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Corrida ajuda a promover o algodão do Matopiba
Evento que começa dia 23 e segue até 24 de agosto, em Luís Eduardo Magalhães na Bahia, terá como apoiadora a Virtueyes, empresa com foco em levar conectividade aos produtores rurais da região
Quando se fala em algodão, o Brasil é destaque mundial e a cada ano isso se torna mais evidenciado. A safra de 2023/24 alcançou 3,7 milhões de toneladas, e tornou o País o maior produtor e exportador global da atualidade, superando inclusive os Estados Unidos. Neste cenário, a região do Matopiba (que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), desponta-se como promissora no plantio da pluma e tem atraído cada vez mais agricultores interessados na cultura. A fim de incentivar isso, começa dia 23, e segue até 24 de agosto, em Luís Eduardo Magalhães-BA, a 6ª Corrida do Algodão, que é promovida pela Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão).
Com foco em se conectar à comunidade local e contribuir com o incentivo ao setor agrícola do oeste baiano, a Virtueyes, empresa de tecnologia e serviços com foco em conectividade, aderiu este ano a iniciativa como apoiadora.
A empresa, que conta com clientes como os Grupos Progresso e Franciosi, recentemente abriu uma filial no município de realização da corrida. De acordo com a diretora de Marketing, Juliana Preussler Lopes, a companhia acredita na importância de iniciativas que promovem a qualidade de vida e o engajamento comunitário. “Queremos estar presentes no dia a dia da região, não só levando conectividade às fazendas e as pessoas, mas também celebrando momentos como esse, um evento já tradicional e que gera engajamento de todos e celebra conquistas”, cita.
Esta também é uma oportunidade para o fortalecimento da imagem da marca no agro, aumento da visibilidade e do engajamento dos participantes, e ainda para realizar novas parcerias e gerar oportunidades de networking.
Conectividade e algodão
Segundo dados da Embrapa, apenas 20% das áreas rurais do Matopiba têm acesso à internet de alta velocidade. Ou seja, a região é carente em conectividade e conforme destaca Juliana, essa baixa conectividade afeta diretamente a eficiência e competitividade dos produtores.
Para entender melhor, é preciso imaginar um cenário onde um agricultor, em sua ampla propriedade rural, precisa percorrer longas distâncias para acionar uma máquina. Ou ele precisa encontrar alguém pessoalmente para trocar informações, já que no campo não há sinal de telefone confiável e a conexão com a internet é irregular, quando existe.
“Agora, se ele pudesse, por exemplo, usar o áudio do WhatsApp ou fazer uma videochamada para se comunicar para se conectar com consultores e especialistas, independentemente da distância, controlar máquinas remotamente e monitorar suas plantações de algodão com sensores de IoT (Internet das Coisas), tudo de forma virtual. Isso certamente agilizaria muito os processos”, ressalta Juliana.
Para a diretora, o primeiro desafio é a conectividade. Sem uma rede de telecomunicações que ofereça cobertura geográfica para captar e retransmitir o sinal e as informações do negócio, tudo fica mais difícil no campo. E é na solução deste gargalo que enfrentam os cotonicultores que a empresa pretende ajudar, já que a conectividade IoT (Internet das Coisas) tem o potencial de transformar significativamente a produção de algodão na região.
Ela cita como exemplo, o monitoramento de sensores de solo, que podem monitorar a umidade, temperatura e nutrientes em tempo real, permitindo assim ajustes imediatos na irrigação e na fertilização. “Além disso, monitoramento de maquinários agrícolas conectados que podem ser monitorados para otimizar o desempenho e prever a necessidade de manutenção, reduzindo paradas inesperadas e melhorando a eficiência”, pontua Juliana.
A corrida
A corrida possui as modalidades adulto, 5km e 10km; kids com 500 metros, 1km e 3km e ainda PCD com 1km. Mais informações em https://corridadoalgodao.abapa.com.br/2024/.