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Agro 5.0 enfrenta desafios de tecnologia, mas AMS pode reduzir em 60% aging de soluções

Levantamento da AMcom, companhia especializada em desenvolver, manter e evoluir soluções para operações complexas, mostra que serviço de sustentação de software é essencial para o setor. Unificação de fornecedores de tecnologia agiliza ainda atendimentos e reduz tempo dos processos nas operações

Considerado um dos setores de maior sucesso econômico no Brasil, o agronegócio coleciona números recorrentes de crescimento. Enquanto o PIB geral cresceu 2,9% em 2023, a atividade agropecuária acumulou um aumento de 15,1%, com participação geral no PIB de 23,8%.

Para impulsionar os negócios, companhias do setor vêm investindo de forma recorrente em novas tecnologias, seja na implantação de sistemas de gestão, sensores de IoT ou ainda inteligência artificial. Mas a questão que desafia muitos desses negócios é, justamente, como integrar e evoluir essas aplicações para uma operação realmente eficiente.

Rodrigo Strey, Vice-Presidente da AMcom, companhia brasileira de tecnologia especializada em desenvolver, manter e evoluir soluções para operações complexas, explica que sem uma boa operação de sustentação, muitos entraves podem surgir. “Manter o crescimento sustentável da operação, criar valor e gerar resultados passa por sta manutenção e sustentação das operações e soluções tecnológicas para que elas se conectem e, de fato, reduzam custos, gerem dados eficientes e tornem o agro mais competitivo”, diz.

Um levantamento realizado em projetos da companhia apontou que diversos benefícios são registrados a partir do serviço de sustentação de software, ou AMS. Os projetos conectam e otimizam sistemas de diferentes empresas, consolidando a gestão. “Registramos ganhos como a redução de 60% no aging (envelhecimento, tempo em que o sistema se torna obsoleto)’ – dos sistemas em uma grande companhia do setor. Ou seja: com esse olhar proativo para que as soluções implantadas se mantenham atuais e ágeis, o custo a longo prazo é consideravelmente menor, além das soluções continuarem a suportar a companhia em suas estratégias de se manter competitiva e diferenciada no mercado”, destaca o especialista.

A integração entre diversas ferramentas, de acordo com a AMcom, também reduz muitos entraves operacionais, agilizando, por exemplo, o atendimento ao cliente. “Reduzimos mais de 70% do tempo médio de atendimento em uma empresa de alimentos e consolidamos a operação de TI com 16 sistemas diferentes. O tempo de chamado aberto também foi reduzido em 66%, o que mostra que a eficiência operacional não depende apenas da implantação de novas tecnologias, mas de um tratamento proativo de integração e sustentação de toda a operação e isso tem relação direta com a expertise do parceiro escolhido e dos processos já consolidados por ele”, reforça.

A partir de projetos de AMS, o agronegócio ganha ainda com o fato de que não precisa contar com recrutamento de especialistas em tecnologia, podendo focar sua mão de obra no core business. Quem cuida de toda a operação é uma equipe multidisciplinar e de alto desempenho, contratada para esse fim. Enquanto isso, os executivos do setor que embala a economia brasileira contam com mais tranquilidade para seguir no ritmo de crescimento esperado, garantindo a competitividade global do agro brasileiro. 

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