Destaque
Conferência sobre Gestão de Riscos no Agronegócio reuniu empresas e entusiastas do setor
O evento trouxe discussões para o Agro, junto à possibilidade de networking e troca de informações atualizadas
O Agro ao Cubo, evento realizado ontem, dia 13 de agosto, na Vila Olímpia, em São Paulo, apresentou discussões sobre temas voltados ao Agronegócio e grande troca de informações atualizadas, bem como networking, com temas que envolveram o futuro do setor, gestão de riscos e gestão financeira.
A conferência reuniu startups, produtores, entusiastas, investidores, líderes de inovação e compartilharam valiosos insights quanto à investigação, avaliação e mitigação de riscos diversos, responsáveis por envolver a cadeia produtiva do Agronegócio, junto a apresentação de palestras e exposição das startups.
Com a oportunidade para o networking, o encontro possibilitou a troca de experiências, a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias estratégicas, permitindo aos participantes atualizarem-se sobre tendências, melhores práticas e sustentabilidade no Agro e o foco em atrair ainda mais a competitividade para os negócios.
Troca de ideias e de conhecimento
Empresas, como a plataforma Agroraiz360, com o sistema MinhaSafra360, e sua cliente Socafé, estiveram presentes no evento e oportunizaram a troca de ideias e conhecimento, que ponderou aos empresários atualizarem-se com as novidades do setor do Agro. “O evento promovido pelo Cubo (Itaú) tem entre vários méritos, trazer uma perspectiva muito real das possibilidades do Agronegócio, permitindo o contato de públicos diversos, do produtor ao trader, do agente financeiro à startup, da tecnologia ao agro. Como mencionado durante o evento, ‘é o escritório colocando a botina’, ou seja, propostas de negócio com o uso intenso de tecnologia focando na melhoria da produção, em toda a cadeia produtiva”, comenta Édio Nagase, presente durante o evento representando a plataforma Agroraiz360.
O executivo complementa dizendo que o balizador do evento, a questão do risco para o Agronegócio (financeiro, cambial, gestão, climático), foi abordado de maneia objetiva e apontou alternativas interessantes para sua gestão e tratamento. “Um ponto alto do evento foi a abertura com atualização do panorama geral do Agronegócio brasileiro, pelo Sr. Roberto Rodrigues, Ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com riqueza de conteúdo, história e, acima de tudo, entusiasmo pelo setor. Uma verdadeira Inspiração”, finaliza Édio.
Sobre o evento
O evento Agro ao Cubo, do Cubo Agro, uma iniciativa do Banco Itaú, em parceria com Corteva Agriscience, São Martinho, Itaú BBA, CNHi, Suzano e Cargill, tem como intuito fomentar o desenvolvimento tecnológico de startups que oferecem soluções para a cadeia do Agronegócio.
O evento acontece anualmente e tem como objetivo impulsionar a transformação e o desenvolvimento da inovação no Agronegócio dentro do Brasil e em toda a América Latina, através da conexão entre startups, fundos de investimentos, grandes empresas e agentes do ecossistema em geral.
Sobre o Sistema MinhaSafra360
MinhaSafra360, um sistema desenvolvido pela Agroraiz360, exclusivamente para auxiliar em todas as etapas que envolvem comercialização de grãos, ajudando na gestão e facilitando a comunicação entre cerealistas/cooperativas com produtores rurais, composto por sistema web de gestão MinhaSafra360, app Cerealista/Cooperativa e app do Produtor.
O sistema MinhaSafra360 apresenta disponibilidade em nuvem, através de integração por API, que visa a permissão dos serviços prestados pelo aplicativo de se comunicar com outros serviços.
As empresas voltadas para o agro poderão liberar o produtor através do usuário administrativo, após a criação de um cadastro e perfil, em que o sistema e suas funcionalidades ficarão disponíveis; para isso, um material será enviado, para apoio na correta utilização da solução.
Sobre o Agroraiz360
A Agroraiz360, uma plataforma 100% brasileira voltada para o agronegócio, nasceu com o objetivo de inovar em tecnologias digitais para esse segmento, otimizando o controle das atividades referentes à produção, comercialização de grãos, importação e exportação de commodities agrícolas.
Sobre a Socafé
A empresa, atuante no Noroeste Paulista desde 1951 com a comercialização de grãos como a soja, o milho e o sorgo, bem como com a revenda de insumos seletos, recebe os grãos por meio de 5 unidades situadas no estado de São Paulo, Coroados, Birigui, Lourdes, Turiúba e Floreal, com capacidade total de 370 ton/hr de produto úmido e 520 ton/hr de produto seco.
Possui uma parceria de 69 anos com o produtor rural e conta, atualmente, com 5 unidades, 2 próprias e 3 arrendadas, geograficamente separadas, mas ainda assim, conectadas à matriz, com envio de dados em tempo real, responsável por oferecer mobilidade e acesso à equipe comercial e ao produtor.