Destaque
MinhaSafra360 leva gestão de safra para a palma da mão

A Agroraiz360, plataforma que recebeu aporte de 5 milhões da Kstack, é capaz de entregar às empresas, através de sua solução, informações sobre gestão e comercialização de grãos, e ainda oferecer ao homem do campo a chance de acompanhar todos os processos de entrega, vendas e negociações de sua produção de qualquer lugar do mundo.
A solução MinhaSafra360, da plataforma Agroraiz360, oportuniza às empresas e ao homem do campo o gerenciamento e acompanhamento das entregas e comercialização de safra através de poucos cliques, apenas com o apoio do celular.
A solução em si tem como objetivo facilitar o dia a dia de empresas brasileiras voltadas para o agronegócio, através de um aplicativo que acompanha um sistema prático, seguro, descomplicado e exclusivamente desenvolvido para auxiliar as etapas referentes à gestão e à comunicação com cooperativas/cerealistas/tradings e produtores/clientes.
Seu acesso pode ser feito tanto pela Web, quanto pelo celular, através da junção dos três componentes que a complementam, que são “Gestão MinhaSafra360”, “App do Cooperativista/cerealista” e “App do Produtor/cliente”.
Visão comercial
Sua visão comercial é focada em agilizar o fechamento dos negócios, reduzir erros comuns durante o atendimento ao cliente, simular, analisar e selecionar as ofertas e reduzir demandas para o back office e para a autonomia comercial.
O aplicativo em si oferece às empresas voltadas para o agro a chance de ajustar sua estratégia comercial, com a simulação de quantas ofertas cabem em um determinado Bid (oferta de lances e negociações); da mesma maneira, enfoca a redução do (re)trabalho, dos erros anteriormente cometidos à digitalização dos negócios.
Sua função visa fortalecer fatores como a confiança, que a empresa deve manter com o cliente, frente à adição de novos contratos e à execução de pré-contratos.
Da mesma maneira, o aplicativo direciona suas entregas por meio de um sistema de análise e monitoramento de ofertas, com agilidade, para que as melhores oportunidades sejam concluídas com sucesso; da gestão e otimização do relacionamento com o produtor, pautando a disponibilidade de informações; e do trabalho incessante em união com o produtor pelas melhores condições. São fatores cuja importância caminha lado a lado à possibilidade imediata de novos negócios e à alçada de aprovação.
O MinhaSafra360 permite fluidez, agilidade e maior possibilidades na comercialização, com melhor e maior ocupação do espaço de armazenagem e otimizando toda a cadeia.
Frente à agilidade do processo de desenvolvimento tecnológico, digitalização, inteligência artificial e biorrevolução no agro, reunidos aos avanços disruptivos das ciências na fronteira do conhecimento, os sistemas agrícolas estão sendo transformados com eficiência, sustentabilidade e resiliência lado a lado aos sistemas agroalimentares.
Isto fará com que os custos, anteriormente comuns às adaptações tecnológicas, como fretes, insumos, operação de compra e venda e atendimento, sejam reduzidos, pois a inovação tecnológica do aplicativo fará com que as empresas voltadas ao agronegócio consigam efetivar um bom monitoramento.
Visão operacional
Frente à visão operacional, o aplicativo oportunizará aos gestores a chance de gerir e acompanhar seus contratos, como compras, vendas e armazenagem.
Em contrapartida, o informará se houver a necessidade de melhorias, gestão e otimização da movimentação do que produz e recebe, bem como dos pontos que ainda precisam ser melhorados.
Também apresenta a possibilidade de fazer com que funções como armazenar e acompanhar as entregas (compras), observar o que estiver em dia e o que ainda estiver em atraso sejam colocadas em prática.
O MinhaSafra360 ainda permite que a empresa voltada para o agro tenha uma visão de 360º quanto à antecipação de problemas que possam surgir, possibilitando oportunizar seus negócios de maneira presente junto ao seu cliente/produtor.
Visão do produtor
Frente à visão do produtor, o aplicativo oferecerá a chance de agilizar o fechamento dos negócios que estiver em andamento, bem como acompanhar suas entregas, créditos e débitos, com informações em tempo real.
O acesso à versão digital do romaneio é desenvolvido a partir da entrega da produção, com informações detalhadas quanto à umidade, impureza e até mesmo de avarias que os grãos podem sofrer.
É um aplicativo totalmente voltado à preocupação com a safra do produtor, à transparência durante o relacionamento e suas transações comerciais, assim como do acompanhamento dos contratos realizados de sua safra e canais de contato.
MinhaSafra360
Para contracenar com todos esses benefícios, o objetivo maior do aplicativo MinhaSafra360 é facilitar a gestão e o acompanhamento das entregas de grãos, proporcionando melhorias, otimização de tempo, aproveitamento de negociações e a garantia total de economia.
Junto às funções da solução, a empresa terá a chance de acessar as informações de toda sua gestão, controlando o andamento do ano das entregas de grãos em cada unidade.
Com o MinhaSafra360, o produtor terá todo acompanhamento das entregas que realizou, com as informações pertinentes, seguras e precisas em tempo real, oportunizando a chance de poder conferi-las, independentemente do momento ou local onde tenham sido entregues.
Com a solução MinhaSafra360, a empresa voltada para o agro vivenciará a chance de transmitir ao cliente/fornecedor sentimentos de prestígio, consideração e profissionalismo, unidos à emissão das informações que serão compartilhadas, o que consequentemente fará com que um relacionamento mais lúcido, límpido e eficaz seja gerado.
Sistema MinhaSafra360
O sistema MinhaSafra360 apresenta disponibilidade em nuvem, através de integração por API, que visa a permissão dos serviços prestados pelo aplicativo de se comunicar com outros serviços.
As empresas voltadas para o agro poderão liberar o produtor através do usuário administrativo, após a criação de um cadastro e perfil, em que o sistema e suas funcionalidades ficarão disponíveis; para isso, um material será enviado ao produtor, como apoio para o uso do aplicativo.
Ademais, o gerenciamento de processos será otimizado, assim como as técnicas agrícolas, que terão maior precisão e eficiência; benefícios, como o aumento da rentabilidade da produção, do lucro para o produtor e da rastreabilidade serão os avanços permitidos pela tecnologia que o MinhaSafra360 é capaz de disponibilizar e agregar para o manejo da safra.
Sobre a Agroraiz360
A Agroraiz360, uma plataforma 100% brasileira voltada para o agronegócio, nasceu com o objetivo de inovar em tecnologias digitais para esse segmento, otimizando o controle das atividades referentes à produção, importação e exportação de commodities agrícolas.

