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Tempo seco e queimadas exigem melhor gestão da demanda de frutas, legumes e verduras no varejo

Controle de estoque com inteligência artificial ajuda os supermercados na definição do volume de compra de produtos, garantindo preço e qualidade ao consumidor

As queimadas e o tempo seco que atingem todo o Brasil acenderam um alerta para produtores e varejo, especialmente de frutas, legumes e verduras (FLV) – mais vulneráveis à variabilidade climática. O quadro amplia a necessidade de o setor investir em soluções, como a inteligência artificial, para gerenciar melhor estoques e evitar o desperdício de alimentos, que podem se tornar mais escassos. 

Com uma menor disponibilidade de produtos, por conta dos efeitos climáticos e das queimadas, há impacto na oferta e nos custos do produto para toda a cadeia. Por isso, utilizar inteligência artificial para prever a demanda no atual cenário é importante, pois ela consegue identificar como a disponibilidade de alimentos reflete nos preços para o consumidor. 

Com essa análise, por meio da tecnologia, com previsão mais próxima da realidade, os pedidos do varejo poderão ser feitos de forma assertiva, diminuindo os pedidos em caso de alta de preços, a depender do produto, por exemplo. Isso permite que não haja estoque além do necessário nos mercados, e reduz as chances de haver falta de produtos no campo e desperdício na ponta por erro de planejamento.

A startup Aravita usa modelos de machine learning e IA para fazer esse tipo de recomendação com previsão de demanda para os supermercados, ajudando os varejistas a fazerem os pedidos dos produtos o mais próximo da perfeição, considerando variáveis internas  – como histórico de vendas e planejamento de promoções – com diversas variáveis externas como indicadores macroeconômicos, preços da concorrência, clima, entre outras – tudo isso aplicado a cada loja e categoria de produto. 

As condições climáticas e sazonais desempenham um papel crucial na gestão de alimentos frescos e impactam na demanda, qualidade e disponibilidade dos produtos. Com o avanço das mudanças climáticas, um bom monitoramento dos produtos pelos varejistas se torna ainda mais importante”, explica Aline Azevedo, co-fundadora e diretora de Produtos da Aravita. 

Com a situação atual no clima do país, a inteligência artificial poderá ser uma grande aliada para os supermercados terem um controle maior dos seus produtos, garantindo quantidade, qualidade e preços ideais para os seus consumidores. 

”Ao otimizar as quantidades a serem compradas, existe uma diminuição simultânea do excesso de alguns produtos, que gera desperdício e prejuízo, e da falta de outros, que acarreta perda de vendas. Estamos em um momento crítico do planeta, em que a variabilidade climática só tende a aumentar. Quando você tem condições climáticas nunca vistas, o impacto no volume de produção,  na qualidade e na durabilidade de frutas, verduras e legumes e a chance de aumentar o desperdício e impactar a população é ainda maior”, conclui Marco Perlman, CEO da Aravita. 

Sobre a Aravita

A Aravita é uma startup de inteligência artificial que ajuda varejistas a otimizar a gestão de alimentos frescos, como frutas, verduras e hortaliças, reduzindo desperdício alimentar e aumentando a disponibilidade de itens demandados. Desenvolvida no Brasil e no exterior e testada inicialmente no Brasil, a solução otimiza a compra e viabiliza novos patamares de eficiência nas operações de alimentos frescos nos supermercados, o que impacta diretamente na rentabilidade da rede varejista. www.aravita.com

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