Destaque
Caos climático x revolução fiscal: notas fiscais eletrônicas já evitaram devastação de 160 mil árvores
Em meio a desastres climáticos, modelo digital evitou a impressão de 2,4 bilhões de notas desde 2006, poupando árvores suficientes para cobrir duas vezes o Parque do Ibirapuera
O caos climático, com secas e queimadas cada vez mais frequentes, tem devastado o Brasil e o mundo. Em 2024, o Brasil registrou mais de 130 mil focos de incêndio, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), enquanto as secas atingiram cerca de 80% do território nacional. Outro dado alarmante, de um relatório do World Resources Institute, mostra que o Brasil foi o país que perdeu a maior área de floresta no mundo em 2022, 42%. A destruição foi causada por uma combinação de incêndios florestais, desflorestação para fins agrícolas e pecuária, e exploração madeireira.
Diante desse cenário, o aquecimento global, seja como causa dos eventos extremos ou consequência da devastação florestal, figura cada vez mais nas pautas de sustentabilidade de órgãos e instituições globais. A pergunta que fica é: o que as empresas podem fazer para mitigar os impactos dessa crise ambiental crescente?
Uma das medidas acessíveis e eficazes é a redução do uso de papel físico. A produção de papel, desde o corte de árvores até o processo industrial, consome vastos recursos naturais e gera diversas externalidades negativas para o meio ambiente. Segundo um estudo publicado em 2023 pelo Conselho de Defesa de Recursos Naturais (NRDC), a indústria de papel e celulose ainda depende fortemente de árvores para a fabricação desse material, apesar do aumento do uso de papel reciclado. Uma única árvore pode produzir entre 10 mil a 20 mil folhas de papel, dependendo de suas dimensões.
Nesse contexto, a emissão de notas fiscais eletrônicas surge como uma alternativa sustentável. Desde a implantação do modelo de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) em 2006, mais de 44 bilhões de documentos já foram emitidos, segundo dados do Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Isso representa aproximadamente 2,4 bilhões de notas emitidas anualmente, sem a necessidade de impressão.
Para ter uma ideia do impacto ambiental, a Oobj, empresa brasileira que fornece inteligência de dados fiscais, projetou a preservação ambiental decorrente da emissão de notas fiscais eletrônicas, calculando que as 2,4 bilhões de NFes emitidas anualmente evitam a derrubada de aproximadamente 160 mil árvores. Esse número seria suficiente para cobrir uma área equivalente a dois Parques Ibirapuera, em São Paulo — uma comparação que torna mais concreto o impacto positivo da digitalização. Além disso, essas árvores preservadas representam cerca de 240 mil toneladas de papel que deixaram de ser produzidas e, consequentemente, gerando resíduos no processo de descarte.
Hugo Ramos, CEO da empresa de inteligência fiscal Oobj, enxerga nessa discrepância uma oportunidade para que mais organizações descubram o valor da gestão fiscal digital. “Quando menos de 2,5 milhões de empresas conseguem evitar que 44 bilhões de notas sejam jogadas fora, é fácil perceber o enorme impacto que cada negócio causa ao mundo quando toma a mesma decisão. Para se ter uma ideia, existem 21,8 milhões de empresas ativas no Brasil, de acordo com o Portal Gov.br. Imagina o potencial de crescimento e, consequentemente, a redução do impacto no meio ambiente se todas aderissem às NFs digitais. Mais do que isso, existem ainda muitos outros processos que podem sair do papel”, comenta.
Nesse contexto, Ramos destaca outros documentos fiscais que já possuem versões eletrônicas, como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), amplamente utilizado nos setores de transporte e indústria, e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe), essencial no varejo. Transportadoras, por exemplo, podem utilizar o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), enquanto empresas de energia adotam a Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica (NF3e) e, em breve, as empresas de telecomunicação serão obrigadas a emitir a Nota Fiscal de Comunicação eletrônica (NFCom) em todo o Brasil.
Além da praticidade e da segurança que a digitalização providência, a sustentabilidade também é uma forte razão pela qual as NFes são uma excelente forma de lidar com as exigências fiscais. Segundo dados do Ministério da Economia em 2024, apenas 2,4 milhões de CNPJs estão registrados para emitir NFes, o que representa uma significativa economia de papel, mas ainda está distante do total de mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil.
Essa disparidade destaca a necessidade de incentivar a digitalização entre as empresas, já que a adoção das NFes pode reduzir drasticamente o uso de papel, contribuindo para a preservação ambiental. Estima-se que cada NF-e pode poupar, em média, cerca de 15 mil folhas de papel por árvore, o que evidencia o potencial ambiental positivo da digitalização no âmbito fiscal.
Além da emissão desses documentos, a gestão centralizada e o armazenamento na nuvem eliminam a necessidade de arquivamento físico, tornando o processo fiscal ainda mais sustentável. “Seja na emissão ou no recebimento das notas, no trato com as prefeituras, e no segmento que for — varejo, indústria, serviços —, a gestão fiscal não precisa ser o que era antes. Para quem se preocupa em atingir marcos ESG e ter no mercado uma marca preocupada com o meio ambiente, essa é uma maneira certeira de fazer a diferença”, conclui Hugo.
Sobre a Oobj
A Oobj é uma empresa brasileira que fornece inteligência de dados para o compliance dos documentos fiscais eletrônicos (DFe) no mercado tributário. Com cobertura de todo o território nacional, a provedora comercializa um Software como Serviço (Saas) para a emissão, o recebimento, o armazenamento e a análise de DFe (NFe, NFCe, SAT, MDFe, NF3e, CTe, NFSe e NFCom). Atualmente, a empresa emite cerca de 300 milhões de DFe por mês, o que equivale a mais de 1 milhão de NFs por hora e 580 documentos por segundo. A Oobj mantém cerca de 25 mil CNPJs ativos em sua base e possui clientes de variados segmentos, entre eles Coca-Cola, McDonald’s, Telefônica, Samsung, O Boticário e Outback.
A Oobj é pioneira no desenvolvimento de soluções para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), especialmente para Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe). A empresa foi criada em 2005 para o desenvolvimento do sistema receptor de NFe da Secretaria da Fazenda de Goiás, cedido às SEFAZ de todos os estados brasileiros, tornando-se o sistema receptor oficial em diversos deles e referência nacional de soluções para Nota Fiscal Eletrônica.