Destaque
Congresso Brasileiro do Algodão destaca os benefícios das tecnologias de irrigação

Com o objetivo de estar cada vez mais próximo dos cotonicultores, a Lindsay América Latina, apresenta com sua equipe técnica, suas mais recentes inovações, que além de melhorar a produtividade das lavouras, garantem o plantio no momento certo da janela
Com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas de algodão, a safra 2023/2024 levou o Brasil ao posto de maior produtor da fibra do mundo. De acordo com os dados divulgados pela Agência Brasil, o país também se tornou, oficialmente, e pela primeira vez na história, o maior exportador mundial de algodão, superando os Estados Unidos. Os resultados comprovam o potencial da cultura, que com o auxílio de tecnologia pode ir muito além. É diante deste cenário de oportunidades, que acontece de 3 a 5 de setembro, em Fortaleza/CE, a 14º edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA).
O evento reúne um seleto público altamente técnico e qualificado para discutir as principais inovações do setor, e que este ano terá entre as novidades as tecnologias para irrigação. Os destaques serão apresentados pela Lindsay América Latina, multinacional representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, que participa pela primeira vez do evento como expositor e apoiador.
De acordo com Eduardo Navarro, vice-presidente na companhia, fazer parte do CBA é muito importante, pois vai ao encontro dos objetivos da empresa que é saber de perto as necessidades do produtor de algodão. “Nos últimos anos, o cotonicultor sofreu muito com as secas que impactaram na produtividade. A Lindsay entende isso, busca estar presente apresentando à classe produtora suas inovações em pivôs e tecnologia de manejo da irrigação para cultura”, destaca.
As tecnologias da irrigação podem proporcionar diversos benefícios ao cotonicultor. Além da segurança da produção e a melhor produtividade, as ferramentas garantem ainda que se cumpra a correta janela de plantio. Por exemplo, atualmente a produção brasileira está concentrada em sua maioria em Mato Grosso e também no Oeste da Bahia, nesta última safra, houve produtor que não teve condições de semear a soja precoce e foi obrigado a plantar mais tarde.
Desta forma, correndo risco, colheram metade da safra, pois tinha que correr contra o tempo para cultivar o algodão na sequência. “São nessas situações em que a irrigação entra como uma ferramenta de garantia para que se cumpra as janelas ideais de plantio”, pontua Navarro.
Também durante o evento, a Lindsay celebra um importante contrato recém firmado com a SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de commodities agrícolas do país, que possui cerca de 670 mil hectares de área plantada em 22 unidades de produção localizadas em sete estados brasileiros. Além de forte atuação no cultivo de algodão, o grupo produz milho, soja e se dedica à criação de gado.
De acordo com Navarro, essa movimentação da SLC mostra que é uma tendência do setor o investimento em irrigação para minimizar os efeitos climáticos. “O impacto que o grupo sofreu nas últimas safras fez com que eles tivessem um olhar especial sobre a importância dos pivôs e as tecnologias de irrigação. Além disso, os equipamentos entram no sistema produtivo de forma estratégica, ou seja, não apenas para garantir a produtividade, mas também, o momento correto do plantio sem atrasar o calendário”, acrescenta o executivo.
Destaque tecnológico
Durante o CBA, os visitantes terão a oportunidade de conhecer todas as tecnologias de irrigação da Lindsay, ferramentas que tornarão eficiente a gestão dos recursos hídricos para o bom desenvolvimento das lavouras. Entre as novidades da empresa, estará o recém lançado FieldNET NextGen™.
A nova interface da consagrada plataforma FieldNET estabelece aos usuários novos padrões no gerenciamento da água na irrigação, oferecendo aos produtores e profissionais agrícolas análises claras e concisas de milhares de pontos de dados processados em tempo real. Por meio de mapas, gráficos e um aplicativo móvel intuitivo, a solução mostra como os agricultores podem avaliar rapidamente suas necessidades para tomar as decisões informadas e fazer essas alterações remotamente. Desta forma garantem que a operação seja o mais eficiente possível maximizando os rendimentos com economia de tempo.
Somado a isso, o mapeamento de última geração da ferramenta, incluiu imagens de satélite e permite que os clientes visualizem geograficamente e ainda interajam com seus sistemas de irrigação e campos. Desta maneira podem monitorar padrões de irrigação, níveis de umidade do solo e outros fatores vitais que influenciam a irrigação e o desempenho da cultura com precisão sem precedentes. Complementando seus diferenciais, a ferramenta gera ainda relatórios e análises inteligentes com recomendações personalizadas para tomada de decisões em tempo real.
O evento
O Congresso Brasileiro do Algodão é o evento que reúne toda a cadeia produtiva algodoeira em um só lugar. A cada dois anos, produtores, pesquisadores, agrônomos, influenciadores, investidores e outros membros do setor algodoeiro participam desse grande encontro que envolve pesquisa, inovação, conhecimento e networking.
Promovido pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), essa 14º edição do evento proporcionará durante três dias, uma imersão em tendências e políticas para o setor, debates sobre novas técnicas para as lavouras e, claro, oportunidades de negócios. São esperadas a participação de mais de três mil pessoas. “Teremos um estande onde a nossa equipe técnica vai tirar dúvidas sobre a irrigação dentro do sistema de produção. O mercado de cotonicultura é muito importante para nós e a Lindsay, está empenhada em oferecer soluções e ajudar a classe produtora em novos projetos”, finaliza Navarro.
Sobre a Lindsay América do Sul
A Lindsay América do Sul é a subsidiária local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sua tecnologia operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. www.lindsay.com.br.

