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Inovação cria marco na conservação de sementes e vai levar mais segurança ao produtor

Novo bag de armazenamento, da Girassol Agrícola, terá tecnologia que propicia barreira ultra restrita de gases e umidade, preservando características fundamentais para a performance das cultivares no campo
Levar mais qualidade, tecnologia e segurança para o produtor rural contribui diretamente com o desenvolvimento da agricultura e oferta de alimentos e fibras para a população mundial. As inovações desempenham um papel crucial nesse aspecto e é com esse objetivo que a Girassol Agrícola, uma das sementeiras líderes no Cerrado brasileiro, lançou seu novo big bag de armazenamento de sementes de soja com atmosfera isolada, o Bag ATI.
Inédita no Brasil, a embalagem possui um sistema diferenciado, onde o bag convencional de soja ganha uma camada de proteção interna, o chamado Liner, um plástico co-extrusado de sete camadas. Esse material propicia uma barreira ultra resistente a gases e umidade, assim como embalagens comerciais de alimentos, àquelas chamadas “à vácuo”. O objetivo da companhia é garantir maior vigor e performance de produtividade em escala comercial.
“Significa um marco na conservação, uma tecnologia disruptiva focada na maximização do vigor de sementes”, destaca Winicius Menegaz, gerente de produção de sementes da Girassol Agrícola.
O profissional explica que a tecnologia tem como objetivo principal a máxima manutenção da qualidade das sementes ao longo do tempo e, no caso da soja, “trará conservação durante o armazenamento no sementeiro e cliente final”, diz. Pessoalmente envolvido com o estudo da tecnologia através de sua tese de doutorado, Winicius conta que os benefícios da inovação estão validados por quase 30 anos, inclusive com pesquisas da Embrapa e dissertações de mestrado.
“Os estudos nos mostram que quando as sementes de soja são embaladas com umidade pouco inferior ao padrão (um pouco mais secas) nesse ambiente controlado, permite-se maior conservação, seja pela baixa troca de gases com o ambiente ou baixo nível de oxigênio que está sendo disponibilizado, diminuindo assim seu metabolismo. Neste caso, as sementes entram em estado de conservação máxima”, completa.
Linha do tempo
A Girassol Agrícola é uma das sementeiras mais antigas do País e iniciou a produção de sementes de soja em 1988. Na época, o armazenamento do produto era feito em sacarias de polipropileno com 50 quilos. Em seguida, a empresa passou a utilizar sacas de papel de 40 quilos. Esse tipo de embalagem permitia uma conservação um pouco melhor nos armazéns, que ainda não eram climatizados.
Valmir Missio, gerente de produção industrial da Girassol Agrícola, já trabalhava na sementeira neste período e acompanhou, ao longo dos anos, a busca por mais melhorias. Assim nasceu o big bag de mil quilos de sementes, mas que ainda não era o mais adequado em praticidade, pois o produtor tinha que fazer o cálculo do PMS (peso de mil sementes) antes de plantar.
Com mais alguns anos, de forma pioneira e atendendo uma necessidade das áreas maiores do Cerrado, a sementeira criou para a soja o “bag de 5 milhões”, assim chamado pela quantidade de sementes em cada embalagem, agora com até 700 quilos. A empresa seguiu priorizando melhorar não só a conservação, mas também o trabalho no campo, e incorporou o primeiro tratamento industrial de sementes, de forma parcial. “Hoje temos o Abre e Plante, a semente vai pronta, com TSI completo”, acrescenta Missio.
E a partir da próxima safra, o bag de atmosfera isolada chegará ao mercado, mas, segundo a empresa, as inovações não param aí.
“Hoje, a necessidade de tecnificação agrícola e o aumento dos custos tornam o produtor cada vez mais exigente na escolha dos insumos e isso reflete na busca por novas alternativas por parte do setor. É isso que fazemos, estamos buscando constantemente mais vigor e mais germinação”, pontua o gerente.
Campanha de Soja 2024/25
A inovação de armazenagem faz parte da nova campanha comercial da empresa, que além do Bag ATI vai oferecer uma bonificação para casos de replantio e garantias de qualidade acima da média do mercado. O lançamento aconteceu em Rondonópolis/MT, sede da Girassol Agrícola, em 14 de dezembro de 2023, e terá mais uma etapa em janeiro de 2024, com a realização do G.A.Tec Soja, no dia 20.
Em sua 5ª edição, o evento é um verdadeiro congresso dentro do campo, onde além de painéis com especialistas na cultura, o público poderá conferir o portfólio de variedades comerciais da empresa, com novidades, e soluções do mercado de sementes, através de empresas parceiras. Em breve as inscrições, que são gratuitas, estarão disponíveis.
Girassol Agrícola – Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São quatro unidades de produção em MT, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Jaciara, Torixoréu e Aripuanã, além de duas unidades de produção terceirizadas nos estados de Goiás e Bahia.

