Destaque
PlanET Biogás Brasil participa da 24ª Conferência Internacional DATAGRO e promove painel sobre potencial do biometano no setor sucroenergético
Referência em soluções para a produção de biogás e biometano, a PlanET Biogás Brasil será um dos expositores na 24ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, durante os dias 21 e 22 de outubro de 2024, em São Paulo. O evento reúne as principais lideranças da indústria sucroenergética nacional
Com o objetivo de promover o debate sobre as oportunidades e o potencial de produção de biometano no setor, a PlanET Biogás Brasil realiza no dia 21, às 16h, um painel exclusivo, com especialistas para explorar o tema “Biometano: a revolução verde no mercado de combustíveis na indústria sucroalcooleira do Brasil”.
A apresentação contará com a participação do Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Marques, e de lideranças internacionais da PlanET Biogás Group, como Nicola Del Duca, para ampla troca de conhecimento sobre os mercados nacional e internacional de biogás.
Sobre a Lei Combustível do Futuro, Luciane Fornari, CEO da PlanET Biogás Brasil, afirma que o biometano passa a ser um grande aliado às indústrias sucroenergéticas. “A nova legislação também traz segurança jurídica ao setor, estabelecendo metas claras e progressivas de uso do biometano, o que permite um planejamento de longo prazo e a certeza de que o investimento será viável e sustentável. Esse ambiente regulatório estável é fundamental para incentivar novos projetos e expandir a participação do biometano na matriz energética brasileira, especialmente na agroindústria.”
A presença da empresa na Conferência reforça o compromisso com a proteção do clima e com soluções, que transformam passivos ambientais em ativos energéticos. Esse processo favorece a verticalização de receitas aos produtores de biogás, atestando o protagonismo de mais de duas décadas da PlanET Biogás Brasil na transformação da matriz energética global.
A 24ª Conferência Internacional DATAGRO é um dos principais encontros do setor sucroenergético, funcionando como plataforma para discussões sobre o futuro do açúcar, etanol e energias renováveis.
Mercado do biometano no setor sucroalcooleiro
O Brasil destaca-se como o segundo maior produtor mundial de etanol, com 30,6 bilhões de litros produzidos em 2022, dos quais 26,5 bilhões vieram da cana-de-açúcar e 4,1 bilhões do milho. De acordo com o Panorama do Biometano do Setor Sucroenergético 2023, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o CIBiogás, o país soma cerca de 360 usinas de produção de açúcar e etanol e 21 unidades de etanol de milho, localizadas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, sendo que a maior parte das unidades de milho está em Mato Grosso.
A indústria sucroenergética gera resíduos, como a vinhaça, o bagaço de cana e a torta de filtro, exemplos de substratos que podem ser aproveitados em rotas energéticas, o que inclui a produção de etanol de segunda geração (E2G) e de biometano.
No setor sucroenergético, o biometano destaca-se pelo potencial de crescimento nos próximos anos. Em 10 anos, estima-se que a produção de biometano poderá crescer mais de 20%, atingindo 6,1 bilhões de Nm³, com um total de 11,2 bilhões de Nm³ de biogás. Para usinas financeiramente estáveis, o potencial de produção em 2033 é estimado em 3,1 bilhões de Nm³ de biometano. Esse cenário de expansão do biogás no setor contribui para o fortalecimento do mercado de biometano no Brasil, como alternativa energética sustentável.
Sobre a PlanET Biogás Group
Com mais de 350 funcionários, a empresa alemã, que há 25 anos desenvolve tecnologia de ponta para produção de biogás e biometano, tem filial brasileira desde 2022, tendo como foco os setores agrícola e industrial no mercado nacional. Com instalações em Florianópolis (SC), as soluções da PlanET Biogás auxiliam na redução de emissões de CO2, contribuindo para a diversificação da matriz energética no mundo.
Com mais de 870 usinas de biogás e mais de 150 usinas de biometano, a PlanET Biogás Group é uma das líderes no setor, graças às estruturas estabelecidas e à estreita rede de subsidiárias em quatro continentes.