 30 mil pessoas, com presença em mais de 13 importantes eventos do setor agrícola e em regiões estratégicas do mercado, como Agrishow, em Ribeirão Preto (SP); Coplacampo, em Piracicaba (SP); Coopershow, em Cândido Mota (SP); 3º Dia de Campo da Comevap, em Pindamonhangaba (SP); Feicorte 2025, em Presidente Prudente (SP); entre outros.
Em 2024, o Laboratório Móvel da Caravana rodou mais de 4,3 mil quilômetros e esteve presente em diversos eventos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, como Agrishow (Ribeirão Preto/SP), Coplacampo (Piracicaba/SP), Festa do Leite (Batatais/SP), ExpoFru (Frutal/MG).
“A Caravana Giro do Leite tem como missão percorrer o Brasil levando conhecimento técnico, inovação e soluções práticas para o campo. Nosso objetivo é fortalecer a produção agropecuária por meio do monitoramento de indicadores essenciais para o desempenho sustentável da atividade leiteira e agrícola. Ao lado das empresas parceiras, promovemos a difusão de novas tecnologias e impulsionamos a conexão entre pesquisa científica, extensão rural e o dia a dia do produtor. Cada parada da Caravana é uma oportunidade de escuta ativa, troca de experiências e construção coletiva de soluções que realmente fazem diferença na produtividade e na qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, afirma Roma.
A Caravana Giro do Leite conta com o apoio de importantes empresas como The Product Makers Brasil, FOSS, Revista Balde Branco, ATW Comunicação e Dovigo Estúdio Criativo; além do incentivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo.
SERVIÇO:
62ª EXPO RIO PRETO – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Data: 17 de setembro de 2025
Horário: 9h30 às 16h
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Endereço: Rua Daniel Antônio de Freitas, 115, São José do Rio Preto (SP)
Inscrições: Gratuitas no local ou pelo link https://forms.gle/8gCDCM5eUXi5LY6W7
Destaque
54ª Expofeira do Amapá movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios; agro teve destaque com R$ 248,7 milhões

Evento gerou 100 mil empregos formais e recebeu 2,6 milhões de visitantes
A 54ª Expofeira do Amapá se encerrou no último dia 07 e seus resultados foram divulgados nesta quinta-feira. O evento, que aconteceu em Macapá, movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios, atraiu cerca de 2,6 milhões de visitantes e registrou, durante a sua realização, a marca expressiva de 100 mil empregos formais no estado.
“A grande vitrine de negócios éticos do Brasil, que impulsionam o desenvolvimento do Amapá movimentou R$ 1,1 bilhão. Começamos a caminhar com as nossas próprias pernas e tudo que for preciso, nós vamos fazer para atrair novas empresas, manter as que já estão, para incentivar o empreendedorismo local e gerar empregos. Esse foi e sempre será o papel da Expofeira”, destacou o governador do Amapá, Clécio Luís.
A Expofeira movimentou recursos em diferentes setores da economia, fortalecendo desde grandes investimentos até iniciativas voltadas a pequenos empreendedores. Foram eles:
- R$ 139 milhões – Operações de crédito e financiamento com o Banco da Amazônia (Basa)
- R$ 582 milhões – Negociação com a Mina Tucano, consolidando a mineração como um dos motores da economia.
- R$ 15 milhões – Projetos de Reurb, garantindo avanços em regularização fundiária.
- R$ 12,6 milhões – Setor de gastronomia, impulsionado pela diversidade culinária da feira.
- R$ 6 milhões – Vendas de concessionárias de veículos.
- R$ 24 milhões – Negócios no setor imobiliário.
- R$ 7,2 milhões – vendas de empreendedores populares.
- R$ 609 mil – Empresas do Selo Amapá, voltadas à valorização da produção local.
- R$ 575 mil – Programa Minha Primeira Empresa, incentivando novos negócios.
- R$ 5 milhões – Comercialização no setor de bebidas e entretenimento.
- R$ 1,5 milhão – Parque de diversões instalado no espaço da feira.
- R$ 540 mil – Operação do estacionamento do Parque de Exposições.
Agronegócio
O agronegócio teve destaque na feira, com investimentos que reforçam a produção rural e a modernização do campo.
- R$ 139,5 milhões – Plano Safra, voltado ao financiamento da produção agrícola.
- R$ 95 milhões – Aquisição de máquinas agrícolas e implementos da Codevasf.
- R$ 12 milhões – Amapá AgroSummit, com foco em inovação e tecnologia no campo.
- R$ 2 milhões – Leilões e comercialização direta de animais e produtos.
- R$ 124 mil – Negócios dos expositores do Rurap.
- R$ 127 mil – Vitrine do Produtor, espaço dedicado a pequenos agricultores.
O evento também se destacou como espaço de fortalecimento das relações comerciais, reunindo mais de 100 empresários do Brasil e do mundo, como da Câmara de Comércio Brasil China. Uma delegação da Guiana Francesa, composta pelo Centro Técnico de Gestão (CTG), pela Câmara de Comércio e pelo Comitê de Turismo, também participou das agendas.
Além disso, estiveram presentes instituições estratégicas como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Petrobras Transporte (Transpetro), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), além da própria Petrobras, que participou pela primeira vez com um estande exclusivo do setor de petróleo e gás.