Destaque
MFG Agropecuária investe em bem-estar nutricional para garantir maior conforto dos animais

Sabe aquele dia em que a gente exagera no carboidrato? Logo vem aquela azia, refluxo e má digestão. Hoje, milhões de bovinos confinados sofrem dos mesmos sintomas durante o confinamento, reflexo da grande quantidade de concentrado na dieta, em torno 85%. Ou seja, o capim, alimento natural destes animais, representa apenas 15%. Preocupada em atingir altos níveis de produtividade, mas sem descuidar do bem-estar animal, a MFG Agropecuária está investindo pesado no conceito de “bem-estar nutricional” nas suas oito unidades espalhadas pelos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
“Não é só ambiência, estrutura, manejo e lida apropriados que ajudam os animais a estarem em seu estado de conforto. Tudo aquilo oferecido via cocho impacta o bem-estar animal. A nossa proposta é fornecer uma dieta saudável, respeitando os critérios de ruminação adequada e adotando o conceito de protocolos naturais, sem o uso de antibióticos”, explica Adriano Umezaki, gerente técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.
Novo conceito nutricional
Sempre que a dieta possui volumes elevados de concentrado, uma quantidade excessiva de energia é fermentada, resultando num quadro de acidose. O ácido inflama as células presentes no rúmen e no ceco (região importante do intestino delgado), responsáveis pela absorção dos nutrientes metabolizados.Conforme o problema avança, mais o gado sofre indisposição. Ainda assim, é capaz de resistir até certo nível sem reduzir o ganho de peso.
Mas, o mesmo não acontece com a qualidade de carne. A presença de inflamação inativa a enzima responsável pela deposição de marmoreio, um grande atrativo para os apreciadores de cortes bovinos. O pior também pode acontecer, pois bactérias no trato digestivo podem cair na corrente sanguínea causando outras infecções pelo corpo. “Então podemos definir o bem-estar nutricional como o uso de estratégias nutricionais que permitam o máximo desempenho no confinamento sem prejudicar a saúde dos animais”, resume Umezaki.
Soluções inovadoras
Recentemente, a unidade de Tangará da Serra (MT) conquistou o selo FairFood. Além de coroar a estrutura e o manejo racional, também não deixa de ser um reconhecimento ao bem-estar nutricional aplicado, igualmente, em todas as plantas da MFG Agropecuária. Entre outros aspectos, o programa nutricional consiste no fornecimento de suplementos naturais certificados para melhorar a digestibilidade de concentrados.
Óleos essenciais de mamona ou castanha de caju e blends de carvacrol e oleoresina de pimenta (capsaicina) ajudam a controlar o pH ruminal, prevenindo inflamações, acidose ruminal e doenças associadas; bem como blends de enzimas xilanase, B-glucanase e celulase aceleram a digestão dos alimentos consumidos. O uso de taninos e saponinas à base de extratos vegetais como promotores de crescimento permitiu a substituição total de ionóforos, uma classe de antibiótico popular entre os confinadores, e ainda ajuda o grupo a mitigar a emissão de metano entérico em cerca de 17%.
A dieta também inclui um complexo de vitaminas, silicatos, leveduras, entre outros ativos, capazes de aumentar o conforto térmico e atuar diretamente na imunidade do gado. Como resultado, diminui-se morbidade e mortalidade, índice no qual a empresa se destaca entre as grandes operações de confinamento no Brasil. Sem esquecer a oferta de gordura protegida e naturais, existentes nos grãos de soja, farelo de arroz, caroço e torta de algodão. Comparada ao milho, principal ingrediente no cocho, a gordura possui duas vezes mais energia e não acidifica no rúmen. Com medidas como essas, a MFG registra média geral de GMD de 1,660g e 2kg, para novilhos filhos de touros com Índice Frigorífico.
Destaque
Fábrica de torradores ATILLA comemora Dia Nacional do Café com curso gratuito de classificação e degustação