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MFG Agropecuária investe em bem-estar nutricional para garantir maior conforto dos animais

Sabe aquele dia em que a gente exagera no carboidrato? Logo vem aquela azia, refluxo e má digestão. Hoje, milhões de bovinos confinados sofrem dos mesmos sintomas durante o confinamento, reflexo da grande quantidade de concentrado na dieta, em torno 85%. Ou seja, o capim, alimento natural destes animais, representa apenas 15%. Preocupada em atingir altos níveis de produtividade, mas sem descuidar do bem-estar animal, a MFG Agropecuária está investindo pesado no conceito de “bem-estar nutricional” nas suas oito unidades espalhadas pelos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
“Não é só ambiência, estrutura, manejo e lida apropriados que ajudam os animais a estarem em seu estado de conforto. Tudo aquilo oferecido via cocho impacta o bem-estar animal. A nossa proposta é fornecer uma dieta saudável, respeitando os critérios de ruminação adequada e adotando o conceito de protocolos naturais, sem o uso de antibióticos”, explica Adriano Umezaki, gerente técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.
Novo conceito nutricional
Sempre que a dieta possui volumes elevados de concentrado, uma quantidade excessiva de energia é fermentada, resultando num quadro de acidose. O ácido inflama as células presentes no rúmen e no ceco (região importante do intestino delgado), responsáveis pela absorção dos nutrientes metabolizados.Conforme o problema avança, mais o gado sofre indisposição. Ainda assim, é capaz de resistir até certo nível sem reduzir o ganho de peso.
Mas, o mesmo não acontece com a qualidade de carne. A presença de inflamação inativa a enzima responsável pela deposição de marmoreio, um grande atrativo para os apreciadores de cortes bovinos. O pior também pode acontecer, pois bactérias no trato digestivo podem cair na corrente sanguínea causando outras infecções pelo corpo. “Então podemos definir o bem-estar nutricional como o uso de estratégias nutricionais que permitam o máximo desempenho no confinamento sem prejudicar a saúde dos animais”, resume Umezaki.
Soluções inovadoras
Recentemente, a unidade de Tangará da Serra (MT) conquistou o selo FairFood. Além de coroar a estrutura e o manejo racional, também não deixa de ser um reconhecimento ao bem-estar nutricional aplicado, igualmente, em todas as plantas da MFG Agropecuária. Entre outros aspectos, o programa nutricional consiste no fornecimento de suplementos naturais certificados para melhorar a digestibilidade de concentrados.
Óleos essenciais de mamona ou castanha de caju e blends de carvacrol e oleoresina de pimenta (capsaicina) ajudam a controlar o pH ruminal, prevenindo inflamações, acidose ruminal e doenças associadas; bem como blends de enzimas xilanase, B-glucanase e celulase aceleram a digestão dos alimentos consumidos. O uso de taninos e saponinas à base de extratos vegetais como promotores de crescimento permitiu a substituição total de ionóforos, uma classe de antibiótico popular entre os confinadores, e ainda ajuda o grupo a mitigar a emissão de metano entérico em cerca de 17%.
A dieta também inclui um complexo de vitaminas, silicatos, leveduras, entre outros ativos, capazes de aumentar o conforto térmico e atuar diretamente na imunidade do gado. Como resultado, diminui-se morbidade e mortalidade, índice no qual a empresa se destaca entre as grandes operações de confinamento no Brasil. Sem esquecer a oferta de gordura protegida e naturais, existentes nos grãos de soja, farelo de arroz, caroço e torta de algodão. Comparada ao milho, principal ingrediente no cocho, a gordura possui duas vezes mais energia e não acidifica no rúmen. Com medidas como essas, a MFG registra média geral de GMD de 1,660g e 2kg, para novilhos filhos de touros com Índice Frigorífico.
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Fábrica de torradores ATILLA comemora Dia Nacional do Café com curso gratuito de classificação e degustação