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MFG Agropecuária investe em bem-estar nutricional para garantir maior conforto dos animais

Sabe aquele dia em que a gente exagera no carboidrato? Logo vem aquela azia, refluxo e má digestão. Hoje, milhões de bovinos confinados sofrem dos mesmos sintomas durante o confinamento, reflexo da grande quantidade de concentrado na dieta, em torno 85%. Ou seja, o capim, alimento natural destes animais, representa apenas 15%. Preocupada em atingir altos níveis de produtividade, mas sem descuidar do bem-estar animal, a MFG Agropecuária está investindo pesado no conceito de “bem-estar nutricional” nas suas oito unidades espalhadas pelos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
“Não é só ambiência, estrutura, manejo e lida apropriados que ajudam os animais a estarem em seu estado de conforto. Tudo aquilo oferecido via cocho impacta o bem-estar animal. A nossa proposta é fornecer uma dieta saudável, respeitando os critérios de ruminação adequada e adotando o conceito de protocolos naturais, sem o uso de antibióticos”, explica Adriano Umezaki, gerente técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.
Novo conceito nutricional
Sempre que a dieta possui volumes elevados de concentrado, uma quantidade excessiva de energia é fermentada, resultando num quadro de acidose. O ácido inflama as células presentes no rúmen e no ceco (região importante do intestino delgado), responsáveis pela absorção dos nutrientes metabolizados.Conforme o problema avança, mais o gado sofre indisposição. Ainda assim, é capaz de resistir até certo nível sem reduzir o ganho de peso.
Mas, o mesmo não acontece com a qualidade de carne. A presença de inflamação inativa a enzima responsável pela deposição de marmoreio, um grande atrativo para os apreciadores de cortes bovinos. O pior também pode acontecer, pois bactérias no trato digestivo podem cair na corrente sanguínea causando outras infecções pelo corpo. “Então podemos definir o bem-estar nutricional como o uso de estratégias nutricionais que permitam o máximo desempenho no confinamento sem prejudicar a saúde dos animais”, resume Umezaki.
Soluções inovadoras
Recentemente, a unidade de Tangará da Serra (MT) conquistou o selo FairFood. Além de coroar a estrutura e o manejo racional, também não deixa de ser um reconhecimento ao bem-estar nutricional aplicado, igualmente, em todas as plantas da MFG Agropecuária. Entre outros aspectos, o programa nutricional consiste no fornecimento de suplementos naturais certificados para melhorar a digestibilidade de concentrados.
Óleos essenciais de mamona ou castanha de caju e blends de carvacrol e oleoresina de pimenta (capsaicina) ajudam a controlar o pH ruminal, prevenindo inflamações, acidose ruminal e doenças associadas; bem como blends de enzimas xilanase, B-glucanase e celulase aceleram a digestão dos alimentos consumidos. O uso de taninos e saponinas à base de extratos vegetais como promotores de crescimento permitiu a substituição total de ionóforos, uma classe de antibiótico popular entre os confinadores, e ainda ajuda o grupo a mitigar a emissão de metano entérico em cerca de 17%.
A dieta também inclui um complexo de vitaminas, silicatos, leveduras, entre outros ativos, capazes de aumentar o conforto térmico e atuar diretamente na imunidade do gado. Como resultado, diminui-se morbidade e mortalidade, índice no qual a empresa se destaca entre as grandes operações de confinamento no Brasil. Sem esquecer a oferta de gordura protegida e naturais, existentes nos grãos de soja, farelo de arroz, caroço e torta de algodão. Comparada ao milho, principal ingrediente no cocho, a gordura possui duas vezes mais energia e não acidifica no rúmen. Com medidas como essas, a MFG registra média geral de GMD de 1,660g e 2kg, para novilhos filhos de touros com Índice Frigorífico.
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Fábrica de torradores ATILLA comemora Dia Nacional do Café com curso gratuito de classificação e degustação