A formação, em parceria com o Senar e Faemg, é destinada a produtores e demais integrantes da cadeia do café
A Atilla – Fábrica de torradores – receberá entre os dias 26 e 30 de maio o curso gratuito “Classificação e Degustação”, oferecido, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).
A instrutora responsável pela formação, de 40 horas, será Helga Andrade. O público-alvo é composto por produtores familiares e demais integrantes da cadeia do café.
As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo.
Serviço
Curso: Classificação e Degustação – gratuito
Data: 26/05 a 30/05
Horário: 8h às 17h, com uma hora de intervalo
Local: Atilla Lab – Av. Heráclito Mourão de Miranda, 1587, bairro Alípio de Melo, Belo Horizonte, MG
Telefone: (31) 9 8635-7017
Destaque
Brasil mira novos mercados para ampliar exportações de carne bovina; especialista avalia impacto das tarifas impostas pelos EUA ao setor

Líder mundial nas exportações de carne bovina, o Brasil prospecta novos mercados internacionais, como Japão e Vietnã, para consolidar sua posição e deve alcançar até 3,7 milhões de toneladas exportadas em 2025, segundo projeções. Especialista em comércio exterior avalia que as tarifas impostas pelos americanos não devem impactar de forma significativa o desempenho das exportações de carne bovina do país, que tendem a seguir em alta
Líder mundial nas exportações de carne bovina, o Brasil faturou mais de US$ 12,8 bilhões com o produto no ano passado e registrou um total de 2,8 milhões de toneladas exportadas – o melhor desempenho da história, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Neste ano, as empresas brasileiras já exportaram 423.833 toneladas de carne bovina e faturaram mais de US$ 2 bilhões. Para manter essa posição, o país prospecta novos mercados estratégicos, como Japão e Vietnã, com os quais firmou acordos comerciais recentemente. A movimentação ocorre em meio a imposição de tarifas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O especialista em comércio exterior e CEO da Tek Trade, Rogério Marin, avalia que a medida não deve gerar impactos relevantes nas exportações, já que a forte demanda interna nos EUA mantém o país como um dos principais compradores da proteína nacional.
“A tarifa de 10% imposta pelo governo de Donald Trump para os produtos brasileiros reflete uma escalada nas medidas protecionistas, ainda que tenha pouco potencial de afetar o cenário de importação de carnes bovinas dos Estados Unidos, que importam principalmente para suprir a demanda interna e nichos específicos, como carne magra para hambúrgueres. Anteriormente, em 2022, o Brasil enfrentou tarifas fora de cota devido à alta demanda americana, mas conseguiu manter a competitividade. No ano passado, os EUA importaram 229 mil toneladas de carne bovina brasileira, um aumento significativo em relação a 2023. Essa nova medida pode elevar os custos para os importadores norte-americanos, embora a demanda por carne continue elevada e atenue esse cenário. O Brasil também segue competitivo em preço e volume, o que deve sustentar a tendência de crescimento das exportações de carne”, avalia Rogério Marin.
Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deve exportar 3,6 milhões de toneladas de carne bovina em 2025. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta até 3,7 milhões de toneladas. Fatores como a desvalorização do real, a retração de concorrentes como Austrália e Nova Zelândia e o avanço em acordos comerciais sustentam esse otimismo. Atualmente, o Brasil exporta para mais de 150 países e a China permanece como o principal destino da carne brasileira, seguida por Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Chile e Hong Kong, que juntos respondem por grande parte da receita do setor, estimada em mais de US$ 8 bilhões.
Novos mercados
No último mês, o Brasil passou a mirar novos mercados asiáticos para venda de carne bovina. O Japão, reconhecido por suas exigências sanitárias e por ser um dos maiores importadores mundiais da proteína, representa uma oportunidade de alto valor agregado e de rentabilidade para as empresas brasileiras por sua demanda por produtos premium. Já o Vietnã, com uma classe média em expansão, desponta como mercado promissor para cortes de maior qualidade. “Atualmente, a China é o maior importador de carne bovina brasileira. Os acordos com Japão e Vietnã ajudam a reduzir essa dependência, oferecendo maior estabilidade às exportações ao mitigar riscos de restrições ou flutuações em um único mercado. A entrada nesses países, no entanto, exige avanços em rastreabilidade, certificações e qualidade, mas o potencial de retorno é elevado”, avalia Rogério Marin.