Destaque

Evento gaúcho integrou discussões sobre o setor do agro e seu espaço na educação e formação de novos profissionais

Debates sobre o cenário atual do agro brasileiro reúne especialistas do setor no IFFAR, com a 1ª Semana Acadêmica CST em Gestão do Agronegócio

A 1ª Semana Acadêmica do CST em Gestão do Agronegócio, realizada pelo IFFAR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, RS, teve início na terceira semana de agosto de 2023, do dia 15 ao dia 17, com o evento “Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio: desafios e oportunidades”, bem como debates sobre o cenário atual do agronegócio, inovações tecnológicas, empregabilidade e sustentabilidade no setor.

O evento contou com a presença de grandes nomes do agro para abordar os temas propostos, incluindo a inserção do profissional no mercado, fazendo um panorama do setor não somente na região gaúcha, como em todo o Brasil.

Entre os participantes, Cristian Dias, conhecido por ter atuado como Agribusiness Specialist da Agroraiz360, da solução MinhaSafra360, participou ao lado de demais profissionais do setor do agro, com o debate “Panorama do Agronegócio Gaúcho e Brasileiro – Produção, comercialização, novas tecnologias, empregabilidade na área do Agronegócio e Sustentabilidade ESG”, no dia 17 de agosto.

A ideia do especialista foi estimular esse fomento e apresentar o setor do agronegócio de forma integralizada, fazendo um paralelo com as inovações tecnológicas.

A importância da educação para o setor do agronegócio

O setor do agronegócio tem vivenciado grande expansão nos últimos anos. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, o setor representou 24,8% do PIB brasileiro em 2022.

Apesar de ser um dos pilares da economia do Brasil, assim como suas grandes potencialidades, a exemplo da posição que delimita frente ao comércio mundial e a relação direta que mantém com a pauta de sustentabilidade, o setor ainda não demonstrou o poderio da totalidade de sua produção e exportação diante de todos os gargalos que o país continua enfrentando.

Por isso, é imprescindível aliançar a atuação no setor à importância da educação, de uma formação específica, que agregue o trabalho do profissional a todo o desenvolvimento do agro, com o objetivo de abranger essas potencialidades e ir além do trabalho no campo e dos processos administrativos que o integram.

Cristian Dias afirmou que “a formação de profissionais hoje para a atuação nas áreas ligadas ao agro, como áreas administrativas e de tecnologia, é cada vez mais fundamental, porque aliar conhecimentos técnicos com conhecimentos de estudos do setor é o essencial para que o profissional esteja cada vez mais preparado para o mercado. Este é o conjunto buscado pelos novos profissionais, aliando-o às novas soft skills, às hard skills, às preocupações sociais e ao preparo sobre as novidades do setor”.

Possibilidades de crescimento no setor do agro

O setor do agro disponibiliza infinitas possibilidades de crescimento, porque é estratificado. Isto significa que o setor oferece a devida importância tanto à experiência do pequeno produtor de um assentamento, por exemplo, cujo sustento é conquistado através de produção própria, como à participação dos gigantes da agropecuária, grupos que têm como responsabilidade a inclusão da produção e exportação de variados tipos de commodities, junto à sua comercialização, armazenagem e logística, diante da economia do país.

Como as possibilidades são inúmeras, oportunidades variadas podem ser condensadas em toda a indústria, com a inclusão de variadas frentes profissionais, a exemplo da participação ativa de TIs no desenvolvimento de softwares, graças à grande digitalização do setor, e a interação de demais profissionais, como biólogos, geneticistas, profissionais da agroindústria, agrônomos, médicos veterinários, assim como diversas outras áreas de atuação do agro.  ‘Há de se inteirar que, sim, é possível a participação de grandes grupos de trabalho e estudo, pois o campo é vasto e a inclusão de pessoas e geração de renda caminham lado a lado ao setor”, assegurou Cristian.

É tempo de se atualizar desmitificando o agro

O Agronegócio tem sofrido com o distanciamento entre a cidade e o campo. Percebe-se um profundo desconhecimento quanto à produção e venda dos alimentos consumidos durante a rotina do brasileiro, o que, para os especialistas, gera grande preocupação.

