Destaque
Liderança feminina no Agro: mulheres impulsionam a transformação do setor em diversas frentes, da mecanização à revolução digital
Com visão estratégica e inovação, mulheres consolidam seu espaço em setores-chave da agricultura brasileira
No dia 15 de outubro, celebra-se o Dia Internacional da Mulher Rural, uma data que reforça a importância das mulheres que estão à frente de um dos setores mais essenciais para a economia global. Seja na liderança de empresas fornecedoras de máquinas agrícolas para a mecanização do campo ou em plataformas digitais que estão revolucionando a forma como o agronegócio opera, as mulheres vêm conquistando espaços de destaque e transformando o setor com inovação e visão estratégica.
De acordo com a pesquisa “Todas as Mulheres do Agronegócio”, realizada em 2021 pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), 59,2% das mulheres que atuam no agro são proprietárias ou sócias, enquanto 30,5% ocupam cargos de gerência, direção ou coordenação, o que reforça a importância da inclusão feminina em um setor que tem passado por profundas transformações.
Histórias que inspiram
Valéria Lima Martins Figueiredo, gerente Comercial na Corpal, uma empresa fornecedora de máquinas agrícolas da multinacional japonesa YANMAR, destaca a importância da presença feminina em áreas mais técnicas do agro. “A mecanização é essencial para a competitividade do campo, e ver mais mulheres em posições de liderança nesse segmento mostra como estamos quebrando barreiras. Acredito que a chave para enfrentar esses obstáculos está na inovação e na busca constante por melhorias. Minha experiência no campo me fortaleceu a cada passo, e tenho observado que a presença feminina no setor está crescendo, mostrando que somos capazes de trazer um olhar diferenciado e inovador para o agronegócio”, destaca.
Sobre o papel das mulheres no dia a dia no campo ela ainda acrescenta que isso vai muito além da representatividade. “Estamos conquistando nosso espaço de maneira significativa, com um olhar sensível, prático e estratégico, que contribui diretamente para a evolução do setor. Acredito fortemente na importância da diversidade e em como a presença feminina está moldando uma agricultura mais inclusiva e sustentável”.
Para Ana Caroline Rodrigues de Lima Costa, coordenadora de lojas de outra concessionária da YANMAR, a Lagross, o conhecimento técnico dos produtos agrícolas e a boa gestão de pessoas são pilares essenciais para o crescimento profissional. “Ao longo da minha jornada, enfrentei muitos desafios e aprendi que determinação faz parte do processo de evolução. O importante é manter a disciplina, o foco e, principalmente, a resiliência, além de conquistar a confiança da equipe e dos clientes. É gratificante ver os resultados desse esforço diário, principalmente quando contribuímos para o sucesso dos produtores rurais.”
Ela destaca ainda sua motivação, que vem de família e especialmente da força de sua mãe, e da oportunidade de ser exemplo para outras mulheres no campo. “Sinto que estou no caminho certo ao trabalhar com amor, superando desafios e entregando resultados que impulsionam a produtividade das safras e realizam os sonhos dos agricultores. As mulheres no agronegócio são fundamentais para promover a diversidade e mostrar que, com determinação, é possível alcançar espaços de liderança e inspirar aqueles ao nosso redor.”
Para Mariana G. M. de Freitas, gerente do Marketplace de Insumos da Orbia, uma plataforma digital que oferece soluções completas para o agronegócio brasileiro, seus mais de 11 anos de experiência no setor agrícola proporcionaram uma visão mais profunda do Brasil e uma compreensão madura das engrenagens que movimentam a cadeia de negócios do setor. “Desde a oportunidade de conhecer a primeira mulher contratada para trabalhar na área comercial de uma grande empresa – hoje, diretora em outra multinacional – até as conversas com produtoras rurais, não posso deixar de reconhecer a força e a determinação das muitas histórias que cruzaram meu caminho. São inúmeros exemplos que fazem parte do meu cotidiano e me inspiram nos desafios que enfrento”.
Ela ainda aproveita a data para celebrar os espaços conquistados por tantas mulheres que trabalham para fortalecer o agronegócio brasileiro. “Para exaltar nossas produtoras rurais é válido afirmar que ainda temos muito mais para realizar. Continuo trilhando esse caminho, cercada de mulheres que me ensinam e inspiram todos os dias na revolução do agro e de nós mesmas”.
O futuro do Agro passa pela liderança feminina
As histórias dessas líderes mostram que as mulheres estão desempenhando papeis fundamentais em diferentes setores do agronegócio, desde a mecanização até a transformação digital. A inclusão feminina no agro vai além da questão de equidade; ela está diretamente relacionada à inovação e ao crescimento sustentável do setor. Em um cenário global onde os desafios são cada vez mais complexos, a presença feminina traz novas perspectivas e soluções para o campo.