A formação, em parceria com o Senar e Faemg, é destinada a produtores e demais integrantes da cadeia do café
A Atilla – Fábrica de torradores – receberá entre os dias 26 e 30 de maio o curso gratuito “Classificação e Degustação”, oferecido, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).
A instrutora responsável pela formação, de 40 horas, será Helga Andrade. O público-alvo é composto por produtores familiares e demais integrantes da cadeia do café.
As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo.
Serviço
Curso: Classificação e Degustação – gratuito
Data: 26/05 a 30/05
Horário: 8h às 17h, com uma hora de intervalo
Local: Atilla Lab – Av. Heráclito Mourão de Miranda, 1587, bairro Alípio de Melo, Belo Horizonte, MG
Telefone: (31) 9 8635-7017
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Brasil mira novos mercados para ampliar exportações de carne bovina; especialista avalia impacto das tarifas impostas pelos EUA ao setor

Líder mundial nas exportações de carne bovina, o Brasil prospecta novos mercados internacionais, como Japão e Vietnã, para consolidar sua posição e deve alcançar até 3,7 milhões de toneladas exportadas em 2025, segundo projeções. Especialista em comércio exterior avalia que as tarifas impostas pelos americanos não devem impactar de forma significativa o desempenho das exportações de carne bovina do país, que tendem a seguir em alta
Líder mundial nas exportações de carne bovina, o Brasil faturou mais de US$ 12,8 bilhões com o produto no ano passado e registrou um total de 2,8 milhões de toneladas exportadas – o melhor desempenho da história, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Neste ano, as empresas brasileiras já exportaram 423.833 toneladas de carne bovina e faturaram mais de US$ 2 bilhões. Para manter essa posição, o país prospecta novos mercados estratégicos, como Japão e Vietnã, com os quais firmou acordos comerciais recentemente. A movimentação ocorre em meio a imposição de tarifas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O especialista em comércio exterior e CEO da Tek Trade, Rogério Marin, avalia que a medida não deve gerar impactos relevantes nas exportações, já que a forte demanda interna nos EUA mantém o país como um dos principais compradores da proteína nacional.
“A tarifa de 10% imposta pelo governo de Donald Trump para os produtos brasileiros reflete uma escalada nas medidas protecionistas, ainda que tenha pouco potencial de afetar o cenário de importação de carnes bovinas dos Estados Unidos, que importam principalmente para suprir a demanda interna e nichos específicos, como carne magra para hambúrgueres. Anteriormente, em 2022, o Brasil enfrentou tarifas fora de cota devido à alta demanda americana, mas conseguiu manter a competitividade. No ano passado, os EUA importaram 229 mil toneladas de carne bovina brasileira, um aumento significativo em relação a 2023. Essa nova medida pode elevar os custos para os importadores norte-americanos, embora a demanda por carne continue elevada e atenue esse cenário. O Brasil também segue competitivo em preço e volume, o que deve sustentar a tendência de crescimento das exportações de carne”, avalia Rogério Marin.
Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deve exportar 3,6 milhões de toneladas de carne bovina em 2025. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta até 3,7 milhões de toneladas. Fatores como a desvalorização do real, a retração de concorrentes como Austrália e Nova Zelândia e o avanço em acordos comerciais sustentam esse otimismo. Atualmente, o Brasil exporta para mais de 150 países e a China permanece como o principal destino da carne brasileira, seguida por Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Chile e Hong Kong, que juntos respondem por grande parte da receita do setor, estimada em mais de US$ 8 bilhões.
Novos mercados
No último mês, o Brasil passou a mirar novos mercados asiáticos para venda de carne bovina. O Japão, reconhecido por suas exigências sanitárias e por ser um dos maiores importadores mundiais da proteína, representa uma oportunidade de alto valor agregado e de rentabilidade para as empresas brasileiras por sua demanda por produtos premium. Já o Vietnã, com uma classe média em expansão, desponta como mercado promissor para cortes de maior qualidade. “Atualmente, a China é o maior importador de carne bovina brasileira. Os acordos com Japão e Vietnã ajudam a reduzir essa dependência, oferecendo maior estabilidade às exportações ao mitigar riscos de restrições ou flutuações em um único mercado. A entrada nesses países, no entanto, exige avanços em rastreabilidade, certificações e qualidade, mas o potencial de retorno é elevado”, avalia Rogério Marin.