De acordo com o especialista Cristian Dias, a importância da difusão de informações fidedignas e de conhecimentos específicos referentes ao setor é imprescindível, pois aproxima as pessoas, desmistifica temas e gera curiosidade. “O agro como o principal setor da economia brasileira nos últimos anos, ainda conta com informações não tão realistas, principalmente as ligadas às questões ambientais e sustentáveis, então trazer essa aproximação entre a produção do agro, a industrialização e todo o contexto brasileiro torna-se fundamental para entender que, apesar das lacunas do agro, ele está evoluindo, e o setor melhorando cada vez mais, principalmente quanto aos aspectos de sustentabilidade, rastreabilidade e produção inteirada às novas tecnologias, junto à preocupação social, ambiental e alimentar, que os mercados nacional e internacional têm buscado”, diz Cristian.

O Agribusiness Specialist da Agroraiz360 sente grande preocupação em transmitir o conhecimento real sobre o tema, para que a formação de profissionais do agro aconteça com mais naturalidade, consciência e disposição. 

“Hoje, é cada vez mais importante difundir conhecimentos do setor, para que, além de serem aplicados e testados, sejam aprimorados. Difundir o conhecimento aumenta os números tanto em termos produtivos, quanto em termos econômicos; da mesma forma, também é capaz de corrigir as lacunas do setor”, afirma o especialista.

Importante lembrar que o agro do Brasil é modelo mundial para a produção sustentável de fibras, biocombustível e commodities, bem como referência para o empreendedorismo do campo e para a exportação não somente de alimentos e produtos de manufatura, mas também de técnicas sustentáveis de cultivo e tecnologias para auxiliar o produtor rural e as empresas do setor.

Exportações brasileiras do Agronegócio

O Brasil tem sido o grande campeão em exportações do Agronegócio no mundo nos últimos 40 anos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos últimos três anos, o país vem liderando rankings na balança comercial de exportações do setor, contando com 20% da força de trabalho nacional. Apenas em 2020, o setor somou U$100,81 Bi de vendas externas, o que representou em 30% o PIB do país.

Da mesma forma, as terras brasileiras são as responsáveis por mitigar 170 Mi de toneladas de CO2 ao se compromissar com o enfrentamento às mudanças do clima. O Ministério afirma que o agro do Brasil produz safras recordes, pois é o responsável por ¼ de área preservada no país, com a ocupação de 30% do território nacional reservado para a produção agropecuária. “Portanto, conhecer o setor através de uma base de entendimento pode possibilitar oportunidades inúmeras não somente para a continuidade de seu avanço como, também, para gerar curiosidade pelo agro do futuro”, conclui Cristian.

O Brasil como o 3º maior exportador de produtos agrícolas do mundo

De acordo com o relatório “World Trade Statistical Review 2023”, da OMC, Organização Mundial do Comércio, o Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo. De certa forma, o país deve essa posição aos problemas que as economias têm enfrentado com a guerra na Ucrânia e com o endividamento generalizado dos demais países.

Ainda segundo a OMC, o setor do agro brasileiro acompanha o comércio global de forma positiva, mesmo entre os numerosos riscos negativos que inserem instabilidade financeira e tensões geopolíticas. São perspectivas que têm sofrido com a obscuridade no comércio global e com a produção dos commodities em geral.

A OMC afirmou que, em comparação com 12,4% alcançados em 2022, o comércio mundial de mercadorias aumentou 2,7% em termos de valor, graças aos preços das mercadorias brutas primárias, a exemplo da soja e do milho.

Foi neste cenário que o Brasil encontrou espaço para expandir suas exportações de commodities em 4,7%, se comparado à média mundial de 2022, que operava em 2,3%. Essa porcentagem comprova a posição do país como 3º lugar na exportação agrícola em 2023, em relação ao resto do mundo.

Sobre Cristian Dias

Cristian Dias é formado no Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio pelo Instituto Federal Farroupilha, de Júlio de Castilhos, RS, e pós-graduado na área de vendas, gestão de pessoas e negócios.

Sobre o Sistema MinhaSafra360

O sistema MinhaSafra360 apresenta disponibilidade em nuvem, através de integração por API, que visa a permissão dos serviços prestados pelo aplicativo de se comunicar com outros serviços.

As empresas voltadas para o agro poderão liberar o produtor através do usuário administrativo, após a criação de um cadastro e perfil, em que o sistema e suas funcionalidades ficarão disponíveis; para isso, um material será enviado ao produtor, como apoio para o uso do aplicativo.

Sobre a Agroraiz360

A Agroraiz360, uma plataforma 100% brasileira voltada para o agronegócio, nasceu com o objetivo de inovar em tecnologias digitais para esse segmento, otimizando o controle das atividades referentes à comunicação, produção, comercialização de grãos, importação e exportação de commodities agrícolas.

Para mais informações, acesse: www.agroraiz360.com.br  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile