Destaque
Instituto de pesquisa científica Fito comprova eficácia de nova tecnologia na conservação de maçãs pós-colheita
Estudo foi realizado com produto desinfetante aplicado pelo sistema de geração de névoa seca a frio da TerraNova
A Fito Desenvolvimento e Produção, instituto de pesquisa científica localizado no estado de Santa Catarina, realizou um estudo com o objetivo de avaliar a eficácia do desinfetante Havoxil 250, considerado o mais potente produto para controle microbiológico, aplicado com o uso da tecnologia Ultrafog no controle da podridão pós-colheita de maçãs.
O Ultrafog é um sistema de geração de micropartículas criado pela TerraNova que viabiliza a aplicação do produto sanitizante por meio de uma névoa seca com alto poder de dispersão utilizando equipamentos fabricados pela própria empresa, que atua com soluções de desinfecção para ambientes industriais que exigem alto nível de controle microbiológico. A tecnologia da TerraNova é capaz de garantir uma considerável redução dos índices de perdas de frutos em decorrência de podridões, promovendo também aumento no tempo de prateleira dos alimentos, gerando ganhos em toda a cadeia.
As podridões de maçãs podem se manifestar durante o armazenamento, o transporte e a comercialização dos frutos, gerando prejuízos significativos. Por isso, o controle deve ser preventivo, realizado em pré ou pós-colheita. Em um levantamento recente realizado em câmaras frigoríficas da Região Sul do Brasil, foram observadas perdas de até 12,1% de maçãs da variedade Gala e de até 8,4% do tipo Fuji. E as perdas chegaram a atingir 29,7% nas maçãs Gala e 35,6% na Fuji quando os frutos foram submetidos a testes de prateleira.
O estudo realizado pela Fito teve duração de aproximadamente seis meses e foi conduzido pelo engenheiro agrônomo e mestre em Fitopatologia José Itamar da Silva Boneti, nas câmaras frigoríficas da Cooperserra, cooperativa agropecuária sediada no município de São Joaquim (SC). Os ensaios utilizaram 3 mil maçãs, totalizando cerca de 450 kg da fruta.
“As aplicações do Havoxil 250 com o uso do equipamento Ultrafog mostraram-se muito eficientes no controle das podridões das maçãs. Os índices de controle para os diferentes fitopatógenos foram de até 92,3%”, concluiu o estudo, que padroniza a aplicação do desinfetante em ciclos de sete e catorze dias de reaplicações. Além dos resultados nas câmaras frigoríficas, foram feitos também testes de prateleira, com as maçãs armazenadas por 14 dias em temperatura ambiente. Nessa etapa, a tecnologia também reduziu significativamente a podridão, proporcionando índices de controle acima de 57%.
“O tratamento com uso da tecnologia Ultrafog da TerraNova aumentou o tempo de prateleira das frutas, podendo sugerir uma diminuição de devoluções nos pontos de vendas. Trata-se, portanto, de uma excelente opção para o setor, que tem tido muita perda durante a armazenagem e posterior comercialização dos frutos”, completa o estudo.
Os resultados foram divulgados pela TerraNova durante a terceira edição do Encontro Agrícola Tecnológico, realizado na cidade de São Joaquim no dia 1º de dezembro pela Cooperserra. O evento reúne diversos players da fruticultura de inverno, com foco especial na produção de maçãs.
“Nosso objetivo é levar para os produtores de maçã uma nova alternativa para o controle das podridões pós-colheita. Os resultados do estudo foram excelentes e corroboram com os resultados de clientes que já aderiram à nova tecnologia”, comenta Willian Saito, cofundador da TerraNova.
“Vale ressaltar que o novo processo de controle de podridões em pós-colheita da TerraNova pode ser utilizado em diversas etapas da rotina de pós-colheita nos packing houses, de câmaras frias com frutos em atmosfera controlada a câmaras vazias, na desinfecção dos bins de armazenamento, no recebimento dos frutos, em contêineres de transporte e em baús de caminhões para evitar perdas durante longos período de frete. O processo é certificado orgânico pela Ecocert.”, complementa Daniel Christo, cofundador da TerraNova.
Conheça mais sobre a aplicação do sistema Ultrafog em produtos hortifrutícolas em https://www.youtube.com/watch?v=TShywqDv4Vs.
Sobre a TerraNova
A TerraNova inova constantemente em maneiras de melhorar o controle microbiológico em áreas críticas. Por isso, criou o sistema Ultrafog, ideal para a desinfecção de ambientes fechados, pois garante a dispersão uniforme das partículas do produto, com grande penetrabilidade e baixa umidade, simplificando o processo de sanitização.
Utilizando equipamentos de fabricação própria, a TerraNova garante baixo consumo de produtos químicos, de água, de mão de obra e de energia elétrica, baixa manutenção, rápido ciclo de tratamento, baixo ruído e mobilidade facilitada, ajudando a indústria a reduzir as chances de erro humano, passivo trabalhista e tempo de desinfecção das linhas de produção, aumentando a produtividade.