A formação, em parceria com o Senar e Faemg, é destinada a produtores e demais integrantes da cadeia do café
A Atilla – Fábrica de torradores – receberá entre os dias 26 e 30 de maio o curso gratuito “Classificação e Degustação”, oferecido, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).
A instrutora responsável pela formação, de 40 horas, será Helga Andrade. O público-alvo é composto por produtores familiares e demais integrantes da cadeia do café.
As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo.
Serviço
Curso: Classificação e Degustação – gratuito
Data: 26/05 a 30/05
Horário: 8h às 17h, com uma hora de intervalo
Local: Atilla Lab – Av. Heráclito Mourão de Miranda, 1587, bairro Alípio de Melo, Belo Horizonte, MG
Telefone: (31) 9 8635-7017
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Brasil mira novos mercados para ampliar exportações de carne bovina; especialista avalia impacto das tarifas impostas pelos EUA ao setor

Líder mundial nas exportações de carne bovina, o Brasil prospecta novos mercados internacionais, como Japão e Vietnã, para consolidar sua posição e deve alcançar até 3,7 milhões de toneladas exportadas em 2025, segundo projeções. Especialista em comércio exterior avalia que as tarifas impostas pelos americanos não devem impactar de forma significativa o desempenho das exportações de carne bovina do país, que tendem a seguir em alta
Líder mundial nas exportações de carne bovina, o Brasil faturou mais de US$ 12,8 bilhões com o produto no ano passado e registrou um total de 2,8 milhões de toneladas exportadas – o melhor desempenho da história, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Neste ano, as empresas brasileiras já exportaram 423.833 toneladas de carne bovina e faturaram mais de US$ 2 bilhões. Para manter essa posição, o país prospecta novos mercados estratégicos, como Japão e Vietnã, com os quais firmou acordos comerciais recentemente. A movimentação ocorre em meio a imposição de tarifas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O especialista em comércio exterior e CEO da Tek Trade, Rogério Marin, avalia que a medida não deve gerar impactos relevantes nas exportações, já que a forte demanda interna nos EUA mantém o país como um dos principais compradores da proteína nacional.
“A tarifa de 10% imposta pelo governo de Donald Trump para os produtos brasileiros reflete uma escalada nas medidas protecionistas, ainda que tenha pouco potencial de afetar o cenário de importação de carnes bovinas dos Estados Unidos, que importam principalmente para suprir a demanda interna e nichos específicos, como carne magra para hambúrgueres. Anteriormente, em 2022, o Brasil enfrentou tarifas fora de cota devido à alta demanda americana, mas conseguiu manter a competitividade. No ano passado, os EUA importaram 229 mil toneladas de carne bovina brasileira, um aumento significativo em relação a 2023. Essa nova medida pode elevar os custos para os importadores norte-americanos, embora a demanda por carne continue elevada e atenue esse cenário. O Brasil também segue competitivo em preço e volume, o que deve sustentar a tendência de crescimento das exportações de carne”, avalia Rogério Marin.
Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deve exportar 3,6 milhões de toneladas de carne bovina em 2025. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta até 3,7 milhões de toneladas. Fatores como a desvalorização do real, a retração de concorrentes como Austrália e Nova Zelândia e o avanço em acordos comerciais sustentam esse otimismo. Atualmente, o Brasil exporta para mais de 150 países e a China permanece como o principal destino da carne brasileira, seguida por Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Chile e Hong Kong, que juntos respondem por grande parte da receita do setor, estimada em mais de US$ 8 bilhões.
Novos mercados
No último mês, o Brasil passou a mirar novos mercados asiáticos para venda de carne bovina. O Japão, reconhecido por suas exigências sanitárias e por ser um dos maiores importadores mundiais da proteína, representa uma oportunidade de alto valor agregado e de rentabilidade para as empresas brasileiras por sua demanda por produtos premium. Já o Vietnã, com uma classe média em expansão, desponta como mercado promissor para cortes de maior qualidade. “Atualmente, a China é o maior importador de carne bovina brasileira. Os acordos com Japão e Vietnã ajudam a reduzir essa dependência, oferecendo maior estabilidade às exportações ao mitigar riscos de restrições ou flutuações em um único mercado. A entrada nesses países, no entanto, exige avanços em rastreabilidade, certificações e qualidade, mas o potencial de retorno é elevado”, avalia Rogério Marin.